Grande dilema para comprar Máquina Fotográfica Digital!!!!!!

A Panasonic Tz-2 e 3 são 28-280. E a lente é bastante boa, pelo que leio. O sensor meio ranhoso aliado ao venus e a ausencia de modos manuais é que estragam um bocado a festa.
 
Talvez daqui a 2 anitos as coisas mudem...

Actualmente as marcas vivem uma guerra dos Mpixels. Um pouco como a guerra dos Ghz que havia nos processadores entre a Intel e a AMD..

É que actualmente as pessoas têm uma máquina com 2 ou 3 anos, e o único motivo para a trocarem é que a deles é de 3 ou 4 Mpixels e as novas são de 8...

Mas estamos a chegar a um ponto em que mais Mpixels significam mais ruído, cores menos vivas, e contornos menos definidos.. As novas máquinas compactas de 10 Mpixels ou mais, são quase todas uma vergonha em termos de definição das imagens..

Há-de chegar a um ponto em que as pessoas vão deixar de ligar tanto aos Mpixels e vão ligar mais à qualidade da imagem.. Ai possivelmente teremos Panasonic's com sensores decentes aliados às lentes Leica...
 
Isso seria um sonho... lol Se eu pudesse ter o sensor da Fuji e a lente da TZ3 na minha Canon acho que tinha a máquina perfeita! :)

Lá em cima quando falei em lentes 28-280 estava mesmo a falar da lente Leica que usa a TZ3 pois segundo sei é uma excelente lente (outra coisa não se esperava da Leica). No entanto não estava à espera que a F50 fosse uma ultra compacta mas sim uma máquina com um corpo compacto normal (tipo Powershot).

Ainda aqui há tempos em conversa com um amigo ele estava-me a dizer que queria trocar de máquina porque a dele só tinha 5MP e queria algo com mais qualidade, então andava a ver uma Sony com 12MP só porque tinha 12MP.
A culpa disto é do marketing, que leva as pessoas a acreditar que quanto mais MP mais qualidade. O que muita gente nem repara é que por exemplo um monitor TFT 19" tem uma resolução de +- 1260x1024 que é bem menos que qualquer fotografia de uma máquina com 5MP ou mais. Só se nota os MP se meterem a imagem a 100% mas aí a imagem não cabe toda no monitor e começa-se a notar a falta de sharpness que a lente de uma compacta tem.
 
Última edição pelo moderador:
A culpa não é do marketing... As coisas é que são mesmo assim...

As pessoas precisam de indicadores fáceis para medir as coisas, porque regra geral não estão para investigar antes de comprar.. Então nas máquinas digitais, as duas coisas que saltam à vista é o Zoom e os Mega pixels.. Para o consumidor mediano, quanto mais melhor...

Não há volta a dar... O que os departamentos de marketing fazem, é adaptar as ofertas ao que as pessoas querem.. E quem quer sobreviver tem que entrar na corrida aos Mpixels..
 
Podiam indicar os niveis de ruido a ISO 400... lol

Claro que o "zé povinho" precisa sempre de uma escala para comparar as coisas. Nem se espera que toda a gente seja entendido em tudo, e muitas vezes para o fim não justifica essa tal pesquisa.

Mas o marketing não adapta as ofertas ao que as pessoas querem... Isso fazem departamentos de estatistica comercial e as pessoas que concebem o produto. O marketing, pegando no que dizes do Zoom (que é bem verdade), faz um anuncio onde em vez de dizerem o zoom óptico ou digital, apenas dizem o total. Se a máquina tiver 3MP no sensor mas se o .jpg final tiver 6MP (por meio de artificios) a máquina é vendida como se realmente tivesse os 6MP. Etc... Muitos anúncios só lhes falta dizer "Tira melhores fotos proque tem mais MP".
 
sejamos realistas... 90% das pessoas que compram máquinas compram apenas pq sim. pq os amigos têm, pq acham gira e pq "n sabem fotografia"
qd comprei a minha 1ª compacta a unica coisa que eu tinha interesse era carregar no obturador e ter uma recordação daquele momento.
mt gente continua a ser como eu e n se importa se paga 100 ou 200€. quer é algo que faça o click
obvio que mt gente n sabe as reais capacidades de uma fuji (confesso que até à algum tempo atras tb n conhecia), pq o marketing é quase nulo.
em qq revista de fotografia somos bombardeados com sony e canon e o resto é paisagem
 
Não acredito que o grupo de pessoas que faça isso atinja os 90%. Nem lá perto. Acredito sim que talvez uns 40-50% pense primeiro no tamanho, depois na estética, e dentro das que acham bonitas é a que tiver os "números" mais altos, excepto o preço. Depois há aqueles que primeiro que tudo olham para a marca, só depois se juntam ao grupo do tamanho/estética.
Quanto ao dos amigos, a grande maioria das pessoas tem mais tendência a comprar o modelo acima da do amigo do que propriamente uma igual.
Já a Fuji acho que têm uma excelente máquina (que eu também desconhecia) só que muita gente ainda associa a Fuji àquela máquina descartável que se compra nos cafés e bombas de gasolina. E depois quem é que acredita que uma Fuji de 200€ tira fotos melhores que Sonys de 400€? "It's a Sony"... E "Por algum motivo têm que custar o dobro, não pode ser apenas a marca...", são ideias que estão muito enraizadas nas pessoas.

Alias, porque não fazer uma poll aqui e perguntar ao pessoal qual o primeiro aspecto que consideraram quando compraram a sua máquina? Preço? Tamanho? Estética? Marca? Features?
 
Talvez daqui a 2 anitos as coisas mudem...

Actualmente as marcas vivem uma guerra dos Mpixels. Um pouco como a guerra dos Ghz que havia nos processadores entre a Intel e a AMD..

É que actualmente as pessoas têm uma máquina com 2 ou 3 anos, e o único motivo para a trocarem é que a deles é de 3 ou 4 Mpixels e as novas são de 8...

Mas estamos a chegar a um ponto em que mais Mpixels significam mais ruído, cores menos vivas, e contornos menos definidos.. As novas máquinas compactas de 10 Mpixels ou mais, são quase todas uma vergonha em termos de definição das imagens..

Há-de chegar a um ponto em que as pessoas vão deixar de ligar tanto aos Mpixels e vão ligar mais à qualidade da imagem.. Ai possivelmente teremos Panasonic's com sensores decentes aliados às lentes Leica...


Bem, espero que a nova Fuji tenha boa qualidade e ñ o que tás a dizer...
 
Ou melhor... Quem acredita que uma Fuji de 6 Mpixels e 200€ tira melhores fotos do que uma Sony de 12 Mpixels e 400 €??


Epah, eu acredito, se vocês o dizem. Parecem-me mto mais entendidos na matéria do que eu.
Apesar de eu ñ ter desculpa, pois tive Fotografia, durante 3 anos, em que aprendi TUDO (ou deveria ter aprendido :shifteye:) sobre Fotografia e máquinas fotográficas.

De qualquer modo e respondendo à questão do motivo de ter comprado a minha 1ª máquina digital, como já tinha dito algures neste tópico, foi sem dúvida o preço.

É verdade, até tenho vergonha de o admitir, mas enfim. Foi mm assim cm vos vou contar: tava a folhear um panfleto de uma grande superfície que vende essas coisas e outras ( k agora n interessa o nome) e vi aquela máquina, uma Mustek, com preço mais baixo, só um dia, com modo de tirar fotografias, gravar vídeo, gravador de voz e MP3.

Nem pensei duas vezes! O que queria mais?!! Fui a correr comprá-la. Tive sorte (ou azar) pk era a última.
E foi assim.

Agora, depois de muito pesquisar e ter em conta as vossas "mestras" opiniões, já me decidi a 100% em comprar a Fuji F50, mas não porque tem mais pixels. Espero não me desiludir de todo.:)

Até pk já tou aí a ver vocês a falar dos pixels. A F50 tem 12. Já tou com medo.
 
Não acredito que o grupo de pessoas que faça isso atinja os 90%. Nem lá perto. Acredito sim que talvez uns 40-50% pense primeiro no tamanho, depois na estética, e dentro das que acham bonitas é a que tiver os "números" mais altos, excepto o preço. Depois há aqueles que primeiro que tudo olham para a marca, só depois se juntam ao grupo do tamanho/estética.
Quanto ao dos amigos, a grande maioria das pessoas tem mais tendência a comprar o modelo acima da do amigo do que propriamente uma igual.
Já a Fuji acho que têm uma excelente máquina (que eu também desconhecia) só que muita gente ainda associa a Fuji àquela máquina descartável que se compra nos cafés e bombas de gasolina. E depois quem é que acredita que uma Fuji de 200€ tira fotos melhores que Sonys de 400€? "It's a Sony"... E "Por algum motivo têm que custar o dobro, não pode ser apenas a marca...", são ideias que estão muito enraizadas nas pessoas.

Alias, porque não fazer uma poll aqui e perguntar ao pessoal qual o primeiro aspecto que consideraram quando compraram a sua máquina? Preço? Tamanho? Estética? Marca? Features?

penso que é bem mais que os 50%
conheço gente que comprou uma digital apenas pq os amigos tds tinham.
o proprio mercado está feito para as grandes marcas. entrando numa ***** ou worten temos um expositor com 50 máquinas em que 40 estão distribuidas por canon, sony e nikon
os restantes 10 modelos são divididos por fuji de gama baixa e olympus de gama baixa

numa ***** ou ***** n ves as F31 nem F40, ves apenas a serie Axxx dos 150€ pra baixo e olhas para a linha de cima e estão as canon com 10mp a letras garrafais ou as sony de 12mp
a propria informação que o papelinho de cd máquina disponibiliza pouco vais alem dos MP, resolução do video e distancia de macro.
para um leigo olhar para aquilo subentende que qt mais melhor

acho que a ordem de escolha de quem vai a essas grandes superficies passa por marca, design e preço.
 
Epah, eu acredito, se vocês o dizem. Parecem-me mto mais entendidos na matéria do que eu.
Apesar de eu ñ ter desculpa, pois tive Fotografia, durante 3 anos, em que aprendi TUDO (ou deveria ter aprendido :shifteye:) sobre Fotografia e máquinas fotográficas.

De qualquer modo e respondendo à questão do motivo de ter comprado a minha 1ª máquina digital, como já tinha dito algures neste tópico, foi sem dúvida o preço.

É verdade, até tenho vergonha de o admitir, mas enfim. Foi mm assim cm vos vou contar: tava a folhear um panfleto de uma grande superfície que vende essas coisas e outras ( k agora n interessa o nome) e vi aquela máquina, uma Mustek, com preço mais baixo, só um dia, com modo de tirar fotografias, gravar vídeo, gravador de voz e MP3.

Nem pensei duas vezes! O que queria mais?!! Fui a correr comprá-la. Tive sorte (ou azar) pk era a última.
E foi assim.

Agora, depois de muito pesquisar e ter em conta as vossas "mestras" opiniões, já me decidi a 100% em comprar a Fuji F50, mas não porque tem mais pixels. Espero não me desiludir de todo.:)

Até pk já tou aí a ver vocês a falar dos pixels. A F50 tem 12. Já tou com medo.

a minha primeira máquina tb foi uma mustek e que grandes momentos me proporcionou. tal como ja disse em cima, a unica coisa que eu precisava que ela fizesse era registar o momento.
se tiveste 3 anos de fotografia realmente deverias saber minimamente diferenciar as caracteristicas de uma máquina.
ng te esta a impingir a f50 ou outra máquina. limitamo-nos a transmitir o pouco conhecimento que temos, de resto cabe à pessoa retirar as conclusões e elaborar as suas proprias ideias.
houve um individuo que pediu ajuda num outro forum que queria uma máquina xpto, que queria aprender, bla bla bla
sugeriram uma fuji 5600 (ainda n havia a 6500 sequer) e ao fim de 2 meses estava a vender a máquina, pq era dificil mexer na máquina
identifica o que queres na máquina, o uso que lhe vais dar e escolhe a partir dai, para n seres mais uma que compra uma máquina e dps n lhe dá o uso que pretendia
 
penso que é bem mais que os 50%
conheço gente que comprou uma digital apenas pq os amigos tds tinham.

Mas compraram exactamente a mesma máquina? É que a migração para a digital é algo natural visto que há inumeras vantagens em relação ao rolo. O comprarem um determinado modelo de uma determinada marca por um determinado motivo é que já começa a ditar as tendências do mercado. E não te esqueças que 50% do mercado já é uma percentagem bastante alta. Ao dizeres que 90% faz isso, estás a dizer que apenas 10% se preocupam com as caracteristicas e dividindo esses 10% por cada caracteristica que pode ser a mais importante para uma determinada pessoa não chega a 1%.


Quanto às grandes superficies é natural que façam isso. O Marketing de certa forma dita as vendas, e quando se procura volume de vendas convém terem em mostrador o mesmo que as próprias marcas publicitam. Se um cliente vê uma coisa na TV e depois chega a loja e apresentam-lhe outra é meio caminho andado para ele ficar na dúvida e preferir esperar ou procurar noutra loja, em vez de acreditar que a alternativa que lhe foi sugerida pela loja pode realmente ser melhor ou igual. O mesmo acontece com produtos de todos os outros tipos.

PS: Eu acredito que uma Fuji de 200€ tire fotos melhores que uma Sony de 400€.
 
Mas compraram exactamente a mesma máquina? É que a migração para a digital é algo natural visto que há inumeras vantagens em relação ao rolo. O comprarem um determinado modelo de uma determinada marca por um determinado motivo é que já começa a ditar as tendências do mercado. E não te esqueças que 50% do mercado já é uma percentagem bastante alta. Ao dizeres que 90% faz isso, estás a dizer que apenas 10% se preocupam com as caracteristicas e dividindo esses 10% por cada caracteristica que pode ser a mais importante para uma determinada pessoa não chega a 1%.


Quanto às grandes superficies é natural que façam isso. O Marketing de certa forma dita as vendas, e quando se procura volume de vendas convém terem em mostrador o mesmo que as próprias marcas publicitam. Se um cliente vê uma coisa na TV e depois chega a loja e apresentam-lhe outra é meio caminho andado para ele ficar na dúvida e preferir esperar ou procurar noutra loja, em vez de acreditar que a alternativa que lhe foi sugerida pela loja pode realmente ser melhor ou igual. O mesmo acontece com produtos de todos os outros tipos.

PS: Eu acredito que uma Fuji de 200€ tire fotos melhores que uma Sony de 400€.

compram apenas pq sim, pq é moda
se for preciso n tiram mais que 20 fotos por mes.
ok, 90% pode ser abusado, mas 75% acredito que seja. as pessoas qd vão comprar algo vão com a ideia predefinida de que marca X é melhor que marca Y
os restantes 25% são pessoas que leem e procuram informações antes de gastar dinheiro.

mt gente se visse uma f40 em promoção a 150€ e uma sony Wxx por 250€ preferiam a sony pq é sony, pq é mais fashion e pq tem mais MP
os proprios vendedores td fariam para despaxar a sony (por isso é que n dou pa vendedor :lol:)

tal como disse antes ha apenas 2 tipos de compradores: os que querem tirar fotos e os que querem aprender fotografia. os 1ºs compram marcas e os 2ºs compram máquinas

edit: eu acredito que uma fuji de 160€ tira melhors fotos que uma sony de 500€
 
Não é só moda. A máquina digital é realmente mais prática, mesmo que só se tire 20 fotos por mês. Depois há a vantagem de não pagares revelações. Há o factor privacidade pois mais ninguém precisa ver as fotos. Podes ver a foto no momento, não há o risco de chegar à loja para revelar e ouvir "só deu para imprimir estas fotos, as outras ficaram estragadas". Depois tiras as que queres, e apagas o que não queres. Até podes tirar 1000 fotos por mês e só guardar 10. E no final disto tudo o único investimento é o preço da máquina digital + um cartão.
A evolução para o digital é uma evolução natural. Abandonámos o vinil, a k7, até o CD já está a ser posto de parte. Agora usa-se o DVD, o mp3, etc... E nenhuma destas evoluções implica maior qualidade, apenas algo mais prático, algo que está à distância de um click.

75% já me parece algo mais possivel mas ainda é um valor de mercado elevado.

Acho que ainda existe um 3º grupo. Embora poucos há quem se preocupe com a qualidade da máquina sem querer saber muito de foto. Como foi dito por uma pessoa que veio perguntar aqui que máquina comprar "quero uma máquina com um bom modo automático" lol :)

Já os vendedores é a vida deles, muitos deles até dizem as coisas sem saberem do que estão a falar. Apenas querem vender pois é o trabalho deles e muitas vezes o vender ou não tem influência no ordenado, comissões, prémios, etc.
 
para mim qd se compra algo que meio mundo tem (seja o que for) para passar mais de metade do tempo dentro duma gaveta do em uso é moda. mas isso ja sao opinioes

o publico que mais se mete nisso esta na faixa etária dos 13-30 anos
discutir isso iria-nos levar para dimensões paralelas que nd tem a ver com o tópico.
n percebo esse 3º grupo...um bom modo automatico é alguem como eu a inicio que apenas quer que a máquina tire a foto. seja uma sony de 12mp ou uma mustek de 3mp
 
São pessoas que querem uma máquina boa mas que não fazem a minima intenção de usar o modo manual. Não precisas saber tirar fotos para querer uma foto boa. Até uma dSLR pode ser usada apenas em modo automático. E uma foto em automático de uma Mustek não deve ser propriamente o mesmo que uma foto em automático de uma Fuji (por exemplo).
 
Bom dia, desculpem por estar a meter na conversa mas está a ser mt interessante!! Eu qd comprei a minha casio EX-V7 tb fiquei com algum receio pq após de ter encomendado a máquina todas as opiniões q li acerca dela foram horríveis mas tenho de vos dizer uma coisa, tira fotos de grande qualidade!! Só fiquei triste num aspecto, foi o fraco flash, e eu q gosto tanto de tirar fotos na noite mas, como já dizia o outro: n há bela sem senão....! De qq forma concordo, sobretudo com o rjem e o adolfo dias, qd dizem q se paga mt pela marca em si e n pela qualidade da mesma!!! 1 abraço e boas fotos!!!
 
Não concordo muito com o que vocês afirmam sobre que a maioria das pessoas olha para os MP e para o zoom... Se me disserem a maioria das pessoas com mais de 30 anos só olha para isso, aí concordo....

Estamos numa era digital em que a obtenção de informação está ao alcançe de um click, e cada vez mais existe uma tendência de pesquisa de mercado, antes de haver a compra. O dinheiro está cada vez mais dificil de ganhar, tudo cada vez mais caro, e há a noção de que para o gastar a comprar uma coisa cara como uma máquina, convém não haver arrependimento!!

Pelo menos nestas gerações mais novas...

É a minha opinião...

E ainda estou à espera da fuji!! =D

Cumps a todos
 
Back
Topo