Grande lentidão do PC

Overwhelming

Power Member
O meu PC está mesmo muito lento! Já o tenho há mais de 2 anos e nunca tal me aconteceu. Abrir uma janela, fazer uma instalação, downloads, etc... Tudo muito lento, piorando ainda mais com o tempo da sessão.

Por exemplo, estou agora a instalar as novas drivers nVidia, que habitualmente leva um minuto, há mais de 15 minutos!

Tentei instalar um jogo, mas ao fim de 3 horas ainda só ia a 80%, desisti.

Há tempos ainda coloquei a dúvida se seria do meu disco rígido, mas não noto sons estranhos e o HD tune e tach não me indicam nada de errado (para além de nota picos baixos ao longo do tempo, bem como uma temperatura abaixo dos 50ºC).

Infelizmente não tenho comigo o DVD de instalação do windows vista (está com os meus pais a 200km de distancia), para ver se uma formatação e reinstalação resolve o problema...

O windows XP que tinha em dual boot, não arranca (écran azul a dizer que falta um ficheiro).

E lindo, enquanto estava a escrever isto, apareceu uma janela a confirmar a instalação das drivers, mas como estava a escrever aqui, ficou a opção cancelar seleccionada sem querer! :D

E estou a notar que de vez em quando o écran congela um pouco (estou a escrever, deixa de aparecer o que estou a escrever, para aparecer tudo de uma vez uns segundos depois)...

HELP PLEASE! :confused:
 
Com o Vista , sinceramente isso é "normal" , tenta desfragementar o disco .

E já agora diz o teu system

Utilizo o Vista há mais de 2 anos, sem nunca ter reformatado o disco ou reinstalado o OS. Nunca isto me aconteceu...

Eu desfragmentei há poucas semanas, vou tentar isso.

Também estava a pensar abrir o computador para ver se o disco rígido está bem ligado (talvez algum fio tenha saído do sítio?). Mas como não percebo nada de hardware, não sei bem o que procurar.

Até navegar no browser é lento. Demora uns segundos a passar de uma janela para outra...
 
Disco a ir para os anjinhos....temo....

Vira essa boca para lá *toc* *toc* *toc* :D

Acham que um sobreaquecimento pode provocar esta lentidão no meu sistema?

Acabei de abrir o computador, tirar e repor os fios do disco rígido, limpar um pouco mais o pó, não tirei as memórias, mas certifiqei que estavam bem encaixadas... Esteve aberto uns 30 minutos a arrefecer...

Ah, desinstalei o avg free anti-virus. Depois de fazer tudo o que disse acima, voltei a instalar o anti-virus. Está nesme momento a fazer scan. Vamos ver se é isso, mas duvido, porque sempre tive o PC protegido (como disse, nunca tive de o reformatar nem reinstalar o windows desde que o comprei em Abril de 2007).

Edit: está outra vez impossivelmente lento. Ao princípio ainda parecia estar ligeiramente melhor, mas já está na mesma...
 
Última edição:
faz um benchmark com o hd tune e posta-o aqui.
tenho quase a certeza que o problema e do disco. mas nao fisicamente. talvez os controladores corrompidos...
bem... posta a imagem e vamos a partir dai.

mgl4evr
 
Boas. Disco a ir para os anjinhos ... não vás por aí.
Sinceramente, vais perder mais tempo a reparar, instalar antivírus, e por aí fora . Faz backup das cenas tipo música, vídeos, jogos, e mete num disco externo (se tiveres, ou numa segunda partição).

Formata o disco C. Tens o PC à dois anos, com Vista. Além de vírus acumulados, deves ter outro tipo de lixo como Cookies, e erros de registo, que metem o pc a patinar.

Se não queres formatar, aí recomendo o CCleaner (para limpar os Cookies) e um antivírus como o Avira ou o Panda Cloud. É óptimo.

Cumprimentos.
 
Aqui estão os resultados. Parecem piores que há duas semanas atrás, antes de ter ido de férias:

EDIT: Vou fazer mais uma vez para confirmar.

hd1.jpg


hd2.jpg


hd3.jpg
 
Ok. Este resultado já está mais de acordo com o que obtive há duas semanas atrás:

hd4.jpg


Não sou entendido na matéria, mas presumo que não deveria ter um mínimo tão baixo, nem a performance devia ir baixando dessa maneira ao longo do tempo, certo?
 
Boas. Disco a ir para os anjinhos ... não vás por aí.
Sinceramente, vais perder mais tempo a reparar, instalar antivírus, e por aí fora . Faz backup das cenas tipo música, vídeos, jogos, e mete num disco externo (se tiveres, ou numa segunda partição).

Formata o disco C. Tens o PC à dois anos, com Vista. Além de vírus acumulados, deves ter outro tipo de lixo como Cookies, e erros de registo, que metem o pc a patinar.

Se não queres formatar, aí recomendo o CCleaner (para limpar os Cookies) e um antivírus como o Avira ou o Panda Cloud. É óptimo.

Cumprimentos.

:x2:

Completamente de acordo. O PC deve estar cheio de lixo acumulado.

Formatação é a primeira solução. Se aí continuar a lentidão é que podes começar a pensar em falhas de HW.

Cumps
 
Deixem-se de soluções tugas.

Formatação é a ultima solução.

Depois de ter visto o primeiro resultado do HDTune mais me convence que o disco está com problemas.

Faz um backup, corre o MHDD. Vê com qual dos testes do HDTune se aproximam os resultados.
 
Esse PC pode estar simplesmente a precisar de uma limpeza...

Primeiro que tudo, recomendo este procedimento... Cortesia de Blue Zee.

De seguida, faz um scan com o teu antivírus. Se não tiveres um bom antivírus, passa por aqui.

A seguir, instala o Malwarebyte's AntiMalware.
Instala e actualiza.
Reinicia o PC em modo de segurança e faz um scan completo.
Vai demorar muito, muito tempo.
Elimina o que for para eliminar, reinicia em modo normal e testa.

Depois destas operações de limpeza sempre podes instalar e correr o Hijackthis e postar o resultado neste tópico para análise...
 
Obrigado pela ajuda, pessoal. Vou começar a fazer backups... :(

Mas já agora deixo aqui a forma como tenho feito a "limpeza" do computador.

Inicialmente, tinha o AVG free + zone alarm. Também utilizava o Abexo Registry Cleaner de tempos a tempos.

Depois passei a usar o AVG free + windows defender + spyware terminator. De vez em quando corria o CCleaner para limpar tudo e cuidar do registry também. Tenho tido bons resultados até agora.

Presentemente, tenho só o AVG free + windows defender.

Não notei uma degradação da performance gradual ao longo do tempo. Sempre tive um bom desempenho, até há 3 semanas atrás quando deparei-me com uma grande quebra de performance. Estive de férias um par de semanas e agora deparo-me com este desastre.
 
Back
Topo