1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Grande lentidão do PC

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Overwhelming, 20 de Junho de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 1155)

1. Overwhelming

Overwhelming Power Member

O meu PC está mesmo muito lento! Já o tenho há mais de 2 anos e nunca tal me aconteceu. Abrir uma janela, fazer uma instalação, downloads, etc... Tudo muito lento, piorando ainda mais com o tempo da sessão.

Por exemplo, estou agora a instalar as novas drivers nVidia, que habitualmente leva um minuto, há mais de 15 minutos!

Tentei instalar um jogo, mas ao fim de 3 horas ainda só ia a 80%, desisti.

Há tempos ainda coloquei a dúvida se seria do meu disco rígido, mas não noto sons estranhos e o HD tune e tach não me indicam nada de errado (para além de nota picos baixos ao longo do tempo, bem como uma temperatura abaixo dos 50ºC).

Infelizmente não tenho comigo o DVD de instalação do windows vista (está com os meus pais a 200km de distancia), para ver se uma formatação e reinstalação resolve o problema...

O windows XP que tinha em dual boot, não arranca (écran azul a dizer que falta um ficheiro).

E lindo, enquanto estava a escrever isto, apareceu uma janela a confirmar a instalação das drivers, mas como estava a escrever aqui, ficou a opção cancelar seleccionada sem querer! :D

E estou a notar que de vez em quando o écran congela um pouco (estou a escrever, deixa de aparecer o que estou a escrever, para aparecer tudo de uma vez uns segundos depois)...

HELP PLEASE! :confused:

2. Overwhelming

Queria só acrescentar que já limpei mais ou menos o pó por dentro do PC hoje.

3. Tiko

Tiko Power Member

Com o Vista , sinceramente isso é "normal" , tenta desfragementar o disco .

E já agora diz o teu system

4. Overwhelming

Utilizo o Vista há mais de 2 anos, sem nunca ter reformatado o disco ou reinstalado o OS. Nunca isto me aconteceu...

Eu desfragmentei há poucas semanas, vou tentar isso.

Também estava a pensar abrir o computador para ver se o disco rígido está bem ligado (talvez algum fio tenha saído do sítio?). Mas como não percebo nada de hardware, não sei bem o que procurar.

Até navegar no browser é lento. Demora uns segundos a passar de uma janela para outra...

5. Lloyd

Lloyd Power Member

Passa um antivirus nisso.

6. UniMariachi

UniMariachi Power Member

Disco a ir para os anjinhos....temo....

7. Overwhelming

Vira essa boca para lá *toc* *toc* *toc* :D

Acham que um sobreaquecimento pode provocar esta lentidão no meu sistema?

Acabei de abrir o computador, tirar e repor os fios do disco rígido, limpar um pouco mais o pó, não tirei as memórias, mas certifiqei que estavam bem encaixadas... Esteve aberto uns 30 minutos a arrefecer...

Ah, desinstalei o avg free anti-virus. Depois de fazer tudo o que disse acima, voltei a instalar o anti-virus. Está nesme momento a fazer scan. Vamos ver se é isso, mas duvido, porque sempre tive o PC protegido (como disse, nunca tive de o reformatar nem reinstalar o windows desde que o comprei em Abril de 2007).

Edit: está outra vez impossivelmente lento. Ao princípio ainda parecia estar ligeiramente melhor, mas já está na mesma...

Última edição: 20 de Junho de 2009
  8. mgl4evr

mgl4evr Power Member

faz um benchmark com o hd tune e posta-o aqui.
    tenho quase a certeza que o problema e do disco. mas nao fisicamente. talvez os controladores corrompidos...
    bem... posta a imagem e vamos a partir dai.

mgl4evr

9. syqe

syqe Power Member

Também apostava no disco. Corre um MHDD, e vê como estão os tempos de acesso.

10. mstrtch

mstrtch Power Member

Boas. Disco a ir para os anjinhos ... não vás por aí.
    Sinceramente, vais perder mais tempo a reparar, instalar antivírus, e por aí fora . Faz backup das cenas tipo música, vídeos, jogos, e mete num disco externo (se tiveres, ou numa segunda partição).

Formata o disco C. Tens o PC à dois anos, com Vista. Além de vírus acumulados, deves ter outro tipo de lixo como Cookies, e erros de registo, que metem o pc a patinar.

Se não queres formatar, aí recomendo o CCleaner (para limpar os Cookies) e um antivírus como o Avira ou o Panda Cloud. É óptimo.

Cumprimentos.

11. Overwhelming

Estou a tratar disso. Mas isto está tão lento que vai demorar um bocadito.

12. Overwhelming

Aqui estão os resultados. Parecem piores que há duas semanas atrás, antes de ter ido de férias:

EDIT: Vou fazer mais uma vez para confirmar.

13. Overwhelming

Ok. Este resultado já está mais de acordo com o que obtive há duas semanas atrás:

Não sou entendido na matéria, mas presumo que não deveria ter um mínimo tão baixo, nem a performance devia ir baixando dessa maneira ao longo do tempo, certo?

14. nunoemanuel

nunoemanuel Power Member

:x2:

Completamente de acordo. O PC deve estar cheio de lixo acumulado.

Formatação é a primeira solução. Se aí continuar a lentidão é que podes começar a pensar em falhas de HW.

Cumps

15. syqe

syqe Power Member

Deixem-se de soluções tugas.

Formatação é a ultima solução.

Depois de ter visto o primeiro resultado do HDTune mais me convence que o disco está com problemas.

Faz um backup, corre o MHDD. Vê com qual dos testes do HDTune se aproximam os resultados.

16. oversaturn

oversaturn Power Member

Esse PC pode estar simplesmente a precisar de uma limpeza...

Primeiro que tudo, recomendo este procedimento... Cortesia de Blue Zee.

De seguida, faz um scan com o teu antivírus. Se não tiveres um bom antivírus, passa por aqui.

A seguir, instala o Malwarebyte's AntiMalware.
    Instala e actualiza.
    Reinicia o PC em modo de segurança e faz um scan completo.
    Vai demorar muito, muito tempo.
    Elimina o que for para eliminar, reinicia em modo normal e testa.

Depois destas operações de limpeza sempre podes instalar e correr o Hijackthis e postar o resultado neste tópico para análise...

17. Overwhelming

Obrigado pela ajuda, pessoal. Vou começar a fazer backups... :(

Mas já agora deixo aqui a forma como tenho feito a "limpeza" do computador.

Inicialmente, tinha o AVG free + zone alarm. Também utilizava o Abexo Registry Cleaner de tempos a tempos.

Depois passei a usar o AVG free + windows defender + spyware terminator. De vez em quando corria o CCleaner para limpar tudo e cuidar do registry também. Tenho tido bons resultados até agora.

Presentemente, tenho só o AVG free + windows defender.

Não notei uma degradação da performance gradual ao longo do tempo. Sempre tive um bom desempenho, até há 3 semanas atrás quando deparei-me com uma grande quebra de performance. Estive de férias um par de semanas e agora deparo-me com este desastre.

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Mete aí um screenshot do HW Monitor e vê novamente o link do meu post anterior.

19. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

32.5 ms ja e muito..!

Partilhar esta Página