Grande problema com Sapo adsl

The Dealer

Power Member
Gente tenho um grande problema.

Tenho Sapo adsl em casa. Como vivo em casa de estudantes, qd la cheguei la ja la estava um router (que por acaso tem wireless mas ninguem usa), que sinceramente, que nao é proprio da sapo. E por debaixo do router tb nao vale a pena olhar, esta la um autocolante que ja esta mais gasto que eu sei lá. Atraves da "pagina" do router descubro que é algo como um Alcatel Version 397a version 2.9b2 com um chipset Alcatel MTC150.

Dito isto, o meu problema é o seguinte. Ontem a noite, fiz um reset (carreguei no botao na parte tras) e como tal chamei as predefiniçoes de fabrica. Acontece que com isto, perdi toda a minha configuração, e agora o router, na parte que "recebe o sinal do isp", so pisca verde laranja verde laranja, quando antes estava sempre verde. Ora é obvio que fiquei sem internet. Tentei fazer o quick setup do router, no qual escolhi modo "PPPoE+NAT", vpi a 0, vci a 35, no ip adress escolhi o próprio q ja estava (o gateway 192.168.8.1), e tb a net mask ja estava 255.255.255.0, e o username e password obviamente. Mas uma coisa me intriga, para onde foram os DNS Servers? Não é preciso configura-los? Eu descobri que se for a uma função a parte la do router que controla o DHCP, e que estao la dois ips "manhosos", que se for a linha de comandos e fizer ipconfig /all, que correspondem aos dns servers. Mesmo assim, meti lá o DNS da sapo (
O que descobri na minha internet "limitada" do meu telefone penso que seja 212.55.154.174), mas mesmo assim nada funciona. O router continua a apresentar "Disconnected". Já fiz tantas restarts, saves, ja fiz tudo como manda o "livro", do que me estarei a esqueceR?

Já telefonei para la duas vezes, tendo a segunda ser-me dito que me iam contactar o mais breve possivel etc etc.

Alguem me pode ajudar?
 
Última edição:
Ninguem sabe nada? Eu fiz uma experiencia, e pus Operating mode Bridge em vez de PPoE, e fiz uma ligação manualmente "create a new conection" e apos por username e password, deu.me Erro 678...
 
se nao me falha a memoria (ja la vai um tempinho) 678 é falha de sincronismo.

liga o router directamente á tomada, sem telefones, nem microfiltros
 
se nao me falha a memoria (ja la vai um tempinho) 678 é falha de sincronismo.

liga o router directamente á tomada, sem telefones, nem microfiltros

Está ligado à tomada sem telefones nem microfiltros. Eu acho que o meu problema é que nao estou a configurar os DNS servers. Tanto que se fizer details na ligaçao que surge na barra de tarefas, vejo a frente de "DNS servers" dois ips correspondentes aos que estão numa parte do router "DHCP".
 
Experimenta meter o DNS igual ao gateway, esse tal de 192.168.8.1 q referiste mais acima

Já meti... se assim faço nem a ligação à "pagina" do router faço... Já fui a PT, e disseram-se que se quiser assistencia la em casa tenho de pagar 99.90€ :( E ninguem me resolve o problema por telefone...
 
faz reset ao router e configura-o de novo.
nao ponhas ips no router, nem dns, deixa-o adquirir automaticamente.

liga por cabo, e depois faz isso:
ctrl+r > cmd > ping 192.168.8.1 - se tiveres 4/4 pacotes enviados e recebidos
ping 66.102.9.99 - se te der novamente 4/4 pacotes enviados e recebidos, tens ligaçao activa e estabelecida, o problema é no pc (ou no router, que nao consegue resolver o anfitriao de dns, mas é mais provavel ser do pc)


ps: tens a certeza que este é o ip do router? nao é muito comum uma classe D de 8
 
faz reset ao router e configura-o de novo.
nao ponhas ips no router, nem dns, deixa-o adquirir automaticamente.

liga por cabo, e depois faz isso:
ctrl+r > cmd > ping 192.168.8.1 - se tiveres 4/4 pacotes enviados e recebidos
ping 66.102.9.99 - se te der novamente 4/4 pacotes enviados e recebidos, tens ligaçao activa e estabelecida, o problema é no pc (ou no router, que nao consegue resolver o anfitriao de dns, mas é mais provavel ser do pc)


ps: tens a certeza que este é o ip do router? nao é muito comum uma classe D de 8

Do pc nao é que já testei com três, (windows vista e xp) e acontece o mesmo sempre. Lembro-me de fazer o teste ao proprio e dar 4/4 enviados e recebidos. Assim que chegar a casa, faço o segundo teste e posto aqui o resultado ;) Já agora, a que se refere esse 66.102.9.99?
 
A minha sugestão:

- Faz reset.
- Configura como fizestes na primeira vez ( esquece os DNS, que o router trata disso )
- Penso que na página da ligação, tens lá um botão para fazer o "connect". Penso que carregar uma vez no botão da frente com ele ligado tem o mesmo efeito.

Cumps
 
A minha sugestão:

- Faz reset.
- Configura como fizestes na primeira vez ( esquece os DNS, que o router trata disso )
- Penso que na página da ligação, tens lá um botão para fazer o "connect". Penso que carregar uma vez no botão da frente com ele ligado tem o mesmo efeito.

Cumps

Em relação a classe D ser de oito, tenho mesmo a certeza.

Se deixar o router tratar do DNS, salvo erro, aparecem-me dois dns servers começados por 193...

Em relação ao "connect". Na página da ligaçao asseguro-te que nao ha la nada disso. E para ser sincero, nao sei se há um botão na parte do router, mas daqui a nada já verifico isso, que realmente nao estou em casa.
 
Última edição:
PPPoA ?????

FINALMENTE consegui. E passo a explicar a estupida, ridicula e absurda solução:

Modo de encapsulamento: LLC
Dns servers escolhidos: 194.65.5.2 e 194.65.100.117
Modo de operação: PPPoA (!!!!!!)

Incrivel nao é? PPPoA. Ninguem diria que isto funciona, mas a ligação parece estável. A ver se tiro alguma coisa "directa" freeware tipo linux ou assim para ver se vai abaixo...

Quem diria.
 
Última edição:
FINALMENTE consegui. E passo a explicar a estupida, ridicula e absurda solução:

Modo de encapsulamento: LLC
Dns servers escolhidos: 194.65.5.2 e 194.65.100.117
Modo de operação: PPPoA (!!!!!!)

Incrivel nao é? PPPoA. Ninguem diria que isto funciona, mas a ligação parece estável. A ver se tiro alguma coisa "directa" freeware tipo linux ou assim para ver se vai abaixo...

Quem diria.

Ironicamente, aproveitei o facto de internet para fazer um update de firmware ao modem, e acabei de ficar sem net outra vez. Mas mudei o primeiro servidor dns para 212.55.154.174, e já dá outra vez. Isto, em modo PPPoA ainda. Quem entende...
 
isso é porque a tua linha é PPPoA, nao PPPoE... assim sendo é normal que nao tenhas sincronismo. o modulo de comunicaçao é diferente. PPPoA utiliza uma linha ATM

mais info aqui. http://pt.wikipedia.org/wiki/PPPoE


ps: btw, telefonaste para a sapo e os comunicadores que te atenderam nao viram qual era o protocola da linha??? pa, eu telefonava logo para la, pedia para falar com um supervisor. para haver puxoes de orelhas! lol

edit: e ja agora, os servidores 194.x sao os servidores antigos da sapo e da telepac. o funcionamento deles é intermitente.

o que deves fazer para verificar a ligaçao:
sincronismo (verificar se ha linha) - ligaçao ao RADIUS (user foi autenticado ou nao) - verificar ip de ligaçao (na sapo e telepac, tudo o que seja 194.65 é ip de bloqueio: falha de autenticaçao, falta de pagamento, whatever, cai tudo aqui) - verificar ips de dns com testes de ping a ips e paginas - verificar av/fw/browser

a proposito, o 66.102.9.99 é o ip da pagina do google. se consegues pingar por ip mas nao consegues por nome, é falha nos servidores de dns (ora no isp ora no teu router/pc); caso nao consigas pingar por ip sequer, nao tens ligaçao ao host, nao ha linha
 
Última edição:
Back
Topo