Grande Problema num HDD

DekkeR

Power Member
Boas pessoal

Tenho aqui um disco com um problema esquisito que não consigo resolver e queria ver se alguém me dava uma ajuda.

Basicamente... é um disco que não boota.

Quis instalar o Win2k e depois da parte de texto, onde ele copia os ficheiros temporários, quando vai reiniciar para a começar a parte gráfica dá-me o erro: " Missing Operating System "

Fui à Knowledge Base da M$ e a situação que eles têm lá é para upgrades de Win95, onde basta arranjar uma disquete de arranque copiar os ficheiros de sistema para o disco via sys c: e supostamente ele deve continuar. Pois bem.. fiz isso e nada. Com o WinXP é a mesma coisa..

Decidi tomar medidas mais drásticas e fiz-lhe um low level format com a ferramenta própria da WD na esperança de corrigir o problema, mas o problema persiste...
Tentei também formatar o MBR mas ele simplesmente não boota.

Alguém tem mais ideias ? :confused:

Em último caso fica para storage..
 
Se entendi bem, é um WD, é reconhecido pelo sistema, correste a ferramenta deles e o disco estava ok, mas não faz boot, é isso?

Está ligado a que controlador? Verificaste se a definição da bios define o arranque para esse disco?

Já me tem acontecido algumas complicações, mas com mobos com controladoras sata e pata, em que as possibilidades de raid se cruzam entre elas, sobretudo se o sata é controlado por mais que um chip, tipo 4 por INTEL ICHR6 e outros 4 por VIA VT6410.

Quando inicias a instalação do Win, não precisas de instalar nenhum controlador de terceiros (F6)? O exemplo do ICHR6 é um deles, pois se estiveres a trabalhar com discos em RAID precisas de criar antes uma disquete com o controlador (IASTOR.SYS).
 
Se entendi bem, é um WD, é reconhecido pelo sistema, correste a ferramenta deles e o disco estava ok, mas não faz boot, é isso?

Exactamente. O diagnóstico correu bem, sem bad sectors nem nada.

Está ligado a que controlador? Verificaste se a definição da bios define o arranque para esse disco?

Experimentei várias posições, inclusive como Primary Master onde tenho o meu disco actual e que arranca sem problemas.

Já me tem acontecido algumas complicações, mas com mobos com controladoras sata e pata, em que as possibilidades de raid se cruzam entre elas, sobretudo se o sata é controlado por mais que um chip, tipo 4 por INTEL ICHR6 e outros 4 por VIA VT6410.

Quando inicias a instalação do Win, não precisas de instalar nenhum controlador de terceiros (F6)? O exemplo do ICHR6 é um deles, pois se estiveres a trabalhar com discos em RAID precisas de criar antes uma disquete com o controlador (IASTOR.SYS).

Nada de RAID nem discos SCSI ou SATA. É um WD 80GB IDE de 7200rpm normalissimo ligado directamente ao controlador da board.

O disco não é meu e no PC onde estava acontecia a mesma coisa. Para excluir a possibilidade de problema do controlador da motherboard levei-o para casa e experimentei no meu, onde acontece a mesma coisa.
Foi a primeira vez que vi um problema destes por isso é que fiquei completamente à nora.

Cumps :)
 
nothing disse:
Tive um problema desses porque tinha um slot IDE lixado. Mudei para outro e ficou bom.
Pois, mas eu experimentei o disco exactamente na mesma posição onde tenho o meu e ele não funciona, logo não é problema da controladora ou do cabo.

Posso passar a certidão de óbito, então ?
É que por este andar, não vai durar muito :P

Cumps
 
experimenta o disco se puderes num sistema mais antigo tipo um p2 ou p3 dos iniciais ( ate 600Mhz ) isto por causa do chipset que ela tenha ... ja vi problemas parecidos e os discos so fucncionam em sistemas antigos (***** 440lx/440bx ) nunca percebi a razão nem me preocupei com isso ...
e mais estranho é q os discos não arrancavam se fosse revisões novas destes chips ( apollo pro ) ... mas nunca percebi o pq disto
 
O problema é arranjar alguém com um sistema desses :rolleyes:
Mas agora, imaginando que ele bootava num sistema mais antigo, o que é que adiantava? :confused:
Vendê-lo com uma mensagem " Só boota em sistemas pré-Pentium 3 " ? :p
Foi como disse antes.. fica para storage até morrer completamente

Thanks apoc :)
 
Back
Topo