DreamCast Grandia II

jabun

Power Member
GiVO69T.jpg


Grandia II é um RPG desenvolvido pela Game Arts para a Dreamcast, sendo a sequela do popular Grandia, lançado na Saturn (apenas no Japão) e na PSX, tendo o seu lançamento na Europa ocorrido em 2001. Em 2002 foi lançado um port na PlayStation 2, ficando pelo caminho uma prometida versão na Game Cube.
O jogo foi desenvolvido por muitos dos membros que trabalharam no Grandia original, incluindo o compositor Noriyuki Iwadare, mas foi concebido com a ideia de se criar um produto mais "maduro" do que o título anterior.

000000000264078.jpg

screen6.jpg

O pano de fundo do jogo é um excelente e vivo mundo de fantasia, em que se passaram milhares de anos depois de uma batalha entre Granas, o Deus da luz, e Valmar, o Deus da escuridão, que quase destruiu o planeta, tendo a batalha terminado com a divisão de Valmar em pedaços, que foram espalhados pela Terra. No rescaldo da batalha, a Igreja de Granas levou a humanidade à prosperidade espalhando a palavra do bem, mas quando Ryudo, um jovem mercenário da Geohound é contratado para proteger Elena, uma jovem rapariga membro da igreja, a sua jornada revela que a história da igreja, bem como a história do mundo, afinal não é bem aquilo que parece.



Em Grandia II é de destacar o excelente elenco de personagens, tendo todas carisma, sendo fácil gostarmos de todas. Quem jogou este titulo certamente se ligou a Ryudo, Skyem Elena, Millenia, Roan ou Mareg.
Grandia II ostenta um sistema de batalha único. Na minha singela e humilde opinião, tem mesmo o melhor sistema de combate que eu já experimentei num RPG, misturando os tradicionais turnos com os movimentos livres pelo cenário em tempo real, havendo inúmeros combos e formas diferentes de atacar e derrotar os nossos inimigos.

ug6JItb.png

bg56-177644.jpg

Apesar de todos estes pontos fortes, Grandia II não se escapou de algumas criticas, nomeadamente à relativa facilidade do jogo e a alguma linearidade, principalmente nas dungeons. Muitos preferem o Grandia original pela sua maior dificuldade e complexidade, mas em termos de qualidade de enredo e personagens, a opinião geral é de que o titulo da Dreamcast é superior ao seu predecessor.


De realçar a qualidade do grafismo, principalmente no que a cenários, paisagens e backgrounds diz respeito, com o jogo a apresentar um mundo rico, colorido e bastante diversificado, sendo um prazer percorrer os seus cenários. Sem dúvida, um dos jogos mais bonitos da Dreamcast.

2b.jpg

Grandia-II-PC-0.jpg

O lançamento de Grandia II na DC foi muitíssimo bem recebido pela imprensa especializada, que não tardou em aclama-lo como um dos melhores RPGs da consola da Sega, sendo um titulo muito bem recebido pelos possuidores da DC, que até ao seu lançamento ainda não tinham recebido nenhum JRPG na consola digno desse nome (Skies of Arcadia chegou depois). Para os amantes do género, Grandia II é absolutamente essencial.

uTqSHwg.jpg

dT3VdTJ.jpg

Já tem o port HD disponível nas consolas desta geração!
 
Última edição:
Sim, ao longo dos anos fui tentado um ou outro mas não é género que me puxe.

Já o Grandia 2 clicou aqui de qualquer maneira. Talvez a maneira como o combate ocorre.
 
@sertorius O sistema de combate do Grandia é dos melhores que já vi num RPG. Se gostas de sistemas assim dinâmicos aconselho o Chrono Trigger, o Legend of Dragoon ou o Xenoblade. Se preferes jogos mais recentes tens o excelente Tales of Arise.
 
Back
Topo