PS Grandia

jabun

Power Member
Grandia-feature.jpeg

36963-Grandia_%5BNTSC-U%5D_%5BDisc1of2%5D-2.jpg

Grandia é um RPG criado pela Game Arts, tendo sido lançado para Sega Saturn em 1997 (apenas no Japão) e posteriormente para Playstation em 1999. O jogo foi produzido por grande parte da mesma equipa que trabalhou na série Lunar, incluindo o produtor Yoichi Miyagi e compositor Noriyuki Iwadare, tendo o projeto Grandia começado mal a equipa acabou de trabalhar em Lunar Eternal Blue, para a Mega CD.

grandia+cidade.jpg


Inicialmente o jogo também teria como destino a Mega CD, mas o abandono precoce da plataforma por parte da Sega e o seu parco sucesso comercial, fizeram a Game Arts transferir o projeto para a Sega Saturn. No entanto, para grande infelicidade dos detentores de uma Saturn nos EUA ou na Europa, a Sega America decretou que Grandia era um tipo de jogo que não agradava ao mercado ocidental, pelo que o jogo ficou-se apenas pelo Japão. Felizmente para todos, a Sony teve uma visão mais ampla do mercado, convencendo a produtora a lançar também o jogo na sua Playstation, com o intuito de fazer chegar Grandia ao resto do mundo.​

eDIYVna.png

Grandia tem lugar num mundo de fantasia onde as sociedades prosperem numa era de crescente desenvolvimento tecnológico após o colapso da civilização antiga Angelou. O enredo gira em torno de Justin, um apaixonado por aventuras que decide sair de sua cidade natal Parm numa jornada para desvendar o mistério do conhecimento herdado de uma civilização antiga. Com o desenrolar da história várias personagens se juntam a Justin numa batalha contra o General Baal e sua ambição de acabar com o mundo utilizando o poder dos Ancients. Tudo numa aventura longa e envolvente do início ao fim.


Screenshot-129.png

Os gráficos em Grandia seguem o modelo com cenários 3D e personagens em sprites 2D. Os cenários são vastos e muito detalhados, com texturas excelentes. O título ainda dispõe de cenas de anime no decorrer da história que, embora não sejam muitas, as poucas que há são espantosas.


3%2Bgrandia.JPG

A jogabilidade é outro ponto forte em Grandia. O personagem interage com vários objetos nas cidades e dungeons, além do fato de as batalhas não serem aleatórias proporcionando ao jogador a opção de escolher se quer ou não lutar, uma vez que os inimigos são visíveis no mapa (embora nem sempre seja fácil nos escaparmos deles, pois os bichos perseguem-nos). O jogo possui 8 personagens jogáveis com habilidades diversificadas e há também uma grande variedade de equipamentos e magias. O sistema de combate é dos mais bem conseguidos num RPG, sendo rápido, dinâmico e divertido.

PARMSATURN.jpg

Um dos pontos mais marcantes em Grandia são suas músicas épicas. Os efeitos sonoros são de grande nível tanto na cidades e mapas como nas batalhas, além de os personagens possuírem algumas falas dobradas durante a aventura, mostrando um trabalho cuidadoso da produtora também neste domínio, visto que na época não era comum os personagens dos RPGs terem voz.

AI8cFyk.png
O título ficou em produção por mais de 3 anos, e ao ser lançado foi reconhecido pela crítica com um excelente RPG, apresentando uma boa história, personagens carismáticos, um excelente sistema de combate e um grafismo colorido a vibrante, com destaque para as expressões faciais das personagens.
DfCewcv.jpg
Para quem é fã de RPGs à antiga, Grandia é uma excelente proposta, sendo um RPG divertido e fácil de pegar, cuja história veicula valores como a amizade, companheirismo e solidariedade, dando-nos a sensação de estarmos a viver uma verdadeira aventura com Justin e seus amigos, à medida que vamos descobrindo novos mundos e novas civilizações, há muito perdidas no tempo, com o fim da escalada da gigante parede do End of the World a ser dos momentos mais marcantes do jogo.

164790-caca.jpg

1531-grandia-1-tthch.jpg


Grandia Review! [PlayStation] The Game Collection

GRANDIA 18 YEARS! - Happy Console Gamer

Adoro a forma apaixonada como esta malta fala dos seus jogos favoritos. E Grandia merece todo este amor.​
 
Gostei muito do jogo, joguei a versão PS, e tenho a versão Saturn, e agora até já existe um Patch em inglês. Tenho um dia destes de lhe pegar.

Mais um excelente artigo @jabun
 
@toze3 essa versão Saturn já me deixou com inveja! Consta que é a melhor versão do jogo!

O meu exemplar da PS1 foi comprado depois de devorar o FFVII e querer mais RPGs. E como o FFVIII ainda estava no horizonte...
Veio este. Adorei o raio do jogo. E o Grandia II consegue ser ainda melhor (já o 3 é fraquito)!
 
Back
Topo