Granite Bay ... DDR no max a 266???

Morpheus

Banido
Bem esclareçam.me este pequeno facto ... é assim estava eu a ler a bela da Exame Informática de Janeiro knd a páginas tantas descobri um artigo acerca do famigerado chipset Granite Bay. Nesse artigo foi usada uma MSI GNB Max FISR k já tem o novo chipset GB suporta o Dual DDR channel e mais extras ... mas a parte k mais me espantou foi a de ver k por razões impostas pela Intel o chip 7205 (GB) só suporta ram DDR com a frequência no max a 266 ora agora fiko espantado com uma razão ... no comparativo a GB kase levava tareia duma board com o antigo chipset k vem na Asus P4PE e akando do comparativo do Tom's Hardware so por meterem uma P4PE em vez duma GB mais metade do forum mandou.se ao ar e fez uma fita danada !!! ora se o GB k n dá assim tantos "tromoços" ao dono komo de seria esperar e ainda por cima a performance é kase igual logo meus amigos eu consideraria k a placa usada pelo TH é neste caso boa pois inclusivé já suporta o Hyper-Threading mas o unico defeito a apontar e ai vçs podem se keixar é de n ter AGP 8x, n ter D-DDR mas ao menos suporta a ddr a 333!! o k ja de si é bastante bom!


espero os vossos comentarios a esta kestão...
 
Eu por acaso tb estou com essa dúvida terrivel.

Será que a GB compensa, ou será preferivel adquirir uma Asus P4PE ou invés da GB?

Uma coisa que compensa logo à partida é o preço :P

Ou melhor ainda, será que compensa esperar pelo aperfeiçoamento do chipset GB ?
 
voçes anda é na pastilha!!!

façam uma conta simples:

i845PE - 3:4 = fsb 133MHz / mem 354MHz
e7205 - 1:1 = fsb 133MHz / mem 533MHz

porquê 533MHZ na gb perguntam voçes?

simples, tendo em conta de que se trata dum chipset dual ddr, o uso de memorias 266 em modo dual chanel significa que fica a funcionar 266x2 = 533MHz, tal como nos Rimms PC1066!

Ou seja, podem meter a memoria que quiserem na P4PE ou qq outra motherboard, mas para uso normal a GB é sempre superior pq as memórias funcionam à velocidade do FSB do cpu, que é na maioria dos casos 533MHz.

Portanto é cagativo se a GB só suporta DDR266, pq é apenas o necessário, aliás, só irá passar a funcionar e suportar DDR400 com os novos P4 Catherwood com FSB de 800MHz.

na i845PE, 354MHZ pode parecer muito, mas se o cpu tem 533MHz, os 354MHz é um afunilamento...


Mas atenção meus caros, porque as Granite Bay têm demonstrado serem uma treta para 3DMark!
 
Originally posted by Raptor
Portanto é cagativo se a GB só suporta DDR266, pq é apenas o necessário, aliás, só irá passar a funcionar e suportar DDR400 com os novos P4 Catherwood com FSB de 800MHz.


Mas que confusão... o Cantherwood não é o futuro chipset da Intel a suportar 800MHz de FSB e é dirigida para os servidores?

JCMendes,
"Ou melhor ainda, será que compensa esperar pelo aperfeiçoamento do chipset GB ?"

Isso não sei, mas esperar têm o seu preço final... em Euros.
 
Raptor,
Não confudas (o pessoal com) frequência da RAM com a frequência dos dados. Tudo bem que na prática as boards GB conseguem ir buscar dados à RAM a 133x2(DDR)x2(DualChannel) = 533MHz. Mas a RAM em si está a 133x2=266MHz.

É que pelo teu post o pessoal ainda vai é comprar PC4200 (que acho que ñ há...) de forma a aguentar correr nas boards GB. Bem, mas também ao preço a que andam as GB, comprar PC2100 ou PC4200 é um mero detalhe :)




Ps: Pelas tuas contas a NF2 é 666MHz na RAM e se overclockarmos o bus para 200MHz, a RAM 'passa' a 800MHz. Oh yeah, PC6300 ;)
 
Originally posted by Raptor
strak, para o mendes as minhas contas serve! :P

eu não compro granite bay...

Percebi as tuas contas :D e a lógica do Straka tb, pq a
velocidade da RAM é sempre a mesma (ai todos sabemos)
o duplo canal é que aumenta, supostamente o valor.

Mas pelas reviews que Tenho visto, em games que é o que me interessa as diferenças são de 1; 2 ou 3 FPS.

Depois tenho outro problema: é a compatibilidade do AGP 8X com as ATI.
À pessoal a queixar-se.......epá n sei se arrisque :( :( ..agora que tenho o meu sistema BOM!
 
Melhor que o Granite Bay vai ser o sis655 (pelo menos pareçe)! Mas onde raio é k param mobos com este chipset!?!??!!??!?Tou a ficar MALUCO de tar à espera!!! Já tá no site da aopen, da msi e da gigabyte as especificações (no da gigabyte até ja se pode fazer download da bios) mas no mercado...NADA!!! O que se passa!?!??!?!?!?! Ah!A da gigabyte suporta dual channel DDR400!!! Raptor! Tu que tás mais a par disto não sabes o que se passa??E qual axas k vai ser o preço?? Pelo menos abaixo das Granite Bay né?

Fikem bem!
 
calma jove!!! ainda ontem vi um bacano aflito por causa duma board com o chipset da Sis por causa de conflitos com a placa de captura de video e afins ... as boards com o chipset GRANITE BAY SO PODEM LEVAR MEM A 266 NO MAXIMO!!!! e a performance n é nada de mais nos jogos realmente tem um nome mta bonito mas em termos de jogos n vale a pena gastar rios de de guita para ter mais 3 ou 4 fps agora em termos de sisoft sandra ja se nota a diferença entre uma GB e uma 850PE em termos de largura de mem e afins e existe mais uma cena o chipset E 7505 é feito a pensar nos servers logo Xeon e os E 7205 é feito a pensar no p4 3.06 ht k é desktop ...
 
morpheus, tás a trocar-te todo... :P

as granite bay podem levar qualquer memoria DDR que existe no mercado, só que irá funcionar somente como DDR266... podes usar umas Corsair XMS3500 nela, se tiveres um bom cpu vais ver que é necessário, já que vais esticar o FSB...

imagina o meu caso, o meu 2.4B faz-me 180MHz de fsb na Epox 4PEA+, tenho nas memorias 480MHz a 2-2-2-5 Turbo e faz-me a volta de 3700/3800MB/s no sandra

com a granite bay e este cpu à mesma velocidade a 180MHz de fsb, como as memorias são 1:1, iria usa-las também a 180MHz e com estes timings faria no sandra à volta de 4200/4300MB/s...

nos jogos iria notar vantagem, mas o unico senão dela é que no 3dmark a performance fica aquém, mas em tudo o resto ela é superior as P4T533R, que como sabem ou deveriam saber, quando funcionam BEM, são as melhores motherboards no mercado!
 
Oh Raptor tu proprio contradizes o que vais dizendo.

Atao o 845PE tem um "afunilamento" mas morde nas canelas do GB em quase tudo? Tem uma logica do cacete. Esses tais 533Mhz teoricos podem fazer sentido, na practica fazem gazeta.
:D
 
Isto sim , provavelmente vai ser um grandioso Chipset, o SIS R658! Here It Is !!!

First Dual RAMBUS Supporting Chipset with AGP8X & MuTIOL 1G® Technology For Pentium® 4!

See and Cry !!! Qual GraniteBay, qual Nforce2...LOL SIS R658, SIM !

8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o
 
Originally posted by ptzs
Oh Raptor tu proprio contradizes o que vais dizendo.

Atao o 845PE tem um "afunilamento" mas morde nas canelas do GB em quase tudo? Tem uma logica do cacete. Esses tais 533Mhz teoricos podem fazer sentido, na practica fazem gazeta.
:D

aonde é que o 845PE morde nas canelas do GB? só no 3DMark é que se nota isso!
 
Originally posted by Raptor
aonde é que o 845PE morde nas canelas do GB? só no 3DMark é que se nota isso!
Talvez daki a uns tempos quando o pessoal arranjar "jeitinho" para totalmente lidar com GB ou quando houver melhoramento de drivers ou até mesmo quando sair o 3Dmark2003 já não fiquem assim tão atrás do chipset anterior...

Vamos ver o k dá nos próximos tempos:)
 
mm assim pensava k a peformance da mobo seria algo realmente melhor ... se ao menos n tivesse akele limite de 266 mas de 333 seria algo k valia a pena comprar e estourar mais umas coroas ... assim optei pela P4PE k faz o serviço e em bench é a k fika logo atrás da GNB ... (boards ddr) ... agora vai sair tb o cantherwood ... pah vamos ver como as coisas interagem este ano e po proximo lá mudamos as specs de novo ... mas a GNB devia chegar e convencer o mercado ... coisa k ainda n o fez a meu ver e para além de ter um preço absurdo so me ia aumentar uns meros marks se realmente a compra.se ... um gaju k kompra pc agora poupa na board e ainda da para o almoço a vontade!!! :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

tenho dito

nota: tipo de ke vale ter uma ram tão pujante num sistema k so tira partido dela a 266?
 
Originally posted by Morpheus
...mas a GNB devia chegar e convencer o mercado ... coisa k ainda n o fez a meu ver e para além de ter um preço absurdo
Eu até axo k convenceu o mercado se este não estiver dirigido ao 3dmark2001. O k tu e muitos outros esperavam é k apresenta-se resultados ao nível do nForce2:cool: . quanto ao preço, é bastante mais aceitavel do k o preço das it7max2 (k nem novas são) ou ao preço de lançamento das P4T533/P4T533-C.;)
 
Back
Topo