Graphics Processors May Compute Sound - ATI

DJ_PAPA

Power Member
Graphics Processors May Compute Sound – ATI.
ATI Demonstrates Radeon X1300-Based Equalizer


ATI Technologies on Thursday demonstrated a technology that allows graphics processing units (GPUs) to compute audio effects. In the light of today’s raw-power of graphics processors, the initiative looks promising and may offer some advantages, however, the world may never see any audio technologies in the graphics chips.

At an event in London, UK, ATI showed off a demo from its software development kit (SDK) that described how can a Radeon X1300-series graphics processor compute audio data. The demo just demonstrated a simplistic equalizer, which does not require a lot of power or specific features from a processor, however, ATI has shown that it was looking in the direction; just like the company indicated it was looking at physics computing on the GPU slightly more than half a year ago.

Theoretically, audio capabilities on the GPU could allow graphics cards makers to multiplex audio signals into HDMI or DisplayPort outputs. On the other hand, currently computer mainboards are already equipped with built-in audio, which means, there is hardly any need in additional GPU audio capabilities. Still, theoretically, in certain game cases, when graphics, physics and audio are tightly combined, computing on a single device may offer some advantages.

Even though theoretical computing power of the Radeon X1300 graphics processor may be high, it may be years, if not decades, away from utilizing it, or its successors, for audio processing, though. For example, the so-called general-purpose computing on a graphics processor was firstly tried out in 2000 or 2001, though, until now there are no mass deployments of graphics processors for general purpose computing.

Havok, the company known for physics engines development, recently announced its Havok FX engine, which could take advantage of processing power of contemporary GPUs to compute physics effects. Game developers reportedly do create games using the tools provided by Havok, however, it is uncertain, whether physics effects made using Havok FX will be as good, as those, which are produced on dedicated Ageia PhysX processor or traditional central processing units.
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20060525160449.html

E que tal as graficas para alem de graficos e fisicas começarem tb a fazer de placa de som :D :002:

A ideia ate é engraçada, mas é complicado fazerem algo de mais oficial. Mas nunca se sabe....
 
Por este andar, não tarda temos aí ums Playstation3 em formato PCI-e :lol:

A brincar, a brincar... até nem era má ideia. Talvez fosse dessa que ficasse tudo centralizado num so aparelho :wah:

EDIT: PS - Quem diz PS3, diz tb Nintendo, ou XBOX, ou outra cena qq... Pa todo o mundo ficar contente. ;)
 
Última edição:
Com a crescente flexibilidade ao se tornarem cada vez mais "general purpose", os GPU's praticamente podem fazer qualquer coisa. A unified architecture é parte deste caminho.

A questão que se levanta sempre é a disponibilidade dos recursos do GPU, certamente não dá para tudo, ou então ter as placas mais baratitas para as fisicas, sons, etc. Mas isto são coisas a longo prazo, se alguma vez se vierem a tornar realidade.
 
Não vejo grande utilidade para além do facto de demonstrarem que é possivel fazer.

A nível práctico, só irá aquecer mais o chip gráfico, a qualidade de som não deverá ser superior ao de muitas placas onboard HD.

Além disso, a ideia de que tudo num só chip é melhor, então melhorem os CPU's, que foi para isso que foram originalmente criados, para tratarem de tudo.
 
Raptor disse:
Não vejo grande utilidade para além do facto de demonstrarem que é possivel fazer.

A nível práctico, só irá aquecer mais o chip gráfico, a qualidade de som não deverá ser superior ao de muitas placas onboard HD.

Além disso, a ideia de que tudo num só chip é melhor, então melhorem os CPU's, que foi para isso que foram originalmente criados, para tratarem de tudo.
Acho que o termo "qualidade de som" não se aplica aqui. O que a ATI se propõe a fazer é fazer cálculos típicos de um DSP. como aplicar equalizações e efeitos 3D tipo EAX ou QSound. Na maioria dos codecs onboard isto faz-se tudo no CPU. A qualidade do som depende depois dos DACs usados.


Nas placas gráficas é desperdício de transístores, a meu ver. Tanto nas ATI como nas nVidia. É mais numa de "hey nós conseguimos fazer".
 
Mas se conseguirem fazer qq coisa do tipo:
- X1900XT + X1300 em crossfire com a X1900XT a tratar unica e exclusivamente dos graficos e a X1300 a tratar de fisicas e som libertando o CPU para outras tarefas e aumentando a realistica dos jogos ate era fixe :D

Mas isto é praticamente impossivel.... talvez com o tempo e a arquitectura unificada nas placas low-end la para 2007 seja capaz de haver qq coisa assim parecida....
 
O importanto não é o facto de ser impossivel, mas sim qual a utilidade?
Para isso existem placas de som Onboard HD que só por si já são suficientemente boas, e o impacto que o Audio tem no CPU hoje em dia é quase nigelicenciável.
 
Raptor disse:
O importanto não é o facto de ser impossivel, mas sim qual a utilidade?
Para isso existem placas de som Onboard HD que só por si já são suficientemente boas, e o impacto que o Audio tem no CPU hoje em dia é quase nigelicenciável.

Olhe que nao ;)
Exprimenta ver reviews que tenham alta qualidade de som usando o chip na board e depois meçam o jogo a rodar com som e sem som.
Olha que é capaz de ser uma boa dezena de fps á vida.... entao se for um CPU fraquinho ainda pior.
 
DJ_PAPA disse:
Olhe que nao ;)
Exprimenta ver reviews que tenham alta qualidade de som usando o chip na board e depois meçam o jogo a rodar com som e sem som.
Olha que é capaz de ser uma boa dezena de fps á vida.... entao se for um CPU fraquinho ainda pior.

No caso de PC's fracos, arranjas uma Audigy 2 OEM para PCI e pronto, problema resolvido, som de qualidade e preço mais baixo do que as GPU's.

Com CPU's dual e multi-core, não faz mais sentido fazer processamento de som em hardware.

É como o Raptor disse, o som é hoje uma tarefa menor, que até nas novas consolas é processado em exclusivo pelas CPU's em software.
Longe vão os tempos em que o EMU10K1 (SB Live) era equivalente à performance total em FP de um Pentium 100...
 
Até pode ser uma ideia... mas só compensava se realmente a qualidade estivesse à par de placas da Creative entre outras. E claro que prefiro processamento de som por hardware em bastantes efeitos... se isso for apenas por software, afinal de contas vai dar tudo ao mesmo. Grande parte de soluções onboard papam demasiados recursos.

Infelizmente nisto do som e em placas de som dedicadas só vejo Creative, e a Creative bem precisava de concorrência para que isto se diversifique um pouco mais.
 
Acho que isto é uma demo do tipo daquela em vimos um gajo a fritar um ovo num Athlon. É capaz, mas será que o vai fazer no futuro? Não.
 
Cikaybe disse:
Para isso já existem as placas de som! Penso que os fabricantes de graficas deviam era estar preocupados em juntar Ageia Physx.

Pois mas eu falei X1300 a processar fisicas e audio.
Axo que era uma excelente ideia.
Ficar a processar exclusivamente audio era um desperdicio, mas fisicas+audio ja era outra conversa ;)

Talvez daqui a 1 ano... quem sabe....
Tb nunca se pensou que as graficas iam evoluir tanto e desta maneira nao sei nao....
 
Fiquei confuso, eles falam em aplicar filtros ao som, voçês falam em GPU a fazer som. Acho que estão um pouco fora de contexto, foi apenas um equalizer!

Além do título convem ler o texto.
 
curiosamente e pegando na ideia da PS3 numa placa porque não usar o cell numa placa dedicada para cuidar da fisica e do som? assim tinhamos o problema resolvido:

cpu+gpu+cell (physics+audio)...

o unico problema nisso tudo é que se fosse numa porta PCI iria precisar de mais alguma largura de banda o que poderia ser limitador...ou não
 
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