Gravacao De Datas Em Mysql

vx3000

Membro
boas, gostaria de saber se alguem que mne pode ajudar, dar uma dica de como colocar numa pagina a data k vou buscar a uma base de dados k tem o campo gravado cm date, e cm colocar ixo em html, ou num select ou numa caixa de texto, e depois disto a pexoa poder escolher ou alterar exes dados e gravar novamente na base de dados.

se alguem me poder dar uma dica...


cumps
 
Isso tudo é muito bonito, mas qual é a tua dificuldade? Sabes utilizar php e mysql? Tens acesso a um servidor? O que é que sabes específicamente para a malta te poder ajudar no que não sabes?
 
sei mexer bem. a minha duvida ta e em colocar o valor da data por exemplo numa caixa de texto e pegar nexe valor e grava lo de novo na base de dados com o tipo date na base de dados k fica por padrao 0000-00-00
 
para mostrar a data não vejo qual é o problema

Código:
<?php
$query=mysql_query("SELECT data FROM tabela WHERE condicao=valor");
$data=mysql_result($query, 0, 'data');

echo $data;
?>
isto é o básico de qualquer pessoa que use PHP+SQL. procurar, ler e escrever

para o user alterar a data, isso já depende de ti. podes querer isso com select box, com inputs, etc. mas novamente, também se resume tudo ao básico

Código:
$data=$_POST['data'];

mysql_query("UPDATE tabela SET data='$data' WHERE condicao=valor");
?>
resumindo, é a mesma coisa que para outro tipo de campo qualquer
 
Tens 2 hipóteses, assim de repente... ou crias 3 caixas de texto ou selects (dia, mes, ano) e concatenas (tipo $data = $ano."-".$mes."-".$dia), ou utilizas uma daqueles datapickers em javascript, que te formata a data como tu quiseres.
Assim basta depois meteres isso na base de dados como fazes com qq outra coisa

E pára de falar com "x" em tudo o que é consoante sibilante, por favor
 
Última edição:
obrigado pela ajuda, não e normal escrever assim mas quando estou com pressa é isso que acontece...

o exemplo que deste penso que satisfaz a minha duvida, vou experimentar.obrigado

a minha duvida esta em dividir outra vez a data que vem atraves de uma variavel da base de dados e apresenta la num input ou em 3 inputs ou em 3 selects (dia-mes-ano), como ja tinham referido. esta e a minha duvida concretamente.se alguem poder ajudar...cumps
 
Última edição pelo moderador:
Código:
$array_data= explode("-", $data);

$array_data[0] <- fica com o ano
$array_data[1] <- fica com o mes
$array_data[2] <- fica com o dia

isto assumindo que a data está no formato YYYY-MM-DD como é normal no mysql, senão a ordem já é diferente
 
a minha duvida esta em dividir outra vez a data que vem atraves de uma variavel da base de dados e apresenta la num input ou em 3 inputs ou em 3 selects (dia-mes-ano), como ja tinham referido. esta e a minha duvida concretamente.se alguem poder ajudar...cumps

usas o strtotime para converter a data da BD em formato data de php, depois podes usar o date
para ir buscar o ano, mes ou dia.

tb podes fazer em mysql um select UNIX_TIMESTAMP(campo_data) para ficares directamente com a data em formato reconhecido pelo date do php.

http://pt2.php.net/strtotime
http://pt2.php.net/manual/en/function.date.php
 
Back
Topo