1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gravação de filme nunca fica direita... Desesperado =(!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por No7icE, 11 de Agosto de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1136)

1. No7icE

No7icE Power Member

Boas a todos. Mais uma vez sou forçado a recorrer ao melhor forum de informatica de portugal para ajuda num sério problema!!

Eu recentemente fui gravar uma Gala de danças de salão, para depois passar para DVD e poder vender aos participantes e a quem tivesse interessado.

Já tinha compradores interessados, e então quando chego a casa, ponho o meu PC a capturar o video (isto através de um HP DVD Movie Writer dc4000 em formato analógico).

Depois de ter o video todo, comecei a editá-lo (no programa ArcSoft Showbiz DVD2, que vem com o HP DVD Movie Writer). Tudo porreirinho, já tinha editado muitos videos antes lá e ficaram bem.

Então depois de o gravar, fui a ver... E tava cheio de saltos =| Saltos não era um aqui e ali, era o movimento que não estava fluido.

Eu gravei o dvd no meu SAMSUNG Writemaster TSST Corp SH-W162C (que ja tem outro problema a seguir...).

Então fui ver o video todo na cassete (miniDV), e tava optima, sem saltos. Fui ver a do PC... com os saltos. Ou seja, lixei-me na captura.

Então mandei um pontapé ao HP DVD Movie Writer e adquiri uma placa firmware.

Mais uma vez passei o conteudo da cassete para o PC (que ficou com um tamanho abismal) e recomecei a edição. Gravei e vi no meu DVD de sala, parecia bom.

Passaram-se 5 dias, fiz um format ao PC, ainda tenho os ficheiros (videos) no PC, telefona-me a senhora "Olhe, os dvds ficaram todos mal. Saltos, paragens, etc."

Olhem como eu fiquei...

O que aconselham? Quanto á HP vou mandar um mail para lá a reclamar... E quanto ao gravador Samsung, outro problema que teve foi que antes do format, gravei alguns ficheiros em DVDs regravaveis, e por exemplo, num DVD com 5 ficheiros de filme, o ultimo nao consigo aceder, nem com programas próprios para o efeito!!!

Ajudem por favor... :sad: :sad:

2. atlante

atlante Power Member

Compraste uma placa firewire nao firmware :P

Nao sei que computador tens, a drive que tens nao é suficiente

Quando gravas material sensível deves utilizar a gravacao na velocidade mais baixa possível.

Nao usar DVD'S baratos, pois o barato sai caro quando queres um resultado decente.

Existem utilizadores aqui no forum que te irao recomendar software decente para fazeres o que queres nao essas coisas rascas que vêm com o HP. Mas para um excelente trabalho eles sabem melhor que eu.

3. No7icE

No7icE Power Member

Obrigado desde ja pelos esclarecimentos. Então fico a aguardar (o mais rapido possivel :P) mais sugestões e resoluções para o meu grave problema :S

4. atlante

atlante Power Member

Repara uma coisa, o que é necessário nao é saber se é topo de gama ou nao!

Qual o processador, qual a motherboard, quais as memorias, qual a grafica e por diante, como por exemplo podes consultar no meu "My System" à esquerda

cumps

5. amg_tech

amg_tech Power Member

Exacto. Tudo leva a querer que tens ai uma maquina fraquinha... Eu á uns anos com o meu amd k7 500 via-me á "rasca" pra conseguir capturar um filme em condicoes.

6. No7icE

No7icE Power Member

Ok, eu de momento estou no emprego e nao sei de cor as specs da maquina, mas posso adiantar que é um Intel Pentium 4 2.3 (?) Ghz, 512 de RAM, placa gráfica Riva TNT2 32mb (eu sei, preciso de uma nova)... O mais engraçado é que no passado fazia capturas (quase) sem problemas, porque é que acontece isto agora?

7. ec99031

ec99031 Power Member

Quando vês os videos no pc aparecem aos soluços?
    A gravação do video para o pc é aos soluços, ou só quando vais a gravar para dvd?

Se o video já passa aos soluços para o pc, tenta baixar a taxa de transferencia pro pc.
    Se o video não passa aos soluços mas vês aos soluços é possivel que seja problema de codecs (muitos codecs pode dar raia)
    Se só depois de gravares é que aparecem soluços significa que o sistema não está a conseguir codificar à velocidade desejada, para corrigir podes tentar por mais ram, quando vais a renderizar desligar todos os processos que estejam a correr em background e que n sejam necessário, não tocar no pc enquanto ele faz o render, desactivar protectores de ecra e tudo o que possa obrigar o pc a partilhar recursos (RAM e CPU) entre a aplicaçao de video e outra coisa qualquer...

De resto, não estou a ver... Já agora, esse Prog Arcsoft faz o video e cria o conteudo do dvd ou usas depois o nero para criar o conteudo? Ou seja o programa grava-te para avi ou cria uma pasta video ts?

8. No7icE

No7icE Power Member

Para ja agradecia imenso se dissesem outros programas sem ser o Pinnacle Studio para edição de video (nao como o Adobe Premier, isso é demasiado tecnico)...

9. Techdoctor

Techdoctor Power Member

Por vezes tb me aconteceu esse problema dos saltos.
    As dicas do ec99031 foram excelentes mas eu dou-te ainda + uma q no meu caso é praticamente essencial para q a finalização do Vídeo fique em boas condições:
    Reiniciar o PC imediatamente antes de fazer a "renderização" e então sim, "desligar todos os processos que estejam a correr em background e que n sejam necessário, não tocar no pc enquanto ele faz o render, desactivar protectores de ecra e tudo o que possa obrigar o pc a partilhar recursos (RAM e CPU) entre a aplicaçao de video e outra coisa qualquer..." (dito pelo ec99031)

Podes ainda aumentar a swapfile e, se possível, movê-la para outra partição q n seja "C:" nem onde o vídeo está a ser trabalhado.
    Também ajuda + 1 pouquinho se tiveres o Disco devidamente desfragmentado.

Última edição: 17 de Agosto de 2006
  10. Techdoctor

Techdoctor Power Member

O Adobe Premiere é sem dúvida um dos melhores programas do género mas reconheço q é um pouco difícil para começar a trabalhar com ele sem 1º alguém nos dar umas luzes...

Mas tens aqui algumas alternativas:

- Nero Vision Express
    - Arcsoft ShowBiz
    - PowerDirector
    - Adobe Premiere Elements
    - Ulead DVD Workshop 2
    - Ulead VideoStudio 8

Última edição: 17 de Agosto de 2006
  11. ShadeX

ShadeX Power Member

Se realmente achas isso e tentaste usar o programa por mais de 15 minutos, sinceramente, esquece, ramo errado.

É que o Premiere é do mais básico possivél. Aliás, só dás de trombas com a parte complexa quando vais á procura dela. Se achas o animal mau, experimenta um DV Xpress ou um Combustion. Nesses sim só tens uma hipotese que é ler o manual.

Claro que para edição básica o Studio dá e sobra. E, uma vez mais sinceramente, nunca me lembro que tivesse falhado.

Para a box que dizes ter, não devias ter probs em editar DV. Tendo em conta que o meu antigo Duron 800 + 256MB PC133 + TNT 2 M64 não tinha probs, não vejo como o teu possa ter. Com um Windows limpo de raiz tens de conseguir editar sem problemas. Já se me disseres que o teu Windows é um Home setup com apps que não têm lugar numa box de edição, e não consegues editar, nisso já acredito.

Apps tens a seguinte escolha +-:

Low end: Pinnacle Studio
    Medium end: Premiere + EncoreDVD
    High End: Escolhe a app de video que mais gostares + Scenarist

O medium dá quase para tudo, se conseguires viver com os embrulhos do Premiere e do Encore. Especialmente do Encore. Tens e estar disposto a tudo com esse, desde alinhar na estupidez do bicho até refazer projectos do 0 pq ele já não anda nem para trás nem para a frente.

Quanto ao teu gravador de DVDs, se pretendes vender trabalho, arranja um gravador a sério. Ou DVDs muito bons. Os meus clientes não se queixam de eu gravar num Samsung, mas os meus DVDs não ficam a 50 cêntimos... O melhor obviamente é um gravador decente (Plexto/Pioneer/Nec) e DVDs de boa qualidade. Mais vale largar €1 no DVD virgem e ganhar papel que poupar no dito e ter de gravar depois no de €1 pq o cliente não vê o filme. E fica chateado obviamente, logo pode nem querer mais trabalho depois.

De qqr modo, se passaste o filme para o PC via DV, não podes ter soluços no filme original. É só verificar vendo os avi's. Se estiver tudo ok, o teu problema tem necessáriamente de ser em um de dois sitios. O transcoder ou o gravador/dvd. E é fácil verificar. Em vez de gravares um DVD dizes ao software para criar uma ISO. Montas com o Daemon Tool. Se o software para ler DVDs do PC mostrar bem o filme, o transcoder está a funcionar bem. Gravas a ISO para DVD (no Samsung e usando a marca de DVDs que costumas usar) e vais dar uma volta por ai a testar em leitores de DVD. Se tambem não der barraca, bom ai só pode ser o leitor do cliente que é uma bela m***a :D

12. No7icE

No7icE Power Member

Caro ShadeX, muito obrigado por um post tão elucidativo como o teu.

A verdade é que tens toda a razão, e terei em conta a totalidade do teu post para o futuro, mas neste momento não me quero aventurar mais na aprendizagem de outros programas (a não ser em extrema necessidade), já que quero acabar este trabalho o mais rapido possivel.

Agora tenho OUTRO problema!!! Formatei tudo, instalei tudo direitinho, fiz o projecto todo direitinho, gravo e tá tudo direitinho... até ao capitulo 12 (tem 17). A questão dos empancamentos ja nao existe, o problema agora é que apartir deste capitulo, a imagem tá toda a "arrastar" (os dançarinos e tudo o que tem movimento no video deixa rasto... acho que me percebem).

Para vos ajudar na identificação do problema, tanto os videos "crus" no PC como na visualização final do projecto não aparece este arrastamento!

E agora para dificultar ainda mais as coisas (eu tenho um azar do c*ralho...), meto o DVD do meu PC e ele lê-o sem problemas nem arrastamentos!

O meu leitor de DVDs de sala é um misero Eletronia (ou melhor, tenho 2 de modelo igual), e em ambos acontece o problema do arrastamento! Será do leitor?

Anyway, o meu Media Player (11) não dá som na leitura de DVDs (algo que ja me acontecia no 9, não sei é como resolvi isso). Why?

Depois de mais um post extenso, agradeço a ajuda de todos =)

Um grande abraço!

13. ShadeX

ShadeX Power Member

O arrasto não sei dizer, o WMP não dar som ou é de não ter o codec para DVD ou de teres o som desligado, em mute. (Acredita, acontece... Eu com 10 anos de trabalho nisto já fiquei a olhar para monitores desligados a pensa pq raio a placa gfx não dava imagem :) )

Partilhar esta Página