1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gravação de video nas Canon

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por arkannis, 13 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 2162)

1. arkannis

arkannis Power Member

Ora bem, penso que isto ainda não foi por aqui exposto.
    Hoje numa das minhas pesquisas deparei-me com um simples software que permite gravar video de todas as Canon SLR que tenham live-view. Nem tudo é um mar de rosas obviamente, a máquina tem que estar ligada ao PC via USB :P

É isto: http://valexvir.narod.ru/
    Clicam ali do lado esquerdo em 0.1.3_setup e tentam seguir os links em russo :lol:

Basta instalarem o programa, ligarem a maquina ao PC via USB, ligar a máquina, e iniciar o programa. O resto é bastante intuitivo e o gajo tá em inglês.
    Com a minha 1000D consegue gravar videos de resolução 768x512 a ~22fps. Permite usar todas as funcionalidades que são usadas no live view, isto é: MF, AF por contraste, ampliação 5x/10x, IS quando se faz half-press (para as lentes que o têm obviamente), e também permite regular a abertura da lente.

Não é a 8a maravilha do mundo, mas como o cabo USB ainda tem uns 2m, isto ligado a um portátil ainda pode ser util em algumas situações, já que a qualidade é bastante boa.
    Enjoy :D

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Era uma questão de tempo até aparecer isso, o conceito, pelo menos na minha cabeça, parece bastante simples :)

Já podes entrar no negócio dos filmes caseiros :D

3. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Vou já testar, já cá posto um feedback.

4. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Conceito muito interessante...vamos aguardar pelo teste do Ra7or! O ideal era cortar a lligação ao PC...tipo o firmware CHDK das Powershot!

5. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Já andam 40D a fazer isso. Filmar sem computador agarrado.

6. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Como assim...é algum firmware opcional?

Bem parece que o CHDK está a chegar às EOS:
    "(2008 09 09) Some EOS 40D breakthroughs, movie mode possible. Example movie and more information on the 40D page."

Última edição: 14 de Fevereiro de 2009
  7. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Aqui deixo o meu vídeo feito ontem, desculpem não ter postado ontem mas fui à caça da fotografia:P

http://vimeo.com/3202451?pg=transcoded_embed&sec=3202451

Não está grande coisa, mas dá para ver a focagem manual quando mostro o cooler das mems. Gostei muito, mas isto durante algum tempo não irá aquecer o sensor em demasia??

8. arkannis

arkannis Power Member

Sim, mas não aquece mais que o uso normal do live view.
    Penso que a máquina tem protecções no sentido de desligar quando aquece demasiado.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem esgalhado, já dá para gravar uns vídeos melhores que com a porcaria dos telemóveis :)

10. arkannis

arkannis Power Member

Isso sem duvida, e melhor que uma webcam também.
    Aquele video que o razor pos nao é muito esclarecedor quanto à qualidade pois é bastante escuro e a máquina é obrigada a subir a sensibilidade e fica com grão e perde qualidade.
    Vou tentar por aqui um mais logo com boa luz.

11. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Agarrdo a um netbook metido dentro de uma mochila com um cabo usb grandinho já dá para fazer umas coisas engraçadas :P :D

12. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Não consegui mesmo tirar com mais luz, mas se puderes coloca aqui para a malta poder ficar melhor esclarecida:)

13. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Já dá para ficar com uma ideia!
    Acho que vale a pena estar atento à evolução deste software alternativo...

14. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Isto só mostra que o firmware pode ser alterado de modo a pôr estas máquinas a filmar.

15. arkannis

arkannis Power Member

Por acaso não mostra nada disso.
    É que de transmitir os dados por um cabo USB até conseguir pôr a máquina a gravar num cartão de memória (que implica bons buffers e rapidez, pois um video é GRANDE) ainda vai uma boa distância.
    Já para não falar que este software não é intrusivo, isto não altera nada máquina e até se baseia numa coisa que já existia feita pela Canon, o remote capture.

16. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Eh pah mas o pc não te vai servir de buffer. Claro que implica sim um bom buffer, mas primeiro passa pela máquina. O que pode limitar é a capacidade de gravação no cartão. Bem está um dia brutal vou para a rua tirar umas fotos.

17. Warlord

Warlord [email protected] Member

por acaso ontem fui ter a esse site tb, tenho aki o prog na pen drive para exprimentar

18. ruimoura

ruimoura Power Member

Pela máquina "passa" sempre, isso é o liveview :)

O programa não faz mais que gravar a imagem que lhe é fornecida pelo liveview da máquina, nada de muito complexo ou extraordinário, diga-se de passagem :)

Se formos a analisar bem, qualquer um pode fazer isso, basta ter o liveview a transmitir para o computador (algo que é feito pelo software da própria marca) e depois com um programa de captura do desktop gravar o que está a passar nesse mesmo programa. É um pouco mais rebuscado, mas o princípio é o mesmo. O que este programa faz é capturar o vídeo directamente da saída usb, sem ter que recorrer a um terceiro programa.

Obviamente daqui até ser a própria máquina a fazer isti ainda vai um grande passo, não que seja muito complexo, porque afinal de contas já existe :), mas não é bem a mesma coisa e implica modificação ao nível de hardware.

19. Miss Marple

Miss Marple Power Member

20. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Não me leves a mal, mas dizes isso porque leste, ou aprendes em algum lado? Ou seja tens informação prática sobre o que dizes?

Partilhar esta Página