Gravador de DVD interno-alguem recomenda 1 até 60€

sheridan

Power Member
60€
k recomendam até este preço??
se tiver o "lightscribe" ..é optimo pros backups das series tv e filmes
e k tenho um da samsung-writemaster prai a + 2 anos e tá me a dar probs..com a drive vazia ele só abre ao fim dumas 5 tentativas e ja "enrabei 12 dvds virgens(Moore dvd+r) até os matar"
 
Os 3 grandes são o BenQ DW1650, o Pioneer DVR-111D e o Lite-On SHW-160P6S/165P6S. A série 165 da Lite-On é igual à 160, com a adição de suporte para DVD-RAM.

Se queres um gravador que:
- Grava também CDs com o máximo de qualidade: DW1650 e DVR-111D (o 160/5P6S é fraco neste ramo);
- Tem maior compatibilidade com CDs/DVDs velhos ou de fraca qualidade (isto é, lê bem discos estragados): 111D e 160/5P6S;
- Testa bem a qualidade dos CDs/DVDs que gravas (ou seja, obter os resultados mais fiáveis acerca da qualidade dos discos): 160/5P6S (o 111D é fraco nisto);
- Transfere dados dos CDs/DVDs para o disco rígido o mais rapidamente possível: 1650;
- Grava melhor que os outros em DVDs de ALTA qualidade (ex: Taiyo Yuden's, Mitsubishi (da Verbatim)): 1650;
- Grava melhor que os outros em DVDs de BAIXA qualidade (DVDs rascas baratos): 111D e 160/5P6S.

No geral, o mais versátil é o 160P6S/165P6S (é bom em tudo excepto em gravar CDs), mas se há características que te interessam mais que outras, vê qual é o que se adequa mais.

O DW1650 e o 111D estão à roda de €40. O 160/5P6S é um pouco mais caro.

Os modelos com LightScribe desses gravadores são o BenQ DW1655 e Lite-On SHW-160H6S/SHW-165H6S. A Pioneer ainda não tem bons gravadores com LightScribe, muito menos uma versão do 111D.
 
Última edição:
Os 3 grandes são o BenQ SW1650, o Pioneer DVR-111D e o Lite-On SHW-160P6S.

...
neste momento "praticamente" todos os dvd k gravo dao erro >( nao sei se tenho de formatar o pc..pois to sempre a instalar tudo e + alguma koisa..e depois.. :'(..
o k kero mesmo e pra gravar dvds, os k kompro sao normalmente dvd+r (Intenso, TDK, Moore)
..audio nao me interessa muito
tenho 50 gigas pra gravar..

em relaçao ao lightscribe kero experimentar mas ja tenho lido k da alguns probs kom o nero do k o labelflash http://www.tomshardware.com/2006/02/14/labelflash_vs_lightscribe_dvd/


mas vo ver esses thx
 
NEC 4571 com labelflash. Tenho tido sempre gravadores NEC e nunca tive 1 único problema!

Vi-o a 52 euros possivelmente ainda o encontras + barato.
 
Links:
- 1655 Preto
- 1655 Branco

Essa loja fica no Porto, mas podes encomendar por €9.

e em termos de garantias a reparaçao e feita la no norte tb..levara bastante tempo a ser reparado e depois enviado ou nem por isso? alguem tem razoes de queixa kom esta loja??

em relaçao ao nec..o k me leva a eskolher o benq é o contraste k o lightscribe oferece parece ser + perceptivel do k o labelflash

mas em termos de kualidade de gravaçao pra dvd.. NEC 4571 é tao boa ou melhor k o modelo do benq 1655??
se for fiko-me pelo nec k e bem + facil de enkontrar aki em lisboa
 
em termos de kualidade de gravaçao pra dvd.. NEC 4571 é tao boa ou melhor k o modelo do benq 1655??

Dificilmente algum gravador atinge a qualidade do 1655 em gravação, ainda mais se for em DVDs bons (caros), e, se algum atinge, é muito pouco provável que seja um NEC. A qualidade dos NECs está muito àquem das do BenQ 1655 e do Lite-On 160H6S/165H6S.

Also, o Pioneer 112 (que tem lightscribe) só sai em 2007 (Janeiro, acho eu). =/

Portanto, restam o BenQ e o Lite-On.

Se não conseguires encontrar nenhum dos 2, procura um LG GSA-H10L ou um Samsung SH-S182M, ambos são modelos com LightScribe, e gravam bem.
 
Última edição:
Dificilmente algum gravador atinge a qualidade do 1655 em gravação, ainda mais se for em DVDs bons (caros), e, se algum atinge, é muito pouco provável que seja um NEC. A qualidade dos NECs está muito àquem das do BenQ 1655 e do Lite-On 160H6S/165H6S.

Also, o Pioneer 112 (que tem lightscribe) só sai em 2007 (Janeiro, acho eu). =/

Portanto, restam o BenQ e o Lite-On.

Se não conseguires encontrar nenhum dos 2, procura um LG GSA-H10L ou um Samsung SH-S182M, ambos são modelos com LightScribe, e gravam bem.

Como se compara a qualidade de gravação?Sempre tive NEC e nunca tive o minimo de problema de gravação nem depois com copatibilidade com outro leitor. Só muito esporadicamente não é compativel com algum dvd o q resolvi sempre com update ao firmware...como em qq outro gravador...penso eu...
 
Para ver a qualidade dos DVDs gravados, usa o Nero CD/DVD Speed e faz um teste de leitura e de qualidade do disco (PI/PIF).

Um DVD bom e bem gravado vai apresentar, no teste de leitura, uma linha uniforme sem oscilações; e no teste de qualidade, vai apresentar erros PI inferiores a 50 e PIF 3-4 no máximo. Com os gravadores que falei, alguns DVDs têm erros PI inferiores a 15 e PIF 2 no máximo! Normalmente, o máximo aceitável é PI=300 e PIF=10, à volta disso.

Quanto maior for a qualidade do DVD gravado, mais tempo ele dura, e os leitores terão menos dificuldade a lê-los. Por exemplo, um DVD-Video mal gravado pode apresentar algumas paragens (curtas, para aí 0.2 segundos) enquanto tamos a reproduzir o filme, principalmente num leitor de ligar à TV.
 
Última edição:
Para ver a qualidade dos DVDs gravados, usa o Nero CD/DVD Speed e faz um teste de leitura e de qualidade do disco (PI/PIF).

Um DVD bom e bem gravado vai apresentar, no teste de leitura, uma linha uniforme sem oscilações; e no teste de qualidade, vai apresentar erros PI inferiores a 50 e PIF 3-4 no máximo. Com os gravadores que falei, alguns DVDs têm erros PI inferiores a 15 e PIF 2 no máximo! Normalmente, o máximo aceitável é PI=300 e PIF=10, à volta disso.

Quanto maior for a qualidade do DVD gravado, mais tempo ele dura, e os leitores terão menos dificuldade a lê-los. Por exemplo, um DVD-Video mal gravado pode apresentar algumas paragens (curtas, para aí 0.2 segundos) enquanto tamos a reproduzir o filme, principalmente num leitor de ligar à TV.

Ok, obrigado pela explicação :Winkani:
 
Estou a gostar bastante da troca de respostas e esclarecimentos, é-me muito útil e suponho que ao resto da comunidade. Tudo isto deixa-me, no entanto, com um feeling qq amargo porque, por alguma razao, no dia 3 deste mês ter colocado uma thread de dúvida em tudo semelhante a esta, neste forum de duvidas, e até hoje teve o fantástico número de ZERo respostas. Mas pronto, aproveito as resposta a esta thread, e muito úteis me são, many thanks e mais opiniões são bem vindas.
Já agora, o que chamam de "bons DVD's"? Costumo usar Verbatim, há algo mais aconselhável? É-me mesmo importante a fiabilidade das gravações.
Já agora, pela natureza das gravações, que são backups de dados em milhares de ficheiros/pastas, há algum programa de gravação aconselhado? ou uma conjugação de tudo: gravador/dvd/software?
mais uma vez, obrigado
 
@BravoMan:

Podes ter a certeza que eu te teria respondido se já fosse registado neste fórum quando criaste o thread. =P

Já agora, o que chamam de "bons DVD's"? Costumo usar Verbatim, há algo mais aconselhável? É-me mesmo importante a fiabilidade das gravações.
Melhor que Verbatim (fabricado pela Mitsubishi Chemicals), só mesmo DVDs 8X fabricados pela Taiyo Yuden, que não são fáceis de encontrar em Portugal. Mesmo sendo de 8X, gravam a 12X sem perda nenhuma de qualidade, tal como os Mitsubishi de 8X. Há, porém, marcas (ex: Hyundai) que "fingem" ter discos da Taiyo Yuden, mas não fazem mais que alterar o nome interno dos DVDs. A qualidade destes DVDs Hyundai é tão boa como um outro qualquer barato.

As caixas Verbatim 8X também podem vir com DVD+R 8X da Taiyo Yuden, genuínos!

No Nero CD/DVD Speed, aparece o nome do disco (Media ID). Por exemplo, os DVD+R Verbatim têm Media ID = MCC 003 (os de 8X) ou MCC 004 (16X), ambos são excelentes. MCC vem de Mitsubishi Chemicals Corporation. Os DVD+R Taiyo Yuden de 8X têm o Media ID = YUDEN000T02. Os de 16X não são de boa qualidade. Os DVD-R da Taiyo Yuden são igualmente perfeitos; quanto aos -R da Mitsubishi, não sei, mas provavelmente são inferiores aos +R.

Fora esses, que são definitivamente os ideais, outros bons incluem:
- os da CMC Magnetics (Ex: Datawrite (+R 16X), HP (+R 8X), Datasafe (+R 8X));
- os da Moser Baer (que têm "Makrolon" escrito na caixa, Ex: MMORE (quase todos), TDK (+R 8X), EMTEC (+R 16X))
- os da Ricoh Japan (Ex: Ultra Speed (+R 16X), Ricoh (todos));
- os da Daxon (Ex: BenQ (quase todos));
- os da Maxell (Ex: Maxell (todos)).

Não disse nada sobre os DVD-R, visto que está provado que os +R são melhores que os -R, e podem ser encontrados ao mesmo preço. Quanto aos RW ou Double Layer, não tenho conhecimentos.

Já agora, pela natureza das gravações, que são backups de dados em milhares de ficheiros/pastas, há algum programa de gravação aconselhado? ou uma conjugação de tudo: gravador/dvd/software?
Com o Nero nunca deves ter problemas. Ou, quando tens, provavelmente também terias com outro programa qualquer, a não ser que tenhas uma instalação do Nero corrupta ou coisa do género.

Quanto a conjugações, não existe nenhuma entre Software e gravador (ou DVDs).

Se usares um gravador bom, irá gravar bem com qualquer DVD (ou menos bem, conforme o DVD que usares). A qualidade é semelhante entre os vários gravadores, dentro daqueles que são excelentes, qualquer que seja o DVD usado.


Em resposta ao teu thread, o gravador que abrange melhor o que pedes é o Pioneer 111D - reconhece facilmente DVDs que supostamente têm erros, oferece boa qualidade em gravações Double Layer, e tem melhor relação qualidade/preço que o Lite-On 160P6S/165P6S. Este último também se adequa ao que necessitas e testa melhor a qualidade dos DVDs, mas é um pouco mais caro. No entanto, o melhor para gravar DVDs Double Layer é o BenQ DW1650.


Desculpem, acho que exagerei no comprimento do post, mas gosto de explicar bem as coisas. :)

Edit: SW1650 -> DW1650
 
Última edição:
Estou abismado, e não tens que pedir desculpas, pelo menos no que se concerne a mim. Está excelente, e para além de gostar muito da tua resposta cuidada e exaustiva qb, costumo detestar respostas telegráficas. Prova disso são também os meus posts, nunca excessivamento sucintos (para mim é quase sinonimo de rudez).
Um grande cheers, e obrigado!
 
Desde já um grande obrigado ao Tio Wiz pela explicação detalhada sobre os 3 gravadores.

Devo dizer que estou muito interessado ou no Benq DW 1655 (já com lightscribe portanto) e no Pioneer 111D. Se houvessem os dois em Lisboa provavelmente escolheria o Benq, mas como só o encontro na Poweron fica-me por 45.90€ já com portes, enquanto o pionner na ***** fica-me por 37.5€ e posso ainda passar por lá hoje. Tudo isto porque finalmente passei-me com as manias do meu velhinho Lite-On 401@411s (quem se lembra de quando esta preciosidade era o leitor mais falado do momento? :D ) que não grava dvd+-r recentes a mais de 2/2.4x e muitas vezes com erros...

Fiquem bem

E se souberem onde comprar o Benq em Lisboa não hesitem em partilhar ;)
 
A diferença entre bulk e retail é que, na versão bulk:

- A caixa (embalagem) é diferente;
- A drive vem quase sempre com o primeiro firmware, mas podes actualizá-lo facilmente;
- A drive não tem o logotipo "BenQ" escrito à frente;
- Não tem CD com software, que pode ser adquirido gratuitamente do site da BenQ;
- Não tem instruções de montagem e instalação, que, em princípio, não é problema.
 
Back
Topo