1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gravador de DVD interno-alguem recomenda 1 até 60€

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por sheridan, 16 de Outubro de 2006. (Respostas: 61; Visualizações: 5234)

1. sheridan

sheridan Power Member

60€
    k recomendam até este preço??
    se tiver o "lightscribe" ..é optimo pros backups das series tv e filmes
    e k tenho um da samsung-writemaster prai a + 2 anos e tá me a dar probs..com a drive vazia ele só abre ao fim dumas 5 tentativas e ja "enrabei 12 dvds virgens(Moore dvd+r) até os matar"

2. balute

balute Power Member

Os 3 grandes são o BenQ DW1650, o Pioneer DVR-111D e o Lite-On SHW-160P6S/165P6S. A série 165 da Lite-On é igual à 160, com a adição de suporte para DVD-RAM.

Se queres um gravador que:
    - Grava também CDs com o máximo de qualidade: DW1650 e DVR-111D (o 160/5P6S é fraco neste ramo);
    - Tem maior compatibilidade com CDs/DVDs velhos ou de fraca qualidade (isto é, lê bem discos estragados): 111D e 160/5P6S;
    - Testa bem a qualidade dos CDs/DVDs que gravas (ou seja, obter os resultados mais fiáveis acerca da qualidade dos discos): 160/5P6S (o 111D é fraco nisto);
    - Transfere dados dos CDs/DVDs para o disco rígido o mais rapidamente possível: 1650;
    - Grava melhor que os outros em DVDs de ALTA qualidade (ex: Taiyo Yuden's, Mitsubishi (da Verbatim)): 1650;
    - Grava melhor que os outros em DVDs de BAIXA qualidade (DVDs rascas baratos): 111D e 160/5P6S.

No geral, o mais versátil é o 160P6S/165P6S (é bom em tudo excepto em gravar CDs), mas se há características que te interessam mais que outras, vê qual é o que se adequa mais.

O DW1650 e o 111D estão à roda de €40. O 160/5P6S é um pouco mais caro.

Os modelos com LightScribe desses gravadores são o BenQ DW1655 e Lite-On SHW-160H6S/SHW-165H6S. A Pioneer ainda não tem bons gravadores com LightScribe, muito menos uma versão do 111D.

Última edição: 3 de Novembro de 2006
  3. sheridan

sheridan Power Member

neste momento "praticamente" todos os dvd k gravo dao erro >( nao sei se tenho de formatar o pc..pois to sempre a instalar tudo e + alguma koisa..e depois.. :'(..
    o k kero mesmo e pra gravar dvds, os k kompro sao normalmente dvd+r (Intenso, TDK, Moore)
    ..audio nao me interessa muito
    tenho 50 gigas pra gravar..

em relaçao ao lightscribe kero experimentar mas ja tenho lido k da alguns probs kom o nero do k o labelflash http://www.tomshardware.com/2006/02/14/labelflash_vs_lightscribe_dvd/

mas vo ver esses thx

4. borbs

borbs Power Member

NEC 4571 com labelflash. Tenho tido sempre gravadores NEC e nunca tive 1 único problema!

Vi-o a 52 euros possivelmente ainda o encontras + barato.

5. I.M.

I.M. Power Member

Eu tenho um NEC com labelflash e ainda não usei uma única vez :D lol

6. sheridan

sheridan Power Member

ok vou ver se kompro Benq 1655..alguem tem 1 ..onde o komprou e k fiz um pesquisa no http://www.itcomponents.net/ e nao vejo sinal dele??
    alguma loja na area de lisboa k o venda??

7. balute

balute Power Member

8. Falzone

Falzone Power Member

9. sheridan

sheridan Power Member

e em termos de garantias a reparaçao e feita la no norte tb..levara bastante tempo a ser reparado e depois enviado ou nem por isso? alguem tem razoes de queixa kom esta loja??

em relaçao ao nec..o k me leva a eskolher o benq é o contraste k o lightscribe oferece parece ser + perceptivel do k o labelflash

mas em termos de kualidade de gravaçao pra dvd.. NEC 4571 é tao boa ou melhor k o modelo do benq 1655??
    se for fiko-me pelo nec k e bem + facil de enkontrar aki em lisboa

10. balute

balute Power Member

Dificilmente algum gravador atinge a qualidade do 1655 em gravação, ainda mais se for em DVDs bons (caros), e, se algum atinge, é muito pouco provável que seja um NEC. A qualidade dos NECs está muito àquem das do BenQ 1655 e do Lite-On 160H6S/165H6S.

Also, o Pioneer 112 (que tem lightscribe) só sai em 2007 (Janeiro, acho eu). =/

Portanto, restam o BenQ e o Lite-On.

Se não conseguires encontrar nenhum dos 2, procura um LG GSA-H10L ou um Samsung SH-S182M, ambos são modelos com LightScribe, e gravam bem.

Última edição: 18 de Outubro de 2006
  11. borbs

borbs Power Member

Como se compara a qualidade de gravação?Sempre tive NEC e nunca tive o minimo de problema de gravação nem depois com copatibilidade com outro leitor. Só muito esporadicamente não é compativel com algum dvd o q resolvi sempre com update ao firmware...como em qq outro gravador...penso eu...

12. balute

balute Power Member

Para ver a qualidade dos DVDs gravados, usa o Nero CD/DVD Speed e faz um teste de leitura e de qualidade do disco (PI/PIF).

Um DVD bom e bem gravado vai apresentar, no teste de leitura, uma linha uniforme sem oscilações; e no teste de qualidade, vai apresentar erros PI inferiores a 50 e PIF 3-4 no máximo. Com os gravadores que falei, alguns DVDs têm erros PI inferiores a 15 e PIF 2 no máximo! Normalmente, o máximo aceitável é PI=300 e PIF=10, à volta disso.

Quanto maior for a qualidade do DVD gravado, mais tempo ele dura, e os leitores terão menos dificuldade a lê-los. Por exemplo, um DVD-Video mal gravado pode apresentar algumas paragens (curtas, para aí 0.2 segundos) enquanto tamos a reproduzir o filme, principalmente num leitor de ligar à TV.

Última edição: 18 de Outubro de 2006
  13. borbs

borbs Power Member

Ok, obrigado pela explicação :Winkani:

14. BravoMan

BravoMan Power Member

Estou a gostar bastante da troca de respostas e esclarecimentos, é-me muito útil e suponho que ao resto da comunidade. Tudo isto deixa-me, no entanto, com um feeling qq amargo porque, por alguma razao, no dia 3 deste mês ter colocado uma thread de dúvida em tudo semelhante a esta, neste forum de duvidas, e até hoje teve o fantástico número de ZERo respostas. Mas pronto, aproveito as resposta a esta thread, e muito úteis me são, many thanks e mais opiniões são bem vindas.
    Já agora, o que chamam de "bons DVD's"? Costumo usar Verbatim, há algo mais aconselhável? É-me mesmo importante a fiabilidade das gravações.
    Já agora, pela natureza das gravações, que são backups de dados em milhares de ficheiros/pastas, há algum programa de gravação aconselhado? ou uma conjugação de tudo: gravador/dvd/software?
    mais uma vez, obrigado

15. balute

balute Power Member

@BravoMan:

Podes ter a certeza que eu te teria respondido se já fosse registado neste fórum quando criaste o thread. =P

Melhor que Verbatim (fabricado pela Mitsubishi Chemicals), só mesmo DVDs 8X fabricados pela Taiyo Yuden, que não são fáceis de encontrar em Portugal. Mesmo sendo de 8X, gravam a 12X sem perda nenhuma de qualidade, tal como os Mitsubishi de 8X. Há, porém, marcas (ex: Hyundai) que "fingem" ter discos da Taiyo Yuden, mas não fazem mais que alterar o nome interno dos DVDs. A qualidade destes DVDs Hyundai é tão boa como um outro qualquer barato.

As caixas Verbatim 8X também podem vir com DVD+R 8X da Taiyo Yuden, genuínos!

No Nero CD/DVD Speed, aparece o nome do disco (Media ID). Por exemplo, os DVD+R Verbatim têm Media ID = MCC 003 (os de 8X) ou MCC 004 (16X), ambos são excelentes. MCC vem de Mitsubishi Chemicals Corporation. Os DVD+R Taiyo Yuden de 8X têm o Media ID = YUDEN000T02. Os de 16X não são de boa qualidade. Os DVD-R da Taiyo Yuden são igualmente perfeitos; quanto aos -R da Mitsubishi, não sei, mas provavelmente são inferiores aos +R.

Fora esses, que são definitivamente os ideais, outros bons incluem:
    - os da CMC Magnetics (Ex: Datawrite (+R 16X), HP (+R 8X), Datasafe (+R 8X));
    - os da Moser Baer (que têm "Makrolon" escrito na caixa, Ex: MMORE (quase todos), TDK (+R 8X), EMTEC (+R 16X))
    - os da Ricoh Japan (Ex: Ultra Speed (+R 16X), Ricoh (todos));
    - os da Daxon (Ex: BenQ (quase todos));
    - os da Maxell (Ex: Maxell (todos)).

Não disse nada sobre os DVD-R, visto que está provado que os +R são melhores que os -R, e podem ser encontrados ao mesmo preço. Quanto aos RW ou Double Layer, não tenho conhecimentos.

Com o Nero nunca deves ter problemas. Ou, quando tens, provavelmente também terias com outro programa qualquer, a não ser que tenhas uma instalação do Nero corrupta ou coisa do género.

Quanto a conjugações, não existe nenhuma entre Software e gravador (ou DVDs).

Se usares um gravador bom, irá gravar bem com qualquer DVD (ou menos bem, conforme o DVD que usares). A qualidade é semelhante entre os vários gravadores, dentro daqueles que são excelentes, qualquer que seja o DVD usado.

Em resposta ao teu thread, o gravador que abrange melhor o que pedes é o Pioneer 111D - reconhece facilmente DVDs que supostamente têm erros, oferece boa qualidade em gravações Double Layer, e tem melhor relação qualidade/preço que o Lite-On 160P6S/165P6S. Este último também se adequa ao que necessitas e testa melhor a qualidade dos DVDs, mas é um pouco mais caro. No entanto, o melhor para gravar DVDs Double Layer é o BenQ DW1650.

Desculpem, acho que exagerei no comprimento do post, mas gosto de explicar bem as coisas. :)

Edit: SW1650 -> DW1650

Última edição: 20 de Outubro de 2006
  16. BravoMan

BravoMan Power Member

Estou abismado, e não tens que pedir desculpas, pelo menos no que se concerne a mim. Está excelente, e para além de gostar muito da tua resposta cuidada e exaustiva qb, costumo detestar respostas telegráficas. Prova disso são também os meus posts, nunca excessivamento sucintos (para mim é quase sinonimo de rudez).
    Um grande cheers, e obrigado!

17. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Desde já um grande obrigado ao Tio Wiz pela explicação detalhada sobre os 3 gravadores.

Devo dizer que estou muito interessado ou no Benq DW 1655 (já com lightscribe portanto) e no Pioneer 111D. Se houvessem os dois em Lisboa provavelmente escolheria o Benq, mas como só o encontro na Poweron fica-me por 45.90€ já com portes, enquanto o pionner na ***** fica-me por 37.5€ e posso ainda passar por lá hoje. Tudo isto porque finalmente passei-me com as manias do meu velhinho Lite-On [email protected] (quem se lembra de quando esta preciosidade era o leitor mais falado do momento? :D ) que não grava dvd+-r recentes a mais de 2/2.4x e muitas vezes com erros...

Fiquem bem

E se souberem onde comprar o Benq em Lisboa não hesitem em partilhar ;)

18. balute

balute Power Member

A GSMBiT em Lisboa tem o BenQ DW1650 (sem Lightscribe) por €42.90. Os media para Lightscribe ainda estão caros para mim (cerca de 1.50 euros cada DVD). :|

19. sheridan

sheridan Power Member

essa loja vende-o em versao "bulk" isso é o k?? é só a drive sem o software nenhum??
    se for e o software pro lightscribe é gratuito ??

20. balute

balute Power Member

A diferença entre bulk e retail é que, na versão bulk:

- A caixa (embalagem) é diferente;
    - A drive vem quase sempre com o primeiro firmware, mas podes actualizá-lo facilmente;
    - A drive não tem o logotipo "BenQ" escrito à frente;
    - Não tem CD com software, que pode ser adquirido gratuitamente do site da BenQ;
    - Não tem instruções de montagem e instalação, que, em princípio, não é problema.

Partilhar esta Página