Gravador DVD

bem, a falar de bons modelos e meter LG no meio, má onda :D
Mais uma vez, drivers com "mao" da liteOn permitem verificação da qualidade de gravação (benq, samsung..), que é 1 mais valia em dvd's baratos, a meu ver.
 
Se usas DVDs baratos, até será vantajoso optares por um Lite-On porque podes usá-lo para verificar a qualidade do DVD depois de gravado. ;)

Mas queres mesmo um SATA? em termos de performance e qualidade, não tem nenhuma vantagem em relação a IDE. A única diferença é os cabos usados.

As outras marcas (como por exemplo o NEC), ñ fazem essa verificação de qualidade depois da gravação?
Em relação ao interface SATA, penso que a diferença ñ será só os cabos, mas sim a velocidade de transferência de dados, que é superior. Certo?
 
Na prática ide e sata sao iguais, acho que ainda nao há efeito bottleneck (limitado pelo bus ide).
Acerca da verificação, NEC nao possui (em condições, nem o Asus). Já agora, um review ;) desse modelo.
(para mim ja nao servia : "Does not support Bitsetting on DVD+R/+RW" )

MAs como disse, ambos são excelentes na gravação.
 
Última edição:
yep, não existe bottleneck, por isso as velocidades por sata e por ide são iguais.

Tanto os NEC como o Asus 1814 suportam quality scanning, mas são pouco fiáveis para fazer isso, especialmente o NEC. Cada vez que se faz um teste para o mesmo DVD, dá um resultado diferente. :p Nos Lite-On, isso não acontece, são scanners consistentes e fiáveis, tal como os BenQ (que já estão descontinuados). Os Plextor também são, mas só scanam a 2X (se nao estou em erro). :S
 
Última edição:
ah, pensei k arrancaram e deu em nada. Tou mais descansado.
(ja sabia bem que os fabrica, como referi atras :) alias, liteOn actualmente mete a unha em quase tudo :))
 
A diferença entre as 20A1x e as 20A3x é só o nome. A drive é a mesma, a nova nomenclatura deve-se apenas ao projecto Philips/Lite-On.

Mas se é assim tão importante ter sata e lightscribe, então espera que o 20A3L chegue a portugal, porque não existe nenhuma drive com essa combinação dentro dos 20A1x. não deve demorar muito para os 20A3x chegarem, já que foram lançados a 2 de Maio e já estão à venda em vários países da europa
 
Última edição:
Não é que seja muito importante ter SATA e LIGHTSCRIBE (pelo menos a curto prazo), mas como tenho visto que com apenas mais meia dúzia de euros, consegue-se comprar um gravador com essas 2 características,acho que vale a pena aproveitar. Ate porque daqui a uns tempos os DVD´s lightscribe devem baixar de preço e valerá a pena utilizar esta tecnologia (nem que seja p/ poupar nas canetas de tinta permanente :)).Quanto ao interface SATA, também acho que, pelo menos de futuro será mais rápido (não percebi bem a história do "bottleneck" nem tive tempo aínda para pesquisar), mas tem de haver vantagens! O problema é que tenho alguma urgência em comprar o DVDRW e, se calhar vou mesmo te de optar por um dos 2 LITE-ON disponíveis (c/LIGHTSCRIBE mas interface IDE ou s/ LIGHTSCRIBE mas com interface SATA)...
 
Última edição:
Se escolheres IDE não perdes nada, desde que arrumes bem os cabos para não impedir a passagem de ar. Os cabos sata são mais finos e maleáveis, mas assim ficas sem lightscribe.
 
Para já, vou usar o gravador externamente, através de um conversor IDE/SATA-->USB http://www.*****.net/produtos/imagens/matchidesatausb.gif, por isso sei que o interface SATA não terá vantagem nenhuma, pois a velocidade estará sempre limitada à velocidade do interface USB.
Mas mais tarde posso querer liga-lo como interno num PC...
Pelo que já li, a diferença de velocidade de transferência de dados entre IDE e SATA, é pouco relevante (133MB/s e 150MB/s), sendo a maior vantagem o facto do SATA ter cabos muito menos largos http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=15140, o que facilita o fluxo de ar dentro do PC e consequentemente o arrefecimento é mais eficaz. Mas o problema de obstrução de fluxo de ar, costumo resolver facilmente dando uns pequenos cortes com um x-acto no isolamento do cabo IDE, que depois separo em 4 partes e colo-os com fita cola uns sobre os outros, ficando o cabo 4 vezes mais fino (já agora, haverá algum inconveniente em fazer isto?). O problema é que daqui a algum tempo as mother-boards já não devem disponibilizar IDE. Certo?
Quanto à alimentação, neste meu caso em que vou usar o DVDRW como gravador externo, o interface SATA não vai permitir dispensar a alimentação externa (como nos discos de 2.5''), pois não?
 
Última edição:
Back
Topo