gravar DVD5 em 30min!!!

V'ger

Power Member
Boas carissímos, o meu gravador nec começou a gravar um DVD5 em 30min, o que dantes aconteceia em 8min, já fiz update ao nero e ao xp, e no task mannager o cpu está a rebentar, o q antes tb não acontecia, fica todo engasgado. Será algum virus, spam, sei lá.
 
Última edição:
Mais um para a blacklist dos piratas. E depois queixam-se que os tópicos foram apagados sem razão aparente... Se ao menos lesses as regras, deixavas de ser assobiado.

Em relação ao problema, duvido que seja o tipo de dvd que ele está a gravar ser diferente.
 
Última edição:
Antes que o moderador chegue e feche o post eu vou-te explicar o porque dos 30 minutos.

Os 30 minutos é o tempo de escrita a 2x em CLV (constant linear velocity), ou seja o teu NEC anda a gravar a 2x.
porque é que a gravação está a 2x, por uma das seguintes razoões:
- Ou o softare de escrita esta configurado (sem tu saberes, caregaste em alguma coisa) para 2x
- Os discos só são suportados para escrita a 2x, embora por fora possa dizer 16x, a verdade é que o aparelho como não tem dados sobre esse media escreve a 2x sobre esse media. Podes resolver a situação actualizando o frimware do hardware: os fabricantes de hadware testam os discos opticos e definem qual a melhor estrategia de escrita para cada tipo de disco. Actualizas o firmware e eventualmente até te pode deixar gravar a 32x em cds que a caixa diz que são de 12x...
 
Peço desculpa pela minha forma de estar "ilegal", não voltararei a repetir tal proeza, no entanto tenho uma infidade de manuais que nunca leio e assim como eu será 80% da população, portanto não me crucifiquem por não ter lido as regras. De qualquer modo volto a pedir desculpa por ter sido mais que explicíto na descrição do minha situação.

Em relação à atenta resposta do "theforbidden1", muito obrigado pela mesma, vou analisar a questão dos programas utilizados, um é o nero o outro que "utilizo para fazer backups dos meus dvd's caso eles se estraguem por mau uso" é o DVDfab (ultima versão) que é excelente e permite fazer um backup de DVD9 em 2xDVD5 sem compressão. Vou verificar se nesse existe alguma configuração. Em relação ao nero, ele indica que está a gravar a 8x e os DVD's são de 8x, princos, o que acontece é que durante a gravação o led do nec costumava ficar sempre aceso e agora pisca...

independentemente da questão "ilegal", existe uma questão técnica e é nessa que me concentro

Obrigado pela atenção

Ps: mais uma vez peço desculpa e não irá acontecer.
 
Peço desculpa pela minha forma de estar "ilegal", não voltararei a repetir tal proeza, no entanto tenho uma infidade de manuais que nunca leio e assim como eu será 80% da população, portanto não me crucifiquem por não ter lido as regras. De qualquer modo volto a pedir desculpa por ter sido mais que explicíto na descrição do minha situação.


Só porque foste um rapaz simpatico e cumprido :P apaguei o meu post..

Já agora aqui do DMA costuma ser na bios ou então nas propriedades do dispositivo no gestor, mas já não me lembro de ver isso desde o win98 :P

cumps
 
vai a : gestor de dispositivos -> Controladores IDE/ATA/ATAPI -> escolhes o canal ide correspondente à tua drive, se ele não te deixar alterar o modo removes essa entrada e reinicias o pc, depois do boot ele vai identificar e instalar o drive já com o modo UltraDMA.

cumps
 
Peço desculpa pela minha forma de estar "ilegal", não voltararei a repetir tal proeza, no entanto tenho uma infidade de manuais que nunca leio e assim como eu será 80% da população, portanto não me crucifiquem por não ter lido as regras. De qualquer modo volto a pedir desculpa por ter sido mais que explicíto na descrição do minha situação.

Em relação à atenta resposta do "theforbidden1", muito obrigado pela mesma, vou analisar a questão dos programas utilizados, um é o nero o outro que "utilizo para fazer backups dos meus dvd's caso eles se estraguem por mau uso" é o DVDfab (ultima versão) que é excelente e permite fazer um backup de DVD9 em 2xDVD5 sem compressão. Vou verificar se nesse existe alguma configuração. Em relação ao nero, ele indica que está a gravar a 8x e os DVD's são de 8x, princos, o que acontece é que durante a gravação o led do nec costumava ficar sempre aceso e agora pisca...

independentemente da questão "ilegal", existe uma questão técnica e é nessa que me concentro

Obrigado pela atenção

Ps: mais uma vez peço desculpa e não irá acontecer.

Não tem nada a ver com o programa que utilizas para a escrita dos DVDs, mas sim com o software que está dentro da drive de DVD, vulgo firmware. No site do fabricante do hardware deve ter firmware recente e como se faz a actualização...
 
Back
Topo