Problema Graves demasiado altos em fontes de audio distintas

M_guest

Banido
Boas,

Isto é algo que reparei ter-me acontece hoje, do nada, todo o som que sai deste computador tem os graves a um nível que distorce tudo por completo tornando-se intragável ouvir o que quer que seja.

A questão é isso acontece ora via uns Logitech G35 que se ligam via USB e as minhas Z-5500 que se ligam por analógico, já testei os G35 no portátil, o som ai está bom, já desinstalei drivers e voltei a instalar, tudo na mesma.
Queria mesmo evitar andar a formatar o sistema completo, mas não faço a mais parva ideia do que possa ser a causa, até nos G35 sem surround emulado só me dá a saída de audio direita... isto foi ás bananas!...

Estou a ver e é como que se o Windows se esquecesse do limite de audio... No painel de controlo da uma Xonar DX aquilo com o som a 100% tem tudo a "bater" no topo, antigamente não era assim.
Aconteceu alguma coisa ás configurações audio disto que me pôs o PC a distorcer o som por completo... mas já ti tudo quando era níveis de baixos e graves e nada... está tudo com os valores padrão...


Alguém tem alguma ideia?
 
Abre o painel de controlo da Xonar desliga o SVN, vai a "mixer" e faz reset (em playback); é suposto os sliders das saídas áudio estarem a ~75% e nunca ao máximo. Assim o controlo de volume a 100% ficará dentro desse limite que não é suposto distorcer.
Desliga também o flex Bass, e certifica-te que não tens efeitos ligados em "effect", nem algum setting aí no EQ que puxe os graves. Por via de dúvidas, mete em modo hi-fi no DSP para que não sejam aplicados outros settings. Desta forma retiras a Xonar da equação, a não ser que tenha algum estrado na saída analógica.

Confirma se é em todas as aplicações, ou se é nalguma em que esteja em uso algum filtro de normalização ou boost no sinal. O facto de te dar problemas com algo USB que à partida terá a sua placa de som própria devia ilibar a Xonar ou qualquer config dela deste problema.
 
A questão é que acontece nas Z-5500 e no G35, nas Z-5500 tenho o som a 10% e já está extremamente alto, então os graves passam-se por completo e tenho o sub-woofer a 30% nas próprias Z-5500...

Quando ligo os G35 não dá mesmo... 100%, 1%, é indiferente, nem é uma questão de volume, o som por si encontra-se completamente distorcido...

Digo até que estava a usar os drivers 3rd party para a Xonar, mudei para os oficiais da Asus, mesma coisa, tudo aponta para o Windows ter activo um aumento de som, uma função que encontro em vários tópicos com a mesma questão, só que a suposta opção não está disponível no meu caso, mesmo reduzindo os baixos e graves ao mínimo o som continua distorcido, todas as opções do painel da Xonar já se encontravam desligadas, realmente é algo que me está a ultrapassar, tudo aponta para ser ao nivel do próprio Windows 7 pois afecta duas saídas de audio distintas...

Isto é um SSD, formatar são 30 minutos, mas não queria estar a formatar isto sempre que o Windows se lembrasse de me dar cabo do som... isso e tenho que ligar o leitor de DVDs, enfim...
Para remover ser algo de hardware (sei lá, problema de alimentação ou algo do género... tomando em consideração que a minha motherboard "chia" quando puxo pelo PC) vou correr um Linux BootCD nisto.
 
Como tens a vantagem de usar um SSD, antes de reinstalares tudo para testar a fresco poderás sempre fazer um clone das partições actuais caso a solução apareça entretanto (bastando o restore depois).
Certifica-te também que estás a usar os default devices correctos de playback no mixer, começando por "speakers" na DX e com uma ligação analógica, e usando também essa opção se estiveres a usar Dolby Digital Live por SPDIF (ou então "digital output" apenas para pass-through). Cada uma destas opções tem a sua tab de levels individual.
Desculpa se não digo nada de novo, mas estou sem ideias sobre o que te possa afectar o som a nível geral e independentemente da config de cada playback device.
Uma sugestão que dou é limpares todos os drivers de som que tenhas, principalmente os adicionais de dispositivos de USB com placa de som própria, ou da onboard (se activada) e começar apenas pela Xonar para ver se o problema persiste, ou quando surge.

edit: Btw, é perfeitamente normal que a tua mobo "chie" com o overclock que tens na tua sig, ou até stock com esse PWM 4+1 nú. Não há motivo para alarme.
 
Última edição:
A questão é que acontece nas Z-5500 e no G35, nas Z-5500 tenho o som a 10% e já está extremamente alto, então os graves passam-se por completo e tenho o sub-woofer a 30% nas próprias Z-5500...

Quando ligo os G35 não dá mesmo... 100%, 1%, é indiferente, nem é uma questão de volume, o som por si encontra-se completamente distorcido...

Digo até que estava a usar os drivers 3rd party para a Xonar, mudei para os oficiais da Asus, mesma coisa, tudo aponta para o Windows ter activo um aumento de som, uma função que encontro em vários tópicos com a mesma questão, só que a suposta opção não está disponível no meu caso, mesmo reduzindo os baixos e graves ao mínimo o som continua distorcido, todas as opções do painel da Xonar já se encontravam desligadas, realmente é algo que me está a ultrapassar, tudo aponta para ser ao nivel do próprio Windows 7 pois afecta duas saídas de audio distintas...

Isto é um SSD, formatar são 30 minutos, mas não queria estar a formatar isto sempre que o Windows se lembrasse de me dar cabo do som... isso e tenho que ligar o leitor de DVDs, enfim...
Para remover ser algo de hardware (sei lá, problema de alimentação ou algo do género... tomando em consideração que a minha motherboard "chia" quando puxo pelo PC) vou correr um Linux BootCD nisto.

Já me aconteceu o mesmo, infelizmente só consegui com format...

Que drivers usaste?
 
Usei inicialmente os Unified Xonar Drivers depois testei com os da Asus, o resultado foi o mesmo.
Estou agora a tentar instalar novamente os 3rd party mas a instalação está a demorar bastante tempo...
Queria adiar um novo format para quando mudar de motherboard (a questão dela "chiar", os condensadores devem estar a dar o berro) mas parece que lá terá que ser...

Update: isto é... se os Unified sequer instalarem, isto já vai há 10 minutos e não sai do sitio... ah bom, completou a instalação... nada foi instalado... enfim.
Desactivei tudo que tinha a desactivar e instalar, vou agora instalar os drivers do G35 de forma isolada a ver se resolvem alguma coisa...
 
Última edição:
O Chiar deve ser Coil Whine, da fonte ou da gráfica, desconheço nas board´s...

Isso da distorção só me aconteceu uma vez, com um amplificador tecnhics, estranhei, porra isto a distorcer tanto...acabei por formatar e voltou ao normal até hoje com as Z906

Uma coisa que fiz também, não sei se isso influenciou, desliguei a placa de som on board na bios.
 
Ou isso, da fonte ou gráfica, só sei que só chia em certos momentos exactos, quando dá a introdução de um jogo, por exemplo chia que se farta quando faz o teste de performance do Windows 7...Por exemplo, desde o video inicial do Secret World até à janela de login o sacana chia, quando entro no jogo em si... nada... calou-se.
(Uau, isto está a instalar os drivers do G35 enquanto escrevo e o sistema morre por completo durante uns segundos, bolas...)

Ok, algo se passa que também estou a há uns 5 minutos para isto me instalar uns drivers e o sistema está meio morto...
Desisto, o installer não sai do sitio, já estou a gravar o DVD do Windows 7 e vou formatar isto tudo, enfim...

Por acaso fui a ligar o leitor de DVD e passei a vida a apanhar choques... com a fonte desligada... e a caixa está carregada de estática... lindo... que mais, o processador vai queimar de vez?
 
Última edição:
Windows 7 instalado de fresco, liguei os G35, Windows instala drivers padrão... ouvi uma musica, o som está bom, tendo em consideração que não está a usar os drivers proprios, sem distorção aparente, vamos a ver se é desta que dá para instalar os controladores sem o sistema bloquear...

Instalei os drivers da Logitech, está com o som novamente distorcido, mas que raio?!

Tive que desligar tudo quanto era fonte de som do Windows 7 e activar a virtualização de som, parece ter corrigido ao nivel do G35.
Parece que a Logitech e os seus brilhantes drivers (já os "conheço" com o meu H.O.T.A.S. que demorou de caraças a corrigirem uma falha no firmware) deu cabo dos G35 nos ultimos drivers...

Enfim, pelo menos para o G35 a coisa parece ter melhorado, o som não é dos melhores mas ao menos já o tenho a 50% e o som não está distorcido, está mau... mas enfim...

Agora instalar os drivers da Xonar, ver no que dá...
 
Última edição pelo moderador:
A chiadela a que te referes é da gráfica e não da board. No início dos jogos muitas vezes o menu de introdução corre a FPS muito altas, e ficas com coil whine na gráfica, o mesmo é habitual no teste do windows para gráficas que exibem esse comportamento. O uso de vsynch poderá evitá-lo, mas não é nada com que te devas preocupar.
A chiadela de board só deverás ter enquanto puxas o CPU por um stress test e a zona de pwm fica em carga, mas normalmente é abafada pelo resto. A ocorrência depende muito da board, mas não é de todo raro numa board 4+1 a puxar por um PhII (a título de exemplo, ocorre numa que tenho quando o CPU se manda para >150W).

Quanto aos logitech, pelo menos ficas a saber de onde vem o problema. Podes sempre procurar um pack de drivers anterior, ou usar os genéricos do windows se servirem para o serviço. Se tiveres paciência, podes também tentar instalar os drivers logitech para teres acesso ao CP e programas para os configurar, mas através do device manager reverter aos drivers genéricos do windows; pode ser que resolva o problema.
 
Obrigado pela informação, bem, já instalei os drivers da Xonar e som parece estar bom (ai está, depois de andar a ouvir tantos tipos diferenetes de som ainda não tenho bem as bases para ver se está bom ou não).

Vou usar o meu MacBook como plataforma de compação, com o G35 e também com os meus Sennheiser HD 555 para ter uma ideia se estou a ouvir isto bem... se bem que não estou a gostar do que oiço nos HD 555... mas ai está, os meus ouvidos ainda não poderam "descansar" para compreender se é distorção de som ou apenas é falta de hábito que tenho andado muito com os G35 ultimamente... e algo me diz que a alterantiva para os G35 deu um pouco cabo do Surround... mas enfim, também o surround deles sempre foi virtual para começar...

Sigh... bolas (para não dizer o que realmente me apetece), nos HD 555 mudei para uma musica diferente... som todo distorcido... isto a 50% no Windows.... ponho a 100% (que no passado sempre esteve assim), não dá mesmo... até estalidos dá para ouvir... No G35, nas Asus Xonar, ambos a dar o berro? Não estou mesmo a entender...

Estou praticamente sem mais ideias... só me resta tentar ligar isto por SPDIF, se souber onde meti o cabo...


A testar a diferença com o HD 555 entre o PC e o MacBook Pro não tem nada a ver... o som do Mac é muito mais claro, não distorce, mesmo a 100% (fica alto o suficiente para me por surdo... mas não distorce).
Nas Z-5500, som a 10% da potencia delas, a 50% no Windows, o Sub-woofer está todo contente (quando o tenho a 30% nas proprias Z-5500), lindo, uma formatação completa do sistema para rigorosamente nada...

Sigh... enfim... não era suposto com o som a 50% o equializador do Windows não passar a vida a bater no máximo? Bem, eu vou testar só mais uma vez com uma distribuição Linux e depois desisto de vez...

E também vou activar a Realtek onboard para ver qual é a prestação dela, tentar retirar a possibilidade da Xonar estar a dar o berro (se bem que supostamente não devia influenciar o G35... mas ai acho que é mesmo coincidencia pois a solução que eu fiz para os G35 estava mesmo no forum deles, bastante pessoal queixa-se do mesmo).



Hum... ando por aqui nos foruns da Logitech e várias pessoas queixam-se exactamente do mesmo, há quem diga que foi um update do Windows 7 que deu cabo de tudo, há quem diga que é a ultima versão dos drivers do G35 que mandou o som ás urtigas... isso explica o que se passa com os G35... mas e com a Xonar + Z-5500? Parece que vou ter mesmo que arranjar um bootCD do Ubuntu ou isso...

Tive que desinstalar o codek do flash e instalar um antigo... parece ter minimizado o impacto, tanto nas G35 como nas HD 555... hum...
Tu não me digas que era tudo culpa da Adobe e as suas actualizações quase que semanais do Plugin do Flash? Hum...
 
Última edição:
Que drivers da Logitech?

Se vias que os drivers da Asus Xonar estava bom não metias mais nenhuns "relacionados com o som"
 
Back
Topo