Graves problemas entre o SP2 e Athlon 64

Nemesis11

Power Member
In an article posted in the Knowledge Base section of its Web site, Microsoft says that Service Pack 2 may not work with computers running Advanced Micro Devices' 64-bit microprocessors. The Redmond, Wash.-based company says owners of such PCs may want to bypass the update completely.

AMD's 64-bit chips include the Athlon 64 for PCs and the Opteron for servers.

A Microsoft representative declined to comment directly on the AMD-related issue but said the company "continually investigates all issues and vulnerabilities" reported to it regarding SP2 and other products.

An AMD representative had no comment on the matter.

Installing SP2 on AMD 64-bit machines may cause the devices to restart repeatedly, according to Microsoft. The problem occurs in those systems if they also are configured to enforce so-called data execution prevention (DEP) and contain hardware that requires a driver software known as Mpegport.sys. A specific program known to set off the glitch is Sigma Designs' Realmagic Hollywood Plus DVD decoder application.

Microsoft says users may be able to resolve the problem by configuring an exception to the DEP rule. Otherwise, the company advises AMD users to remove SP2 altogether.

http://news.com.com/Windows+update+harbors+AMD+conflict/2100-1016_3-5326707.html?tag=nefd.top

Fica o aviso para quem tem Athlons 64. Este SP2 está a revelar-se problematico.....
 
tipico.... criam uma solução para um problema e acabam por criar uma nova vaga de problemas....

ta bem q e natural alguns problemas (temos de ter em conta a complexidade de um os tipo windows e a gama de hardware q tem de servir) mas uma falha destas e inaceitavel! sera q nunca testaram o sp2 num A64?
 
Acho que é a prova que o SP2 mesmo com o tempo que demorou a sair saiu incompleto.
O mesmo vai acontecer com o Longhorn.
Não me vou admirar nada que a seguir ao LH saia uma second edition que seja tudo aquilo que o LH deveria ser.
E o Zé Povinho a pagar, ou não:)

Mas este problema é realmente inaceitável ou então podemos sempre pensar que é mais uma manobra para dificultar a vida à AMD, já que Windows XP 64 bits versão final nem geitos...
Lá estou eu com as teorias da conspiração:D
 
O Link do KB:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;878474

To work around this problem, disable the Mpegport.sys driver in Device Manager by using Safe Mode. To do this, follow these steps:
Restart your computer.
Press the F8 key. On a computer that is configured to start multiple operating systems, press F8 when the Startup menu appears.
Use the arrow keys to select a Safe Mode option, and then press ENTER.
Click Start, click Run, type devmgmt.msc, and then click OK.
In the View menu, click Show hidden devices.
Expand Non-Plug and Play Drivers.
Right-click the Mpegport.sys driver, and then click Properties.
On the Driver tab, change the Startup Type to Disabled, and then click OK.
Restart your computer.

If you require the Mpegport.sys driver, you can also turn off DEP. To turn off DEP, follow these steps:
Restart your computer.
Press the F8 key. On a computer that is configured to start multiple operating systems, press F8 when the Startup menu appears.
Use the arrow keys to select a Safe Mode option, and then press ENTER.
Click Start, click Run, type cmd, and then click OK.
At the command prompt, type the following, and then press ENTER:
bootcfg /raw “/noexecute=alwaysoff /fastdetect” /id 1

If you have multiple start entries or start options, you may have to manually modify the Boot.ini file for your computer. To disable DEP by modifying the Boot.ini file, change the /noexecute policy level to alwaysoff.
Restart your computer.

E como está no artigo, se não resultar, é desinstalar o SP2.
 
Kain disse:
tipico.... criam uma solução para um problema e acabam por criar uma nova vaga de problemas....

NNNNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ isso é impressão tua.... até parece k foi assim com o win 3.1, 3.11, 95, 98, e 2000, k supostamente iam ser sempre o SO perfeito e corrigir todos os bugs da versão anterior........
 
Metro disse:
Acho que é a prova que o SP2 mesmo com o tempo que demorou a sair saiu incompleto.
O mesmo vai acontecer com o Longhorn.
Não me vou admirar nada que a seguir ao LH saia uma second edition que seja tudo aquilo que o LH deveria ser.
E o Zé Povinho a pagar, ou não:)

Mas este problema é realmente inaceitável ou então podemos sempre pensar que é mais uma manobra para dificultar a vida à AMD, já que Windows XP 64 bits versão final nem geitos...
Lá estou eu com as teorias da conspiração:D


Problemas e novos bugs são inevitáveis...no mundo real ( milhões de sistemas com n configurações diferentes ao nível do hardware e software ) é que se detectam e testam os produtos neste caso SO :P

Mas ...lançar um SP desta importância e envergadura...e...realmente no comments

LOL...sem querer parecer um adepto acérrimo das ditas teorias :P ...não é por nada mas ....Wintel ...rings a bell ?
 
realmente..., ao tempo que os A64's já andam por aí e sai um SP com
problemas com esse cpu!!?? isto se não tem a ver com a wintel, não sei o
que será!!!??? :puke:
 
Kain disse:
tipico.... criam uma solução para um problema e acabam por criar uma nova vaga de problemas....


ERRRRRRRR TENHAM CALMA!!!
Podiam pensar antes de dar uma opinião...?

Este "bug" era mais que esperado, devido ao NX dos A64.

O que acontece é que os A64 com o SP2 bloqueam a execução de código na zona de dados, e desta forma protegem de cerca de 80% dos virús e afins. O que acontece é que provavelmente o ficheiro em questão executa código na zona de dados, o que é inválido. Mas devido à fragilidade do windows, isso nunca tinha sido um problema.

Por outro lado, o "bug" ou a falha é da Sigma e não da M$.

Mais uma vez, pensem antes de falar para não mandarem besteira cá para fora.
 
Tafinho disse:
Por outro lado, o "bug" ou a falha é da Sigma e não da M$.

Nem mais. Aliás pelo que li, o software que não funciona como deve ser no SP2, o mais provável é estar a fazer algo errado à partida.
 
Última edição:
Eu já tentei instalar duas vezes e fico a olhar para um ecran preto a seguir ao restart, já quase que desisti. No outro A64 nem tenho coragem de instalar nada porque aquela máquina tem de estar 100% operacional.
 
Eu tenho um 64 3000 e o SP2 não ainda não deu bronca.

Mas pelo sim pelo não vou esperar pelas correcções antes de o tentar instalar.... :joker:
 
É como diz o Tafinho,

este é daqueles problemas que já era previsivel. De quem é a culpa não sei. Há uns quantos programas, onde se inclueiem alguns para ler DivX que usam a mesma àrea que a maior parte dos vírus para executarem código.

Quando se tem o DEP ligado esses programas causam uma falha nesta "defesa" e manda-os abaixo.

É só uma questão de antes de se ligar o DEP, depois de instalado o SP2, ver-se bem que programas e serviços estão a correr e excluiur-se estes da monitorização do DEP. Como é referido na MS também não é muito complicado desligar-se um serviço oriundo de um driver, usa-se o safemode para o desactivar ou simplesmente desliga-se o DEP.

O unico senão no meio disto tudo é que o utilizador comum certamente terá mais dificuldade em resolver uma situação destas, embora pela mesma razão duvido que saiba da existência do DEP e muito menos ligá-lo.
 
:005: :005: Pois é... aconteceu-me precisamente isto!

Tinha o SP1 instalado no WinXP precisamente porque tinha receio destas notícias de incompatibilidade... apesar de ter o update feito nunca o instalei.

Acontece que agora não estou em Portugal (só volto em Dezembro!) e o meu pai resolveu carreto gar no íconezinho que estava sempre a aparecer e vai de instalar o SP2! Não é que me aconteceu mesmo isto? Agora não para de reiniciar e o meu pai não consegue aceder ao painel de controlo para retirar a opção de reiniciar automaticamente em caso de erro, quanto mais resolver o problema...

Estou feito... não sei como vou sair desta! Cravei um amigo meu... vamos lá ver se ele consegue lá dar um pulinho!
 
Back
Topo