Greenpeace diz que consolas jogam sujo

MaNs1nH0

Pirate King Folder
A Greenpeace volta a apontar o dedo a fabricantes de tecnologia que a organização ambientalista critica por não fazerem tudo o que podem para evitar a utilização de material tóxico. A última análise centra-se sobre as consolas de jogos e nenhum dos principais fabricantes fica de fora da classificação "pouco verde".

Para o relatório "Playing Dirty" a organização desmontou a PlayStation 3 (PS3) da Sony, a Xbox 360 da Microsoft e a Wii da Nintendo e a conclusão é de que, apesar de cumprirem as leis europeias, as consolas ainda têm materiais que precisam de ser substituídos.

Segundo o relatório, se as consolas fossem classificadas como brinquedos não poderiam ser vendidas no mercado europeu, já que os componentes tóxicos fazer parte da lista negra para estes produtos na União Europeia.

Na classificação final das consolas a Greenpeace afirma que a Nintendo não tem política ambiental, sendo esta marca a pior surpresa da análise realizada. "Ficámos chocados com a Nintendo; foi a maior surpresa", afirma Zeina Al-Hajj da Greenpeace, à BBC.

Os materiais usados são perigosos para o ambiente mas também para os utilizadores. A exposição continuada ao brómio, usado nas placas de circuitos e nos invólucros de plástico, afectam a capacidade de memória e aprendizagem, podendo também interferir com os sistemas hormonais, enquanto os ftalatos incluídos nos componentes da Xbox 360 e a Playstation3 podem afectar o desenvolvimento sexual dos humanos, especialmente dos rapazes.

Tal como aconteceu nos relatórios sobre portáteis e telemóveis, divulgado já este ano, a Greenpeace defende que se os fabricantes usarem a experiência da concorrência podem descobrir facilmente formas de substituir os seus componentes tóxicos por materiais amigos do ambiente. "Uma consola mais verde, mais limpa, é possível. Não há desculpa para continuar a jogar sujo", adianta a organização em comunicado.

A organização lembra que este é um dos mercados de maior crescimento na electrónica de consumo, com vendas de 60 milhões de unidades por ano, e que também contribui fortemente para o lixo electrónico gerado na Europa.

Aos utilizadores a Greenpeace pede que ajudem escrevendo às marcas a pedir criarem produtos sem materiais tóxicos, produzindo consolas de jogos mais limpas.

Veja no TeK o vídeo sobre a análise realizada pela Greenpeace.

Vídeo

Fonte
 
outra vez? lá por não ter exposto no site deles a sua politica ambiental, não quer dizer que não tenha.
"se fosse classificado como brinquedo"? Mas não é, por isso está conforme todas as regras
 
Again? Os executivos da Greenpeace que comecem a usar carros menos poluentes que já fazem algo de bem pelo ambiente...
 
outra vez? lá por não ter exposto no site deles a sua politica ambiental, não quer dizer que não tenha.
"se fosse classificado como brinquedo"? Mas não é, por isso está conforme todas as regras
Exactamente lá por divertir e ser usado por miudos também não quer dizer que é um brinquedo
 
Em vez de andarem preocupados em arranjar/implantar alternativas ao petróleo, sabemos todos como anda essa subida dos preços, andam nisto... haja paciência.
 
É porque obviamente é paga pelos outros dois que no entanto também pagam para serem um bocadinho criticados para ninguém desconfiar.

Obviamente esta sinistra conspiração nunca passa ao lado dos fa.. ... uuumm... jogadores interessados no assunto.
 
Fanáticos... costuma-se dizer que tudo o que é de mais enjoa. Se a continuidade deste planeta dependesse do suicídio de cada um deles, havias de ver se não eram capazes de o fazer.
 
Se a continuidade deste planeta dependesse do suicídio de cada um deles, havias de ver se não eram capazes de o fazer.
Eles quando é nas noticias estão muito preocupados e assim e são muito bonzinhos nas costas muitos deles andam ai a acelerar com os seus belos ferraris
 
É porque obviamente é paga pelos outros dois que no entanto também pagam para serem um bocadinho criticados para ninguém desconfiar.

Obviamente esta sinistra conspiração nunca passa ao lado dos fa.. ... uuumm... jogadores interessados no assunto.
desculpa, mas tu lembraste como foi da ultima vez? eles deram a nota mais baixa à nintendo simplesmente porque não disponibilizaram as infos no site e não lhes apeteceu perguntar à nintendo. E depois em press releases dizem que a nintendo é um horror. Isso alguma vez está certo? queixaria-me mesmo se fosse outra companhia a levar estas da greenpeace
 
Repost e a Nintendo aparece na pior posição simplesmente porque se recusou a partilhar quaisquer informações relativas à sua política ambiental, daí a dizer que "não tem política ambiental" ainda vai uma grande diferença, gostava de saber em que se basearam para dizer isso, viva o sensacionalismo.

Edit: Afinal não é repost, este é outro relatório, mesmo assim algo me diz que as razões de a Nintendo estar nessa posição são as mesmas.

Por fim, a Nintendo continua a ser a empresa com pior posicionamento na tabela, com 0,3 pontos. Os maus resultados reflectem a falta de interesse da empresa em fornecer detalhes acerca das suas politicas ambientais.
 
Última edição:
Resposta da Nintendo:
"Cumprimos com todos os requisitos e directivas na restrição de uso de substâncias nocivas para a saúde assim como para o ambiente. Mais, de maneira a assegurar que os nossos produtos são seguros no uso por crianças, também levamos em conta as regras aplicadas ao fabrico de brinquedos".
Fonte: http://ez.mygames.pt/noticia/7532/

A notícia está também no IGN e na secção Wii este comentário é simplesmente do melhor:
I respect nintendo for not participating, the only console maker who refuses to negotiate with eco-terrorists

it's funny because everybody knows nintendo is one of the greenest tech companies in existence, they only ever get slammed for not providing information on their policies.. or should I say.. for not printing toxic ink onto pieces of murdered tree to send to greenpeace so that they can feel good about themselves
Link: http://wii.ign.com/articles/875/875284p1.html

greenpeace.jpg
:002::002::002:
 
Última edição:
Esses comentários fazem-me lembrar uma analogia engraçada. Toda a gente também sabia que a Volvo era a marca mais segura do Mundo ... até ao momento em que testes com uma metodologia sistemáticos começaram a ser feitos e se chegou à conclusão que são iguais aos piores que os outros todos.

Só tenho pena que quem faça estas comparações seja uma entidade como o Greenpeace que á algo duvidosa.

Há até um ponto particularmente ecológico da Wii que estranho que ninguém tenha referido.
 
Última edição:
Eu concordo que se alerte para estas coisas. Só assim se pode também pressionar para se mudar os materiais de forma a poluir menos o planeta.

Claro que o greenpeace divulga isto sempre de uma forma sensacionalista, por vezes ridicula. Segundo a noticia, os jogadores da Wii podem ficar burros e sem memoria, enquanto que os da ps3, e xbox podem ficar com o orgão sexual sub desenvolvido :P (tem piada que a ideia geral é que ps3 é que faz crescer o orgão) :P

Seja como for, qualquer empresa faz os seus produtos de acordo com a norma. Se a norma permite, ninguém investe noutro tipo de produto só por ser menos poluente. Se o GP quer consolas limpas tem que pressionar é governos e outras organizações para criar normas que proibam esses produtos nocivos.
 
Eu diria que isto do ecológico é muito bonito mas...

Por quanto mais ficaria construir uma máquina sem esses materias nocivos? É que eco alarmismos à parte, se ficasse mais barato construir as consolas com produtos eco-amigáveis seria burrice das empresas não os utilizarem...

É muito giro falar em ecologia de barriga cheia...
 
Back
Topo