Greenpeace diz que consolas jogam sujo

Alarmista ou não, a verdade é que as marcas de hi-tech a casa ano que passam, parece que gozam cada vez mais com o consumidor ao fazerem produtos cada vez mais consumidores de energia.
Cada vez mais temos produtos que não podemos desligar da energia com um simples desligar do botão, somente desligando a ficha da corrente. Televisores, DVD´s Blu-Rays, receivers e se calhar as consolas não, digam-me vocês? Não entendo esta política das marcas de retirarem o botão do power.
 
Alarmista ou não, a verdade é que as marcas de hi-tech a casa ano que passam, parece que gozam cada vez mais com o consumidor ao fazerem produtos cada vez mais consumidores de energia.
Cada vez mais temos produtos que não podemos desligar da energia com um simples desligar do botão, somente desligando a ficha da corrente. Televisores, DVD´s Blu-Rays, receivers e se calhar as consolas não, digam-me vocês? Não entendo esta política das marcas de retirarem o botão do power.

Tu sabes qual é o consumo de um led? (o que fica ligado nesse caso)

Bolas... isto é o pensamento dos meus avós. Ainda se usa hoje em dia?
 
O racional dele nunca foi mais actual. Os consumos parasitas em electrónica e electrodomésticos na globalidade são muito grandes. No entanto hoje em dia este assunto está a começar a ser levado a sério.
 
Sempre que me lembro do Greenpeace, lembro-me do filme do Armageddon:


"HARRY: Hey there, what can I do for you?


GREENPEACE LEADER: This is an official protest.


HARRY: 'Course it is. I love you guys. You like dolphins and whales, I like 'em too. Hey, I know you. You too. Didn't you have shorter hair?


GREENPEACE LEADER: Stamper, do you know what this thing does to the eco-system?


HARRY: How'd you get out here? Canoe? Rowboat? Oh, that boat down there with a thousand horsepower diesel!


GREENPEACE LEADER: How can you wake up every day and look at yourself in the mirror?


HARRY: The same way you did when you blow-dried your hair this morning. And you used a curling iron, I betcha. Did you know most electricity's from burning oil? I'll stop drillin' when the world - stops using it. Bennie, start 'er up!


GREENPEACE LEADER: Wait...


HARRY: Can't wait! I'm a businessman! Those goons over there gave me 57 mil. to find oil and they ain't leavin' till I do! 'cause they have no lives!"
 
Que mais? Pelo menos o circuito de controlo remoto tem que estar sempre activo. O LED é só uma face visível. Numa TV deve andar entre os 5 a 10 W

Não sei se tens consciência mas estás a menosprezar um problema sério em termos de eficiência energética. Enfim...
 
image.php
 
Eu costumo utilizar réguas com interruptor. É bastante prático e é barato.

Quando sei que me vou ausentar por algum tempo geralmente desligo os disjuntores de tomadas no quadro (à excepção, claro do frigorífico/combinado)
 
Eu costumo utilizar réguas com interruptor. É bastante prático e é barato.

Quando sei que me vou ausentar por algum tempo geralmente desligo os disjuntores de tomadas no quadro (à excepção, claro do frigorífico/combinado)

exactamente a pratica efectuada aqui em casa..
e no meu pc, nao posso falar das consolas, normalmente desligo no interruptor da fonte.. até porque as vezes durante a noite chateia me o led da board xD

o modem é coisa certa que nao consigo dormir com as luzinhas todas.. de resto tem tudo botao de desligar da corrente.

e a extensão também tem interruptor..
 
É o mesmo que eu faço, uso igualmente réguas com interruptor. Mas sei que a maioria das pessoas não o faz, e são cada vez menos os aparelhos que surgem no mercado com o botão do power, e será que a X-box 360 tem e a PS3?
Isto sim é uma questão mais grave, que a mencionada pela Greewar. Por mim a UE simplesmente deveria proibir a venda de produtos sem o botão do power, a ver se as marcas não mudavam logo de atitude. Alias para mim não é só irritante o facto dos produtos gastar energia quando em standby, mas também o facto de se ficar com uma autentica arvore de natal.
 
Última edição:
É o mesmo que eu faço, uso igualmente réguas com interruptor. Mas sei que a maioria das pessoas não o faz, e são cada vez menos os aparelhos que surgem no mercado com o botão do power, e será que a X-box 360 tem e a PS3?
Isto sim é uma questão mais grave, que a mencionada pela Greewar. Por mim a UE simplesmente deveria proibir a venda de produtos sem o botão do power, a ver se as marcas não mudavam logo de atitude. Alias para mim não é só irritante o facto dos produtos gastar energia quando em standby, mas também o facto de se ficar com uma autentica arvore de natal.

E aquelas aparelhagens de áudio quando estão em Standby fazem aqueles flashes de luzinhas todos malucos?:002:
 
Que mais? Pelo menos o circuito de controlo remoto tem que estar sempre activo. O LED é só uma face visível. Numa TV deve andar entre os 5 a 10 W

Não sei se tens consciência mas estás a menosprezar um problema sério em termos de eficiência energética. Enfim...

Timber, independentemente de estar a menosprezar um problema sério ou não, tens noção que dizeres que uma televisão em stand by consome 5 a 10 wats é totalmente absurdo, não tens? Aliás, tenho a certeza que tens, pois sei os conhecimentos que tens no ramo.

Tudo bem quereres alertar para um problema... mas não é preciso isso. Pareces do Greenpeace :D
 
É aburdo e irrelevante individualmente. Tal como é irrelevante se eu decidir deixar uma lâmpada qualquer acesa 24h por dia.

Este fenémeno toma as proporções devido ao imenso parque de aparelhos no Mundo inteiro que literalmente parasitam energia.

De resto isto não é uma cruzada pessoal que arranjei agora. Os consumos parasitas ou em stand-by são uma alvo comum de programas de eficiência energética.
 
A PS3, tem o botão Power na parte de tras, mesmo por cima da entrada do cabo de alimentação, reconheço que raramente desligo o botão, até porque não me incumoda a luzinha, mas tenho consiencia que gasta alguma luz.

Cumprimentos,
Eagles_2
 
por não fazerem tudo o que podem para evitar a utilização de material tóxico.

é só o que depreendo da análise.

não é preciso escolher uma marca de consolas para defender, até porque elas nem querem saber nem pagam por isso, o que é preciso é que lhes lembrem que afinal há controlo e que não podem fazer tudo o que querem.

fico admirado (ou não?) que sendo este forum constituído maioritáriamente por jovens, quando se fala em ambiente no âmbito da tecnologia a reacção seja inexistente ou ferozmente contrária aos dados apresentados referentes a possíveis violações.

estou mesmo a ficar velho :)
 
Noznika01, o que tu dizes é perfeitamente correcto tendo em conta a frase que citas, no entanto, á luz da "se as consolas fossem classificadas como brinquedos não poderiam ser vendidas no mercado europeu, já que os componentes tóxicos fazer parte da lista negra para estes produtos na União Europeia.", todo o texto deixa de fazer grande sentido. É que o problema dos brinquedos é que as crianças naturalmente os levam à boca e chegam mesmo a roê-los. Uma vez que as crianças pequenas não vão meter as consolas na boca e as crianças grandes já têm juizo para o não fazer, os problemas apresentados pela GP não merecem grandes reacções.
 
Back
Topo