1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GRUB desapareceu!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por JPgod, 6 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 2558)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas...

Já é a 2ª vez que me acontece>( Tenho o windows XP no raid 0 e o ubuntu 5.10 noutro disco...

Entretanto tinha neste mesmo disco outra partição com o windows 2000 e entretanto instalei o windows XP nesta mesma partição, o problema que quando arranco agora a partir deste disco, entra directo no windows XP em vez de entrar no GRUB:005:

2. falco

falco Power Member

O instalador do window$ faz isso. Podes instalar de novo o grub, para isso agarras num live-cd de GNU/Linux, fazes um chroot à / do sistema instalado, e executa o comando grub-install ("man grub-install" para detalhes)

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

podes explicar com mais detalhe, não percebi bem o processo :(

4. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Penso que o livecd do Mepis tem uma ferramenta mesmo para reinstalar o grub...

Senao conseguires podes fazer a mao com um livecd do gentoo (como o falco estava a dizer)

1 - Sacar o livecd do gentoo...

http://darkstar.ist.utl.pt/gentoo/releases/x86/current/installcd/install-x86-minimal-2005.1-r1.iso

2 - Montar as tuas particoes:

Código:
    mount /dev/hda1 (particao onde tens o linux) /mnt/gentoo
    mount -t proc none /mnt/gentoo/proc
    mount -o bind /dev /mnt/gentoo/dev
    3 - Chroot para entrares no mesmo ambiente do Ubuntu (basicamente, mexes no sistema como se la estivesses :) )

Código:
    chroot /mnt/gentoo /bin/bash
    env-update
     * Caching service dependencies...
    source /etc/profile
    export PS1="(chroot) $PS1"
    4 - Reinstalar o GRUB

Código:
    grub-install /dev/hda (disco onde tens o linux)
    Se precisares de mais ajuda, avisa :P

5. dickseed

dickseed Power Member

Isso é normal. Qd se volta a instalar um so tem k se fazer de novo o setup ao grub.
    Basta iniciares com um qualquer live cd que contenha o grub (gentoo por exemplo) e fazer:

cd /boot/grub
    grub

já dentro da consola do grub

root (hdx,y) -> onde o x é o número do disco e o y o número da partição que contém o /boot (nota que os números começam em 0).

setup (hdx)

quit

depois é só reiniciar. (shutdown -r now)

6. falco

falco Power Member

Não é normal! O que acontece é que o window$ limpa a master boot record do computador, o que é completamente desnecessário e só serve para sabotar a utilização de outros sistemas operativos, porque normalmente é aí que se instalam os boot loaders

7. dickseed

dickseed Power Member

Logo é normal acontecer depois de se reinstalar o windows.

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

EDIT: problem solved... Para quem ficar nas lonas como eu o procedimento é muito simples...

-> Arrancar o PC com CD de instalação do ubuntu
    -> quando aparecer o ecran onde diz "boot", escrever "rescue" (sem as aspas) e ENTER
    -> Seguir instruções no ecrã
    -> Depois na linha de comando no modo de restauro, escrever "grub-install /dev/hda" [enter] (hda é o disco onde se pretende reescrever o grub
    -> Se tudo ocorrer bem, vais mostras uma mensagem e pode reiniciar, prestar atenção se não vai dar erro de disco não reconhecido
    -> E voilá! Grub is back como estava dantes :D

Última edição: 31 de Março de 2006
  9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

boas...

Agora o problema é o inverso... Não consigo aceder o windows XP pelo grub... Já ajustei a particão, mas dá-me este erro:

não percebo porque ele não reconhece o ficheiro :( Se antes estava a funcionar...

10. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

ui...
    o famoso "ntldr is missing"
    isso acontece a muita gente, independentemente de ter o linux instalado no sistema ou não.

isso não esta bem relacionado com o GRUB.
    faz o backup do grub para uma disquete
    e depois tenta usar a consola de reparação do windows xp
    experimenta usar o chkdsk /r, e, eventualmente o fix mbr (tou a dizer os comandos de cabeça, n sei se é mm isto)

se procurares aí por ntldr aparece muita coisa :P
    mas o problema esta na partição do windows.

11. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

No Ubuntu numa consola faz:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

O que aparece?

Vê se tens alguma coisa parecida com isto que eu tinha:

Só interessa ver o que meti aq bold.

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, tenho +- isso... A não ser que tenho o dobro de entradas do Ubuntu :007: (tenho que tb limpar um bocado disso, aquilo meteu todos os kernels que foi sakando, desde o defaut de instalação até o amd 64 k8-smp

No que toca ao windows tenho assim:

Se fosse hd0,0 o grub dá um erro e volta ao menu de escolha do SO... Mas se aparece o erro do NLDLR, é porque já achou a partição do windows, mas este tem o boot marado!

13. TuxBoss

TuxBoss Power Member

tens de entrar na repair console do windows e fazer o fixmbr.
    Depois tens de voltar a instalar o grub.
    O problema como já foi dito anteriormente não tem nada a ver com o grub, é uma panca qualquer estranha do windows que de vez em quando se auto-corrompe.

Partilhar esta Página