1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Grub e MBR

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Xik0, 11 de Abril de 2005. (Respostas: 4; Visualizações: 1475)

  1. Xik0

    Xik0 Power Member

    Boa tarde. O problema é o seguinte, tenho 2 discos no meu pc, um com o windows xp e outro estava com o FC3, e decidi aventurar-me pelo slack, mas aquilo deu bronca na instalação e ficou com um problema, ao iniciar o sistema aparecia "Erro no sistema operativo" e não conseguia nem arrancar o windows, então botei o cd do xp e para não eliminar o que eu tenho no 1ºdisco, instalei por cima do slack, antigo fedora e ficou com 2 windows, 1 em cada disco. Mas deixei passar, hoje vou a instalar o ubuntu e no fim da instalação dá o mesmo erro, no qual intalei novamente o windows para poder aceder ao meu 1º disco. Feito isto, pesquisei na net por causas eventuais do erro cometido e encontrei algumas coisas como restos do grub na mbr, e também a solução para esse problema era arrancar com a disquete do win98 e fazer fdisk /mbr. Lá fiz eu, mas ao arrancar com a disquete aparece um menu do tipo escolha por onde deseja inicar cd-rom ou disco rigido, não me dando hipotese para escrever qualquer comando. Agradeço qualquer ajuda :)

    Comprimentos
     
  2. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Não é logo aí que tens de escrever isso.
    Arranca com ou sem suporte para cd-rom, como preferires e quando ele acabar de arrancar, vai-te mostrar a prompt, como mostrava no dos.
    Aí sim, escreves isso e pronto ... resolve o problema :D
     
  3. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    e da proxima vez que isso te acontecer n voltes a instalar o windows por cima do outro (ou como te aconteceu, instalar duas vezes no mesmo disco)... arranca pelo cd do xp entra na recovery console e faz fixmbr e fixboot ;)
     
  4. Xik0

    Xik0 Power Member

    Boa noite!

    O problema agora é um bocado diferente, lá consegui instalar o ubuntu mas agora é assim, ao reiniciar o pc, ele diz logo "Erro ao arrancar o sistema operativo" a unica maneira é meter o cd do Windows, deixa-lo arrancar e n carregar em nenhuma tecla e só aí é que aparece o Grub para escolher windows ou o ubuntu. A minha questão é se alguem sabe resolver este problema de tirar aquele aviso e poder arrancar até ao Grub sem usar o cd do Windows.

    Comprimentos
     
  5. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Grub :( isso não tem LILO?
    Se estiveres a usar slack, segue esta parte do book (http://www.slackware.com/book/index.php?source=c1710.html) e tenta instalar em "simple" e para o "/Root". Não te aconcelho a instalares para "MBR" (vêr ecrãs durante instalação bem como a informação no link que dei).
     

Partilhar esta Página