Grub e MBR

Xik0

Power Member
Boa tarde. O problema é o seguinte, tenho 2 discos no meu pc, um com o windows xp e outro estava com o FC3, e decidi aventurar-me pelo slack, mas aquilo deu bronca na instalação e ficou com um problema, ao iniciar o sistema aparecia "Erro no sistema operativo" e não conseguia nem arrancar o windows, então botei o cd do xp e para não eliminar o que eu tenho no 1ºdisco, instalei por cima do slack, antigo fedora e ficou com 2 windows, 1 em cada disco. Mas deixei passar, hoje vou a instalar o ubuntu e no fim da instalação dá o mesmo erro, no qual intalei novamente o windows para poder aceder ao meu 1º disco. Feito isto, pesquisei na net por causas eventuais do erro cometido e encontrei algumas coisas como restos do grub na mbr, e também a solução para esse problema era arrancar com a disquete do win98 e fazer fdisk /mbr. Lá fiz eu, mas ao arrancar com a disquete aparece um menu do tipo escolha por onde deseja inicar cd-rom ou disco rigido, não me dando hipotese para escrever qualquer comando. Agradeço qualquer ajuda :)

Comprimentos
 
Não é logo aí que tens de escrever isso.
Arranca com ou sem suporte para cd-rom, como preferires e quando ele acabar de arrancar, vai-te mostrar a prompt, como mostrava no dos.
Aí sim, escreves isso e pronto ... resolve o problema :D
 
e da proxima vez que isso te acontecer n voltes a instalar o windows por cima do outro (ou como te aconteceu, instalar duas vezes no mesmo disco)... arranca pelo cd do xp entra na recovery console e faz fixmbr e fixboot ;)
 
Boa noite!

O problema agora é um bocado diferente, lá consegui instalar o ubuntu mas agora é assim, ao reiniciar o pc, ele diz logo "Erro ao arrancar o sistema operativo" a unica maneira é meter o cd do Windows, deixa-lo arrancar e n carregar em nenhuma tecla e só aí é que aparece o Grub para escolher windows ou o ubuntu. A minha questão é se alguem sabe resolver este problema de tirar aquele aviso e poder arrancar até ao Grub sem usar o cd do Windows.

Comprimentos
 
Back
Topo