Grub não arranca o Win XP

Ragnarok

Folding Member
Boas.

Recentemente instalei o Windows XP em NTFS no meu único disco e decidi instalar também uma distro de linux, o Mepis. Para tal usei o QTParted, "tirei" um pouco de espaço da partição do Windows e parti essa nova partição em duas (swap e root) para instalar o Mepis.

Para o boot, instalei o Grub no MBR (sim, eu sei sei que vou ter que voltar a instalar o Grub no MBR se quiser re-instalar o Windows... :( ) e ele boota na boa o Mepis. O Windows é que nada... Quando está a fazer o boot, simplesmente pára e não faz nada. Aparece 'Booting Windows XP' e a config do Grub para o Windows XP mas de seguida pára.
Pensei que fosse por ter a partição do Windows em NTFS, por isso googlei mas verifiquei que isso não era pois já tinha o Grub bem configurado para arrancar o Windows em NTFS.
Assim, não faço mesmo a mínima ideia porque é que o Windows não boota... :(

Se alguem me conseguir ajudar... Já estou farto de googlar... :puke:

Aqui fica a parte do config do Grub que diz respeito ao Windows XP:

title Windows at hda1
rootnoverify (hd0,0)
chainloader +1

Obrigado e fiquem bem!
 
Última edição:
Acabei de experimentar e nada... :(
Primeiro porque tem que ser rootnoverify e não root, pois só com root ele dá erro, diz que não reconhece o filesystem. A partição é NTFS e por isso tem que se usar o rootnoverify.
Mas de qualuer forma, mesmo com o rootnoverify não arranca, parece que o chainloader +5 também não serve... :puke:

Obrigado pelas respostas até agora, venham mais opiniões/ajudas... :(
 
De certeza que o problema é do grub? Talvez o tal QTParted te tenha dado cabo da partição do Windows. Experimenta reformatar a MBR para pôr só o Windows a arrancar, se der tudo bem então é provável que o problema seja do grub. Se não der tudo bem.. :004:
 
Pois, também já tinha pensado nisso e ainda só não o fiz porque precisava do PC hoje.
Além do mais, consigo fazer mount da partição do Win e aceder a todos os ficheiros (pelo menos os que tentei :p), daí não pensar muita nessa hipótese. Espero que não seja esse o problema...
Não sei se hoje ainda tentarei fazer isso... De qualquer forma, amanhã vou experimentar e depois digo qualquer coisa.

Fiquem bem e obrigado. :)
 
Última edição:
PrOdG disse:
De certeza que o problema é do grub? Talvez o tal QTParted te tenha dado cabo da partição do Windows. Experimenta reformatar a MBR para pôr só o Windows a arrancar, se der tudo bem então é provável que o problema seja do grub. Se não der tudo bem.. :004:

A única x que me aconteceu uma coisa deste género, foi no pc de um conhecido, tivemos de reinstalar tudo, pq a tabela de partições do disco tinha-se lixado.
Acontece de x em quando por causa de se mexer no mbr.
O win só serve para lixar a vida ao pessoal, fonix :S

Tenta fazer o que o PrOdG disse

Boa sorte com isso
 
Boas.

Acabei de fazer o FIXMBR e so deu ***** ...
Ja nao tenho Grub mas o Win XP tambem nao arranca, conclusao, SO esta lixado.
Estou num LiveCD do Mepis, vou comprar um RW e mandar esta maravilha toda para o *******.

Obrigado pela ajuda pessoal! :)

Fiquem bem.

PS: Desculpem a falta de acentos, o teclado esta definido como o americano...
 
Boas.

Cá estou eu outra vez com problemas... :die:
Então é assim:

Formatei tudo e experimentei re-instalar o Win XP. Após a setup do boot cd do Win copiar os ficheiros de instalação para o disco faço reboot.
Ora, deviam ver a minha cara de espanto quando me aparece outra a vez a mesma mensagem que aparecia quando fiz o FIXMBR: "Error loading operating system".
Pensei logo que deveria ser ainda o MBR lixado, vai se lá saber porque. Então, como o fdisk não está nos na recovery console do cd do Win XP, agarrei no Live Cd do Gentoo e corri o fdisk. Vi as partições que tinha (aparecia o que eu penso ser o MBR lá listado, uma partição pequena com cerca de 6 MB's) e eliminei tudo.
Então, tentei instalar outra vez o Win XP e faz exactamente a mesma coisa!

Qual será o problema? O MBR continua no disco? Se sim, como elimino?
Se não é isto, o que psso fazer então? O FIXMBR e o FIXBOOT em nada me ajudaram... :confused:

Obrigado pela ajuda, fiquem bem...

PS: Dúvido que seja do cd do Win XP pois tentei com o Win 2000 e o resultado foi exactamente o mesmo.
 
Última edição:
O boot CD do kazuza safou-me!

Boas!

Pois é, com o boot cd do kazuza lá me consegui safar!
Básicamente usei o device manager da Hitachi (IBM e Fujitsu) para fazer "Erase Boot Sector" e consegui!
Se alguem calhar a ter o mesmo problema que eu e não lhes apeteça pensar e não precisem dos SO's instalados, já sabem! ;)

Obrigado a todos (ao kazuza em especial :p ) e fiquem bem!
 
Não deve ser problema do GRUB, deve ter sido de andares a "brincar" às partições.

O parted não tem suporte para mecher no NTFS. Como ao que sei o QTParted é apenas um front-end para o parted. A única forma que ele tem para mexer em NTFS deve ser um hack manhoso (ou então não)...


Fiquem bem!
 
Back
Topo