GRUB ou Boot Manager - Ajuda

Salvador_

Suspenso
Boas peeps... Ja experimentei algumas distros mas por muito pouco tempo uma vez q tive q reformatar tudo ou pq n m entendia (suse e afins) e voltei ao windows... contudo quero tentar novamente...

contudo quero instalar a par do windows...N distro's para usar ao msmo tempo e ir aprendendo gradualmente em varios ambientes... eu sei q o suse instala um gerenciador de boot autaticamente...mas e se eu quiser instalar mais distros ? o que fazer ? como fazer pa ter por exemplo o windows e depois ai umas 4 distros a' escolha ? instalo um gerenciador primeiro ?

agradecia ajuda...mt obrigado
 
de certo mais vale usares um virtualizador como o vmware, virtualbox ...
mas dá para fazer, so tens é d particionar o disco para cada uma e alterar o grub.
 
n quero ca' virtualizaçoes... ja experimentei e axo q me prefiro tar pela raiz...

pois isso do grub ele instala com uma das distros mas como eh q o configuro ? eu ja no passado tinha particionado o meu disco interno para 4 SO's (windows XP, opensuse 10.2, Ubuntu, n instalei nada no outro) quando tinha apenas windows e suse o painel aparecia na boa para escolher o SO mas assim q instalei o ubuntu o gerenciador desapareceu e so conseguia arrancar com Windows XP...n sei s eh preciso instalar novamente o grub ou assim... se sim como o faço ? ou ele eh suposto reconhecer os SO's automaticamente ?

tks
 
julgo que ele reconhece os SO da partiçao / em uso (nunca testei +2) ...

Por ex, usando o modelo
Código:
title		Microsoft Windows XP Professional
root		(hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader	+1
 title		Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root		(hd0,4)
kernel		/boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sda5 ro quiet splash
initrd		/boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
boot
 title		Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root		(hd0,4)
kernel		/boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sda5 ro single
initrd		/boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
boot
 title		Ubuntu, memtest86+
root		(hd0,4)
kernel		/boot/memtest86+.bin
quiet
boot
era so alterar o hd0,4 para a respectiva partiçao ...
 
Claro que ao instalares uma distro se optares por instalar um bootloader, ele vai fdiskar para saber qual é a particão que tem o grub instalado normalmente na path /boot/grub/ para carregar a stage1.

Podes sempre optar por deixar o grub que tens actualmente e adicionar uma entrada ao menu.lst do grub que tens a funcionar actualmente.
 
por acaso nunca reparei se qnd instalo uma distro ele da a opçao de instalar um boot loader ou deixa'-lo quieto... se assim for escolho para n instalar tenho q ver isso... e depois adicionar ao menu do booter eh so ir ao menu de configuraçao do boot loader e adicionar a partiçao da nova distro ?
 
Back
Topo