GRUB + Partition Magic = Error 17

bocky

Power Member
Boas!

Primeiro é preciso dizer que de linux não percebo muito, só usei para alguns trabalhos da faculdade e não foi preciso aprender grande coisa.

O que me aconteceu foi o seguinte: tenho, no portátil, um disco de 100GB que dividi com o partition magic da seguinte maneira: uma partição para o windows em NTFS, outra para as minhas coisas todas em FAT32 e outra para o Linux (Kubuntu), para quando precisar na faculdade. Consegui por tudo a funcionar sem grandes problemas, escolhia o SO com o GRUB durante o arranque, e pronto.

Acontece que ainda há bocado tive a brilhante ideia de redimensionar as partições com o Partition Magic, visto que o espaço estava mal distribuído entre elas. Ora bem, depois do P.M. ter feito o seu trabalhinho, reiniciou o PC. Primeira coisa que vejo quando olho para o monitor: "GRUB loading... Error 17". :'(

Pelo que andei a pesquisar parece que o problema é que o GRUB já não sabe onde andam as partições, visto que o P.M. as alterou. Mas antes de poder corrigir isso preciso de ter acesso ao ficheiro de configuração do GRUB, o que não é fácil para quem não percebe grande coisa de linux. Já arranquei para o Kubuntu a partir do CD, mas agora como tenho acesso à partição do linux? Tenho de a montar, certo? Acho que me vão perguntar o que aparece quando faço fdisk -l por isso fica já aqui a parte que me parece importante:

/dev/sda6 Linux swap / Solaris
/dev/sda7 Linux

Já tive a tentar montar a sda7 mas o mount diz-me que tenho de especificar o filesystem type, coisa que eu não sei... (ao montar a partição que tem o Windows ele não pede nada) :confused:

Edit: Já experimentei mount -t ext3 e -t ext2 e nenhum dá, diz "wrong fs tpe, bad option, bad superblock on /dev/sda7. missing codepage or other error"

Alguém me consegue dar uma ajudinha?

Obrigado! :)
 
Última edição:
Outro dia também lixei o grub, ao formatar a partição do linux para reinstalar novamente o ubuntu. Tive que usar a diskete de recuperação do partition magic para activar a partição do windows.
Mas se queres manter essa instalação do linux não sei como fazes.
 
O problema não é bem o GRUB não saber onde andam as partições, ele reconhece as partições no disco, não reconhece é o sistema de ficheiros, talvez por causa do redimensionamento.

Experimenta fazer um boot por um LiveCD e fazer um filesystem check à partição /dev/sda7 . O sistema de ficheiros é muito provavelmente ext3, mas podes verificar isso no ficheiro /etc/fstab. Se for ext3, faz
Código:
fsck.ext3 /dev/sda7
Quando acabar já deves conseguir fazer o boot normalmente. Se não conseguires, aí sim segue os passos do xupetas para reinstalar o grub na MBR.
 
(...)fazer um filesystem check à partição /dev/sda7 . O sistema de ficheiros é muito provavelmente ext3, mas podes verificar isso no ficheiro /etc/fstab.
Podes trocar isso por miúdos? Newb here :(

Já agora, se isto der para o torto há a hipótese de por o PC a entrar directamente para Windows, sem passar pelo GRUB? :confused:

Edit: e já agora, quando o P.M. estava a fazer o trabalho dele, demorou montes de tempo... A última vez que olhei para o monitor mal tinha passado dos 50%... Pouco tempo depois já tinha reiniciado e aparecia o erro do GRUB... Como demorou tão pouco tempo a partir do 50%, será que deu algum erro e lixou alguma partição? Tinha o portátil fechado por isso não reparei em nada.
 
Última edição:
Podes trocar isso por miúdos? Newb here :(

Já agora, se isto der para o torto há a hipótese de por o PC a entrar directamente para Windows, sem passar pelo GRUB? :confused:

Com o cd do windows "fixmbr"

Para recuperares o grub, basta meteres um live cd e:

$sudo grub
- grub> find /boot/grub/stage1
(hdx,y) # isto será o resultado do comando anterior, que devem usar a seguir
- grub> root (hdx,y)
- grub> setup (hdx)
- grub> quit # para sair
e por fim:
sudo grub-install /dev/hda

in: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Grub_GfxBoot
 
Para recuperares o grub, basta meteres um live cd e:

grub> find /boot/grub/stage1
Error 15: File not found

Nesse guia não consigo fazer um dos passos: mount -t ext3 -o rw /dev/sda7, dá o erro que descrevi no fim do 1º post.

Edit: Outra coisa...
Com o cd do windows "fixmbr"
Não consigo entrar na recovery console do windows, o setup diz que não encontra nenhuma hard disk drive...
 
Última edição:
Tens a certeza que o Partition magic apenas redimensionou e não alteras-te o número da partição?

Com o live cd do Kubuntu abre o gparted (deve estar com o nome "Gerenciador de Partições do Gnome" ou algo parecido) e vê se alterou o número da partição.
 
Com o live cd do Kubuntu abre o gparted (deve estar com o nome "Gerenciador de Partições do Gnome" ou algo parecido) e vê se alterou o número da partição.

QTParted, queres tu dizer (Kubuntu, KDE). Será que isto ajuda?

qtparted2ap7.jpg


Uma coisa que eu reparo é que existem 5GB livres, que supostamente não deviam existir. Será que o P.M. encravou mesmo a meio?
 
Ah, com o Ultimate Boot Disk, que tem o Super Grub Disk consegui arrancar com o Windows, mas não consigo arrancar com o Linux. Aquilo tinha la a opção de restaurar o GRUB no MBR mas também não funcionou... Vamos lá ver o que consigo fazer agora...

Edit: O P.M. diz que a partição de Linux está em ext2.
 
Última edição:
O problema aí nessa imagem é a partição /dev/sda7 ter Type "unknow" (que por acaso é um bug e devia obviamente ser "unknown" :D)

O QTparted não domino, mas como root faz
Código:
# [color=red]fdisk /dev/sda[/color]

The number of cylinders for this disk is set to 14593.
There is nothing wrong with that, but this is larger than 1024,
and could in certain setups cause problems with:
1) software that runs at boot time (e.g., old versions of LILO)
2) booting and partitioning software from other OSs
   (e.g., DOS FDISK, OS/2 FDISK)

Command (m for help): [color=red]t[/color] [I](change a partition's system id)[/I]
Partition number (1-7): [color=red]7[/color] [I](o numero da tua particao)[/I]
Hex code (type L to list codes): [color=red]83[/color]

Command (m for help): [color=red]w[/color] [I](write table to disk and exit)[/I]
E provavelmente já conseguirás fazer boot. Pelo sim pelo não faz o filesystem check (é correr o comando que eu pus no ultimo post, SEM a partição montada).

EDIT: btw, 2Gb de swap? :wow:
 
PrOdG, antes de ler o teu post consegui fazer alguma coisa: depois de ter entrado do Windows fui ao P.M. e vi o que raio eram aqueles 5GB "livres". Parece parte desses 5GB eram os restos de uma partição, fiz "undelete" e agora o GRUB já arranca como dantes e tenho acesso aos dois SOs... Mas fiquei com duas partições Linux (a antiga e a nova)... Agora vou tentar arrancar pelo CD do WinXP e entrar para a consola de recuperação para ver se consigo por o PC a arrancar directamente para o Windows, para apagar as partições de Linux e instalar de novo... Ou então vou ver se consigo por as partições como estavam anteriormente... Aceitam-se outras sugestões, vamos lá ver o que isto dá.
 
A minha sugestão apagares essas partições de 4G e 3G, diminuires a SWAP para uns 512 megas ou 1 G e instalares o SO de novo.

Outra coisa, com o "driver" ntfs-3g já podes escrever em segurança em ntfs. E existem drivers para windows que escrevem em ext3 (ex: http://www.fs-driver.org/ ) por isso essa partição de 74G em FAT32 era mais bem aproveitada se pusesses algum desse espaço na / .
 
Hum... Estranhamente mesmo depois disto não consigo entrar para a consola de recuperação do XP. O que é que acontece ao GRUB se eu apagar agora as partições de Linux? Será que depois consigo arrancar para o Windows?
 
Não. Convém recuperares o mbr para entrar no windows. Podes é instalar a distro outra vez instalando o novo grub por cima.
 
Podes é instalar a distro outra vez instalando o novo grub por cima.
Vou fazer isso então, mas só depois do ano novo... Agora está tudo a funcionar e preciso do portátil para os próximos dias, não tenho tempo para andar às voltas com isto se algo correr mal... Os exames vêm aí.

Obrigado a todos!! Vou postando novidades quando voltar a mexer nisto.
 
Back
Topo