GRUB (Vista + Ubuntu)

rafaqueque

Power Member
Ora bem, tou a sacar o Ubuntu para instalar aqui no laptop mas tenho uma dúvidazita quanto ao boot, se na instalação eu quiser por o grub na /mbr ou /boot, quando apagar a partição do Ubuntu posso continuar a aceder ao Vista sem problemas? Não tenho o CD do Vista pois ele ja vinha instalado, não posso fazer repair ao boot do Vista caso me dê na cabeça de apagar a partição do Ubuntu..

É possivel? \:
 
Procura por Super Grub, saca a imagem de cd, queima isso com o nero, foi como me safei. O ubuntu é porreiro mas têm 1 mal, instala logo directamente na MBR nem perguntou-me se queria por na MBR ou não.
 
Claro que tem de ir para a mbr... tem sempre de ir para a mbr. Se não for para a mbr, o que o vista puser na mbr faz com que arranque automaticamente para o Vista.
O que podes mudar é o local onde os ficheiros do grub ficam, se criares uma pequena partição de prai 64Mb, podes instalar o que quiseres à vontade, que enquanto não mexeres nessa partição e na mbr fica tudo ok.
E podes usar o grub até mesmo só com o vista ;) Eu por exemplo, tenho só arch linux e nem dou pelo grub, porque tenho o timeout a 0 e assim nem aparece menu, nem nada, salta logo para o SO.
Não se esqueçam que a MBR são "meia dúzia" de bytes que apontam para o local do disco aonde estão os ficheiros de arranque do sistema.
http://en.wikipedia.org/wiki/Master_boot_record
 
Última edição:
Sim mas a anos quando me meti no Linux perguntava sempre se queria criar uma diskete de arranque :P isso sim era porreiro.

Também é possível através do vista fazer dual boot, existem vários tutoriais disso, mas para tal é preciso que o Ubuntu não mecha na MBR, coisa que o fedora e afins perguntam sempre o que é bom enquanto o Ubuntu não, para além de outros problemas que tive no Ubuntu mas isso é outra história
 
Podes mudar isso no ubuntu sim senhor.. no ultimo ecrã, antes de clickares "instalar" podes alterar isso :P
 
Mas normalmente quem tem conhecimentos para querer alterar isso, há-de os ter para os saber alterar, ou pelo menos deve de estar convencido disso :P
 
Back
Topo