1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GRUB (Vista + Ubuntu)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por rafaqueque, 30 de Junho de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 2156)

  1. rafaqueque

    rafaqueque Power Member

    Ora bem, tou a sacar o Ubuntu para instalar aqui no laptop mas tenho uma dúvidazita quanto ao boot, se na instalação eu quiser por o grub na /mbr ou /boot, quando apagar a partição do Ubuntu posso continuar a aceder ao Vista sem problemas? Não tenho o CD do Vista pois ele ja vinha instalado, não posso fazer repair ao boot do Vista caso me dê na cabeça de apagar a partição do Ubuntu..

    É possivel? \:
     
  2. camadas

    camadas Power Member

    Procura por Super Grub, saca a imagem de cd, queima isso com o nero, foi como me safei. O ubuntu é porreiro mas têm 1 mal, instala logo directamente na MBR nem perguntou-me se queria por na MBR ou não.
     
  3. VuDu

    VuDu Power Member

    Claro que tem de ir para a mbr... tem sempre de ir para a mbr. Se não for para a mbr, o que o vista puser na mbr faz com que arranque automaticamente para o Vista.
    O que podes mudar é o local onde os ficheiros do grub ficam, se criares uma pequena partição de prai 64Mb, podes instalar o que quiseres à vontade, que enquanto não mexeres nessa partição e na mbr fica tudo ok.
    E podes usar o grub até mesmo só com o vista ;) Eu por exemplo, tenho só arch linux e nem dou pelo grub, porque tenho o timeout a 0 e assim nem aparece menu, nem nada, salta logo para o SO.
    Não se esqueçam que a MBR são "meia dúzia" de bytes que apontam para o local do disco aonde estão os ficheiros de arranque do sistema.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Master_boot_record
     
    Última edição: 30 de Junho de 2007
  4. camadas

    camadas Power Member

    Sim mas a anos quando me meti no Linux perguntava sempre se queria criar uma diskete de arranque :P isso sim era porreiro.

    Também é possível através do vista fazer dual boot, existem vários tutoriais disso, mas para tal é preciso que o Ubuntu não mecha na MBR, coisa que o fedora e afins perguntam sempre o que é bom enquanto o Ubuntu não, para além de outros problemas que tive no Ubuntu mas isso é outra história
     
  5. VuDu

    VuDu Power Member

    Podes mudar isso no ubuntu sim senhor.. no ultimo ecrã, antes de clickares "instalar" podes alterar isso :P
     
  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Precisamente. Tens é que saber os pormenores "técnicos" da localização que queres para o grub.
     
  7. VuDu

    VuDu Power Member

    Mas normalmente quem tem conhecimentos para querer alterar isso, há-de os ter para os saber alterar, ou pelo menos deve de estar convencido disso :P
     

Partilhar esta Página