1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Grub

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por j0keR, 5 de Maio de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1196)

1. j0keR

j0keR Power Member

Boas,

tenho um portátil á pouco mais de 1 mês. Ele vinha com VistaOS e levou logo com Ubuntu 7.04 (uma das ultimas betas) até hoje não tive problema nenhum. Hoje, liguei o portátil e não conseguia sequer aceder ao menu para entrar. Meti-lhe um liveCD e fiz:

"grub" -> "root (hd0,6)" -> "setup (hd0)" -> "quit" e por fim "reboot"

entrei e desliguei. Ao ligar novamente, voltou a falhar o grub. Ou seja, sempre que desligo tenho que voltar a recuperar o grub. :(

Cumprimentos

2. Mektub

Mektub Power Member

Tens a certeza que está no (hd0,6) [partição 7] ??

No prompt do Grub faz:

grub> find /boot/grub/stage1

Aí o Grub mostra onde é que encontra o(s) ficheiro(s) stage1, já dá uma pista.

Mektub

Última edição: 5 de Maio de 2007
  3. j0keR

j0keR Power Member

Aiii..Ter que repetir isto de todas as vezes que faço reboot. >(

Não tinha bem a certeza do que estava a fazer, mas por acaso o grub está mesmo na partição 7.

Abraço

4. Mektub

Mektub Power Member

Talvez haja algo de marado na defenição das partições. Eu faria o seguinte:

Arrancava com o LiveCD :007: e começava por na linha de comando fazer um 'fsck' às partições:

fsck -f -C0 /dev/hda1 (ou /dev/sda1 consoante o hardware)

e por aí adiante até á ultima partição.

O '-f' é de 'force' e '-C0' (é um zero) dá uma barra no ecran, é apenas cosmético.

Em seguida 'fdisk -l' lista as partições e se houver incongruências costuma protestar.

Os LiveCDs costumam trazer o 'gparted' ou o 'qtparted' que no fundo são front-ends gráficos para o 'parted'. A intenção não é modificar nada, mas apenas ter feedback caso o 'parted' encontre alguma incongruência que o 'fdisk' não detectou.

E o 'shutdown' ? É executado algum script que modifique o grub ?

No meu caso os scripts executados no fecho do sistema estão em:

/etc/rc0.d/

Good Luck,

Mektub

5. j0keR

j0keR Power Member

Infelizmente só a agora li a tua opinião. Infelizmente porque acabei de formatar... Já me estava a passar com isto e assim também fica tudo direitinho! :)
    De qualquer forma muito obrigado pela ajuda.

Agora gostava de saber as possíveis causas para este problema. O que poderá ter levado o grub a passar-se assim sem mais nem menos?

Grande abraço Mektub e mais uma vez muito obrigado pela ajuda!

6. Hav0c

Hav0c Power Member

Da uma vista de olhos aqui na parte "HOW DO I DUAL BOOT / HOW DO I HAVE LINUX AND WINDOWS / WHY CANT I BOOT LINUX AFTER INSTALLING ANOTHER OS" e vé se isso arranja o problema

7. j0keR

j0keR Power Member

Boas,

pessoal estava convencido que o problema estava resolvido mas
    afinal... :'(

enquanto não entrar no VistaOS está tudo bem, o problema está quando
    vou ao Vista. Sempre que la vou la se vai o grub á vida!?

O que poderá ser pessoal!?

Estou completamente perdido. :'(

Cumprimentos

8. Mektub

Mektub Power Member

Talvez em vez de bater no já batido, possas usar outra solução: ser o boot do Vista a fazer o arranque tanto do Vista como do Linux.

O Vista tem um utilitário para editar o seu próprio bootloader chamado bcdedit, mas é totalmente incompreensivel e como tal perigoso.

Felizmente existe um freeware que faz isso duma forma muito mais transparente:

http://www.vistabootpro.org/

O vistabootpro é gráfico, já o usei em casa dum amigo com bons resultados mas já não me lembro dos detalhes.

Good luck :eek:

Mektub

9. j0keR

j0keR Power Member

O que estou a ver é que o Vista desinstala o Grub.

Como/porque faz isso?

Poderá isso ser feito por software?

Cumps

10. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Isso é estranho a unica coisa que me ocorre é que o vista podera reescrever o mbr cada vez que inicia apagando assim o grub,para te desenrrascares faz uma dizquete de emergencia do grub para não perderes o acesso ao ubuntu: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Grub-boot-floppy

11. paperless

paperless Power Member

Já tentei usar o vistabootpro para adicionar ao boot loader do vista um windows xp presente noutro disco e não consigo..
    Aquilo reinicia o PC se escolher a opção de iniciar o XP.

Felizmente que com a minha mobo posso carregar esc. e escolher de que disco quero fazer boot senão tinha de dar muita cabeçada na parede (mas secalhar resolvia o prob. em vez de me armar em preguiçoso.. lol).

Talvez desta forma eles resolvam algum problema (hmm..) mas eu so sei que o boot.ini era.. MUITO MAIS FACIL.

Última edição: 6 de Maio de 2007
  12. j0keR

j0keR Power Member

Durante 1 mês não tive problema nenhum e agora assim sem mais nem
    menos passou-se.

A única coisa que instalei nos últimos dias foi o Acrobat Reader no
    Vista e tenho andado a jogar C&C3 :) por isso nem tenho utilizado muito
    o Linux! :'(

Como é que isto é possível? :confused: :confused: :confused:

Abraço

13. Acelarado

Acelarado Power Member

sacas o supergrub e em principio ele resolve o problema!

14. j0keR

j0keR Power Member

Isto é muito estranho. Nem sei se fico aliviado ou ainda mais preocupado.

Desinstalei os últimos programas que tinha instalado. Comecei pelo Acrobat, seguiu-se o DAP o Keil uVision e por fim os Codecs do Vista.

Aparentemente ta tudo bem.

Agora vou instalar 1 a 1 e tentar ver onde está o problema.

Cumps

15. DanK

DanK Power Member

Disseste que instalaste um 7.04 beta, chegaste a fazer updates ? Se nao, podes tentar instalr a versão final que pode corrigir esse problema ... Mas é só uma ideia lol até porque eu ainda nao domino mto o ubuntu :p
    Cumps e boa sorte!

16. j0keR

j0keR Power Member

Muito obrigado pela ideia mas por acaso faço sempre os updates e agora ao formatar já levou com a versão final.

Acabei de instalar o Acrobat e ao reiniciar la se foi o Grub. Voltei a meter o liveCD para restaurar o Grub. Agora vou desinstalar e vou ver no que dá.

Cumprimentos

Partilhar esta Página