Grupo Vodafone vai desenvolver a televisão do futuro em Portugal

Cockpitt

Power Member
A Vodafone Portugal foi escolhida pelo grupo de telecomunicações para acolher o centro de competências para o desenvolvimento e gestão da televisão de última geração (TV Hub), anunciou hoje o presidente executivo da subsidiária portuguesa, Mário Vaz.


O grupo escolheu a Vodafone Portugal para ter um centro de competências, o seu terceiro, em Lisboa, explicou o gestor, na inauguração do TV Hub, a partir de agora o laboratório de inovação que está a criar a televisão do futuro para os diferentes mercados onde a operadora opera.

Este centro de competências vai servir os oito mercados onde a Vodafone já disponibiliza uma oferta de televisão - Portugal, Espanha, Roménia, Irlanda, Grécia, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia -, mas Mário Vaz admite a expansão para outros destinos, afirmando, contudo, não saber quando, nem quais, já que "cada mercado define a sua estratégia".

"500 milhões de utilizadores é o potencial de utilizadores" deste serviço, adiantou, referindo-se a um universo equivalente à população da União Europeia.

Atualmente, o grupo Vodafone está presente em 17 países com serviços de banda larga fixa e em 26 com serviço móvel.

Sem adiantar qual o montante investido neste centro, mas sublinhando que "o projeto vive de competências e recursos humanos", Mário Vaz adiantou que este integra 80 engenheiros de elevado e especializado 'know how' [conhecimento], representando a maioria "novas contratações".

"São 80 engenheiros portugueses, todos eles a trabalhar para o mundo através da sede da Vodafone Portugal", sublinhou.

Questionado se admite aumentar o número de engenheiros neste centro, Mário Vaz respondeu que sim, no horizonte do médio prazo.

Mário Vaz destacou o facto deste anúncio acontecer em outubro, em vésperas da Vodafone Portugal fazer 24 anos (a 18 de outubro), salientando que esta escolha de Lisboa "reforça o compromisso do grupo com Portugal".

Questionado sobre se a Vodafone está para ficar e qual é o balanço dos 24 anos da sua presença em Portugal, Mário Vaz disse: "O balanço só podia ser positivo" e que esteja presente "por mais um múltiplo de 24".

O TV Hub junta-se aos outros dois centros que o grupo tem em Portugal - Atlantic NOC (operações de rede) e desenvolvimento de soluções IoT (Internet of Things) - que totalizam os três 450 quadros altamente especializados no mercado português.

A inauguração contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, e o diretor de Unified Communications do grupo Vodafone, entre outros responsáveis da empresa.

Fonte:sapo
 
Espera sentadinho! Mesmo em 4G, não existe espectro suficiente para acomodar difusão de TV, mesmo em broadcast. Já para não falar de outros serviços ainda mais exigentes em largura de banda.
 
Back
Topo