Grupo ZWAME no Flickr

Se tiveres uma equipa razoável de moderadores o Flickr tem opção de apenas aceitar no grupo as fotos previamente avaliadas... Mas depois isso já depende do critério de cada avaliador/moderador a interpertar as supostas regras.

Talvez isso traga alguma motivação à malta para por fotos melhores. E não dá para aprovar as fotos por maioria? Por exemplo, em vez de ser apenas uma, serem duas ou mais?
 
Nop, dá para restringires as fotos até que sejam aprovadas por moderador ou administrador... Isso já era preciso haver um "consílio" que vá dia sim, dia não se juntasse e avaliasse todas as propostas... Portanto algo demasiado trabalhoso para a finalidade.
 
Humm compreendo. Talvez o mais fácil seja mesmo o sistema de votação obrigatória nas duas fotos imediatamente antes. Entretanto vou pensar numa proposta.
 
Realmente é engraçado constatar-se que a escrita neste tópico é infinitamente superior às fotografias colocadas no Flickr, Grupo ZWAME, bem como è participação no fórum, no qual foram colocados tópicos recentes e cuja "adesão" foi praticamente nula...

Nas últimas semanas verifica-se que somente 7 ou 8 membros colocam imagens na respectiva página... em 60 membros... é pouco...

Se as imagens colocadas são boas ou más, compete aos "mais experientes" e até considerados "amadores avançados" participantes neste Fórum, comentar e opinar...
Esta é a verdadeira atenção pretendida pelos membros deste digníssimo fórum, que por lá depositam o seu trabalho... eu incluído...

Se efectivamente as imagens que por lá despejo, são tão más que nem sequer os "mais experientes" conseguem visualizar, peço desculpa... peçam-me e pelo menos informem-me de tal facto, que, tendo um argumento válido, são de imediato retiradas, obrigando-me a repensar e na próxima, a não voltar a cometer a mesma insensatez...

Ao fim e ao cabo e desculpem a sinceridade, o que se verifica por cá, é muita conversa e "poucos disparos no gatilho"...

Sou inexperiente, faço má fotografia, muito má mesmo... mas pelo menos digam-me, para que consiga corrigir os meus erros a tempo...

NOTA: os poucos comentários negativos que fazem ás fotos colocadas no Grupo, não condizem com as criticas que aqui colocam e escrevem... de duas uma... ou as fotos são excelentes, ou realmente e como disse no início, vê-se muita teoria e pouca acção, e muito menos entreajuda na aprendizagem...

Critiquem as imagens dos inexperientes como eu...

Fotografem e mostrem-nos o vosso trabalho...

Ao fim e ao cabo, "disparem mais" e falem menos...

Obrigado e desculpem a extensão do tópico

Abraço
 
80% das fotografias que aproveito depois de uma selecção cuidada não posso publicar antes do sítio para onde colaboro, por uma questão de ética porque apenas tenho um contracto verbal com eles.

Não estou a dizer com isto que fotografo melhor que tu! Apenas digo que a minha participação na ajuda é limitada porque tenho o meu próprio trabalho e por vezes torna-se exaustivo estar a olhar para mais fotos ainda depois de um dia inteiro a tratar e a pensar nas minhas próprias fotos. Sempre que posso comento alguma coisita.

Confesso que até normalmente só costumo procurar as criticas de uma ou duas pessoas de confiança que sei que são tão duras comigo como eu sou com eles. Não preciso no entanto de depois o repetir em praça pública, pois a meu ver, o que interessa é o comentário, não o ter uma foto com mais um ou menos um comentário.

Quase que aposto que muitos users preferem um comentário da treta na página da foto que um comentário cuidado por PM ou IM. Não é o que se passa comigo por exemplo.

Ainda estou a tentar criar o meu estilo, ando como se diz: "À procura do estilo". Pode parecer egoísmo mas eu nem para manter uma galeria actualizada aqui tenho, e no Flickr sabe Deus...

Não precisas de levar tão a peito as coisas que aqui se falam, no fundo são propostas para melhorar o grupo e por consequência ajudar os outros que têm muito pouca atenção, tal como tu, que te incluis nesse grupo. Para ser sincero prefiro ter uma discussão de horas em torno do tema fotografia do que comentar fotos de users que vejo que muitas vezes metem fotos como se metessem screenshots...

Com isto tudo o que quero dizer é que eu no início também me fartava de postar, e ficava chateado de ter muito pouco feedback. No entanto já passei essa fase. Quem gosta gosta, e eu gosto do meu trabalho, bem ou mal, penso que tenho algum sentido critico para perceber o que faço mal, talvez por isso pense que os outros também têm.
Como li algures há pouco tempo. O fotografo é o primeiro e último critico do seu próprio trabalho.

Não estendamos o offtopic (automoderação! :D)
 
80% das fotografias que aproveito...........

:)... lógico... eu não levo a peito... :) aliás, isto é só um hobby pra mim e não pretendo fazer disto vida... nem tenho jeito para tal...:)

ok, considero que levei a peito...:) mas somente porque me custa ler o que li... e até te digo que me custa mais por outros do que por mim mesmo...
custa-me tal como disse, muita conversa e pouca acção...

nota-se que muita gente passa pela fotografia e desiste pouco tempo depois por não ter apoio e o tal "feedback" que referes...

enfim, a primeira máquina que tive foi-me oferecida pelo meu pai há 25 anos atrás... tinha eu 13... mas só recentemente me dedico a fotografar algo que vai além das minhas miudas e familia... e claro, a mostrar a pessoas que não conheço, aquilo que produzo na área...

bom, apesar de desde lá até agora não ter evoluido grande coisa, ainda não desisti...:) sou um resistente teimoso...:)
 
Junta-te ao clube então. Normalmente quem precisa de "palmadinhas nas costas" não vai muito longe. És o exemplo disso, não precisas delas para fazer aquilo que gostas.

Bem a conversa está animada, mas vou para a cama que amanhã aulitas cedinho.

Entretanto lanço mais uma vez o repto. Parem com as suposições e apresentem ideias concretas do que devia ser o grupo, toda a ajuda é bem vinda. A todos os níveis!
 
jmmsmm, creio que o meu post foi um dos que suscitou essa tua reacção (corrige-me se estiver errado), por isso passo a explicar-me...

Por exemplo, eu sou um dos 60 membros do grupo e sou também um dos 53 que não colocam lá imagens (coloquei duas há muito tempo atrás). Isto porquê? Porque no geral não gosto do Flickr, daí não o utilizar nem me dar ao trabalho de fazer upload das minhas imagens para lá. E como eu, deve haver outras pessoas...

Em relação a críticas, eu vejo as fotos quase todas, visto que as recebo por e-mail. O problema é que se eu fosse a comentar as fotos todas, não fazia outra coisa. Aliás, fiz login hoje por curiosidade, mas já nem a minha password sabia. por isso para bem ou para mal, não é no Flickr que vou dar o meu feedback. Já aqui na zwame, tenho dado sempre que tenho uns minutos para estar a ver fotos.

De resto até tenho tirado bastantes fotos. Durante o mês passado cheguei a atingir +1000 fotos/dia. Mas obviamente que sendo fotos de trabalho dificilmente as poderei expor aqui.
 
claro rui, compreendo...

o que disseste também contribuiu para o que eu escrevi, mas não só... pelo menos não chamas "cáca" ás fotos que os outros membros menos talentosos mostram... enfim, no final é uma questão de mentalidade...

compreendo que não possas mostrar o teu trabalho por todos os motivos e mais alguns... quanto mais não seja, por motivos legais... é a tua profissão, ou pelo menos, uma das tuas profissões...

a diferença é que, sendo eu profissional noutra área que tu bem conheces e sabes qual, amando o que faço e que iniciei à sensivelmente 20 anos atrás, não deixo nunca de prestar "atenção", apoio e tudo o que for preciso, a amadores ou aspirantes a amador, que me aparecem pela frente pedindo conselhos e questionando-me sobre o tema...

por vezes, este apoio é dado, não após 1000 fotografias tiradas num dia, mas sim depois de 24 horas de trabalho fora de casa em que só me apetece é "esparrachar-me" na cama e dormir outras 24...

bom, voltando à fotografia... acredito que a voces, profissionais da área, seja uma seca tremenda estar a aturar e a produzir comentários a imagens que nada vos dizem e que ainda para mais são medíocres... mas não podem é no final, descobrir ou criar um tópico destes para descarregar toda a vossa sabedoria tendo como alvo os desgraçados que se estam a iniciar...

enfim, no final é tudo uma questão de mentalidade... o tuga é mesmo assim, nada a fazer...

abraço
 
Essa do descarregar a sabedoria... :rolleyes: Não se trata de nada disso aqui! Porque é que este tópico já deu origem a tanta conversa paralela!

Só quero saber medidas específicas a aplicar... Nomeação de um ou dois moderadores... Estabelecimento de regras...

Uma ideia que se podia aplicar era, durante uma semana restringia-se a fotografia do grupo a um tema... Com um ou dois moderadores já se conseguia controlar as 3 ou 2 submissões por dia. penso eu...

Que acham?
 
ok, tens razão...

ao que interessa...

uma das hipóteses poderia passar por um dos responsáveis do grupo no flickr nomear 1 ou 2 "avaliadore(s)" ou moderadore(s), cuja função fosse avaliar as imagens submetidas pelos membros e determinar se essa mesma imagem seria "digna" ou não de apresentação na página conjunta...

se a mesma avaliação fosse negativa, explicava sucintamente ao membro que a fez, quais as razões pela qual não foi apresentada na página principal... com correcção de erros cometidos e ao fim e ao cabo, com uma avaliação geral no que respeita à qualidade dessa mesma imagem...

o nº máximo de submissão de fotos também pode passar por uma redução ou restrição a um tema especifico, não digo semanal mas pelo menos, mensal...

no fundo, "filtrar" as imagens submetidas e ao mesmo tempo, ajudar e corrigir os erros dos "fotógrafos" do grupo...
 
Mensal é um tempo muito grande para muitos dos membros. Não digo que sendo o tema semanal que não pudesse ser incluido no grupo mesmo depois de a semana terminar. Mas seria postado na thread correspondente.

Neste momento sou o único administrador. E não existe equipa de moderação. Para a coisa evoluir nesses termos teremos de criar essa equipa e para isso é preciso serem pessoas com alguns conhecimentos de fotografia e que tenham disponibilidade para ver pelo menos umas 10 fotos por dia.

Como disse estou receptivo a pedidos para moderação nesses termos, dando primazia ao staff e aos membros com algumas provas dadas no campo da sensibilidade para avaliar uma foto, entre outros factores.
 
Como já disse c3l5o eu posso ajudar para a equipa. Quanto ao que jmmsmm disse, por acaso já comentei fotos tuas e nunca tive feedback a não ser do warlord. Era porreiro ter da pessoa que tirou a foto. E depois há lá fotos como já disse e o rui concordou, que ninguém entende porque estão lá. Já foi falado várias vezes e existe uma diferença entre fazer fotografia e tirar fotografias. Por vezes até tiramos umas fotos e elas ficam bestiais. Agora se eu me puser ao espelho a tirar fotos a mim próprio, ou na praia para mostrar os pelos no peito, bem eu acho que dificilmente isso serão boas fotos, ou sequer fotos que iria colocar num fórum.
 
nao acho bem limitar o tema seja a semanal ou mensal. isso faz-me imediatamente lembrar do concurso mensal :)

acho k num grupo faz sentido existir uma variedade de fotos, sabemos k pessoas diferentes teem formas de fotografar diferentes e preferem uns temas aos outros, acho interessante ver isso num grupo, retratos, paisagens, macro, desporto, etc tudo misturado :)

cada qual comenta o k gosta (ou nao gosta), existem pessoas com mais sensibilidade para comentar certos temas k outros, e passar uma semana/mes inteiro a comentar um tipo de fotos que nao se gosta e meio caminho andado para perder o interesse e deixar de se visitar o grupo.
 
... Quanto ao que jmmsmm disse, por acaso já comentei fotos tuas e nunca tive feedback a não ser do warlord. Era porreiro ter da pessoa que tirou a foto.

ok, e agradeço o teu comentário... é importante para mim... quanto ao feedback, está lá... por acaso é uma situação à qual não fico alheio... respondo sempre, principalmente quando são negativos (pode demorar algum tempo, mas faço-o)... e continua a comentar, por favor... desde que não me chames nomes...:)

nao acho bem limitar o tema seja a semanal ou mensal. isso faz-me imediatamente lembrar do concurso mensal :)

acho k num grupo faz sentido existir uma variedade de fotos, sabemos k pessoas diferentes teem formas de fotografar diferentes e preferem uns temas aos outros, acho interessante ver isso num grupo, retratos, paisagens, macro, desporto, etc tudo misturado :)

cada qual comenta o k gosta (ou nao gosta), existem pessoas com mais sensibilidade para comentar certos temas k outros, e passar uma semana/mes inteiro a comentar um tipo de fotos que nao se gosta e meio caminho andado para perder o interesse e deixar de se visitar o grupo.

concordo... absolutamente...
 
a diferença é que, sendo eu profissional noutra área que tu bem conheces e sabes qual, amando o que faço e que iniciei à sensivelmente 20 anos atrás, não deixo nunca de prestar "atenção", apoio e tudo o que for preciso, a amadores ou aspirantes a amador, que me aparecem pela frente pedindo conselhos e questionando-me sobre o tema...

por vezes, este apoio é dado, não após 1000 fotografias tiradas num dia, mas sim depois de 24 horas de trabalho fora de casa em que só me apetece é "esparrachar-me" na cama e dormir outras 24...

bom, voltando à fotografia... acredito que a voces, profissionais da área, seja uma seca tremenda estar a aturar e a produzir comentários a imagens que nada vos dizem e que ainda para mais são medíocres... mas não podem é no final, descobrir ou criar um tópico destes para descarregar toda a vossa sabedoria tendo como alvo os desgraçados que se estam a iniciar...

Acho que ficaste com a ideia errada sobre o que disse. Eu tenho todo o gosto em ajudar seja quem for, tal como tu já me ajudaste a mim (não me esqueço ;)). Nem aquilo que eu disse está relacionado com o motivo que referes no último parágrafo, de ser uma seca tremenda aturar e produzir comentários a imagens medíocres. Não tenho qualquer problema com isso, até porque também tiro a minha dose de imagens medíocres, não estou imune. O meu problema é para com imagens que se nota que não houve qualquer esforço de fazer uma boa imagem, imagens que parece que foram feito ao acaso, ou até que foram tiradas com outro propósito qualquer que não a fotografia. Ou que pelo menos é essa a ideia que me transmitem. E claro que isto não é o geral.
 
Epá, é começar a largar as teorias, começarem a aplicar-se para moderação e pôr as coisas a funcionar. Eu gostava de ter mais tempo para organizar tudo sozinho, mas não tenho...

Bora lá criar uma taskforce Zwame/Flickr
 
Se criarem um tópico de retrato podem contar com a minha participação "comentativa" e "construtiva" dentro dos meus conhecimentos e referências. :)
 
Back
Topo