1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

GSM Vs. UMTS

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por snp77, 24 de Março de 2009. (Respostas: 37; Visualizações: 8262)

1. snp77

snp77 1st Folding then Sex

Olá,

Andei à procura no forum, mas não encontrei nada de conclusivo, pelo que resolvi perguntar a vossa opinião:

GSM Vs. UMTS - pros e contras?

Eu uso GSM, porque nas specs que acompanham o meu telemovel, supostamente o tempo de conversa por GSM é consideravelmente maior do que por UMTS, e tendo em conta que na práctica já pus o telemovel a usar as duas redes em separado, tambem tive a sensação que por GSM (em modos de uso semelhantes) a bateria dá mais do que em UMTS.

O UMTS a meu ver só é util para fazer videochamadas, certo? Ou é absolutamente necessário para mais alguma coisa que eu desconheça?

2. Jhac

Jhac Power Member

3. snp77

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Depende do uso que dás ao telefone.

Se é mais para conversar deixa-te estar no GSM. UMTS consome mais bateria etc etc...

5. snp77

Básicamente, a nivel de comunicações, é chamadas de voz, sms e mms com fartura, e de vez em quando ligo o wi-fi para ver se as redes dos vizinhos "estão saudaveis", basicamente entro nas "Foneras" que vou encontrado para consultar o gmail ou o zwame...

6. CGAC99

CGAC99 Power Member

Eu uso UMTS para ver a tv, e ainda, ligo o cabo da corente ao cu do telefone se nao, nao dava para muito tempo. Agora para conversas, sms, e MMS, o GSM serve perfeitamente.
    Nos dias de saturaçao optar pelo DCS1800 ( quem puder ) ou UMTS pode ajudar a furar , por exemplo no natal e dia de ano novo.

Cumps

7. snp77

É porque na minha casa, a rede gsm está sempre no máximo e a umts está sempre 2 tracinhos abiaxo do máximo...

Alem de que gsm, dá-me para ai mais meia hora a uma hora de conversa, pelas medições que fiz mais ou menos a olho...

Era bem pensado, mas como é que se pode fazer isso? Pede-se a um moderador para fazer "copy-paste" dete tópico lá para dentro?

Última edição pelo moderador: 1 de Abril de 2009
  8. snp77

9. {MINI_Boy}

{MINI_Boy} Power Member

tenho telemóvel com UMTS há cerca de 3 anos.. Durante este periodo de tempo devo ter usado a rede 3G umas.. 2 vezes.

No resto do tempo ando sempre em GSM para poupar bateria.. Provavelmente o meu próximo telemovel nao tera UMTS. pelo menos não faço questao disso ;)

10. snp77

Desculpem,

Tive fora até hoje, não tive oportunidade de passar aqui, pelo que só agora vim cá espreitar.

11. XockWave

XockWave Power Member

Existem diversos terminais que podes colocar a captação de rede em modo automático. Ou seja, nas melhores condições de cobertura ele escolhe ou GSM ou UMTS. Agora comutar exclusivamente em chamadas de Voz para GSM e o resto do tempo em UMTS, nao conheço nenhum tlm com esse tipo de função.

Devido aos desenvolvimentos que se fazem em relação as baterias e isso não é só uma questão dos telefones móveis mas sim de todos os dispositivos móveis, fazem com que esses desenvolvimentos sejam em torno de apurar melhor performance em redes UMTS, pelo que por vezes não é de estranhar que modelos recentes apresentem melhores resultados no uso de 3G que de outras. Mas sim, tens razão isso é uma aposta dos fabricantes, e mais ainda, uma aposta da região do globo onde o telefone irá ser vendido, pois existem zonas que o UMTS ainda está muito pouco difundido.

Sucintamente, espero ter ajudado.

12. XockWave

XockWave Power Member

Tendo em conta que tanto GSM como o UMTS foram pensados para suportar nativamente portadoras de voz, nenhum fabricante de telemóveis pensou em realizar uma função que disponibiliza-se a mudança de tecnologia mediante se faça voz ou dados. Acredito que seja possivel, programar algo nesse sentido mas de "origem" nao conheço nenhum dispositivo que o faça.

13. XockWave

XockWave Power Member

Não sei se será leigo ou não. De qualquer forma é interessante esse site que desconhecia!

Isso pode ter mais do que as duas explicações possíveis que para já consigo ver. Mas para já ele refer e bem que o switch é feito tanto para voz como para dados, tanto que o programa de Voip fica inactivo no terminal dele. Contudo a comutacao de sistemas acontece já a realizar uma chamada o que é possível e pode ser explicado por interferência das células vizinhas e na célula onde ele está a comunicar. Ou seja a inter- e intra-interferência podem ser relevantes, de modo a que a potência que o telemovel precise para comunicar aumente.
    No entanto devido ao controlo de potencia que existe em todos os terminais se precisarmos de mais potencia do que aquela que ele pode oferecer simplesmente, ou a chamada caí, ou é feita a mudança de sistema, que é o caso relatado. Em Portugal isto não é possível segundo sei.

Para além de influencias de interferências exteriores, pode ser explicado por outro factor, a carga da rede e da célula onde ele está ligado, visto haver bons índices de cobertura, a rede recebe uma portadora onde no sinal vai a informacao do factor de actividade de cada utilizador nessa célula. Se estivermos perto do limiar de carga, és transferido de um sistema para outro. Normalmente acontece GSM->UMTS isto se o teu terminal nao estiver restringido á utilizacao de qualquer um deles.

14. Tag351

Tag351 Power Member

se fazes chamadas de longa duração,então aconselho o uso do 3g,os valores sar são mínimos na rede umts.

15. XockWave

XockWave Power Member

De um modo global sim, mas as especificações do aparelho tendem a sobrepor-se a isso. Globalmente é verdade, mas tens diversos telefones 3G/HSPA com SAR superior a apenas telefones GSM.

16. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Tens algum dado em que possas sustentar isso que dizes de em 3G haverem menos emissões pelo telefone?

17. Tag351

Tag351 Power Member

sim já foram realizados estudos sobre o umts que apontam nesse sentido. são tão válidos como os que dizem que as radiacoes não afectam o ser humano.

18. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

o "pico" dá-se na marcação da chamada, durante a mesma é praticamente desprezável.

19. XockWave

XockWave Power Member

discordo. se entrares dentro do edificio, o "pico" é exactamente nessa altura (um exemplo apenas) e superior ao inicio da chamada, normalmente chamado de "call setup".

20. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

e eu discordo de ti :)
    pelos teste que efectuamos, pico é no inicio da chamada e não no handover como dizes.

Partilhar esta Página