1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica GTX 1080 & RTX 2080 ti PCI-express scaling

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por JPgod, 26 de Dezembro de 2016. (Respostas: 7; Visualizações: 1177)

  1. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    O TechpowerUP fez uma review interessante com uma GTX 1080 a correr em diferentes modos de PCI-express, desde o protocolo 1.1 até o 3.0 e com links de 4,8 e 16x.

    https://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_1080_PCI_Express_Scaling/

    Os resultados me surpreenderam. Com o PCI-e 8X a ter a mesma performance de 16x e isso na gráfica mais potente do mercado (Tirando a Titan-X que não se pode comprar por ai facilmente) podemos concluir:

    - Os 32x do LGA 2011 parecem não oferecer nenhuma vantagem directa num eventual SLI. Por acaso gostava de ver uma review a comparar 8x/8x vs 16x/16x.
    - Dependendo do sistema, recolocar a gráfica no segundo slot pode ter vantagens como melhor airflow sem perda de performance.
    - Já se fala em PCI-e 4.0 mas só será bom para MVNe e thunderbolt "4.0". ai se calhar uma gráfica em PCI-e 4.0 4x terá a mesma performance que em 8 ou 16...
    - Com o PCI-e 4x 3.0 a oferecer 96% de performance relativa faz que soluções com thunderbolt 3.0 sejam viáveis, dado que esta tecnologia opera com PCI-e 4x. Entretanto convém que o Alpine Ridge esteja a comunicar directo com o CPU, senão o overhead pode ser penalizador, dado que ligar a gráfica ao PCI-e 4x via chipset tem um drop de mais 4%. Por exemplo no caso dos macbooks pro 15" é certinho que está pelo chipset e ainda tem que partilhar largura de banda do DMI com o SSD e um segundo alpine ridge.
     
  2. maia_cup2

    maia_cup2 Power Member

    Nunca pensei que fosse assim..
    Muito fixe esta review,serve para esclarecer muitas dúvidas que muita gente tem..
     
  3. miguelbazil

    miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

    Hmmm honestamente não fico muito espantado, sempre se disse que a diferença entre PCI-E 2 e 3 era quase nula, agora sabemos que a diferença geral são 4% entre PCI-E 2.0 x8 e PCI-E 3 x16 / x8. É algo que nas configurações sempre se disse, não importa que seja PCI-E 2, a gráfica vai funcionar ao máximo :)
     
  4. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Já há alguns anos que eles têm feito este teste, a cada nova geração de GPUs.
    A conclusão tem sido sempre a mesma. :D
     
  5. lagadu

    lagadu Power Member

    É optimo, continuamos a ter espaço para crescer com a standard actual.
     
  6. HoT

    HoT Power Member

    a diferença até é bem grande entre pci.e 2.0 e 3.0 , praticamente o dobro da largura de banda ..as graficas é que ainda não estão perto de saturar essa largura de banda .. por outro lado, dá jeito ter essa largura de banda caso se queira fazer sli em plataforma mainstream ou partilha la com um ssd por pci.e
     
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    O techpowerup voltou a testar, desta vez com uma RTX 2080 ti :D

    https://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_RTX_2080_Ti_PCI-Express_Scaling/3.html

    Desta vez já existiu diferença entre 3.0 8x e 16x, mas a média foi de 2% a 3%, portanto continua viável poder usar a placa no segundo slot se existir problemas de compatibilidade com outros componentes.

    Claro que teve jogos que o drop foi maior, mas dificilmente se nota no dia-a-dia e muito não fez diferença nenhuma ou quase nenhuma.

    Agora a 4x 2.0 o drop foi enorme, ficando atrás da 2080 em full PCIe x16, a ponto que nem testaram em 1x e PCIe 1.1, portanto usar esta placas em sistemas ate o sandybridge e para esquecer, se bem que ai terá um bottleneck enorme do CPU.

    quando sair o PCIE 4.0, ai ja devem correr no máximo, seja a 8 ou 16 por uns anos :D
     
    Última edição: 23 de Outubro de 2018
  8. miguelbazil

    miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

    Estou mais curioso de ver isso quando ligarem os tensor cores e meterem o RTX a funcionar. Aí é que pode ser giro ver o que acontece. Não que ache que vá fazer muita diferença, mas acho mais interessante como um teste.
     

Partilhar esta Página