GTX 1080ti crasha em todos os jogos mas ok no FurMark

demosethell

Power Member
Preciso de ajuda com a minha GTX 1080TI

Nao consigo correr praticamente nada de jogos. Eles sao iniciados, o Framerate é bom, mas ao fim de algum tempo aleatorio, o jogo crasha. Pode ser ao fim de 1 min, pode ser ao fim de 30.

No GTA Online entao é ridiculo. As vezes ainda nem carregou a sessão, e ja o jogo crashou.
Quando consigo entrar, tenho artefactos de quadrados e linhas a aparecer em alguns frames aleatorios, e ao fim duns segundos crasha sem aviso. As vezes bloqueia o proprio PC.

Ainda pensei ter algum problema de Power Delivery ou mesmo algum dano na grafica, mas no FurMark a 1920x1080 8x MSAA (Definiçoes que uso no GTA) corre tudo perfeitamente. Nem um unico artefacto, por isso parece que a grafica até está boa.

Ja desinstalei todos os drivers com o DDU e voltei a instalar, assim como os jogos, e o problema continua

Estou a correr o windows 11
i7-8700K
32GB DDR4 Rog Strix GTX 1080TI
Corsair CV750W
 
Testa a ram, podes usar o MemTest
Estou a testar com o a ferramenta do windows. O Memetest, nao usa mais que 3.5GB. Tive de abrir 8 istancias, e a ram nem estava a ser utilizada a 30%
Actualizates drivers da GFX ? Qual mboard e BIOS ,tem oc ? Usas SSD qual modelo ?
estao actualizados, como disse la em cima. A board é uma MSI Z-370 A Pro. Tenho um SSD Kingston de 512GB para SO e um HDD de 1T Western Blue
demosethell

Isso foi algo que aconteceu recentemente??? O sistema operativo 11 quando é que fizeste a transição???
Sim, foi relativamente recente. Ja joguei bem depois de ter o windows 11. Entretanto fiquei algum tempo sem jogar. Alguns meses. Agora que tentei, é que começou a fazer isto
Tenho a ideia que o FurMark não testa a VRAM por isso é que corre sem problemas enquanto que jogos acabam por usar e o problema acontece. A tua gráfica deve ter algum chip de VRAM que estará defeituoso ou então não está a ser arrefecido corretamente. Podes experimentar diminuir o clock da VRAM a ver se ajuda. O ideal seria abrir a gráfica para verificar se os thermal pads das memórias estão todos em bom estado e a fazer contacto com o heatsink.
Tentei usar um software que testa a VRam. Meti para usar 95% da memoria, mas durante o teste, a memoria nao passou dos 20%
 
demosethell

Sei que é chato, mas provavelmente o teu problema pode ser o sistema operativo, devias tentar instalar o windows 10 e ver se o problema se mantem, pois o windows 11 ainda tem alguns problemas mal resolvidos quando toca a gaming.
 
demosethell

Sei que é chato, mas provavelmente o teu problema pode ser o sistema operativo, devias tentar instalar o windows 10 e ver se o problema se mantem, pois o windows 11 ainda tem alguns problemas mal resolvidos quando toca a gaming.

É uma resposta agridoce... por um lado espero que sim, pois prefiro ter de formatar o PC a ter hardware danificado. Por outro lado esperava que fosse algo mais facil de corrigir, porque ando com uma disputa, e tenho medo de haver algum log ou ficheiro nalguma pasta que nao fique com o backup feito e que possa perder uma possivel prova que me seja util na disputa
 
Verifica-se se não tem algum problema na gráfica nível hardware. Os pads das ram e dos alimentação RDS ou pasta térmica do GPU. Fazer limpeza ventoinhas do sistema.
Tb tive problemas com mudanças do Windows 10 para 11 resolvi problemas com instalação do drivers do chipset que esqueci.
 
por acaso tinha a bios e o chipset desactualizado, mas nao resolveu o problema.
Vou tentar correr uns testes de stress da vram. Alguma boa sugestão? Usei o OCCT, mas nao me puxa a vram acima dos 20%. Mesmo por na internet ja vi pessoal a queixar-se do mesmo.
Ja agora ha quem me consiga arranjar a info dos pads termicos usados na ROG Strix 1080TI? Muda-los talvez deverá ser boa ideia. Tenho-a desde o lançamento, e ainda so lhe mudei a pasta termica
 
por acaso tinha a bios e o chipset desactualizado, mas nao resolveu o problema.
Vou tentar correr uns testes de stress da vram. Alguma boa sugestão? Usei o OCCT, mas nao me puxa a vram acima dos 20%. Mesmo por na internet ja vi pessoal a queixar-se do mesmo.
Ja agora ha quem me consiga arranjar a info dos pads termicos usados na ROG Strix 1080TI? Muda-los talvez deverá ser boa ideia. Tenho-a desde o lançamento, e ainda so lhe mudei a pasta termica
Corre o Unigine ou o Kombustor
 
https://www.awesomescreenshot.com/video/12477420?key=81479af88024cf2fa199da178c64d3f0

Reparei que o teste crasha ao fins duns segundos, mesmo no momento em que o voltage limit entra. Não sei se ele entra, porque crashou, ou se crashou porque ele entrou. Alguma sugestão? (video no link)
Nvidia usa há várias gerações vários p-states de acordo com workload.
Quando crasha p-state é normal alterar o que faz a voltagem mudar.
Para saberes se o crash está relacionado com esse voltage limite faz undervolt á vga para atingir os mesmos mhz sem que atinja o voltage limit.

Abraço.
 
Nvidia usa há várias gerações vários p-states de acordo com workload.
Quando crasha p-state é normal alterar o que faz a voltagem mudar.
Para saberes se o crash está relacionado com esse voltage limite faz undervolt á vga para atingir os mesmos mhz sem que atinja o voltage limit.

Abraço.
Como e que consigo fazer isso?
Usas algum programa tipo MSI Afterburner? Se sim, tens algo configurado? (tipo overclock, undevolt, etc)
esta tudo em stock
 
Back
Topo