• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente GTX 970...Qual???

Achar que DX12 e 8GB são neutros acho que não é a melhor política... A lista de jogos e motores que suportam DX12 está a crescer bastante, e as empresas estão a empurrar os desenvolvedores nesse sentido... Acho que a acrescentar ao conteúdo do trip, que é bastante completo, é considerares que mesmo fazendo as coisas de forma diferente, a verdadeira escolha é se queres mais Vram por segurança e pagas isso em mais consumo/temperatura, ou se queres manter-te no lado verde pelos consumos e temperaturas.

Honestamente, ao mesmo preço, e tendo fonte para isso, de momento sugiro mais AMD. Sim, tem as desvantagens enunciadas, mas tendo em conta que queres uma full tower, penso que são pontos com menos força do que, por exemplo, numa build ITX. A realidade é que mesmo que façam as coisas de forma diferente, e no fim de contas venham a ter performances parecidas, a realidade é que a AMD está a oferecer-te mais no negócio.

@Tripnotik as R9 390 têm o cooling bem pensado em algum modelo? (parece-me que estás bem ciente dos detalhes de arrefecimento das vrm's e outros circuitos, talvez saibas destas).
 

Eu disse-os pontos neutros porque imagino:

2016 -> pascal sai -> a industria começa a programar segundo as capacidades das novas placas, que (aparentemente) são um salto grande comparado a maxwell -> 970s/390s provavelmente perderão gás a um passo acelerado (bastante mais acelerado que kepler perdeu para maxwell) -> ter 8GB ou dizer que uma ou outra faz mais 11% em DX12, meio irrelevante nesta altura, ambas irão fraquejar one way or another. Posto isso sugeri a comparação do aqui e agora, que é a altura em que mais se vai desfrutar de qualquer das duas.

MSI R9 390 Gaming também têm cooling nos vrm e chips de memória, apenas algo mais comedido, porque MSI 390s apesar de parecerem iguais nas pics das reviews tem um cooler mais aggressivo que a 970 dadas as quantidades de calor que tem de dissipar. Mais grosso, assenta mais no PCB, não deixa espaço para ter blocos altos como as 970, ficando-se por aquelas placas de dissipação.

Apesar de não haver ai fotos da 390 aberta:

MSI 280X gaming: http://images.bit-tech.net/content_images/2013/10/msi-radeon-r9-280x-ge-oc-review/msi280xoc-6b.jpg
MSI 290 Gaming: http://www.custompcreview.com/wp-co...ing-4gb-graphics-card-custom-pc-review-13.jpg
MSI 390 gaming: http://media.bestofmicro.com/H/Y/503494/original/MSI-R9-390X-Gaming-Gaming-8G-Top.jpg

Dá pa ver que também tem, e deve ter lá uns adesivos térmicos a passar o calor para o aluminio. Melhor que estarem a nu.
 
Comprei recentemente uma Gigabyte GTX 970 e até agora não tive problemas... essa cena do coil whine costuma acontecer logo ou ao fim de algum tempo?
Em relação a temps o max que chegou foi uns 65ºC a jogar GTA 5.
 
Até entendo a tua ideia da saída de Pascal e a introdução das tecnologias demorar, mas falando de gráficas para ~2 anos ou mais, acho que os pontos a favor de AMD neste ponto possam não ser de descurar. Claro que no fim de contas, é o comprador que tem de decidir se isso pesa ao não, até porque cada maluco sua maluquice. Obrigado pelo insight no cooling das gráficas @Tripnotik, ainda não tinha tido tempo de olhar para isso :)
 
Que dizem desta versão da EVGA tenho visto alguns reviews a performance parece ser do melhor
EVGA GeForce GTX970 Superclocked ACX 2.0 4GB GDDR5.
Sendo que a diferença preço performance para a GTX980 normal não sei se justifica.
 
Última edição:
Ajuda se em vez de me teres feito quote tivesses lido as 16 páginas. Bom cooler, maior capacidade de OC etc etc
 
Última edição pelo moderador:
Que dizem desta versão da EVGA tenho visto alguns reviews a performance parece ser do melhor
EVGA GeForce GTX970 Superclocked ACX 2.0 4GB GDDR5.
Sendo que a diferença preço performance para a GTX980 normal não sei se justifica.
Performance e overclock é boa em quase todas as 970 desse tipo, tirando talvez versões mais basicas que possam existir, tipo referência. A performance será a mesma, OCs "de fábrica" são baixos, e o que uma tem e possa faltar na outra, por norma é marketing (para se poder ver a gráfica a fazer mais 2 ou 3 fps) porque faz-se por software, em 10 segundos, e em qualquer marca.

A EVGA não parece ser a mais recomendada (http://forums.evga.com/EVGA-GTX-970-ACX-20-quality-concerns-m2219546.aspx). Tens ai informação sobre o cooling, qualidade construção, coil whine, etc. Não parece ser uma escolha por excelência, antes porque diz "EVGA" no sticker e as pessoas compram na mesma.

STRIX e MSI Gaming seria provavelmente a melhor escolha do que se tem visto. G1 não se destaca praticamente em nada, talvez no tamanho.
 
Última edição:
Performance e overclock é boa em quase todas as 970 desse tipo, tirando talvez versões mais basicas que possam existir, tipo referência. A performance será a mesma, OCs "de fábrica" são baixos, e o que uma tem e possa faltar na outra, por norma é marketing (para se poder ver a gráfica a fazer mais 2 ou 3 fps) porque faz-se por software, em 10 segundos, e em qualquer marca.

Subscrevo inteiramente esta questão, discutem-se demasiado "clocks" de fábrica, e não o suficiente do que interessa: qualidade, garantia, arrefecimento. Uma gama tem sempre de base uma performance semelhante (depende também dos chips, mas há uma base garantida). Fazer mais 5% que a concorrência tem pouco impacto, e um bocado de paciência e experimentação traz melhorias claras.
 
Consigo quase apostar que a g1 em full load ( fans 100%) é mais silenciosa que qualquer uma dessas , tal como já vi em vários testes a maioria passa dos 73ºc com/sem oc e a minha com 130mhz no core e 650 nas mems não passa dos 65ºc a temperaturas ambiente de 30ºc+ e claro a estética mas essa já vai com cada um. Se fosse para uma escolha mais "equilibrada" escolheria a strix por ser mais barata e ter mais 1 ano de garantia, mas nada como a G1 :P

Cumps
 
bem, vou desenterrar isto.

hoje andei a testar umas coisas com o gpu tweak, e a fazer benchmark com o Heaven Benchmark 4.0 (com tudo a extreme, fullscreen 1080p)

stock
score - 1355
fps (min/av/max) - 27.4/53.8/113.5
cpu load: 100% @ 1455mhz
temp - 66º @35% load

overclocked
score - 1420
fps (min/av/max) - 32.6/56/120
cpu load: 100% @ 1552mhz
temp - 66º @35% load

no modo stock tenho configurado para 1253mhz, e em overclock para 1350mhz

estranho é as temperaturas serem as mesmas com clocks diferentes.
 
Back
Topo