Problema GTX1060 6GB Frame Drops

Ricardo S.

Power Member
Boa tarde,

Recentemente tenho tido bastantes frame drops tanto no GTA V como no Spintires. O jogo tá colado nos 60fps e do nada baixa para 55-45 e em casos mais graves 10-20.

No GTA tenho tudo em High ou Very High com MSAA x4. No Spintires tenho tudo ligado no máximo.

As drives que tenho são as mais recentes (375.95).
 
Qual é o teu CPU?
Possivelmente podes ter bottleneck do CPU, verifica isso com o MSI afterburner, mete a correr quando estás a jogar para ver se o CPU fica a 100%
 
bottleneck significa em portugues gargalo da garrafa, ou seja, a grafica até é boa (corpo da garrafa) mas depois tem de passar tudo por um ponto fraco que é o cpu no teu caso.

Com o afterburner joga um bocado e nos graficos compara o grafico do uso do gpu para o uso do cpu.
Se o cpu esta a 100% e o GPU estiver a menos de 100%, quer dizer que o cpu nao é rapido o suficiente dar "trabalho" a grafica.

Não devia ser esse o casso esse cpu até é bem bom, mas ja agora isso esta mesmo a 3.5ghz ? é que sendo um "k" facilmente metias isso a 4Ghz ou ate a 4.5Ghz
 
bottleneck significa em portugues gargalo da garrafa, ou seja, a grafica até é boa (corpo da garrafa) mas depois tem de passar tudo por um ponto fraco que é o cpu no teu caso.

Com o afterburner joga um bocado e nos graficos compara o grafico do uso do gpu para o uso do cpu.
Se o cpu esta a 100% e o GPU estiver a menos de 100%, quer dizer que o cpu nao é rapido o suficiente dar "trabalho" a grafica.

Não devia ser esse o casso esse cpu até é bem bom, mas ja agora isso esta mesmo a 3.5ghz ? é que sendo um "k" facilmente metias isso a 4Ghz ou ate a 4.5Ghz

Para já está assim porque tenho o pc a uma semana e não tinha tido estes problemas!
 
A questao não é ver se resolve, faz porque ficas com muito mais performance mas i5 nunca na vida daria bottleneck nessa grafica.
Eu tenho o i5 6400 com a gtx 970 que "praticamente" é a mesma coisa que a gtx 1060 e aguenta sem problemas. Ate uma 1070 aguentava tanto o teu como o meu...gtx 1080 é som i7.
Antes de te dar o conselho de formatares o pc, actualizares drives ( grafica, chipset) e actualizares a bios...so por curiosidade instala o msi afterburner e joga gtaV como o Mata-pombos disse e ve se o uso da grafica esta no maximo e durante esse tempo onde anda o uso do cpu. O normal será entre 70-80%
 
Tenho o GPU Tweak e a jogar Spintires tive drops de 15fps e com picos de 70%.

Edit: No GTA se tiver MSAA x4 tenho quebras de 5-15 fps no máximo em zonas tipo mato, monte. Se tiver x2 não tenho quebras.

Será que reinstalar o Spintires resolve uma vez que é onde tenho mais problemas.

Joguei Life is Strage e não tive nenhum drop.

 
Última edição:
Hoje experimentei o Mafia 3, com tudo em medium e antialising desligado e vsync nos 60fps tinha muitas travadas e tanto gpu como cpu ficavam a 100%. Já tenho as novas drivers da nvidia! Há algo possa fazer ou jogo é assim tão mal optimizado ?
 
Pois, cpu a 100% nao devia.
Basicamente quando jogas a gráfica é para andar nos 90-100% ( a nao ser que estejas com settings mt baixas ai possivelmente nao fica tao alto), contudo é a unidade principal de processamento grafico estando o cpu a dar apoio no processamento de dados. Quando o cpu começa a chegar aos 90-100% quer dizer que já esta no limite para processar a informação que vem da grafica.
Vou ter dar um exemplo:

i5 6400 + gtx 950 ( a grafica tem apenas 2gb de ram e possivelmente o processador so precisara de 50% de uso para conseguir processar sem problema a informação)
i5 6400 + gtx 970 ( a que tenho ), anda nos 70-80% pois existe mais dados para processar, é uma grafica de 4gb.
Se meter uma gtx 1080, o meu i5 6400 alem de andar a 100% nao vai ter capacidade de processar tanta informação, e vai fazer "bottleneck" .

Segundo a informações de nos dás, o teu cpu estando a 100%, esta sempre no limite e qualquer mudanca brusca de cenario ou carregamento de texturas ele tropeça...

Eu jogo gta5 1080p tudo em very high, com ambient occlusion no max, como antialasing uso FX, Msaa x4 ou x2 rebenta com performance ...as medias andam entre 100 fps com drops ate 80fps ( history mode ) 80fps com drops ate 65fps ( modo online, puxa mais xD)

2 opcoes, ou fazes aquilo que foi dito antes " formatares o pc, actualizares drives ( grafica, chipset) e actualizares a bios." e das uma olhadela nas configuracoes dabios....ou vais a uma loja de informática de confiança para te fazerem um diagnostico. Eu tenho as drives mais recentes e ta 5*

Haver queda d frames nao é grave é normal, os fps nao sao estaveis vao oscilando...o cpu a 100% e fps de 10-20 já nao.

Ve quais sao as temperaturas do cpu*
 
Pois, cpu a 100% nao devia.
Basicamente quando jogas a gráfica é para andar nos 90-100% ( a nao ser que estejas com settings mt baixas ai possivelmente nao fica tao alto), contudo é a unidade principal de processamento grafico estando o cpu a dar apoio no processamento de dados. Quando o cpu começa a chegar aos 90-100% quer dizer que já esta no limite para processar a informação que vem da grafica.
Vou ter dar um exemplo:

i5 6400 + gtx 950 ( a grafica tem apenas 2gb de ram e possivelmente o processador so precisara de 50% de uso para conseguir processar sem problema a informação)
i5 6400 + gtx 970 ( a que tenho ), anda nos 70-80% pois existe mais dados para processar, é uma grafica de 4gb.
Se meter uma gtx 1080, o meu i5 6400 alem de andar a 100% nao vai ter capacidade de processar tanta informação, e vai fazer "bottleneck" .

Segundo a informações de nos dás, o teu cpu estando a 100%, esta sempre no limite e qualquer mudanca brusca de cenario ou carregamento de texturas ele tropeça...

Eu jogo gta5 1080p tudo em very high, com ambient occlusion no max, como antialasing uso FX, Msaa x4 ou x2 rebenta com performance ...as medias andam entre 100 fps com drops ate 80fps ( history mode ) 80fps com drops ate 65fps ( modo online, puxa mais xD)

2 opcoes, ou fazes aquilo que foi dito antes " formatares o pc, actualizares drives ( grafica, chipset) e actualizares a bios." e das uma olhadela nas configuracoes dabios....ou vais a uma loja de informática de confiança para te fazerem um diagnostico. Eu tenho as drives mais recentes e ta 5*

Haver queda d frames nao é grave é normal, os fps nao sao estaveis vao oscilando...o cpu a 100% e fps de 10-20 já nao.

Ve quais sao as temperaturas do cpu*

Obrigado pelas dicas. Os 100% foi no Mafia. No GTA anda na casa dos 60fps online e offline (vsync ligado), MSAA x2 e FXAA ligado também, settings High e Very High! O processador anda na casa dos 70% e a gráfica nos 70-90% às vezes com picos de 95%. Antes de o estar a tirar de casa e levar a uma loja de informática ou formatar há mais algum teste que precise de fazer ou passo já para uma dessas ações?
 
Acho que não...porque como dizes que costumas ligar o msaa x2 ou x4, questiono-me ate que ponto não será normal essas quebras.
Eu na minha opinião o Fxaa é um bom substituto do msaa.
De qualquer das formas os valores no gta5 d cpu estao ok. No mafia nao entendo porquê.
Se as temperaturas estiverem boas do cpu e gpu, joga sem msaa para ver se acontece. Nao te esqueças que alisar pixeis nao é tarefa facil, ate para a 1060...

Se mesmo sem msaa fizer o mesmo, fazes a formataçao e updates referido em cima...

A vdd é que com um i5 k nao fazer OC, é desperdiçar :Winkani:
 
Instalei o MSI Afterburner, mas antes andava a usar o Asus GPU TweakII. O Afterburner só costumo ligar para ver os FPS e temperaturas durante os jogos, não mexo nos clocks. Há stress em ter dois a trabalhar ao mesmo tempo ?
 
Back
Topo