Discussão Guardar ou não os raw files para efeitos de copyright.

Ignis

Power Member
Bom dia,

Tenho aqui uma duvida, depois de editar as fotos, guardo sempre os projectos, para ter acesso à fotografia original e a toda sua edição, seja para depois ser usada para qualquer coisa, fazer modificações ou até provar que a foto é minha. Apartir daí crio jpegs, tiff, whatever. Mas será que também é preciso guardar o ficheiro raw, quem o guarda? será que é preciso para provar alguma coisa?
 
E se a maquina nao tiver raw? Nao terias direito a (c)?
Teres ou nao os raw nao vai afectar o (c), mas pode dar jeito se quiseres voltar a editar a imagem.
 
eu guardo sempre os raws da fotos preferidas, ate pq ocupam mt menos que o tiff e a medida que o tempo passa desenvolvem melhores metodos de demosaicing
 
eu guardo sempre os raws da fotos preferidas, ate pq ocupam mt menos que o tiff e a medida que o tempo passa desenvolvem melhores metodos de demosaicing

Depois de tratado o raw, não preciso mais dele, pois tenho o file proRGB 16 bits equilibrado apenas como ponto de partida para a edição, e às vezes tenho dois para recuperar detalhes que foi perdido no principal, é como se tivesse a controlar a exposição em partes especificas da imagem quando o lightroom é muito limitado para isso. Os meus projectos ocupam sempre mais que 400 MB, eu não guardo o tiff, mas sim o projecto. Para mim guardar o raw ou não é me indiferente, só queria saber se guardar o raw é bom se tiver que provar alguma coisa.
 
Guardo sempre os RAWs. Nunca se sabe quando não quero voltar a reutilizá-lo.
O melhor sistema, que por acaso não faço, mas que vou tentar começar a fazer é pastas das seguintes maneiras:
Imagens:

Root: Originais:
- Raw's
Root: Editadas:
- Jpg's (low rez)
- Tiff's (full rez e sempre flaten caso seja para imprimir)
- Psd's
 
Guardo sempre os RAWs. Nunca se sabe quando não quero voltar a reutilizá-lo.
O melhor sistema, que por acaso não faço, mas que vou tentar começar a fazer é pastas das seguintes maneiras:
Imagens:

Root: Originais:
- Raw's
Root: Editadas:
- Jpg's (low rez)
- Tiff's (full rez e sempre flaten caso seja para imprimir)
- Psd's

Acho que podias evitar o tiff se tens o Psd, podes sempre criar o tiff apartir do psd quando for para imprimir. Os raw's também se calhar vou começar a guarda-los, apesar de nunca ter apagado nenhum. Mas não vejo porque vou edita-los de novo, a não ser que os meus skills no processamento tenham melhorado muito, mas praticamente o que eu fiz é o que fica. Ando a demorar cerca de 3 horas por fotografia e não é tudo no mesmo dia.
 
Guardo sempre os ficheiros RAW, não só para, eventualmente, provar que fui eu que tirei a fotografia como também guardo para mais tarde poder fazer outras edições como já tem acontecido.
Edito sempre os ficheiros RAW no Ligthroom, para editá-los no Photoshop converto-os para TIFF, PSD para mim não é opção visto que o TIFF faz o mesmo e até "conserva" melhor a imagem, melhor dizendo, é imune a alterações/atualizaçoes do software e tem mais qualidade para impressão. Para publicar os trabalhos na internet, converto o TIFF já editado para JPEG com 800/1024 pixeis de lado maior.
 
Espera, 3 horas para editar uma foto?

Que tipo de edição estás a fazer? Retratos?

Isso deve estar tão editado que realmente, se calhar, não te compensa salvar 1 raw =)
 
Espera, 3 horas para editar uma foto?

Que tipo de edição estás a fazer? Retratos?

Isso deve estar tão editado que realmente, se calhar, não te compensa salvar 1 raw =)

Sim, mas depende da foto e como é fotografia de autor, primeiro preciso de ganhar inspiração e o que quero fazer com a foto e depois é o workflow e sempre indo trabalhando até a foto estar como eu quero. Por vezes deixo a foto editada a repousar durante ai uma semana e depois olho para ela outra vez,é sempre diferente e vejo se está boa ou não. Olhar para as nossas fotografias é sempre diferente do que olhar para as dos outros, o nosso estado mental nunca é o mesmo e então logo depois de editada ainda é pior. Convem deixa-la durante alguns dias e depois olhar para a foto como se fosse de outro fotografo.


Uma ideia do meu workflow, nesta comecei à 8 da noite e acabei às 11 da manha do dia seguinte(dormi a 8 horas), acho que foi a mais longa em termos de layers, quem percebe, quase tudo em masking a tratar diferentes partes da imagem. Mas isto não é nada comparado a alguns que fazem artwork e de retrato onde ha grupos e dezenas de layers a ocupar gigas cada projecto. Faço fotografia de paisagem principalmente. Não ta tão editado, isso não quer dizer nada ;) Editar novamente o raw é muito improvável.
 
Última edição:
Por outras palavras, tu não tiras fotos, disparas e fazes a foto depois no pc a olhar para ela, com o photoshop?

É que eu normalmente, quando tiro uma foto, já a tiro com 1 ideia, e o photoshop raramente é para mais que toques leves de correcção. Nem 5min devo demorar com photoshop por foto.

Nunca pensei que alguém levasse tanta hora numa foto.
 
Por outras palavras, tu não tiras fotos, disparas e fazes a foto depois no pc a olhar para ela, com o photoshop?

É que eu normalmente, quando tiro uma foto, já a tiro com 1 ideia, e o photoshop raramente é para mais que toques leves de correcção. Nem 5min devo demorar com photoshop por foto.

Nunca pensei que alguém levasse tanta hora numa foto.

Não percebi a tua primeira pergunta, eu tiro fotos, simples. Fotografia é 50% composição ou no momento do click e 50% pós produção. Sem um destes não crias uma boa foto. (Não quero entrar em discussão com os puristas, please) Eu também tiro uma foto com uma ideia, mas depois ao olhar para ela num ecran decente é que decido o que fazer com ela se todos os ingredientes estiverem lá. A fotografia que fazes, acho perfeitamente normal, na que eu faço que é fine art(que também deve de ser o teu caso) depende do que pretendes criar e o teu grau de exigencia, mas não quer dizer que cries piores fotos. 3 horas é normal, há muitos fotógrafos que passam bem muito mais tempo numa foto, mas bem mais.
 
Última edição:
Sim sim acredito.
Quanto à tua questão faz isto.

Uma pasta com os raws dentro e depois:
- Editadas (tamanho max de compressao no shopas)
- Reduzidas (para net)

Ficas com tudo dividido e ordenado. Os raw, apagas os q nao servem para nada e guarda os das fotos que poderás voltar a editar ou que editaste. Mais que não seja para se precisares de salvar algo com algo diferente. Acho que é escusado guardar TIFF tendo o raw no pc.
 
Fotografia é 50% composição ou no momento do click e 50% pós produção. Sem um destes não crias uma boa foto.
o que não falta são fotos de paisagem excelentes com o mínimo de edição... E preciso e ter muito tempo e paciência para tirar a foto apenas quando as condições são as ideais. E obviamente ter o equipamento necessário.
 
Ignis se meteres a foto online mete o link para ver fiquei curioso. Por norma sou rápido na edição mais de 30min já é anormal.(tirando numas para um projecto que tinha montagem e devo ter perdido bem mais que 3 horas em cada 1 mas foram uma excepção para o tipo de fotografia que faço) a média será 5min depende do tipo de foto e o que pretender delas. Uma das coisas que gosto do lightroom é que 99% das fotos não preciso de ir ao Photoshop.

Eu vou começar a gravar as minhas fotos principais para Blu-ray. Visto que esta semana descobri que me faltavam umas fotos da galeria. estavam na biblioteca e não nos discos. Tenho 1 disco principal e um de backup. ( Deve ter havido algum stress quando fez mirrow da ultima vez, costumo bloquear o 1 disco para não haver problemas mas alguma coisa falhou).

Eu guardo as pastas por ANO \ Nome com data\ depois se editar uma foto ou varias e for resultado de varias faço empilhamento para so ver os resultados. (Gostava que desse para guardar o empilhamento fora da biblioteca do lightroom de forma que se fosse ao bridge encontra-se tudo empilhado).

Ps: Agora estou a adoptar meter 5* nas fotos que gosto para numa procura geral procura por pontuções e mostra as que gosto mais.
 
Última edição:
o que não falta são fotos de paisagem excelentes com o mínimo de edição... E preciso e ter muito tempo e paciência para tirar a foto apenas quando as condições são as ideais. E obviamente ter o equipamento necessário.

Não disse o contrario, e como disse depende muito do que pretendes criar. Fine art é mesmo isso, até ha quem passa horas numa foto e sai uma borrada e outros que passam 30 mins e a foto fica muito boa. As minhas edições que faço na "edição da semana" não passam de 30 minutos. Quanto à tua ultima afirmação, sim concordo. Esse afirmação dos 50% até foi dita pelo Dan Ballard e concordo plenamente com ele, um dos meus fotógrafos preferidos de paisagem, esse gajo deve passar algumas horitas em frente ao PC na suas paisagens. O gajo já comentou em varias fotos minhas entre outros fotografos profissionais de natureza, mas não é para me gabar LOL
Não quer dizer que sejam piores trabalhos, como já disse em cima, até podem ser melhores!
 
Última edição:
Back
Topo