Saturn Guardian Heroes

jabun

Power Member
GuardianHeroesSSEU.jpg

Guardian Heroes é a sequela de Gunstar Heroes, um dos clássicos da Mega Drive e um dos melhores jogos da geração 16 Bits, tendo sido adicionado elementos RPG ao estilo beat 'em up em side-scrolling. Guardian Heroes foi desenvolvido pela Treasure e lançado em 1996 para a consola Sega Saturn, tendo rapidamente atingido o estatuto de título de culto, e quem o experimentou, certamente, não ficou indiferente, tal a quantidade de boas ideias que o jogo possui e que o transformam num dos jogos mais divertidos que passaram pela máquina da Sega. A OST do jogo também foi bastante elogiada, combinando músicas compostas eletronicamente com guitarra elétrica e saxofones, tendo sido composto por Hideki Matsutake e Suzuk Nazo.


Quanto ao enredo, muito antes dos acontecimentos do jogo, um ser supremo criou o universo para encontrar os melhores guerreiros, para que o servissem como soldados pessoais. Durante esse período, os humanos simplesmente seguiam suas vidas com medo da batalha travada pelos espíritos do céu e os da terra. Com o passar do tempo, os espíritos do céu decidem garantir poderes incríveis aos humanos, transformando muitos deles em poderosos feiticeiros. Com tais recursos, os magos humanos unem-se aos espíritos da terra e conseguem banir os espíritos de céu para a escuridão, tendo início a Era da Espada.

ZDGj51d.png


EJh3C3l.png

Um dos magos humanos, Kanon, consegue escapar da sua prisão e decide vingar-se dos espíritos do céu, fazendo uma proposta aos Khans, que são destruídos ao negá-la e substituídos por um reino de feiticeiros. Nem tudo é perfeito no plano de Kanon, apesar de tudo: uma profecia do antigo rei relata que a Era da Espada chegará ao fim em breve, e que uma dessas espadas traria ao fim o reino de Kanon. Por isso, Kanon proíbe o uso de espadas no seu reino, mas não sabe da existência de uma espada pertencente ao um guerreiro anónimo que lutou até a morte durante o ataque de Kanon. Além disso, a antiga princesa, Serena, sobreviveu, e reúne um bando de cavaleiros para tentar trazer um fim à opressão de Kanon.

gh7.png

O jogo tinha alguns elementos RPG, como possibilidade de fazer level up, de forma a aumentar o poder das nossas personagens

Personagens

Samuel Han
Forte fisicamente, Han pode causar dano aos seus oponentes até mesmo sob defesa, mas seus movimentos são lentos e não conhece muitas magias. Também possui um ataque com fogo, similar ao golpe de relâmpagos de Ginjirou. Han começa o jogo com a espada de Undead Hero, até que o mesmo a recupera.

Randy M. Green
Randy possui ataques espetaculares e grande variedade de magias elementais, mas sofre de vitalidade baixa. O familiar de Randy, Nando, auxilia-o nas batalhas.

Ginjirou Ibushi
Ginjirou tem grande mobilidade e muitos ataques em movimento, além de diversos ataques de trovão.

Nicole Neil
Nicole possui ataques fracos e magia aleatória. É a única personagem que pode utilizar magias de cura, mas em compensação tem os golpes mais fracos do jogo. Ela também possui uma barreira mágica, por vezes capaz de ferir seus oponentes.

Serena Corsair
Personagem equilibrada, Serena possui um amplo leque de golpes e uma boa seleção de magias, grande parte baseada em gelo.

VXN4xco.jpg

O título permitia aos jogadores alterar o enredo através de suas ações, ao, no final de cada nível, ter vários caminhos a percorrer, tendo de escolher apenas um, que levava a múltiplos finais. Esta multiplicidade de finais e de caminhos diferentes a percorrer foi algo que distinguiu o jogo na altura, pois além de serem poucos os jogos que davam esta liberdade ao jogador, ampliava também bastante a longevidade do jogo, pois queremos sempre terminar mais vezes o jogo, para ver todos os caminhos existentes e todos os finais possíveis.


Apesar das vendas muito baixas (na Europa forma postas à venda um número ridículo de cópias do jogo), Guardian Heroes é considerado um dos melhores jogos do Sega Saturn, quer por críticos, quer pelos fãs, sendo, actualmente dos jogos Saturn mais procurados por ebays e afins. Dada a sua raridade, o seu preço pode afastar muitos potenciais compradores, mas para os que tiverem a sorte de o poderem adquirir acreditem que vale bem a pena. Dos melhores jogos que a Treasure já produziu, e o que não faltam são grandes jogos vindos desta saudosa software house.


39Emg2t.jpg


GUARDIAN HEROES ROCKS! - Happy Console Gamer

RetroRated, Retro Gamer nº96

vZb97hY.jpg
 
Última edição:
Provavelmente a maior "espinha encravada na garganta" que alguma vez tive a nível de jogos!
Passo a explicar: por variadíssimas vezes o tive na mão e sempre optei por comprar outros jogos, inclusive cheguei a ver o jogo em promoção numa loja por 5 contos, na altura era dinheiro mas bastante menos do que normalmente estava! Acabei por nunca o comprar e tempos mais tarde após ver como o jogo era realmente já fui tarde para o comprar mesmo a preço normal de venda. Possivelmente um dos melhores jogos daquela altura na Sega Saturn. Saudades daqueles tempos!
 
Acho que cheguei a ter três copias entre empréstimos, sempre foi dos jogos mais populares no pequeno círculo SS, conjuntamente com o DBZ Legends.

Acho que a Microsoft deve ter enfiado alguma clausula qualquer e pago o port, porque não é normal um IP que não é deles não vir parar a outro sítio, mas devem ter comprado aquele port de alguma coisa. Simplesmente não sei do que difere do Radiant Silvergun, que teve um Port na Switch.

De pensar que a Treasure não faz ports por si se não tiver uma proposta é de doidos. É um crime isto não existir no PC, e apenas relegado na X360 e BC na XbOne/SS/Sx.

A remastered version of Guardian Heroes for Xbox Live Arcade was released on October 12, 2011.

The port makes numerous changes to the original. It has been reformatted for 16:9 aspect ratio, expanding the playfield. The game features both original and "remix" graphics modes and runs in high definition with a remade user interface in both. The remix mode applies an hqx-like upscaling filter along with a pencil-shade effect to the sprites, implements true alpha blending, applies bilinear filtering to the backgrounds and features redrawn spell effects and character portraits.

Players can also choose between original and remix options for the gameplay. Remix mode makes many changes to the game's control and mechanics, but does not impact level design or content. Some of these changes, like the new attacking and dodging controls, air dashing, and air recoveries, were modeled after Treasure's own Bleach: The Blade of Fate, a fighting game that likewise features elements of Guardian Heroes.[citation needed] The script for Story Mode has been rewritten and contains updated dialogue as well as changes in name to the Earth and Sky Spirits, who are now known as the Earthblood and the Skyborn, respectively.

The XBLA release also features online play for the multiplayer modes, and an expanded competitive mode that allows for 12 players instead of six.
Arcade Mode, an endless survival gauntlet, is a new addition.

This version was made backwards compatible with the Xbox One on November 6, 2016.

 
Tenho a minha cópia Saturn religiosamente guardada, mas também tenho a versão XBOx Live e gosto bastante. Este e o Nights são daqueles jogos que volto de vez em quando só para passar um nível ou outro.

Agora que este género parece estar outra vez na moda (Tartarugas Ninja, Streets of Rage...) a Treasure bem podia fazer um novo Heroes. E tanto fazia ser mais parecido com este ou com o Gunstar, da Mega Drive. São dois jogos monstruosos.
 
Back
Topo