1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Guess What... PC novo...

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Razziel, 16 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 940)

1. Razziel

Razziel Power Member

"N.R." será colocado nas perguntas que não considero relevantes.

1) Qual o orçamento disponível?
    Até 1000E

2) Quando vais comprar o computador?

Não pretendo atrasar além de um mês, a não ser que esteja a ser lançado algum componente que o justifique...

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop (aproveitava para me explicarem um pouco a diferença entre uma workstation e desktop)

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Torre apenas

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?
    claramente a performance é que interessa... com isto quero dizer que não olho para a marca como rótulo. Tenho a ideia de que a AMD é algo como a gama baixa da coisa, apesar de ter alguns resultados satisfatórios... mas marcas, para já, não interessam

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos?
    Ora, aqui é que se complica... Eu axo que se resumir a coisa a "quero jogar crysis ao maximo", está explicado, não é?! (brincadeirinha)
    A verdade é que o PC destina-se a trabalho, mas já que vou comprar uma coisa, e que ainda me vai ter que durar uns anos, que sirva para me entreter também...
    Portanto, viciadinho que sou, se puder correr a nova geração sem soluços de maior, é fantastico, e assim sendo, as ferramentas de trabalho que passarei a citar em seguida, creio que ficam cobertas também...

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    O pack practicamente completo da Adobe, com atenção ao facto de que não é o photoshop o rei do sítio... Uso com frequencia e com alguma exigencia (vídeos de longa duração e edição moderadamente avançada) after effects e premiere.
    Depois, o 3ds max também entra ao barulho, mas não procuro renderizar nada de exageradamente complexo.

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    Para já, "RAID"? (lol, n faço ideia do que seja)
    Depois...
    nem sei a quanto andam os discos, mas como adicionar um disco é algo que se faz sem grande problema, 200Gb chegam... se o preço justificar muito mais... logo se ve...

9)
    Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    Na mesma onda do disco rigido... para ja gravador d DVD. HD, blue-ray e etc adiciona-se mais tarde se for preciso

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    não me parece...

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Pergunta crucial... Quero que isto me dure pelo menos tres anos com a board, processador e talvez mesmo a gráfica.
    RAM ou disco, como ja disse antes, são coisas que se mudam facilmente, podem vir a ser trocadas em menos tempo

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    N.R.

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    N.R.

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    N.R.

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    N.R.

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Wireless

17) Vais fazer Overclock?
    se a configuração apresentada for realmente boa, qual é o objectivo?

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    N.R.

Pronto, isto mais resumidamente não é um apelo por ajuda na "compra" de um computador novo... é na escolha de hardware...
    Estou a tirar um curso de design e o material que tenho à minha disponibilidade começa a falhar mesmo no mais basico, para não falar então no que faço extra-curricular como edição de video e etc...
    portanto mantenho o portatilzinho do e-escolas (não perguntem...) para a mobilidade e tarefas pequenas, e uma rig em condições fixa, em casa, que me satisfaça o essencial, mais o vicio...
    Assim sendo, penso que uma board que não me traga problemas quando mais tarde quiser trocar alguma coisa, um processador e uma gráfica são os pontos cruciais... O resto pode ser dentro do minimo aceitavel, visto que são componentes qe se trocam com alguma facilidade...
    (minimo, va, a RAM não convém descer dos 3Gb, por exemplo)

dentro disto então, disparem la as opiniões, focando-se em modelos e desempenho, visto que o preço e local de compra é algo que não é tão relevante quanto isso por agora, tendo em conta que não quero nada exorbitante, nem ter que me desiludir com a performance do COD4 quando quiser aliviar o stress...

2. cmrosado

cmrosado Power Member

ANTEC THREE HUNDRED - 57€
    OCZ STEALTHXSTREAM 600W - 72€
    GIGABYTE GA-MA790X-DS4 - 105€
    AMD PHENOM II X4 940 (3.0GHZ) BLACK BOX SKT AM2+ - 236€
    GSKILL KIT 4GB DDR2 800MHZ PK (CL4) - 60€
    GAINWARD GTX260 LTD EDT CORE 216 896MB DDR3 PCI-E - 249€
    WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB - 58€
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
    Montagem - 15€

Total: 872€

Em alternativa podes ir para um sistema com um dos novos core i7 da Intel com uma gráfica como a HD4850 (custa 150€). Para Crysis e Call of Duty chega bem.
    Se puderes ir aos 1100€ dá para um sistema core i7 e uma gtx260.
    Mas é assim, esse sistema que sugeri em cima já é muito bom. Esse processador da AMD é recente e é o topo de gama da AMD. Não fica muito atrás dos core i7 e sai muito mais barato uma vez que as boards mais baratas para i7 andam acima dos 200€.

3. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX [273,30 €]
    ASUS P6T [227,10 €]
    TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9) [90,20 €]
    ANTEC THREE HUNDRED [57,10 €]
    WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB [58,40 €]
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) [19,90 €]
    OCZ GAMERXSTREAM 600W [72,50 €]
    SAPPHIRE HD4870 512MB DDR5 PCI-E [198,60 €]
    Montagem - 15€

Preço 1.012,10 €

Pus um disco de 500gb pk acho que compensa o preço (WD 250gb custa 42.10€ e o de 500gb custa 58.40€).

4. cmrosado

cmrosado Power Member

Sim, essa configuração está bastante boa. Dá para poupar uns 20€ na board se for Gigabyte.

5. RSC

RSC Power Member

A gráfica é reference card por isso o cooler é fraco. Comprar uma 4870, que aquece e bem, com um cooler fraco não é boa opção. Depois o disco, parece-me que apesar do preço, o mais importante é a velocidade. Comprar um disco de 500GB para disco de SO quando o user não precisa de tanto espaço não serve nenhum propósito, nem em termos de velocidade, nem em termos de necessidades do user. A melhor escolha seria um disco de 320GB.

6. Razziel

Razziel Power Member

bom, desde já agradeço as respostas...

uma outra opção de config, para comparar e receber opiniões, é a seguinte:

VGA ASUS EN9800GTX+DK TOP 512MB DDR3/HDMI - EN9800GTX+DK TOP - 204€
    ou
    VGA ASUS RADEON HD4850 1GB PCIE2.0/DDR3 - EAH4850/HTDI/1GB - 174€

Processador INTEL Core2Duo E8400 45nm FSB1333MHz BOX - 186€

MB ASUS Chipset Intel G31 SK775 FSB1333/ Quad-core- P5KPL-CM - 54€
    ou
    MB ASUS Chipset Intel P45 SK775 FSB1600 DDR2 - P5Q - 119€

Fonte OEM 600W PSU ATX 20+ 4 PINOS 12x12 - 29€

Caixa 42€ cooler master
    dvdrw 21€
    RAM 4GB 47€
    Disco 500Gb a 54€

702€ total, contando com as mais caras onde ha duas opções

portanto, como o preço não é tudo, opiniões e substituições?

7. RSC

RSC Power Member

A fonte é péssima. A P5KPL-CM, é uma board muito fraca. A 9800GTX+ a esse preço é a pior escolha possível e o processador está muito caro. Um E8400 custa 155€ +/-.

8. Razziel

Razziel Power Member

então, alternativa à fonte:
    Fonte Alim. Cooler Silent Pro 600W Modular - RS-600-AMBAD3 - 114€

e à board
    MB ASUS Chipset Intel P45 SK775 FSB1600 DDR2 - P5Q DELUXE - 187.50

9. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

Queres baixar entao o orçamento? eu fiz a config do i7 porque com 1000€ é possivel... mas se quiseres core 2 ou core quad baixa...

Essa board eh excelente...

Aqui vai outro orçamento!

INTEL CORE 2 QUAD Q9550 E0 (2.83GHZ) SKT 775 BOX [269,60 €]
    ASUS P5Q DELUXE [172,00 €]
    KINGSTON KIT 4GB DDR2 800MHZ (CL6) [50,30 €]
    ANTEC THREE HUNDRED [57,10 €]
    WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB [48,60 €]
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) [19,90 €]
    OCZ GAMERXSTREAM 600W [72,50 €]
    GAINWARD HD4850 GOLDEN SAMPLE 512MB DDR3 PCI-E [166,60 €]
    Montagem de PC sem instalação de software [15,00 €]

Preço 871,60 €

Também é um excelente pc (na minha opinião, excepto na gráfica que podes trocar por uma melhor). Se quiseres ir aos 1000€ mete uma gtx 260 por exemplo e já ficas com um bom gpu.

Cumps

Última edição: 16 de Fevereiro de 2009
  10. RSC

RSC Power Member

Vai para isto:

INTEL CORE 2 QUAD Q9550 E0 (2.83GHZ) SKT 775 BOX 269,60 €
    ASUS P5Q* 111,60 €
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1000MHZ PI (CL5)* 59,30 €
    EVGA GTX260 896MB DDR3 55nm PCI-E 259,70 €
    WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB 48,60 €
    OCZ STEALTHXSTREAM 600W* 72,40 €
    ANTEC THREE HUNDRED 57,10 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €

Total: 898,20 € (Preços Globaldata)

11. Razziel

Razziel Power Member

estou inclinado a por uma GTX 285 a 359euros

compensa?

12. RSC

RSC Power Member

É a melhor placa single GPU do mercado.

13. Razziel

Razziel Power Member

Resumidamente, qual a diferença entre a relação qualidade/preço entre, por exemplo, um core 2 quad e i7?
    Encontram-se os dois a preços semlhantes, apesar de o i7 ser recente, tecnologia de microarquitectura, e etc...

14. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

A maior diferença neste momento é a compatibilidade com componentes daqui a 2 anos.

maior parte das pessoas nem nota a diferença numa utilização normal entre 2 pc's bem configurados, um com Quad 775 e outro com i7.

15. Razziel

Razziel Power Member

Acho que vou optar por um i7 como sugeriram numa config ali em cima, 920, uma vez que 500euros + para o 940 era um bocado puxado...

o meu problema é a grafica... as opções que me dão por aqui parecem porreiras mas tenho medo que se desactualizem rapidamente... Sem fazer crossfire/SLI, gostava de ficar com algo muito bom...

16. cmrosado

cmrosado Power Member

Como assim?

Partilhar esta Página