[GUIA] Aumentar performance do Windows Vista

Esse guia está porreiro, mas acho que pode ficar muito completo, desactivando o Flip3D do vista, graficamente puxa bastante pelo sistema e principalmente nos portáteis é totalmente desnecessário.
windowsflip3ddq3.jpg


Aqui fica o comando para o fazer temporáriamente, façam WIN+R -->Digitam CMD:
net stop uxsms
(Para parar este serviço)

net start uxsms
(Para voltar a activar o Flip3D)

Remoção Definitiva do Flip3D
Metodo por Registo
Pressionem WIN+R Abram o editor de Registo (Regedit.exe), com o regedit aberto vão à seguinte chave, seguindo o caminho seguinte:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DWM

A chave "Windows" pode aparecer com espaço aqui no fórum mas é sem espaço e já está criada.

Se não conseguirem ver a chave “DWM”, tem de criar uma nova com o nome DWM. Dentro desta da chave DWM, criem um Novo valor DWORD (32-bit) (do lado direito da janela), basta com clique direito sobre o lado direito da janela na área em branco, e escolher Novo. O nome do ovo valor DWORD (32-bit) tem de ser DisallowFlip3d, depois de estar criado deve assumir o valor 1 (0×00000001) na coluna DATA - Dados do valor. Depois basta reiniciarem o sistema e têm o Flip 3D desactivado!
disallowflip3dev0.jpg


Metodo Administrativo
For users using Windows Vista Ultimate, Business or Enterprise edition, it’s policy to set the registry key to disable Flip 3D by using policy. To do this, click Start button, and then type gpedit.msc into Start Search box, then press Enter to run Local Group Policy Editor. In the “Local Group Policy Editor”, expand Computer Configuration, expand Administrative Templates, and then expand Windows Components. Select Desktop Window Manager and enable Do not allow flip3d invocation.

Existe muito mais que se pode fazer pelo sistema incluindo uma gestão mais apertada das Cópias Sombra e Restauro do sistema que pode gastar imenso espaço em disco e deixar o sistema bem mais lento.
 
Última edição:
Para adicionarem o executar à lista de programas (à semelhança do XP), podem fazer:

Botão direito do rato sobre a barra de tarefas > Propriedades > Separador Menu Iniciar > Botão Personalizar
imagem_activar_executar01.jpg


Logo no início activem a opção “Comando Executar“. OK e aplicar, fechem a janela.

imagem_activar_executar02.jpg


Agora podem ver que o Executar já se encontra no seu devido lugar. Não é que a conjugação das teclas Windows R seja difícil, mas há pessoas que se sentem deslocadas quando enfrentam alterações tão profundas como aconteceram no Windows Vista.


Ou então tecla Win+R, tal como referido...
 
Agora podem ver que o Executar já se encontra no seu devido lugar. Não é que a conjugação das teclas Windows R seja difícil, mas há pessoas que se sentem deslocadas quando enfrentam alterações tão profundas como aconteceram no Windows Vista.


Ou então tecla Win+R, tal como referido...

Mas no Vista o menu executar não é necessario visto que o search do menu iniciar faz o mesmo efeito.
 
Mas no Vista o menu executar não é necessario visto que o search do menu iniciar faz o mesmo efeito.

eu por acaso não sabia dessa. obrigado pela dica!:001:
e eu aqui sempre a entortar a mão para fazer WIN+R, quando afinal bastava fazer WIN

e obrigado também a quem postou como desactivar o Flip3D
aquilo até podia ser minimamento util, não fosse o facto de se ter que clicar na imagem de janela que se quer abrir. quando se clica numa área vazia (que mostra o desktop) volta-se á janela original!
 
e obrigado também a quem postou como desactivar o Flip3D
aquilo até podia ser minimamento util, não fosse o facto de se ter que clicar na imagem de janela que se quer abrir. quando se clica numa área vazia (que mostra o desktop) volta-se á janela original!

Não percebi, para usares o flip3D no Vista é como no XP, excepto que em vez de ser Alt+Tab é Win+Tab (logotipo do windows + Tab).
Eu normalmente uso o flip clásico (alt+tab), mas quando tou a monitorizar várias janelas ao mesmo tempo, uso o flip3D, que me me permite ver o preview das janelas em grande formato.

Grande guia, sim senhor!
 
Performance gráfica (animação, ambiente, efeitos)

Esta é mais para alguém que tenha uma máquina com 1Gb de RAM e um processador não muito bom. Se formos possuidores de um C2D 2.0 para cima com 2Gb de RAM, já não nos precisamos de preocupar com esta fase. Mas seja como for, aqui vai de forma a ajudar toda a gente:

De forma a ficar com o Vista com melhor fluidez, no Painel de Controlo clique no Sistema, depois no separador Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do Vista irá mudar radicalmente, acabando por ficar parecido com o Windows 2000.

Para reverter o visual, basta ir ao ícone Personalização no Painel de Controlo ou carregar com o botão direito do rato em cima da área de trabalho. As opções gráficas que disponíveis são as seguintes:

Visual clássico - Mais feio, mais rápido, mais formal, identico ao Windows 2000.
Visual Vista Básico - Intermédio, boa performance e mais bonito que o Windows XP.
Visual Vista Aero - O melhor estécticamente, exige mais memória de vídeo.

A diferença entre o Básico e Aero só se torna percéptivel para quem não tem uma boa placa gráfica. Quem possui um computador com uma placa gráfica onboard ou placas com menos de 128 MB irá perder performance ao usar o Aero. A diferença é que o Aero exige menos CPU e mais GPU. Quem tiver 128 MB de vídeo ou mais dificilmente irá perceber a diferença entre Aero e Básico.


Explica melhor como chego até aqui, porque não encontro isso...

Obrigado
 
a primeria , control panel > System and Maintenance > power options (podes clicar com o botao do lado direito no ambiente de trabalho e em cima retrocessader nas opçoes

appearence and personalization > personallization <window color and appearence (acho eu q este ,se nao for ,talvez theme)
 
Última edição:
Viva comprei um ACER Aspire 5520, ha bem pouco tempo, e pretendo desocupar espaço no computador visto que ele ja trazia a primeira partiçao Disco C que de 69Gb ja so tinha 44GB livres!!!!
Nao sei se esrá do vista, mas nao tenho o cd de instalação, o que sugeerm que faça? eu instalei quase nada, a nao ser alguma musica e pouco mais mas nada que excedesse os 20Gb ( do que eu instalei..)
 
Viva comprei um ACER Aspire 5520, ha bem pouco tempo, e pretendo desocupar espaço no computador visto que ele ja trazia a primeira partiçao Disco C que de 69Gb ja so tinha 44GB livres!!!!
Nao sei se esrá do vista, mas nao tenho o cd de instalação, o que sugeerm que faça? eu instalei quase nada, a nao ser alguma musica e pouco mais mas nada que excedesse os 20Gb ( do que eu instalei..)

é normal ,à partida é normal ! a memoria virtual funciona com o espaço livre q tens no disco n sei se esta se repercute automaticamente /imediatamente no espaço do disco,
é dificil calculares assim ,é verdade q certos malware ,virus e etc ,causam isso tambem eu no xp usava o windows washer para limpar a cache etc , no vista infelizmente n funciona mt bem ,mas tens o ccleaner q funciona bem
 
Guia muito bem conseguido, segui algumas das dicas aqui presentes, e de facto a velocidade e o desempenho do computador aumentou e bem.

Obrigado. :D
 
Tenho de actualizar isto, já estou mesmo a ver! :P

Eu não tenho é tido tempo ultimamente, mas assim que tiver faço uma boa actualização ao post. ;)

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
No painel de controle está lá "Opções de indexação", basta remover as localizações que estão lá marcadadas.

Mas para que queres desactivar o serviço de indexação? Está bem que das primeiraszs vezes que usas o computador, ou quando acabas de instalar alguma coisa ele consome alguns recursos, mas depois não notas que ele existe. Só vai funcionar quando fizeres uma pesquisa, tornando-a mais rápida.
 
No painel de controle está lá "Opções de indexação", basta remover as localizações que estão lá marcadadas.

Mas para que queres desactivar o serviço de indexação? Está bem que das primeiraszs vezes que usas o computador, ou quando acabas de instalar alguma coisa ele consome alguns recursos, mas depois não notas que ele existe. Só vai funcionar quando fizeres uma pesquisa, tornando-a mais rápida.

Aí eu sei. Gostava de saber era como o desactivar nos "Serviços" mesmo do windows.

Só funciona quando é feita uma pesquisa? Então não tem qualquer utilidade fora as pesquisas? lol
 
Back
Topo