1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia do Folding - O teu PC a trabalhar em prol da ciência!

Discussão em '[email protected]' iniciada por 0NZ3, 10 de Maio de 2014. (Respostas: 166; Visualizações: 26042)

1. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Guia do Folding

O teu PC a trabalhar em prol da ciência!

O que é o [email protected]?
    O [email protected] é o maior projeto de computação distribuída, desenvolvido pela Universidade de Stanford, que têm como principal objectivo perceber como as proteínas se formam. Erros durante o processo de formação podem trazer severas consequências para a nossa saúde. Doenças como Alzheimer, Parkinson, Fibrose Quística, a doença das vacas loucas e algumas formas de cancro estão diretamente ligadas com anomalias que acontecem com as proteínas durante a sua fase de formação, daí a importância de estudar e perceber como as proteínas se formam. Quando os cientistas dominarem o processo de formação das proteínas e conseguirem perceber a causa das anomalias vão ser capazes de reverter esta situação, descobrindo assim a cura para enumeras doenças! Acho que já todos nós percebemos a importância de disponibilizar o nosso computador em prol da ciência, quem sabe se o contributo que damos hoje não salvará a nossa vida ou a de alguém que gostamos no futuro? Não deixem de apoiar este nobre e grandioso projecto!

O que é a [email protected]?
    A [email protected] é a maior equipa portuguesa a participar no [email protected] Conta já com 10 anos de existência, mais de 5.000 membros e com perto de 2.500.000 WUs "foldadas". A equipa têm como identificação o número 35271. Mais para a frente explicaremos como podem fazer parte da equipa [email protected]

Como começar?
    Antes de começar é importante frisar que qualquer computador pode "foldar". Desdo potente CPU de um desktop ao econômico CPU de um portátil, logicamente que haverá uns a contribuir mais que outros por terem hardware mas poderoso mas toda a contribuição é pouca quando se fala numa tão nobre causa e como o sábio proverbio diz: "Quem dá o que tem a mais não é obrigado".

Vou agora explicar o que têm de fazer para começar a "foldar":
    1.) Vão ao site oficial do projeto e fazem o download da versão mais recentes do FAH. Vão a este link, carreguem em "START FOLDING" e em seguida em "DOWNLOAD".
    2.) Depois do download feito vão instalar o programa, penso que este ponto não trará qualquer dificuldade.
    3.) Caso o programa não execute automaticamente após a instalação, executem o programa [email protected]
    4.) Será aberta uma página no browser (Web Control) com uma pop-up com uma breve introdução e onde nos perguntam se queremos "foldar" em anônimo ou com uma identidade. Selecionam "Set up an identity" e em seguida em "Start Folding".
    5.) Vamos nos identificar! No campo "Name" vamos escolher um nick à nossa escolha, no campo "Team" metemos 35271 e no campo "Passkey" metemos a nossa passkey pessoal que pode ser pedida aqui. Depois de preencher todos os campos carregamos em "Save" para guardar os dados.

Estamos agora em condições de "foldar" a nossa primeira WU! Na página web control temos algumas opções que podemos alterar conforme as nossas necessidades. Caso queiramos alterar ainda mais opções vamos ao FAHControl e aí temos um leque mais variado de opções.

Links uteis:
    - Queres compreender um pouco melhor o processo de formação das proteínas?
    - Estátisticas da equipa [email protected]
    - Site oficial do projecto (com vídeo)
    - Como passar a Folding Member aqui no forum
    - Folding com o Google Chrome

Última edição: 12 de Março de 2016
  2. vitecom01

vitecom01 Power Member

Sempre a surpreender!!!!!parabens pelo topico...regresso em breve,Ja falta pouco.abraço

3. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Têm que ser, sempre a tentar cativar novos membros para a equipa!

Já vi que regressaste e cheio de power! Grande abraço

4. JPN.PT

JPN.PT To fold or to FOLD?

Muitos parabéns pelo tópico!
    Grande iniciativa.
    Há já uns anos que "não faço parte da equipa", mas vou tentar movimentar-me novamente no meio, agora.

EDIT: A foldar! Depois de três anos parado, inicio agora nova "temporada". Deixei isto preso à 65ª WU, mas agora espero poder terminar esta, iniciar e terminar muitas outras. Conto, de momento, com ~9990 pontos.

Última edição: 21 de Maio de 2014
  5. vitecom01

vitecom01 Power Member

Se muito muito bem vindo. um abraço companheiro. dá-lhe com força. nos precisamos. Somos PORTUGAL.

Última edição pelo moderador: 5 de Junho de 2014
  6. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Bem vindo de volta e obrigado pelas palavras. Bom ver que pessoal da "velha guarda" vai voltando ao Folding aos poucos, juntos somos mais fortes!

Última edição pelo moderador: 5 de Junho de 2014
  7. EquinoxPT

EquinoxPT Power Member

Para um simples comum o que vocês fazem é deixar o PC ligado 24/7 com o CPU a 100% a consumir electricidade, não ganham nada com isso e não compensa, só perdem dinheiro e não se vê beneficio nenhum.
    Respeito o "sacrifício" que vocês fazem e sei que a longo termo é bastante possível ser beneficial para todos nós e respeito totalmente a ideia de ajudar a humanidade com este tipo de actividade.

Por curiosidade, há algum relato de sucesso através de folding? Já ajudou em alguma coisa? Ou ainda está para ajudar (quem sabe)?

8. Olissipo

Olissipo Multo ovili, ad scientia.

Não é necessário deixar o PC a foldar tanto tempo. Seria mais benéfico se mais foldassem, nem que 1h por dia, do que apenas uns quantos "entusiastas". E há o lado competitivo da coisa. Com os rankings e equipas há uma tendência para competir pelo melhor resultado, ajudando a ciência ao mesmo tempo.

Resultados do folding (por parte da universidade de Stanford):

Versão longa
    Versão curta

Contudo, tens de perceber que isto se trata de uma ferramenta para os cientistas que analisam os dados. Não é chegar ao fim do projecto, somar todas as partes e puff!!, cura para X!

9. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Ninguém para estar dedicado ao Folding precisa de ter o PC a trabalhar 24/7 como disseram a cima. O conceito é a usar percentagem do CPU/GPU que não está a ser utilizada para o Folding, enquanto navegamos pela net ou temos o PC em idle conseguimos ter grande parte dos processos dedicados ao enrrolamento das proteínas.

São várias os artigos que podes encontrar sobre os avanços que o Folding permitiu. Aconselho a leitura do primeiro link que meti para perceberes a enorme complexidade que é o processo de enrrolamento. Nada nos garante que o nosso contributo levará à descodificação do processo de enrrolamento, mas certamente será uma ajuda. E se o projeto não tivesse pernas para andar com certeza não teria o poder que tem hoje em dia passado quase 15 anos da sua criação, juntos somos o super-PC mais poderoso do mundo!

Cumps :kfold:

10. M@D

[email protected] Power Member

Última edição: 27 de Maio de 2014
  11. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

É normal que ainda não encontres as tuas stats, normalmente só aparecem ao fim de completares a 1º WU (por vezes pode demorar um pouco mais).

Bem vindo à equipa! :D

12. pr16

pr16 I quit My Job for Folding

Boas pessoal,
    Obrigado tópico, ajudou-me imenso a entender este projeto e como entrar nele :) E confesso que fiquei surpreendido, não esperava que o conseguisse fazer no linux :p só uma pergunta de iniciante, desculpem xD É suposto escrever algo aqui? Se sim, como saberei o nick da equipa? Obrigado :)

13. Celso Azevedo

Celso Azevedo I folded Myself

O nick na equipa é o nome que escolhestes quando configuraste o cliente. Podes ver isso na webui, por exemplo, onde diz "i'm folding as":

14. pr16

pr16 I quit My Job for Folding

15. DeathCenter

DeathCenter Power Member

Boas já estou a foldar com o meu i7 4770k ali a bombar, deixei no medium e tenho 2 duvidas
    1o como eu ganho o textozinho abaixo do nome?
    2o o que os cientistas ganham ao sacrificar o meu CPU ?

16. vitecom01

vitecom01 Power Member

Em primeiro lugar sê muito muito bem vindo a esta família. és precioso para nós. o texto manda uma PM ao DiogoSimao ou CelsoAzevedo que eles explicam-te pois eles são top. ao usares esse teu maravilhoso 4770k, ajudas a comunidade medica mundial a percerber o porque da mal formação das proteínas que provocam a mais variadas doenças, entre elas alzeimer,parkinson, os mais diversos cancros, etc etc, doenças essas que no caso da alzeimer,fazem com que papás e mamãs se esqueção de nós que tanto os amamos. trabalhamos com uma consciência afinada e pés acentes pois amanha os outros somos NÒS...corremos por amor á 35271 portuguesa. se tiveres mais duvidas ou se não fui bem explicito, fala com esses jovens maravilhosos e eles elucidao-te de forma clara. abraço e força ai companheiro.

17. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Bem vindo DeathCenter, é bom ver que continuam a aparecer novos membros para se juntarem à causa :D

Respondendo às perguntas.
    1.) No 1º post deste tópico tens nos links úteis como fazer!
    2.) É basicamente o que está no 1º post e o que disse o vitecom01, estamos a ajudar os médicos e cientistas a desvendar o processo de formação das proteínas para perceber o que causa as anomalias que por vezes ocorrem e que vão causar variadas doenças. Quando conseguimos reverter essas anomalias ou evita-las vamos dar um passo gigante na cura de várias doenças!

Agora uma dica, usa a app do Chrome, tira maior partido do CPU e ao mesmo tempo ainda consegue ser mais súave para o CPU visto que entre cada WU o CPU vai passa a estar em IDLE.

:kfold:

18. Learner

Learner I fold therefore I AM

Boa tarde.
    Informo que me juntei ao projecto com o meu i5 3.1Ghz (É o que tenho de melhor por cá).

Já agora, depois é preciso enviar algum comprovativo para receber o titulo? Estou na equipa, com a PassKey.

Keep folding!

Última edição: 24 de Julho de 2014
  19. JPN.PT

JPN.PT To fold or to FOLD?

BEM-VINDO amigo!!!

20. vitecom01

vitecom01 Power Member

+ 1 que maravilha!!!! sê muito muito bem vindo. a que titulo te referes guerreiro?

Partilhar esta Página