Guia do Folding - O teu PC a trabalhar em prol da ciência!

0NZ3

Folding Member
Guia do Folding

O teu PC a trabalhar em prol da ciência!



O que é o Folding@home?
O Folding@home é o maior projeto de computação distribuída, desenvolvido pela Universidade de Stanford, que têm como principal objectivo perceber como as proteínas se formam. Erros durante o processo de formação podem trazer severas consequências para a nossa saúde. Doenças como Alzheimer, Parkinson, Fibrose Quística, a doença das vacas loucas e algumas formas de cancro estão diretamente ligadas com anomalias que acontecem com as proteínas durante a sua fase de formação, daí a importância de estudar e perceber como as proteínas se formam. Quando os cientistas dominarem o processo de formação das proteínas e conseguirem perceber a causa das anomalias vão ser capazes de reverter esta situação, descobrindo assim a cura para enumeras doenças! Acho que já todos nós percebemos a importância de disponibilizar o nosso computador em prol da ciência, quem sabe se o contributo que damos hoje não salvará a nossa vida ou a de alguém que gostamos no futuro? Não deixem de apoiar este nobre e grandioso projecto!



O que é a Portugal@Folding?
A Portugal@Folding é a maior equipa portuguesa a participar no Folding@home. Conta já com 10 anos de existência, mais de 5.000 membros e com perto de 2.500.000 WUs "foldadas". A equipa têm como identificação o número 35271. Mais para a frente explicaremos como podem fazer parte da equipa Portugal@Folding.



Como começar?
Antes de começar é importante frisar que qualquer computador pode "foldar". Desdo potente CPU de um desktop ao econômico CPU de um portátil, logicamente que haverá uns a contribuir mais que outros por terem hardware mas poderoso mas toda a contribuição é pouca quando se fala numa tão nobre causa e como o sábio proverbio diz: "Quem dá o que tem a mais não é obrigado".

Vou agora explicar o que têm de fazer para começar a "foldar":
1.) Vão ao site oficial do projeto e fazem o download da versão mais recentes do FAH. Vão a este link, carreguem em "START FOLDING" e em seguida em "DOWNLOAD".
2.) Depois do download feito vão instalar o programa, penso que este ponto não trará qualquer dificuldade.
3.) Caso o programa não execute automaticamente após a instalação, executem o programa Folding@home.
4.) Será aberta uma página no browser (Web Control) com uma pop-up com uma breve introdução e onde nos perguntam se queremos "foldar" em anônimo ou com uma identidade. Selecionam "Set up an identity" e em seguida em "Start Folding".
5.) Vamos nos identificar! No campo "Name" vamos escolher um nick à nossa escolha, no campo "Team" metemos 35271 e no campo "Passkey" metemos a nossa passkey pessoal que pode ser pedida aqui. Depois de preencher todos os campos carregamos em "Save" para guardar os dados.

Estamos agora em condições de "foldar" a nossa primeira WU! Na página web control temos algumas opções que podemos alterar conforme as nossas necessidades. Caso queiramos alterar ainda mais opções vamos ao FAHControl e aí temos um leque mais variado de opções.




Links uteis:
- Queres compreender um pouco melhor o processo de formação das proteínas?
- Estátisticas da equipa Portugal@Folding
- Site oficial do projecto (com vídeo)
- Como passar a Folding Member aqui no forum
- Folding com o Google Chrome
 
Última edição:
Muitos parabéns pelo tópico!
Grande iniciativa.
Há já uns anos que "não faço parte da equipa", mas vou tentar movimentar-me novamente no meio, agora.

EDIT: A foldar! Depois de três anos parado, inicio agora nova "temporada". Deixei isto preso à 65ª WU, mas agora espero poder terminar esta, iniciar e terminar muitas outras. Conto, de momento, com ~9990 pontos.
 
Última edição:
Se muito muito bem vindo. um abraço companheiro. dá-lhe com força. nos precisamos. Somos PORTUGAL.
 
Última edição pelo moderador:
Bem vindo de volta e obrigado pelas palavras. Bom ver que pessoal da "velha guarda" vai voltando ao Folding aos poucos, juntos somos mais fortes!
 
Última edição pelo moderador:
Para um simples comum o que vocês fazem é deixar o PC ligado 24/7 com o CPU a 100% a consumir electricidade, não ganham nada com isso e não compensa, só perdem dinheiro e não se vê beneficio nenhum.
Respeito o "sacrifício" que vocês fazem e sei que a longo termo é bastante possível ser beneficial para todos nós e respeito totalmente a ideia de ajudar a humanidade com este tipo de actividade.

Por curiosidade, há algum relato de sucesso através de folding? Já ajudou em alguma coisa? Ou ainda está para ajudar (quem sabe)?
 
Não é necessário deixar o PC a foldar tanto tempo. Seria mais benéfico se mais foldassem, nem que 1h por dia, do que apenas uns quantos "entusiastas". E há o lado competitivo da coisa. Com os rankings e equipas há uma tendência para competir pelo melhor resultado, ajudando a ciência ao mesmo tempo.

Resultados do folding (por parte da universidade de Stanford):

Versão longa
Versão curta

Contudo, tens de perceber que isto se trata de uma ferramenta para os cientistas que analisam os dados. Não é chegar ao fim do projecto, somar todas as partes e puff!!, cura para X!
 
Ninguém para estar dedicado ao Folding precisa de ter o PC a trabalhar 24/7 como disseram a cima. O conceito é a usar percentagem do CPU/GPU que não está a ser utilizada para o Folding, enquanto navegamos pela net ou temos o PC em idle conseguimos ter grande parte dos processos dedicados ao enrrolamento das proteínas.

São várias os artigos que podes encontrar sobre os avanços que o Folding permitiu. Aconselho a leitura do primeiro link que meti para perceberes a enorme complexidade que é o processo de enrrolamento. Nada nos garante que o nosso contributo levará à descodificação do processo de enrrolamento, mas certamente será uma ajuda. E se o projeto não tivesse pernas para andar com certeza não teria o poder que tem hoje em dia passado quase 15 anos da sua criação, juntos somos o super-PC mais poderoso do mundo!

Cumps :kfold:
 
É normal que ainda não encontres as tuas stats, normalmente só aparecem ao fim de completares a 1º WU (por vezes pode demorar um pouco mais).

Bem vindo à equipa! :D
 
Boas pessoal,
Obrigado tópico, ajudou-me imenso a entender este projeto e como entrar nele :) E confesso que fiquei surpreendido, não esperava que o conseguisse fazer no linux :p só uma pergunta de iniciante, desculpem xD É suposto escrever algo aqui? Se sim, como saberei o nick da equipa? Obrigado :)
 
Boas pessoal,
Obrigado tópico, ajudou-me imenso a entender este projeto e como entrar nele :) E confesso que fiquei surpreendido, não esperava que o conseguisse fazer no linux :p só uma pergunta de iniciante, desculpem xD É suposto escrever algo aqui? Se sim, como saberei o nick da equipa? Obrigado :)

O nick na equipa é o nome que escolhestes quando configuraste o cliente. Podes ver isso na webui, por exemplo, onde diz "i'm folding as":

GJ1XMJg.png
 
Boas já estou a foldar com o meu i7 4770k ali a bombar, deixei no medium e tenho 2 duvidas
1o como eu ganho o textozinho abaixo do nome?
2o o que os cientistas ganham ao sacrificar o meu CPU ?
 
Boas já estou a foldar com o meu i7 4770k ali a bombar, deixei no medium e tenho 2 duvidas
1o como eu ganho o textozinho abaixo do nome?
2o o que os cientistas ganham ao sacrificar o meu CPU ?
Em primeiro lugar sê muito muito bem vindo a esta família. és precioso para nós. o texto manda uma PM ao DiogoSimao ou CelsoAzevedo que eles explicam-te pois eles são top. ao usares esse teu maravilhoso 4770k, ajudas a comunidade medica mundial a percerber o porque da mal formação das proteínas que provocam a mais variadas doenças, entre elas alzeimer,parkinson, os mais diversos cancros, etc etc, doenças essas que no caso da alzeimer,fazem com que papás e mamãs se esqueção de nós que tanto os amamos. trabalhamos com uma consciência afinada e pés acentes pois amanha os outros somos NÒS...corremos por amor á 35271 portuguesa. se tiveres mais duvidas ou se não fui bem explicito, fala com esses jovens maravilhosos e eles elucidao-te de forma clara. abraço e força ai companheiro.
 
Bem vindo DeathCenter, é bom ver que continuam a aparecer novos membros para se juntarem à causa :D

Respondendo às perguntas.
1.) No 1º post deste tópico tens nos links úteis como fazer!
2.) É basicamente o que está no 1º post e o que disse o vitecom01, estamos a ajudar os médicos e cientistas a desvendar o processo de formação das proteínas para perceber o que causa as anomalias que por vezes ocorrem e que vão causar variadas doenças. Quando conseguimos reverter essas anomalias ou evita-las vamos dar um passo gigante na cura de várias doenças!

Agora uma dica, usa a app do Chrome, tira maior partido do CPU e ao mesmo tempo ainda consegue ser mais súave para o CPU visto que entre cada WU o CPU vai passa a estar em IDLE.

:kfold:
 
Boa tarde.
Informo que me juntei ao projecto com o meu i5 3.1Ghz (É o que tenho de melhor por cá).

Já agora, depois é preciso enviar algum comprovativo para receber o titulo? Estou na equipa, com a PassKey.
cert.Learner.3.jpg


Keep folding!
_________________
Cumprimentos
 
Última edição:
Boa tarde.
Informo que me juntei ao projecto com o meu i5 3.1Ghz (É o que tenho de melhor por cá).

Já agora, depois é preciso enviar algum comprovativo para receber o titulo? Estou na equipa, com a PassKey.
cert.Learner.3.jpg


Keep folding!
_________________
Cumprimentos
+ 1 que maravilha!!!! sê muito muito bem vindo. a que titulo te referes guerreiro?
 
Back
Topo