Guia do Linux Desktop

HecKel

The WORM
Boas,

Encontrei um artigo no startux que achei que seria interessante partilhar com a comunidade, fica aqui a quote e o link directo (para reverem :P)

Ednei Pacheco @ startux disse:
Olá comunidade! É com grande prazer que anuncio a 3a. Edição do...

.: Guia do Sistema GNU/Linux para o Usuário Desktop! :.

http://www.linuxhome.eti.br/site/book/guiadolinux-03-pdf.zip

A obra desenvolvida - abreviaremos aqui para o "Guia do Linux Desktop" - é um esforço pessoal em manter uma documentação forte, completa e atualizada, com o objetivo de facilitar a vida dos novos usuários na adoção de sistemas GNU/Linux em seus PCs, além de disponibilizar uma fonte de consulta para as dúvidas mais comuns.

A mudança para esta nova nomenclatura da literatura - antes chamava-se "Guia do Linux Doméstico" - foi necessária face à algumas considerações errôneas sobre o público-alvo. Infelizmente ainda há muitas pessoas que concebem certos atributos aos usuários domésticos que têm dificultado bastante o entendimento deste trabalho. Por isto, acredito que com a adoção de um termo mais geral, venhamos à eliminar ou pelo menos atenuar estes preconceitos. Apesar desta simples mudança, a obra continuará tendo o mesmo padrão e metodologia.

Em destaque a expansão do capítulo dedicado ao KDE, situado na 6a. Parte: Ambientes Gráficos -> KDE - The K Desktop Environment. Conforme anunciado no lançamento da 2a. Edição, um dos principais objetivos da literatura é de disponibilizar um mini-manual sobre este maravilhoso ambiente gráfico, porém seguindo a filosofia da obra em disponibilizar informações referentes apenas a técnicas e recursos para a administração, ajuste e configuração de um desktop doméstico.

Outra importante novidade está nas constantes melhorias proporcionadas às informações gerais das aplicações descritas na 7a. Parte: Aplicativos & Utilitários. Esta por sua vez se encontra subdividida por diversos capítulos, onde cada um destes classifica as aplicações descritas por categorias. O destaque está no enriquecimento das informações sobre as principais aplicações existentes, como também a inclusão de outras aplicações necessárias e ainda a exclusão daquelas consideradas perfeitamente dispensáveis. Para maiores informações, consultem as Atualizações feitas após o lançamento da 2a. Edição. Ademais, as partes restantes da obra também sofreram melhorias e correções diversas, porém em menor escala de importância e grau.

Por último, uma das novidades presentes na nova versão desta distribuição está na remoção do ambiente gráfico GNOME de seu FTP oficial, e por isto, algumas instruções da obra tiveram que ser atualizadas. Portanto, estejam cientes de que necessitarão instalar à parte este ambiente gráfico para que possam realizar a instalação dos programas que utilizem suas bibliotecas.

Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos vão para todos aqueles que contribuíram das mais diversas maneiras para com o desenvolvimento do livro e - consequentemente - o projeto em geral. Desta vez, apesar de não ter destacado alguns nomes especiais, a maioria das observações obtidas em diversas fontes de notícias acerca deste assunto foi de grande valia para a realização das definições gerais da obra. Um grande abraço! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
http://www.linuxhome.eti.br

abraços, HecKel

PS -> Adicionei um link para esta thread à que está em Sticky como How-To
 
Back
Topo