Guia do SoftMod Radeon 9500np 128mb -> 9700

Ash3z

Power Member
Ok, isto foi um .txt que escrevi e achei que devia divulga-lo o mais possivel, esta mesmo TUDO esplicadinho ao pormenor, mesmo para akelas pessoas k nao entendem muito disto, por isso espero ajudar o maximo de gente possivel. So vos peço em troca o feddback :)
Usei:
WinXP SP1
DX9

Cá vai:

"Ora bem, aki fika uma ajuda para o pessoal e pra eu depois mais tarde me lembrar caso tenha de formatar o disco.
Usei o rivatuner v2.0 rc12.2

1) Painel De Controlo -> Adicionar/Remover Programas -> Remove ATI Display Driver e Seleccionam as duas opções pra desinstalar, e carregam "OK"

2) Ele pede pa reiniciar, metam "Sim".

3) Se o XP pedir pa instalar e pedir a directoria das novas drivers, por "cancelar" em tudo. Normalmente so aparece 2 vezes.

4) Pegam na última driver da ATI (wxp-w2k-radeon-7-81-021218a-007193c) e abrem, deixam ele instalar os files de sistema (instalem na directoria default que as driveres sugerem se possivel)

5) Carregam Next até ele começar a instalar os ficheiros necessários e vai aparecer a perguntar se keremos "overwrite o ficheiro existente" e pomos "sim para todos" e depois ele deve ir po ecrã "Bem vindo ao programa de configuração driver ATI" e ai pomos CANCEL. "Tem a certeza?" e pomos "sim" obviamente :P (bem isto ta mm explicadinho passo a passo hehe)

6) Abrem o RivaTunner (a versão que disse la em cima, as outras nao sei como é) -> Power User -> Open Patch Script (nos icones de baixo) -> PatchScripts -> ATI -> SoftRx900 (ou Firegl cm kiserem) -> SoftRx900 w2k

7) Aparece uma janelinha e carregamos "continue" com o "force radeon 9700 capabilities". De seguida abre outra janela para identificarmos o ficheiro "ati2mtag.sys" , mas mudamos para "ati2mtag.sy_" e vamos para a pasta dos drivers (por defeito: C:\ATI ) e seguindo as pastas ate chegar ao dito "ati2mtag.sy_". Click "abrir"

8) Nesta altura deve dizer que a patch foi aplicada com sucesso. Ok e depois Close, e fechamos o Rivatunner

9) Vamos ao painel de control, adicionar hardware e deve haver um pop-upzito do canto inferior direito a dizer que encontrou o hardware q estava em falta e nos cancelámos no principio.

10) Logo a seguir aparece o "assistente de hardware encontrado" e instalamos o hardware apartir duma localização especifica. "eu escolherei o controlador" --> "placas gráficas" --> "Tenho Disco" --> Pasta da ATI , pastas das drivers e vão seguindo as pastas ate encontrarem o C2_07193.inf e o Cx_07193.inf , escolhem 1 aleatorio (eu escolho sempre o primeiro) e aki ele deve identificar como radeon 9500/9700 series, se tudo estiver bem. E deve aparecer repetido; Escolham uma qq(eu tb escolho o primeiro aki)

11) Metem "Seguinte" e vai aparecer uma caixa de dialogo a dizer q o hardware nao passou o teste do XP etc etc ---> "continuar na mesma" --> "concluir"

12) Agora o windows encontra outro hardware e re-fazem o passo 10) outra vez. Agora ele encontra o "radeon 9500/9700 series - secondary, continuem normalmente --> passo 11) ---> Aconselho reboot.

13) Pra verificarem se correu tudo bem, corram o 3dmark e vejam se notam diferença em relação ao anterior resultado. Ou entao correm o dxdiag, vao a "display" e veem no "chip type" o k esta a seguir"

Ok, deve ser tudo. Desculpem o PT, nao eh o melhor e espero ajudar a maximo de pessoas possivel. Obrigado ao Dess por ser uma excelente ajuda neste processo.
Se possivel, gostava que deixassem ai o feedback desta operação =) "

Se tiverem alguma duvida, sugestao, critica contactem-me no IRC ou deixem aki o post (nick: Ash3z)

Abraços,

Ash3z.
 
Acho óptimo tudo que aí está mas juro que não percebo :)

Eu, oe que faço é:

1) Meter drivers por cima dos antigos. Restart
2) Chamar o Rivatuner e tal, e vou patchar o file que está directamente no windows/system32/drivers. Restart
3) Tá a funcionar :)

Mas pronto, isso assim também funciona eheh.
Já agora deixem o feedback a este processo também :)

Regards
PH
 
o metodo do Rav3n é realmente DEMASIADO complicado... nem sei como é que alguem se dá a esse trabalho.
e o do |P|PHNeutral pode nao funcionar por causa do sistema de protecçao de ficheiros de sistema do windows XP.

eu faço assim sempre que instalo o softmod

1- instalas os drivers (se é que ainda nao os tens). eu uso os catalyst 3 - v6255.
2- fazes reboot e entras em modo de segurança (safe mode)
3- usas o script (que está no directorio do rivatuner) e aplicas no ficheiro ati2mtag.sys que está no directorio c:\windows\system32\drivers
4- fazes reboot e está pronto! se fores ver as propriedades do display, em "avançado" deve ter lá "Tipo de Chip: RADEON 9700(ND)"


a diferença aqui está em entrar no safe mode e ir como administrador utilizar o patch.
 
ja agora, alem do rage_tweak que alternativas ha tipo para nas propriedades avancadas da placa me aparecer uma catrefada de opcoes que nao aparecem ( mas no rage aparece? o PHNeutral tem uma carrada de opcoes ( umas 6 ou 7 sobre o display da ati e o rage so 2 ou 3 , ta bem que tem la pelo meio coisas para configurar mas qual é a alternativa? )

tanks
 
a questao do safe mode tem a ver que muita gente quando faz o patch, vai testar e nao funcionou, pois o windows voltou a copiar para lá o ficheiro original (Windows File Protection).
 
Alguma alma caridosa q me envie uma PM com o local onde possa adquirir uma 9500 npro por valores bem baixos na zona de Lisboa, PLZ!!! O mais barato q vi foi 250€...


Thanks in advance!
 
o meu softmod é o melhor :D


Correm o setup dos drivers e assim que o setup acaba de descomprimir os drivers para c:\ati\support\....

pausam e abrem o rivatuner e patcham o file (não se esqueçam de mudar a extensão para *.sy_ )

depois continuam o setup dos drivers e voila


simples , eficaz e sem confusões e riscos

a primeira vez que fiz o softmod foi logo assim


mas agora já fiz o hardmod (2 mins , tinta condutora com um palito e bios ) porque não estava pra esperar patchs pra drivers novos ;)
 
Já agora que tal meterem tb uma lista das placas com as quais sabem que o mod funciona?

É possivel matar a bixa com este mod? postem as vossas experiências plz...
 
Tou a tentar mas nunca consigo desintalar a 9500 pelo que quando ligo o pc assume sempre a instalação do9500 sem me perguntar nada.

I need help

Cumps
 
Back
Topo