Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

@Metro e @LeeMan em relação ao click do botão direito não acham que o mesmo regista com muita pouca força? Pelo menos para já (primeiro dia) está sempre a registar falsos clicks principalmente quando faço scroll. :/

Tive essa sensação nos primeiros dias quando usava com a mão toda em cima do rato e muito para frente com dedo médio na extremidade do rato.

Tenta ignorar que tens um rato novo e coloca a mão em cima de forma relaxada como se fosse um minirato agarando só com polegar e anelar.

De forma a que distância entre a ponta do médio ( qu eé o dedo do botão direito) e a extremidade do rato seja cerca 1 cm ( eu tenho mão grande tb).

O teu problema pode ser porque o médio está muito para frente.
 
@Metro e @LeeMan em relação ao click do botão direito não acham que o mesmo regista com muita pouca força? Pelo menos para já (primeiro dia) está sempre a registar falsos clicks principalmente quando faço scroll. :/

A mim nunca me acontece. Estou a ver que é mesmo a forma como se coloca a mão. É que eu já vinha da versão 1 do MX Master 3 imagino que seja por isso que a adaptação seja melhor.
 
Tive essa sensação nos primeiros dias quando usava com a mão toda em cima do rato e muito para frente com dedo médio na extremidade do rato.

Tenta ignorar que tens um rato novo e coloca a mão em cima de forma relaxada como se fosse um minirato agarando só com polegar e anelar.

De forma a que distância entre a ponta do médio ( qu eé o dedo do botão direito) e a extremidade do rato seja cerca 1 cm ( eu tenho mão grande tb).

O teu problema pode ser porque o médio está muito para frente.

Desde já obrigado a ambos pelas dicas. @Metro e @LeeMan

Estou a ver que realmente a única forma que tenho de usar o rato é, como sugerido, pegar como se fosse um rato de portátil, com apenas dois pontos de contacto, o polegar e o anelar, não não consigo ter qualquer parte da palma da mão em contacto com o rato. Para mim cria alguma fadiga, prefiro ratos em que posso "deitar" a mão mantendo o pulso na mesma em contacto com a mesa. Venho de um Microsoft Explorer Mouse (a versão grande porque existe tb uma mini) que me deixa fazer isso e sinto maior conforto. Vou dar o beneficio da duvida mais um dia mas se calhar não é o rato indicado para as minhas preferencias.
 
Desde já obrigado a ambos pelas dicas. @Metro e @LeeMan

Estou a ver que realmente a única forma que tenho de usar o rato é, como sugerido, pegar como se fosse um rato de portátil, com apenas dois pontos de contacto, o polegar e o anelar, não não consigo ter qualquer parte da palma da mão em contacto com o rato. Para mim cria alguma fadiga, prefiro ratos em que posso "deitar" a mão mantendo o pulso na mesma em contacto com a mesa. Venho de um Microsoft Explorer Mouse (a versão grande porque existe tb uma mini) que me deixa fazer isso e sinto maior conforto. Vou dar o beneficio da duvida mais um dia mas se calhar não é o rato indicado para as minhas preferencias.

Essas coisas são sempre complicadas. Mas eu tb estive quase para devolver tb porque achava muito "matacão" além de não atinar logo com a roda. Agora estou satisfeito, até ver.

A diferença par um explorer mousse é que o MX é mais alto do lado esquerdo e obriga-te a ter um ângulo de rotação do pulso diferente. Supostamente mais ergonómico...

Para venderem essa rato este preço, é porque tem um alto custo de desenvolvimento que supostamente o torna numa espécie de "ferrari " dos ratos. Digo eu...
 
Desde já obrigado a ambos pelas dicas. @Metro e @LeeMan

Estou a ver que realmente a única forma que tenho de usar o rato é, como sugerido, pegar como se fosse um rato de portátil, com apenas dois pontos de contacto, o polegar e o anelar, não não consigo ter qualquer parte da palma da mão em contacto com o rato. Para mim cria alguma fadiga, prefiro ratos em que posso "deitar" a mão mantendo o pulso na mesma em contacto com a mesa. Venho de um Microsoft Explorer Mouse (a versão grande porque existe tb uma mini) que me deixa fazer isso e sinto maior conforto. Vou dar o beneficio da duvida mais um dia mas se calhar não é o rato indicado para as minhas preferencias.
Não tenho a mão toda apoiada mas tenho grande parte da palma.

Mas pode ser uma questão de habituação.
 
Uso claw, quantos ás medidas, não tenho mãos grandes.. As medidas que tirei foram:
Da ponta do dedo mais comprido (ao lado do indicador) até ao fim da palma: 17 cm
medição da palma da mão(horizontalmente): 8cm.

Cumprimentos.


Um mes depois mas respondo. :p (sorry)

Tens o mesmo grip que eu e mais ou menos as mesmas medidas de mão, tenho uma ideia do que possas gostar:

ENDGAME GEAR XM1 RGB Preto

ZOWIE FK2-B
RAZER Viper

Qualquer um destes ia-te assentar como uma luva.
Teoricamente o XM1 tem o melhor sensor dos 3 e é o mais leve.
O viper é o mais em conta, sensor perfeito e é relativamente leve com 69g.
O zowie é o maior dos 3 e ligeiramente mais pesado.
 
Não fiquei muito convencido com o G Pro Wireless Ultralight! Tinha a expectativa que lançassem um g305 mais leve com a tech do g pro mas nada.

Por outro o Steelseries Aerox 3 wireless tem imenso potencial mas aqueles feet... O que é que lhes passou pela cabeça?

A logitech é um genio, tiram peso que é irrelevante para o que é imho e cobram mais 50€. O melhor de tudo? Vendem como paes quentes. :D

Quanto ao aerox, nao sou fã de buracos, mesmo com glorious e o CM MM710, não sei porque, não me inspiram confiança. E fui ver os feet, que é isto? Feet for ants? :D Contrasta isso com os feet do xm1 rgb por exemplo ou mesmo um gpro, o glide daquilo deve ser do mais pobre que existe.
 
A pedido do Metro compilei umas listas de ratos tendo em mente todos os orçamentos, tamanhos de mãos, grips e até peso.
Estas listas tem gaming como foco, nomeadamente FPS's, Moba's, MMO's etc
Espero que ajude aqueles que estão a procura de rato neste mercado com tantas opções.

Não me considero nenhum expert na matéria e sugestões e discussão são sempre bem vindas neste tópico, afinal, não existe um rato perfeito, isto é uma lista para a Zwame e vou tentar por as opções dentro dos parâmetros que os membros procuram mais, por isso feedback é mais que bem vindo.

Para aqueles que necessitem ajuda na escolha do rato fora do que esta disponível das listas e mesmo duvidas do que comprar dentro das listas, simplesmente que pergunte aqui e alguém no tópico na melhor habilidade dele/dela vai recomendar o rato mais adequado para o uso.

Informação que ajuda para as melhores sugestões possíveis: Tamanho da mão, grip, tipo de uso e tipos de jogos mais jogados.​

Para orçamentos de 20€ até 50€:


Para orçamentos de 50€ até 150€:

Uma lista exclusivamente de opções de wireless vai ser postada em seguida. Volto a realçar, isto é para servir todos, sugestões para novas adições são sempre muito bem vindas.​
 
Última edição:
Lista exclusivamente wireless, com seleção para todos os tipos de grip, todos os tipos de jogos em mente e também tem atenção em encaixar todos os tipos de budgets.
Feedback é bem vindo e necessário de quem tiver sugestões para novas adições.​

Lista exclusivamente de wireless para gaming:
 
Última edição:
Viva @Websync , bemvindo de volta :p

Na lista dos wireless, esqueceste do g502 lightspeed ;)
Rato tipico da praxe :p

Obrigado! Senti a vossa falta. :D

Eu não o pus na lista porque já tinha a versão wired em cima e há uma limite de 10 por lista.
Mas se calhar não era nada mal pensado, trocava-se o corsair harpoon (que também é mesmo o lowest end da lista) pelo g502.
Btw, é exatamente feedback assim que se procura, é muito mais fácil quando estamos todos a pensar para o mesmo e assim ficasse com listas mais fortes!

E está feito! Indiscutível que fica melhor assim imho.
 
@Websync , sim, dai servir como trabalho comum para ajudar a todos os interessados, e partilhar opinioes ;)
Entretanto tinha actualizado o meu post inicial, de trocar o g502 proteus core pelo g502 hero. E muito mais barato e recente ;)

Exatamente!

Eu culpo a Logitech por ter 3 (até acho que já são mais) versões do mesmo rato. :D
Vai ser mudado também, obrigado.

Edit: Feito!
 
Última edição:
@Websync

Muito obrigado por teres aceite este desafio :)
Como disseste não há o "melhor rato" mas com estas opções, o primeiro objetivo alcançado é que, independentemente da escolha, não é possível comprar um mau produto. Todos os produtos são bons.
O segundo, é que há opções para todos os bolsos.
O terceiro, e que esperava que acontece-se, é que há sempre algum contributo, e desde já agradeço ao @VrumVRum também, porque há sempre sugestões que podem ser incorporadas e é muito simples editar as listas ou criar uma lista nova.

Clicar em Ver preços por Loja -> Editar -> Apagar o produto que se quer remover e colocar o EAN ou o URL do Comparador ZWAME na caixa de pesquisa.

Vou atualizar a info no primeiro post.

Obrigado mais uma vez ao @Websync.
 
A logitech é um genio, tiram peso que é irrelevante para o que é imho e cobram mais 50€. O melhor de tudo? Vendem como paes quentes. :D

Quanto ao aerox, nao sou fã de buracos, mesmo com glorious e o CM MM710, não sei porque, não me inspiram confiança. E fui ver os feet, que é isto? Feet for ants? :D Contrasta isso com os feet do xm1 rgb por exemplo ou mesmo um gpro, o glide daquilo deve ser do mais pobre que existe.

Ao que parece algumas pessoas das que compraram o aerox tiveram depois de andar a lixar o plastico a volta dos feet porque de outra forma raspam. Disparate! Quem experimentou adora o shape e fala do potencial mas aquilo é ridiculo. Pode ser que corrigam o problema.

Obrigado pela listas! E sim os buracos não são mesmo para todos (pessoalmente se não se cravarem nas mãos - alguma pessoas referem isso no MM710 por exemplo - não me aborrecem assim tanto), mas penso que os glorious poderão merecer entrar para a lista, incluindo a nova versão wireless que tem recebido muitos elogios. Pessoalmente não gostei muito da formato do O que penso ser muito baixo para mim mas reune consenso positivo para muitas pessoas.
 
Ao que parece algumas pessoas das que compraram o aerox tiveram depois de andar a lixar o plastico a volta dos feet porque de outra forma raspam. Disparate! Quem experimentou adora o shape e fala do potencial mas aquilo é ridiculo. Pode ser que corrigam o problema.

Sim, realmente ja tive a ver umas reviews e o modelo tem um potencial tremendo.

Obrigado pela listas! E sim os buracos não são mesmo para todos (pessoalmente se não se cravarem nas mãos - alguma pessoas referem isso no MM710 por exemplo - não me aborrecem assim tanto), mas penso que os glorious poderão merecer entrar para a lista, incluindo a nova versão wireless que tem recebido muitos elogios. Pessoalmente não gostei muito da formato do O que penso ser muito baixo para mim mas reune consenso positivo para muitas pessoas.

Mal chegue á amazon o glorious wireless vai entrar logo na lista wireless, já tinha tentado adicionar quando originalmente fiz as lista but no luck. :wvsore:

E sei reconhecer os excelentes produtos como o mm710 e modelos glorious (e agora aerox), o meu medo, por mais estupido que possa parecer, é que eu como na secretaria e trato o meu rato como um javardo, tenho mesmo medo de deixar cair comida ou mesmo líquidos pelo raio dos buracos.
Até já estou a ponderar adicionar o model D na lista de 50 a 150€ e retirar o MSI clutch, achas que fazia bem?
 
@Websync Não é estúpido de todo e por algum motivo as marcas referem que as boards internas levam um coating anti humidade e pó. Para além de que em algumas pessoas torna-se mesmo desconfortável porque os buracos de alguma forma magoam talvez por fazerem mais pressão a agarrar o rato.

Em relação ao MSI cluctch desconheço de todo não consigo ajudar.
 
O MSI Clutch for mais uma adição para ter opções mais em conta na lista, mas pensando bem, a lista de 20 a 50€ já trata bem desse assunto e o model D merece estar lá, já fiz a adição.

Para os que se tiverem a perguntar quais as diferenças entre Model D e Model O da glorious:

Model O é ambidextro e é mais versátil por esse motivo, pesa 67g e é um bocado (pouco mesmo) mais pequeno.
Model D é um rato mais para o ergonómico e tem uma forma diferente, adequada para quem usa o rato na mão direita, pesa 69g e vai "encher" mais a mão em comparação ao model O.
 
Back
Topo