Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Depois de alguma ponderação decidi editar as listas todas na tentativa de as melhorar ainda mais, no fundo fico mais descansado com estas recomendações, vou indicar o que retirei e o que adicionei:

Lista de 20€ a 50€:


Modificações:
-Rato Gaming RAZER Deathadder V2 Mini

+Razer Viper mini

Lista de 50€ 150€


Modificações:
-Roccat KONE
-Razer deathadder Elite
-Logitech g502
-Corsair smithar
-Steelseries rival

+Steelseries rival 600
+ZowieFK1
+Zowie ZA11
+ENDGAME GEAR XM1
+G 403​
 
Última edição:
Lista exclusivamente wireless:

Modificações:
-Katar pro wireless
-G602
-G Pro
+G Pro SuperLight
+Asus ROG Chakram
+Glorious Wireless

Apenas uma modificação aqui, acho que o Asus ROG merece entrar para a lista e estar ao lado do g502 lightspeed como uma featured packed alternativa.​
 
Última edição:
Consegui que me enviassem um Basilisk X novo depois de enviar o outro que sofreu o grande azar com o portátil que postei aqui no fórum. Bastante satisfeito com o processo da garantia, ainda que tenha demorado quase 1 mês com o transporte.

Curiosamente tem o packaging e labels para a Ásia com as certificações de lá, já que veio diretamente da China.
 
na gama wireless ainda tens o Glourious model 0....

A minha ideia era adiciona-lo assim que ele ficasse disponível pelas amazons da europa, coisa que ainda não tinha acontecido quando originalmente fiz as listas (se fores umas paginas atrás pode ver isso). Agora realmente, fui pesquisar na amazon.es e pelo menos lá já está disponível. Vou fazer a modificação e obrigado pelo reparo.
Feedback assim é sempre bem vindo, se tiveres outras sugestões em mente agradeço.

Abraço
Consegui que me enviassem um Basilisk X novo depois de enviar o outro que sofreu o grande azar com o portátil que postei aqui no fórum. Bastante satisfeito com o processo da garantia, ainda que tenha demorado quase 1 mês com o transporte.

Curiosamente tem o packaging e labels para a Ásia com as certificações de lá, já que veio diretamente da China.

É sempre bom ver as marcas a honrarem a garantia e obrigado pela partilha, eu não tenho muitas experiencias com produtos razer e é sempre bom ler estas experiencias.
 
Experimentei o MM711 porque a Amazon fez uma pequena promoçao. Adorei a shape e em relação ao G Pro Wireless que uso, o menor peso e tamanho do MM711 são excelentes de facto no entanto o post travel no botão do lado esquerdo é absolutamente horroroso. Pedi um de substituição e também tive de devolver com o mesmo problema. Muitas pessoas se queixam do mesmo, outras nao têm qualquer problema, parece de facto ser uma lotaria o que é pena porque gostei realmente do formato.

Gostei tanto aliás que vou tentar a sorte com o Viper Mini
 
Experimentei o MM711 porque a Amazon fez uma pequena promoçao. Adorei a shape e em relação ao G Pro Wireless que uso, o menor peso e tamanho do MM711 são excelentes de facto no entanto o post travel no botão do lado esquerdo é absolutamente horroroso. Pedi um de substituição e também tive de devolver com o mesmo problema. Muitas pessoas se queixam do mesmo, outras nao têm qualquer problema, parece de facto ser uma lotaria o que é pena porque gostei realmente do formato.

Gostei tanto aliás que vou tentar a sorte com o Viper Mini

Mesmo pesquisando pela internet parece mesmo 50/50 de pessoas que tem problemas ou não no mm711, se eu tivesse as mãos ligeiramente mais pequenas acho que também era uma boa alternativa para o XM1, ambas as formas roubam um bocado ao sensei que já aprendi é a minha forma favorita depois da forma de ovo do g203, g305.

E isso de post travels diferentes não dá comigo também, tem que ser pelo menos consistente nos dois botões, uma área onde posso elogiar o meu xm1 até á morte, os clicks disto são mesmo excelentes.

O viper mini anda tao barato que ando tentado a comprar um para testar, é idolatrado por tanta gente.
 
@Websync isso mesmo muitas pessoas não se queixam e receberam ratos sem qualquer problema. Infelizmente nao foi o meu caso e o pior (que nao referi no post anterior) é que em ambos (pior no 2º do que no primeiro) o botão do lado direito estava perfeito em relação ao do lado esquerdo e portanto a jogar faz mesmo confusão.

De qualquer maneira e porque muitas pessoas não têm estes problemas penso que se conseguirem comprar numa loja na qual tenham facilidadade de substituir/devolver, o formato é bom o suficiente para valer a pena experimentar. Ah e acresce o cabo que é de facto excelente e nao se nota minimamente.

Amanhã devo receber o viper mini e espero sinceramente que seja tão bom quanto dizem porque depois de experimentar um rato mais pequeno e leve prefiro claramente em relação ao g pro wireless.
 
@Websync isso mesmo muitas pessoas não se queixam e receberam ratos sem qualquer problema. Infelizmente nao foi o meu caso e o pior (que nao referi no post anterior) é que em ambos (pior no 2º do que no primeiro) o botão do lado direito estava perfeito em relação ao do lado esquerdo e portanto a jogar faz mesmo confusão.

De qualquer maneira e porque muitas pessoas não têm estes problemas penso que se conseguirem comprar numa loja na qual tenham facilidadade de substituir/devolver, o formato é bom o suficiente para valer a pena experimentar. Ah e acresce o cabo que é de facto excelente e nao se nota minimamente.

Amanhã devo receber o viper mini e espero sinceramente que seja tão bom quanto dizem porque depois de experimentar um rato mais pequeno e leve prefiro claramente em relação ao g pro wireless.


Mesmo a amazon é um sitio excelente para isso, tem-se sempre aquela janela de 30 dias para ver como é a experiencia. Com ratos é sempre indispensável ter esse tipo de opção se não for possível experimentar fisicamente.

Entretanto, finalmente dei update á lista de wireless e adicionei o Glorious PC Gaming Race Model O.
 
@NoirDesir
Diria que tanto o viper mini como o basilisk são ratos sólidos, não se ganha ou perde nada á partida. Agora, são ratos diferentes no que fazem:

Basilisk:

Forma ergonómica que pode interessar em vez da forma ambidextra.
Wireless que é sempre porreiro.
O peso já começa a ser um bocado puxado para quem procura ratos pura e simplesmente de FPS's com 106g.
Diria que é um rato mais versatil para todo tipo de jogos e mesmo para produtividade.

Viper mini:

Forma ambidextra que é mais fácil de recomendar, principalmente para FPS's.
Nao tem versão wireless que é um contra sem duvida. Apesar que, um bungee resolve.
Com 62g a Razer fez este rato a pensar em FPS's e movimentos rápidos a baixo DPI, é uma boa opcao no mundo dos lightweights com o bónus de ter um preço apetecível.
Diria que é menos versátil.

G pro, tanto o normal como o superlight são no brainers para sugerir para FPS's, dos ratos mais provados no mercado.

Para warzone, eu pessoalmente escolhia entre o g pro e o viper mini 8k.
 
@Websync,

Muito obrigado pela tua ajuda, 5 estrelas mesmo a tu explicação!!!

Como disse estou a usar o Basilisk X hyperspeed, desde ano passado e na altura quando o comprei, estava inclinado para o G Pro, mas fui para razer, mas la está nunca passou a vontade.. :))

Eu gosto muito do Basilisk, a Razer fez aqui um bom rato, preço também competitivo, a pliha ainda é a de origem!!! Comprado ano passado, por esta altura.

Mas o fator peso, para jogos do género Warzone, deve ser outra coisa, jogar com um rato mais leve... Confesso que nunca experimentei um rato com peso inferior a 100g, o mais leve que usei até hoje, foi o Basilisk!

Qual é a diferença entre o G Pro normal e o lightspeed?
 
Última edição:
Informar rapidamente que o G Pro Superlight (branco) está a 101€ na Amazon Italia: https://tropicalprice.com/product/B07W7MKLNT

Com portes e ajuste de IVA deve ficar na casa dos 110€ o que não nada mau.

Em relação ao Viper Mini para mim é o novo main. Vejo agora que o G Pro Wireless era claramente demasiado grande. O shape, tamanho e peso do razr é perfeito para mim para uma mistura de palm/fingertip. Pelo preço a qualidade de construção parece-me muito sólida, não noto qualquer diferença em relação ao sensor do Logitech. Claramente recomendado. Se a razr fizer uma versão wireless para mim é instant buy
 
@NoirDesir
Diria que tanto o viper mini como o basilisk são ratos sólidos, não se ganha ou perde nada á partida. Agora, são ratos diferentes no que fazem:

Basilisk:

Forma ergonómica que pode interessar em vez da forma ambidextra.
Wireless que é sempre porreiro.
O peso já começa a ser um bocado puxado para quem procura ratos pura e simplesmente de FPS's com 106g.
Diria que é um rato mais versatil para todo tipo de jogos e mesmo para produtividade.

Viper mini:

Forma ambidextra que é mais fácil de recomendar, principalmente para FPS's.
Nao tem versão wireless que é um contra sem duvida. Apesar que, um bungee resolve.
Com 62g a Razer fez este rato a pensar em FPS's e movimentos rápidos a baixo DPI, é uma boa opcao no mundo dos lightweights com o bónus de ter um preço apetecível.
Diria que é menos versátil.

G pro, tanto o normal como o superlight são no brainers para sugerir para FPS's, dos ratos mais provados no mercado.

Para warzone, eu pessoalmente escolhia entre o g pro e o viper mini 8k.

Pelo que li o Viper 8k depende muito do sistema, é necessário uma boa board + intel para ter os 8k polling estáveis e sem problemas. E mesmo assim não é perfeito por causa do windows.
DPC latency é outro problema.
 
Pelo que li o Viper 8k depende muito do sistema, é necessário uma boa board + intel para ter os 8k polling estáveis e sem problemas. E mesmo assim não é perfeito por causa do windows.

Pelo vídeo do Rocketjumpninja também depende dos jogos.

O positivo é que sempre dá para mudar o polling rate para os 1000 no software se houver problemas, mas sim, os 8k ainda precisam de mais tempo para tudo o resto fazer catch up.
 
Pelo vídeo do Rocketjumpninja também depende dos jogos.

O positivo é que sempre dá para mudar o polling rate para os 1000 no software se houver problemas, mas sim, os 8k ainda precisam de mais tempo para tudo o resto fazer catch up.

Eu sinceramente acredito que o problema seja mais o sistema em si que os jogos. É que 8k polling usa muito cpu, jogos que usem mais cpu deixam polling mais instável, até mesmo a 1000hz dá bem para testar isso com o mousetester.

È necessário que os fabricantes de motherboards e sistemas operativos sejam melhor optimizados para teres os 8k estáveis. Tens 125us entre cada poll, no entanto tens picos de dpc latency de 100us ou até mais em alguns sistemas/boards, já para não falar de quando tens load no cpu as coisas ficam piores ainda.

Aliás a estabilidade do polling é uma das principais razões pela qual a malta nota jogos mais fluidos mantendo os mesmos fps e frametimes com cpus mais rápidos/com mais cores e ram mais rápida.
Isto é muito fácil testar com o mousetester enquanto tens um jogo aberto. Por exemplo no battlefield v tenho mais fps com Hyperthreading disabled, no entanto o jogo parece mais fluido com HT on, fui testar e o polling é mais estável em jogo com HT on...
 
Última edição:
Pior que o uso do cpu, é o uso do bus do chipset. Estive a fazer uns testes e o movimento do meu rato é pior com disco NVME e com mais coisas usb ligadas.

Se estiver alguma coisa em segundo plano a usar o disco nvme o movimento do rato é inconsistente como tudo e o cpu não está quase a ser usado.
Tenho de ver se troco de board, que esta não é grande coisa, quando fiz upgrade do meu i5 4690k para este sistema notei logo aim MUITO pior. Na minha board antiga sentia o rato bem mais responsive nas portas USB 2.0 de cima. E sim, já experimentei ligar porta usb 2.0 externa a esta board e é igual a usb 3.0, as únicas portas com feel diferente são as usb 3.1 gen2 que usam controlador diferente.

C-states disabled, high performance power plan
1000hz Idle:



1000hz A transferir ficheiros no SSD nvme, rip DMI bus. (Por defeito o windows coloca as drivers de storage com dcp priority em high o que causa estes problemas no rato e audio quando se satura o DMI)




1000hz, com cpu a 100% no prime95.





 
Última edição:
Btw, alguém consegue usar 1600dpi? Eu já experimentei por supostamente ter menos delay, no entanto não me consigo habituar, é demasiado rápido no windows e em menus. Reduzir o slider da sensibilidade do windows deixa mais ou menos, mas não fica bom.
Em jogo é me igual, reduzo sensibilidade a meio e está feito, mas sinceramente também não senti diferença entre 800 e 1600dpi. :Whatever:
 
Pior que o uso do cpu, é o uso do bus do chipset. Estive a fazer uns testes e o movimento do meu rato é pior com disco NVME e com mais coisas usb ligadas.

Se estiver alguma coisa em segundo plano a usar o disco nvme o movimento do rato é inconsistente como tudo e o cpu não está quase a ser usado.
Tenho de ver se troco de board, que esta não é grande coisa, quando fiz upgrade do meu i5 4690k para este sistema notei logo aim MUITO pior. Na minha board antiga sentia o rato bem mais responsive nas portas USB 2.0 de cima. E sim, já experimentei ligar porta usb 2.0 externa a esta board e é igual a usb 3.0, as únicas portas com feel diferente são as usb 3.1 gen2 que usam controlador diferente.

C-states disabled, high performance power plan
1000hz Idle:



1000hz A transferir ficheiros no SSD nvme, rip DMI bus. (Por defeito o windows coloca as drivers de storage com dcp priority em high o que causa estes problemas no rato e audio quando se satura o DMI)




1000hz, com cpu a 100% no prime95.







Post excelente.

Eu pessoalmente já me tinha apercebido disso desde os tempos em que joguei cs go com uma gt 1030, um i3 e uma board mesmo de caca.
Se ponha 1000hz tinha stutters no tracking, com 500hz resolvia mas fui vendo ao longo do tempo que o tracking ficava inconsistente por aparentemente nenhuma razao e conclui que era quando o CPU estava sobre stresse, muitas vezes as frames nem desciam mas notava um lag no tracking.

Agora com este hardware mais recente que tenho (com nvme) nunca notei nada do género e tenho muita coisa ligada por USB, concluindo, a qualidade da board e hardware mais recente devem resolver esses probs na grande parte dos casos.

Btw, alguém consegue usar 1600dpi? Eu já experimentei por supostamente ter menos delay, no entanto não me consigo habituar, é demasiado rápido no windows e em menus. Reduzir o slider da sensibilidade do windows deixa mais ou menos, mas não fica bom.
Em jogo é me igual, reduzo sensibilidade a meio e está feito, mas sinceramente também não senti diferença entre 800 e 1600dpi. :Whatever:

DPI's acima de 800 são aliens para mim, não consigo acertar em nada que se mova. :-D O meu tracking fica mesmo muito inconsistente mas também devo isso aos meus largos anos a usar entre 800 e 400, muscle memory também deve ser um grande fator.
 
Back
Topo