Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Os problemas tambem se devem aos jogos que muitas das vezes ainda nao estao preparados para esse tipo de polling rate.

Por exemplo, 8k dava problemas no valorant, eles tiverem que indroduzir uma opcao no jogo que se chama "rawinputbuffer" que resolveu os problemas para quem tem ratos com 8k polling.

Depois claro, motherboards mais recentes sao sempre melhores para este tipo de hardware.

PS: Tens a opcao de limitar o polling rate para 1k e continuas com a opcao de usar 8k onde funcionar bem.
 
Os problemas tambem se devem aos jogos que muitas das vezes ainda nao estao preparados para esse tipo de polling rate.

Por exemplo, 8k dava problemas no valorant, eles tiverem que indroduzir uma opcao no jogo que se chama "rawinputbuffer" que resolveu os problemas para quem tem ratos com 8k polling.

Depois claro, motherboards mais recentes sao sempre melhores para este tipo de hardware.

PS: Tens a opcao de limitar o polling rate para 1k e continuas com a opcao de usar 8k onde funcionar bem.

Vamos ver como se porta com uma z690 e um 12400F.
Acho que não vou fazer grande upgrade vindo de um deathader V2 mas aquela forma do Razer nunca foi do meu agrado.
 
Nova aquisicao, Xtrfy M4, Tokyo Limited edition:
IcYkqZr.jpg
BXjTcV4.jpg

D93gDyC.jpg

E claro, o teclado xtrfy a condizer tambem.


Andava a usar muito o keris ultimamente, mas o keris é pequeno demais para mim, o meu dedo mindinho é constatemente "atropelado" pelo rato, este m4 é um rato já maior com umas curvas mais agressivas que teorizei que seria uma fit muito melhor para mim.
A minha maior surpresa nisto tudo é chegar á conclusao que prefiro formas ergonomicas, adoro o XM1 mas é um rato que requer + concentracao de mim, já no keris e agora no Xtrfy M4 as coisas sao mais naturais, sao ratos que me fatigam menos se isso faz sentido.
Em conclusao, nao há ratos perfeitos, há formas que chegam á perfeicao dependendo do gosto de cada 1.
Se continuar a gostar da experiencia devo arranjar o Xtrfy M4 wireless quando sair.

E a diferenca de peso entre isto e o xm1 rgb? Pensava que nao ia notar mas estava tao enganado, é uma diferenca bem notavel de 80g para 69g, no inicio até estranhei, imagino como sao os ultralights com 40g, nao os ia conseguir controlar. :D
 
Nova aquisicao, Xtrfy M4, Tokyo Limited edition:


E claro, o teclado xtrfy a condizer tambem.


Andava a usar muito o keris ultimamente, mas o keris é pequeno demais para mim, o meu dedo mindinho é constatemente "atropelado" pelo rato, este m4 é um rato já maior com umas curvas mais agressivas que teorizei que seria uma fit muito melhor para mim.
A minha maior surpresa nisto tudo é chegar á conclusao que prefiro formas ergonomicas, adoro o XM1 mas é um rato que requer + concentracao de mim, já no keris e agora no Xtrfy M4 as coisas sao mais naturais, sao ratos que me fatigam menos se isso faz sentido.
Em conclusao, nao há ratos perfeitos, há formas que chegam á perfeicao dependendo do gosto de cada 1.
Se continuar a gostar da experiencia devo arranjar o Xtrfy M4 wireless quando sair.

E a diferenca de peso entre isto e o xm1 rgb? Pensava que nao ia notar mas estava tao enganado, é uma diferenca bem notavel de 80g para 69g, no inicio até estranhei, imagino como sao os ultralights com 40g, nao os ia conseguir controlar. :D

Muito bonito o combo. Esses ratos com buracos não dão problemas com o passar do tempo por causa do pó e afins?
 
Boa pergunta!
Se leres um bocado o topico, sempre sugeri ratos com buracos com o caveat de sempre ter dito que nao gosto de buracos pessoalmente, essa era 1 das razoes.

Dito isto, ate ver, os buracos nao me incomodam nada, ou seja, a pegar no rato nao "sinto" os buracos mas a pergunta que levantas é + que pertinente, penso que se tiver cuidado com a limpeza e uso do rato a longo prazo esse tipo de problema nao existe, claro que nao o vou tratar como o XM1, vou tentar ter uma atencao + especial.

Tambem há que notar, para este tipo de peso deduzo que os buracos sao precisos, a nao ser que te chames logitech.😅

Se preferia exatamente o mesmo rato, exatamente com o mesmo peso, mas sem buracos? Sem duvida.
 
20220218-160544.jpg


Feedback do Corsair Sabre RGB Pro que recebi hoje e fazendo uma breve comparação com o deathadder v2.

Em tamanho são bastante semelhante. O Razer é ligeiramente mais largo e o Corsair mais alto.

Sabia que não seria realmente um upgrade mas mais um sidegrade. Em termos de fluidez e precisão não notei grande diferença e os 8K apenas dá uma ligeira fluidez.
Pessoalmente, acho o corsair mais confortável por ser mais alto mas na minha mão não se torna tão confortável por ser menos largo.

Não devo ficar por aqui, desde que me "morreu" um G500 com cerca de 10 anos que não consigo encontrar um rato que se adapte á minha mão larga.
O G500 era perfeito no meu entender, confesso que não percebo muito bem esta nova onda dos ratos praticamente sem peso, eu no g500 até usava os pesos todos😁

Só para terem uma ideia, estive 10 anos com o G500 e num ano já tive um G403 hero,o deathadder v2 e agora este corsair. Não gosto muito visualmente mas vou ter experimentar o G502 ou algo semelhante para tirar todas as dúvidas.
 
Boa partilha!

O G500 era perfeito no meu entender, confesso que não percebo muito bem esta nova onda dos ratos praticamente sem peso, eu no g500 até usava os pesos todos😁

Antigamente um rato para ser bom tinha que ter pesos :D Acho que todos nos lembramos disso.
Isto é mais verdade em FPS's, mas ratos + leves sao uma vantagem, imagina teres uma caneta grande e pesada, vais ter uma certa dificuldade a escrever, vais escrever melhor numa caneta com dimensoes normais e mais leve.
O mesmo se aplica para ratos, se tens uma ferramenta + leve na mao os teus movimentos vao ser mais faceis e naturais.
Neste caso, nem é uma "onda", peso menor é objectivamente melhor para FPS's. Neste cenario os pesos é que foram a "onda" se analisarmos bem a coisa.
Dito isto, há um lugar para ratos com pesos, há pessoas que os adoram e por boas razoes, para mmo's ou rts's até podem funcionar bem, até para mobas como dota 2 ou LoL.
E depois depende do que cada 1 está habituado, se tivesse um rato de 90g isso ia ser adequado mas depois de baixar para 80g já nao volto a 90G, agora que experimentei 69G já nao consigo ir acima disso.
 
Boa partilha!



Antigamente um rato para ser bom tinha que ter pesos :D Acho que todos nos lembramos disso.
Isto é mais verdade em FPS's, mas ratos + leves sao uma vantagem, imagina teres uma caneta grande e pesada, vais ter uma certa dificuldade a escrever, vais escrever melhor numa caneta com dimensoes normais e mais leve.
O mesmo se aplica para ratos, se tens uma ferramenta + leve na mao os teus movimentos vao ser mais faceis e naturais.
Neste caso, nem é uma "onda", peso menor é objectivamente melhor para FPS's. Neste cenario os pesos é que foram a "onda" se analisarmos bem a coisa.
Dito isto, há um lugar para ratos com pesos, há pessoas que os adoram e por boas razoes, para mmo's ou rts's até podem funcionar bem, até para mobas como dota 2 ou LoL.
E depois depende do que cada 1 está habituado, se tivesse um rato de 90g isso ia ser adequado mas depois de baixar para 80g já nao volto a 90G, agora que experimentei 69G já nao consigo ir acima disso.

Eu praticamente só joguei fps, desde o início do CS e agora warzone e confesso que nunca senti desconforto com o peso do g500. Aliás, até prefiro sentir alguma coisa na mão, com o rato tão leve parece que não consigo ser tão preciso.

Outra coisa que me esqueci de dizer do corsair é que tem a scroling whell bem pior que o Razer. Abana mais, não é tão precisa a rodar e o click do mouse 3 não tem a mesma qualidade.
 
Eu praticamente só joguei fps, desde o início do CS e agora warzone e confesso que nunca senti desconforto com o peso do g500. Aliás, até prefiro sentir alguma coisa na mão, com o rato tão leve parece que não consigo ser tão preciso.

Ratos pesados sao objectivamente piores em FPS's. So precisas de te ambientar.
Agora, a tua muscle memory pode-te fazer jogar melhor com + peso, mas se tentares habituar a algo diferente vais ver que vais ter bons resultados.
 
Ratos pesados sao objectivamente piores em FPS's. So precisas de te ambientar.
Agora, a tua muscle memory pode-te fazer jogar melhor com + peso, mas se tentares habituar a algo diferente vais ver que vais ter bons resultados.

Eu até já estava habituado ao Razer mas este corsair ainda é mais leve e vou precisar de outro período de adaptação.
Mas sinto muitas saudades do g500 😁
 
Isso nao se deverá + há forma? Imagina um G500 com o peso do corsair, o melhor dos 2 mundos?
Quando se encontra um "main" como no teu caso a troca de rato fica muito dificil, estás habituado a essa forma, sao muitos anos a criar muscle memory para de repente ser tudo mudado, vais estranhar muito.
Eu passei por situacao similar depois usar o asus strix claw durante uns anos, foi um autentico filme para me habituar a outros ratos.

Dito isto tudo, nao há que ter "vergonha" de ratos pesados, lá por serem piores para FPS's isso nao quer dizer que nao vá ser melhor para ti em particular (apesar de ainda ser da opiniao que ratos + leves dao vantagem), ve o G502 Lightspeed ou mesmo a versao wired, pode ser que te agrade muito.
 
Eu acabei por voltar atrás e já ando a usar o xm1 outra vez.

Ando a alternar esporadicamente entre esse o o xtrfy mas o xm1 é bem mais solido sem mods.

O xtrfy vai precisar de uns feet novos porque os de stock sao muito maus, acaba por ser uma grande problema que tenho com ele, o glide é muito mau a comparar com o xm1.
 
Eu acabei por voltar atrás e já ando a usar o xm1 outra vez.

Ando a alternar esporadicamente entre esse o o xtrfy mas o xm1 é bem mais solido sem mods.

O xtrfy vai precisar de uns feet novos porque os de stock sao muito maus, acaba por ser uma grande problema que tenho com ele, o glide é muito mau a comparar com o xm1.
O XM1 para mim é o melhor rato claw que existe. A qualidade de construção, pelo preço, é fenomenal. Só queria que o rato fosse wireless para puder deixar de usar o g305 que estou a usar atualmente.
 
Cada vez se torna cada vez mais aparente para mim que o xm1 é um dos melhores ratos já feitos. Um tanque com uma forma muito universal e com os melhores click do mercado. E os stock feet envergonham muitos "mods" aftermarket.

ps: O wireless está para chegar este ano ainda.
 
Também utilizo o XM1 e não me vejo a trocar de rato tão cedo.

Recentemente mandei vir uns grips da core pad e o que era bom tornou-se ainda melhor...

Andei meses a trocar de rato até que finalmente o XM1 encaixa perfeitamente comigo (um mix de fingertip a puxar para o claw).

Muito contente mesmo :D
 
Eu por acaso nunca senti necessidade de grip pads, o coating dele é bem grippy para mim albeit um magnet de impressoes digitais etc.

Fun fact, as primeiras edicoes do xm1 e xm1 rgb tinham coatings diferentes ao que temos agora.
 
Back
Topo