Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

@leocris , entendo bem e compreendo a questão do G500. Também tenho um e adoro a forma dele. Usava 100% para trabalho CAD.
Entretanto a algum tempo atrás começou a dar pontualmente double click no lado direito (??) e começei a procurar algum substituto, mas já que tivesse a possibilidade de ser wireless.
Testei o G502, e não gostei.. acaba por ser mais estreito que a forma do G500 (aproxima-se mais ao G400).
Devolvi e acabei num Razer Basilisk X Hyperspeed. é mais largo e tem a possibilidad de ser wireless. Gostei bastante de como assentou na mão.
Tenho agora também para trabalhar o MX Master 3, que me estou a tentar habituar e este Razer, passou parra jogos.
 
Estava aqui em testes e lembrei-me de partilhar aqui.
Mais propriamente a performance do rato, há muitos fatores que entram na equação, mas basicamente isto testa a estabilidade do rato no sistema, testa a estabilidade da polling rate quando o rato esta a ser usado.

Os ratos não estão constantemente com a polling máxima, apenas quando precisam mas em uso ideal o teste deve ser muito próximo do mostrado aqui:
e2AnhHB.png

E isto pode ser melhorado, mas para já até estou contente.
O software pode ser descarregado aqui.

Em casos muito maus a velocidade nem chega a 1000hz, ou a estabilidade é muito ma.
Imaginem num jogo, se a polling rate esta sempre a saltar por exemplo dos 1000 para os 500 isso vai acabar por ser muito mau.
Há n fatores que entram nisto, como a qualidade dos USB ports na motherboard, bios ou até a qualidade do rato em si.
Mas isto é um bom teste para por a prova a estabilidade em geral.

Algumas instruções para quem queira testar:
Depois de fazer download do programa inserir o dpi do vosso rato na caixa "cpi".
De seguida carregar "collect".
Depois de clicar "collect" cliquem no botão esquerdo do rato e mexam o rato com alguma forca dum lado para o outro.
Largar o botão esquerdo do rato e carregar "plot".
Plot type: Frequency vs time

Outras sugestões:
Não usar um rato de 1k polling com um teclado de 1k polling no mesmo controlador de USB.
Mesmo as motherboard high end podem ter problemas com isso, nada de muito notavel mas quando se testa pode-se distinguir a diferença.

Para verem onde estão conectados os vossos equipamentos podem fazer download do usb view aqui.
O meu:
Vfxuwqx.png

Como podem ver tenho o rato isolado.

A diferença é notória, estes são os resultados se estiverem os dois equipamentos (rato e teclado ambos com 1k polling) no mesmo controlador:
zY7DebD.png


Em conclusão, para quem se interessar por estas coisas isto é uma boa maneira de identificar a estabilidade do polling rate, que acaba por influenciar a sensação do rato em jogo e no geral.
E também isto é bom para identificar a melhor porta de USB para o rato ter performance o mais perto do ideal possível.
 
Já é antiguinho mas é um rato solido:


Review do rocket jump ninja de 2016.

Mas duvido que estejam em produção ainda, há opções melhores presentemente.
 
Na altura comprei porque me recomendaram neste fórum.
Apesar dos anos dele, com uso diário, o cabo está impecável os botões impecáveis estão e só o vou trocar quando avariar, estou muito contente e valeu o dinheiro, recomendo. É material bom e durável!
 
Testemunhos desses são sempre bem vindos. Ele estar a estar a funcionar perfeitamente tantos anos depois é um ótimo sinal.

Até fui pesquisar porque fiquei curioso e ainda está em venda:
Mionix Castor

Há um modelo mais recente até:
MIONIX Castor Pro

Vou ser sincero, nem conhecia a marca.
 
Bem, o meu G305 está definitivamente com algum problema, alterna os DPI sozinho, já perdi a conta às vezes que isto acontece, in game então é mato. Mas nem só em jogo. Já não estou para me chatear, estava a ponderar o novo Logitech, mas agora que vi que a Endgame vai lançar um mouse wireless vou esperar até que isto salte para o mercado. No site fala em Q2 de 2022 para ser lançado, ou seja até ao mês que vêm deve estar por aí correcto? Numa tive um Endgame, irá ser o meu primeiro, apesar de saber que são muito bem afamados, isto é para comprar logo que possa ou então é melhor esperar por Reviews?
 
Comprei o pulsefire haste, depois de uns dias a usa-lo não o consigo recomendar para o meu uso.

A build quality é muito boa para 59G, clicks muito bons mas a implementação do 3335 é um bocado má, LOD que eu noto em jogo que é logo um dealbreaker.
Preciso do mínimo do minimos de LOD, se 2mm acima do mousepad ainda há tracking não consigo usar o rato, é por isso que nunca experimentei o viper mini. Menos de 1mm ideal.

E fora isso do LOD, não sei se é placebo mas o 3389 no m4 e xm1 rgb parece-me ter mais precisao, especialmente a 1600 DPI, mas isso tambem se pode dever há forma.

Depois a forma, para 19x10 com claw nao recomendo também, falta suporte para a parte de trás da mão.

Conclusão, se LOD não for problema (há pessoas que até gostam de LOD alto, sacrilégio :007:) e forma agradar até é um bom rato.
E depois ter atenção ao 3350, em teoria é a mesma coisa que um 3399 mas em prática não me pareceu igual.
 
Viper mini é o melhor rato tendo em conta o preço. Tenho um, custou menos de 30€. Mesmo assim prefiro o meu GPX...
Um rato que me parece melhor que o GPX é o pulsar x2. É o único rato do mercado que considero melhor, só pelo shape.
 
O viper mini tem muitos problemas de LOD, é um rato que não consigo usar, preciso de LOD baixo.
Nenhum rato é melhor de forma definitiva, um ecb2 é o holy grail para muita gente por causa da forma. Há pessoas que só conseguem usar o deathader. É tudo muito subjectivo.
Eu não consigo usar um gpro por causa da forma por exemplo, é muito dumbed down e segura para o que procuro. Há muitos pros que até usam um g703 ou até g305 e nao os culpo, apesar de levarem a penalidade do peso.

Para o mim pessoalmente o g303 SE é o que me me interessa da parte da logitech. Logitech tem clicks maus, problemas de QC, double clicks etc.. Mas o principal são mesmo os clicks horríveis de qq rato logi. Depois de usares TTC ou kailh nunca mais consegues usar um rato da logitech sem mods.

E falei do ecb2 porque vai ser a próxima compra, gosto tanto da forma do k4 que o xm1 está um bocado de lado, e o ecb2 aproxima-se da forma do k4.

O haste é que foi mesmo uma má compra. O xm1 é que continua solido como main, não há rato que possa recomendar mais para 19x10 claw.
 
O meu viper mini não tem problemas de LOD com o ultimo firmware. Mas sim, notasse que o sensor é inferior ao hero ou pwm3389.
O GPX não tem problemas de double click... Isso acontecia no gpw, mas depois também trocaram para omron 20m e ficou resolvido.

O xm1 para mim é muito largo atrás. O pulsar x2 para mim parece-me o rato perfeito em termos de shape, mas não vou comprar. Estou satisfeito com o que tenho. E em termos de latência também fica atrás da logitech/razer. Só se lançarem uma versão 4000hz com menos latência é que compro :D
 
Eu sou muito sensível com lod, menos de 1mm idealmente, e já noto que a minha performance é melhor num 3389/3370 a comparar com outros sensores.
A performance do 3335 do haste foi um abre olhos, toda a gente reportava que o LOD não era muito grande, para mim é insuportável, e pior é que não dá para ajustar.

Só se lançarem uma versão 4000hz com menos latência é que compro
Por falar nisso. O dongle de 4k da razer já está disponível:
https://www.razer.com/eu-en/gaming-mice-accessories/razer-hyperpolling-wireless-dongle
 
Back
Topo