Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Boas! Necessito de um rato para uma média de utilização de 12h/dia. Privilegio a ausência de fios e a ergonomia. Necessitava também de um par de botões de fácil acesso. Prefiro para já não estabelecer um limite orçamental uma vez que está em causa a necessidade imperativa de suportar 12h sem dificuldades.

Em relação ao V/ excelente guia o mesmo encontra-se actualizado em relação aos modelos referenciados?

Obrigado desde já pela V/ ajuda!
 
Vão saindo novos ratos mas não trazem muito mais. O Logitech MX Master 2S parece-me uma excelente escolha para o que queres. É muito ergonómico, incluindo o tamanho grande que se adapta bem à mão e carrega rapidamente. Se tiver pouca bateria enquanto almoças ele carrega para muito tempo.
O posicionamento dos botões nunca me adaptei bem a nenhum modelo. Neste (eu tenho o MX Master que é basicamente igual) os de retroceder e avançar estão demasiado para trás para o meu gosto mas uso pouco sou sincero. De backup tenho o Logitech M705, em que as pilhas duram muitos meses mas apesar de ergonómico sendo mais pequeno acho que isso é uma limitação. Se tens que andar com o rato atrás ai pode ser uma vantagem.

Tenho muita curiosidade em experimentar o Logitech MX Vertical mas com aquele preço não sou capaz de avançar.
 
Boas! Necessito de um rato para uma média de utilização de 12h/dia. Privilegio a ausência de fios e a ergonomia. Necessitava também de um par de botões de fácil acesso. Prefiro para já não estabelecer um limite orçamental uma vez que está em causa a necessidade imperativa de suportar 12h sem dificuldades.

Em relação ao V/ excelente guia o mesmo encontra-se actualizado em relação aos modelos referenciados?

Obrigado desde já pela V/ ajuda!


De momento tenho um Asus ROG Gladius, comprei na altura porque o cabo é modular(mas necessario) e como uso portátil pareceu-me algo top. Antes deste tinha um Razer Deathadder, não avancei com um sem fios porque me ia esquecer de comprar pilhas eventualmente! o ROG só tenho a dizer mal, em media passo 12/14h dia em frente ao computador, sempre em trabalho multimédia, e o pulso com o ROG apos uns tempos começou a sentir, sem falar na qualidade do material, MAS, gosto do design dele. Tenho muito curiosidade no MX Master!
 
@Secretariat
Os botões são de qualidade. Eu quando referi o posicionamento deles é porque me faz alguma diferença mas nunca encontrei nenhum rato que gostasse do posicionamento dos botões.

@_Rufus

Ergonomicamente o MX Master é muito bom, o vertical em teoria pode ser ainda melhor. Gostava também de experimentar. Mas sem dúvida que o problema principal está nas horas seguidas a usar o rato. Não fomos feitos para isso.
Faz alguns exercícios de tempos a tempos, nomeadamente esticando os dedos para trás, rotação do pulso, avançar o rato mais na mesa para que tenhas uma maior área do braço em contacto com a mesa para alterar os pontos de pressão.
 
@Metro com o MX Master sentes grandes melhorias? Sim concordo plenamente contigo, o excesso de horas é um grande problema.
O problema é fazer disso rotina, por vezes vou rodando o pulso altero a posição mas depois os habitos voltam e lá vai passando...
 
Eu sempre usei ratos ergonómicos. Nunca tive dores nos pulsos. Não quero dar a ideia que são a panaceia para todos os problemas mas ajuda.
Como disse eu tentaria alterar algumas coisas simples e ver o que acontecia.
 
Boa noite, preciso de adquirir um rato sem fios para andar sempre em transporte, logo não queria muito grande. Terá um uso diário medio de 5horas. Estive a ver o M705 e seria o maximo do meu orçamento. No entanto preferia algo mais em conta, no entanto que compensasse em qualidade-preço.
 
Alguma sugestão para um mouse budget minimamente em condições para jogar PUBG? Tenho usado o mouse HP bluetooth que vinha no conjunto teclado+mouse que comprei à pressa, e aquilo não me permite ter precisão nenhuma...
 
O meu Roccat Kone XTD caiu e ficou com o sensor marado. Acham o Roccat kone emp igualmente bom? Sou claw/palm grip.
 
Última edição:
Bom dia,
preciso de ajuda na escolha de um rato Palm Grip.
Precisa de ser sem fios, e fácil de transportar. E que funcione bem em qualquer superfície, inclusive mármore e vidro.
Tenho neste momento um Logitech M185, mas fica pequeno para a minha mão.

Visto que utilizo durante várias horas o mesmo, pondero algo ergonómico ou mesmo vertical.
Não procuro algo muito caro. Algo preço/qualidade razoável.

P.S: O melhor rato que já tive foi um e-blue, funcionava bem em qualquer superfície, apenas consumia pilhas como ninguém. O modelo começou a apresentar defeito e foi para a garantia, tendo sido me devolvido o dinheiro. Penso que fosse defeito de fabrico, pois um colega meu aconteceu-lhe a mesma situação com 2 ratos iguais.


Obrigado desde já.
 
Última edição:
Tenho um da Microsoft (agora não tenho a certeza se é o 3500 )que funciona bem até em vidro e o Master MX 2 da Logitech.

Este então é fantástico mas de barato tem pouco.

É quase igual à primeira versão e essa por vezes encontra-se com bons descontos.
 
o 2? EXCELENTE!

Já para o original é um bom preço, o 2 então...

Lá está, é um valor elevado, mas muito sinceramente e sendo sem fios não conheço melhor.

Aqui na empresa há uns 3 ou 4 (comprados por nós...)

Bateria para 2 meses, lê sobre tudo e, pelo menos para mim, excelente ergonomia.

Eu até tenho quase vergonha a referir que não uso para 50% das funções dele, mas a ergonomia, rapidez e fiabilidade são óptimos.

Se estás confortável com o valor eu comprava, aliás, comprei o meu por cerca de 70€ na altura numa promo da amazon.fr.

E tinha deixado passar uma da mesma amazon por 40€ para o primeiro.

Tenho-o desde Maio, o primeiro teve um problema no receptor e foi substituído pela amazon.
 
Back
Topo