Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

ZWAME

STAFF
Estes guias servem como indicadores de que hardware comprar. Estão em actualização e se tiverem sugestões para melhorar e produtos que sejam uma melhor escolha não hesitem.

Caixas
Fontes de Alimentação
Máquinas Fotográficas Compactas
Máquinas Fotográficas DSLR
Monitores
Motherboards
NAS
Placas Gráficas
Processadores
Ratos
Redes
Scanners
SSDs
Tapetes para Rato
Teclados Mecânicos

Se estás a ler isto, há uma forma possibilidade de estares a usar um rato. Mesmo com o aumento do número de portáteis a utilização de um rato é muito frequente. Este guia visa ajudar na escolha de um rato de acordo com o tipo de utilização e diferentes preços.

Há muitas formas de dividir os ratos. Podemos dividir pelo interface, ou seja, com e sem fios e aqui há uma vantagem em termos de portabilidade nos sem fios.

Outra divisão é em termos de formato e como se coloca a mão no mesmo. O mais simples será se é para dextros ou canhotos ou neutro em que ao ter um formato simétrico tanto pode ser usado com a mão esquerda ou direita. Além disso pelo seu tamanho o rato pode ser designado de claw grip, que em português será algo como garra ou palm grip que se refere quando a mão é colocada apoiada no corpo do rato. Há utilizadores que preferem uma forma à outra mas seguramente que muitos não pensam muito nisso.

Mouse_grips_crop.png


typesofmousegrip.png


v_Mcu6e3.png


Por último e porque é uma secção muito importante nos tipos de ratos é se são considerados ratos para gamers ou não. Estes ratos são bastante pensados e com elevada qualidade já que são submetidos a muitos abusos e cliques sendo necessários que sejam precisos e muito rápidos. Mesmo dentro destes nunca há uma solução para todos os jogos havendo ratos melhores ou piores para diferentes jogos.

Como temos na comunidade membros que estão sempre disponíveis para ajudar pedimos ao @Websync ajuda e aqui estão três listas que cobrem orçamentos entre 20 e 150€, não tendo sido esquecidos os gamers. Se tiverem sugestões ou ainda tiveremm dúvidas podem sempre perguntar neste tópico por ajuda.

Independentemente da escolha com alguma destas opções vão comprar um rato de qualidade. É tão simples quanto isso.

Para orçamentos de 20€ até 50€


Para orçamentos de 50€ até 150€

 
Última edição pelo moderador:
Um bom guia. Espero ver isto a crescer. :)

Eu apenas reforço a sugestão dada pelo @David.S quanto aos tipos de grip nos ratos "gaming". Uma imagem a mostrar os 3 tipos de grip realmente faz falta aqui.
E a isto deixo uma outra sugestão. Adicionem o Mionix Castor à lista de ratos para Claw/Fingertip grip sff. É também um bom rato.
 
Adicionada imagem com os vários tipos de grips a ser alterada no futuro com algum exemplo real.

Havendo mais votos num ou noutro alteramos / adicionamos sem problema. A ideia é mesmo essa. Ter os melhores componentes para a comunidade.
 
Aqui também digo, excelente iniciativa.

Deixo aqui, para quem interessar, o meu testemunho sobre o Logitech MX Master, que adquiri há quase um ano.

prós:
- Opção por bluetooth (mas também possível com a pen que vem com o rato);
- Possibilidade de estar ligado a 3 máquinas diferentes, existindo um botão em baixo do rato para alternar facilmente entre as máquinas;
-Excelente "encaixe" na mão, em especial tendo em conta mãos grandes;
-O scroll com 2 velocidades, permitindo uma grande sensibilidade ou uma grande velocidade;
-Bateria dura mais de duas semanas, com um uso semanal de 70/80horas (não é suado para gaming)

contra:
-Os botões laterais (2 + um scroll adicional) deviam estar melhor colocados e mais fáceis de ativar (pessoalmente, não acho prático);
-Irei tentar explicar o GRANDE defeito, o que não poderá ser fácil: Quando o scroll principal está no modo "velocidade", em mais de metade das vezes que se usa, o scroll roda ligeiramente para o lado contrário (ou seja, por defeito do scroll, existe um deslizar no ficheiro que estivermos a ver). O que é muito incómodo, em especial no inicio que não estamos habituados.
 
Dei uma olhadela em vários dos guias e de um modo geral só me resta dizer que fizeram um excelente trabalho.

Em particular aqui nos ratos só me desaponta a falta de opções mais 'budget'. Quase todas as sugestões excedem os 60€, quando na realidade há várias opções nos 30-40 viáveis. (abaixo disso compreendo que seja difícil recomendar o que quer que seja).

De qualquer forma um muito obrigado pelos artigos/posts/tópicos (não faço ideia o que chamar) apresentados.
 
Concordo com o user anterior disse relativamente a ratos mais baratos, gostaria apenas de acrescentar que era bom colocarem também alguma informação sobre os prós e contras de ratos com/sem fio e cabos normais/'braided'.
 
Foi colocado apenas um rato de 10 euros mas é de facto uma área que tem tanta oferta que por favor indiquem opções para vermos e adicionar. Estes guias são indicativos e abertos às sugestões.

Eu usei durante anos o M705 e ainda uso. Fica bastante abaixo dos 60€. O M325 ainda é mais barato. São sem fios e a bateria dura mais de uma ano. Mas pode realmente fazer-se mais em relação ao budget.
 
Estes tópicos servem apenas de leitura numa fase posterior ou é um tópico onde se possa discutir livremente sobre ratos,sejam elas recomendações,analises,discussão geral etc etc?
 
Pode claro. Sobre preços têm o comparador. Sobre modelos, características, mudar as recomendações pode tudo ser feito aqui.
As recomendações actuais são uma base para ir melhorando.
 
Boas,

Alguém me sabe indicar com conhecimento, onde posso arranjar um rato vertical wireless (igual ao da imagem)?



anker-wireless-vertical-mouse-660x660.jpg



Desde já, agradeço qualquer ajuda.

cpts
 
Última edição pelo moderador:
https://tropicalprice.com/product/B00BIFNTMC

Se compares dá feedback. Não são fáceis de arranjar e ainda por cima sem fios. O preço é realmente muito baixo. O risco não é grande.

Obrigado Metro. Sim, tenho reparado que não são fáceis de arranjar...mas decidi ver disto porque ando a usar por cerca de 7h por dia o rato Arc touch da Microsoft, no autocad é um excelente periférico mas o pulso começa a dar maus sinais! Dai tentar ver o que dá com este que postei aqui.

Depois dou feedback
 
Eu como me preocupo com a ergonomia coloquei no guia dois (um para cada mão) mas não coloquei nenhum sem fios porque não temos no comparador mas se comprares deixa feedback. Acho o preço demasiado bom para ser sincero.
 
Já procuraste pela amazon? através da marca e modelo não consegues achar? experimenta o comparador da zwame também.

Obrigado desde já, não tinha visto o teu post, só apenas o do Metro.

Eu tencionava comprar em Portugal, mas já vi que é difícil. Já os tinha visto noutros sites, mas como não queria mandar vir sem ver pessoalmente, tentei vir aqui ver se me davam uma ajuda numa compra deste modelo a nível nacional.

Como não é fácil encontrar este "menino" resolvi por seguir a sugestão do Metro!
 
Eu como me preocupo com a ergonomia coloquei no guia dois (um para cada mão) mas não coloquei nenhum sem fios porque não temos no comparador mas se comprares deixa feedback. Acho o preço demasiado bom para ser sincero.


Caro Metro,

Acabei por mandar vir da Amazon numa daquelas opções. Vamos ver se não fiz asneira na compra, porque dizia na descrição que vendiam para UK sem portes adicionais, mas não vi nada sobre não venderem para fora.
Como nunca comprei naquele site, mas sim noutros, espero não ter feito asneira!

Depois queres que coloque aqui fotos, quando o receber?
 
O tropicalprice mostra os preços das várias lojas da amazon. Se compares na UK tal como nas outras pagas portes. Infelizmente enquanto não houver uma amazon prime não há portes gratuitos nem podemos ser clientes prime. Em tempos já houve portes gratuitos mas já não há.

Se puderes dar feedback é interessante. Fotos também ajudam claro. Esse é um nicho que não é fácil encontrar informação.
 
Back
Topo