Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

São os todos os bons, com ratos depende da forma que vais gostar mais para o teu grip.
Hoje em dia todos os ratos que se prezem trazem sensores de topo por isso a grande dúvida na compra deve ser sempre a forma, o tamanho, a implementação do sensor e hoje em dia o peso também.
 
Malta, preciso de um rato vertical, que não seja demasiado caro.
A tendinite no pulso não tem dado tréguas e ter de trabalhar no pc o dia todo não fica fácil com um rato convencional.

O que me aconselham.. Sei que provavelmente vão falar no logitech, mas é demasiado caro.
 
@kripton2007

Tens o Logitech :D
Sim é muito caro. Lembrei-me que a Anker tem com e sem fios.
Desconhecia mas a Trust também tem: https://tropicalprice.com/product/B07FM2GLNQ
Os preços de qualquer um deles é mais simpático.
Deixa feedback depois porque isto é um nicho em que não é fácil haver bom feedback. Eu durante algum tempo ainda tentei passar para trackbals mas acabei no Logitech MX Master 3 e é o meu rato ideal. É muito caro mas é ergonómico e espero que dure uns bons anos.
 
O meu MX2 comprado na Amazon.fr ao fim de três anos ainda cá anda, com a bateria a durar mais de 100 dias ( sim, eu aponto os carregamentos).

Já teve um trambolhão que até tremi e há uns tempos tive que fazer o habitual, abri-lo e alargar os parafusos do botão lateral.
 
[emoji1787], agora a sério, foi porque um colega se andava a queixar da bateria por isso tenho os ultimos 3 carregamentos apontados ( em cerca de 3 anos).

O rato um dia morreu.

Ou melhor, estava ligado, Bluetooth conectado mas não mexia.

E aqui no fórum e em pesquisas percebi que o botão do lado ( botão dos gestos), onde pousa o indicador e que uso raramente ( PC do trabalho não permite software da logitech) prende.

Basta abrir e alargar os parafusos internos que seguram uma placa et voilá, novo.

Os "patins" ficaram um pouco afectados pois têm que se remover para o abrir mas por agora aguentam.

Pior foi esperar uma semana por uma chave Torx 2 pois aqui, Lisboa e arredores não encontrava!

 
Existe muita diferença entre o Endgame Xm1 e o Xm1R? isto porque o Xm1 está a 39.99€ e queria oferecer um rato novo ao meu irmão. Pelo que me parece o Xm1R é o update do xm1?
 
O xm1 apesar de ser um rato excelente perde um bocado em relacao ao xm1r:

-Cabo melhor
-Switches superiores
-Feet superiores
-Sensor melhor com PAW3389 vs o PAW3370 do xm1.

Todas estas melhorias sao encontradas no xm1 rgb tambem, secalhar encontras mais barato que o xm1r, se o peso de 80g nao incomodar. O xm1r é basicamente a variacao sem rgb e ligeiramente mais leve do xm1 rgb.
 
Ou seja, no topo digamos assim será o Xm1r, depois o Rgb e por fim o Xm1. Será tão grande assim o upgrade entre o Xm1 e o xm1r? Excluindo o Rgb da equação.
 
Isso tens que ser tu a avaliar, o xm1 já é dos melhores ratos do mercado.
Dito isto, as melhorias do xm1r valem o dinheiro a meu ver, só o upgrade aos switches valem a pena para quem é mais sensível a isso.
Mudam os omrons que são conhecidos por terem uns clicks "mushy" para kalith Kaihl GM 8.0 que digo por experiência com os Kaihl GM 4.0 na versão rgb que são os melhores clicks que já experimentei, são muito crisp, post travel muito pequeno, um bocado mais pesados que os switchs que se encontram na grande parte dos ratos mas de fácil habituação, eu pessoalmente já não mudo para um daily driver sem Kaihl, a consistência e o feedback deles é imbatível.

Depois o sensor em teoria é superior, mas na prática o 3370 é mais que suficiente.
 
@Websync Podias também incluir recomendações de mousepads. Muita gente não lhe interessa muito o pad e compra o típico qck que passado 3-6meses tem um feel completamente diferente e inconsistente.

Por exemplo
speed:
Endgamegear mpc450(disponível em grande loja nacional), amp500, Zowei GTF-X

speed/control:
x-ray aqua control+, Odin infinity, *Coolermaster mp510, fnatic dash/glorious fire (disponível em grande loja nacional).

Control:
xtrfy gp4, Zowei GS-R


Premium speed:
Artisan Shidenkai, Artisan Raiden, Skypad

Premium speed/control:
Artisan Hien, Artisan Hayate Otsu

Premium control:
Artisan Zero

Mousepads da Artisan podem ser importados do Japão diretamente do site oficial, existe uma loja na Europa que vende, mas raramente tem stock e os portes são caros.

O skypad é um pad que só se compra uma vez por ser de vidro temperado. Desvantagem, desgaste rápido dos mousefeet, ruido a deslizar o rato.

*O mp510 não é muito confortável de usar e recomendo que adquirem a versão extended porque a versão L tem pouco espaço vertical e ao colocarem o braço em cima vão notar a costura muito grossa e desconfortável. A versão extended ao ter mais espaço vertical podem colocar logo na extremidade da secretária e nem vão notar a costura.

A maioria deve optar por pads equilibrados, é mais difícil ser consistente em pads muito rápidos e os pads mais lentos são melhores para jogos como valorant/cs go.
Jogos mais rápidos, com muito tracking é recomendado algo mais rápido.

Mousepads a negrito são ainda mais recomendados.
 
Última edição:
@askan7

Boa ideia, mas tens que ser tu a trabalhar a coisa porque efetivamente sou um ignorante em pads, tive o steelseries qck por anos a fio e recentemente mudei para um de 20€ da amazon, habituei-me tão bem a ele que nem quero mexer mais, também é de boa qualidade, até já foi à maquina. :D

E o que vinha aqui partilhar. O que é melhor que um xm1? Dois xm1's!

gGjDKrz.jpg


Este é o meu vdd endgame, assenta-me como uma luva e cada vez gosto mais dele. Tive a ponderar o xm1r mas 80g para mim não é problema e estou tão habituado aos kailh 4.0 e sinceramente estava com medo de não gostar do feeling mais soft dos 8.0.
Algo a notar entre estes dois xm1's o primeiro foi comprado na primeira semana de release e estes batchs presentes tem melhorias:

O coating é diferente, muito menos escorregadio.
Os botões estão um ligeiramente mais separados
A wheel é significativamente melhor.
O cabo foi mudado para o cabo do xm1r.

E nenhuma destas mudanças foi anunciada por isso mais contente fico com a minha compro (em promo).
 
@Websync
:biglaugh:
O xm1 é um rato muito bem sem dúvida. Tens é de experimentar mousepads em condições. É das coisas que afeta mais o aim e o feel em jogo, muito under rated. QCK e clones não são o ideal, especialmente para quem joga jogos fast paced, como apex legends.

O Gpw com tiger ice feet é o meu end game. Tenho também um viper mini e um deathadder dos novos, mas o Gpw é o melhor para mim.

Estive quase para comprar o Superlight e vender o meu atual.
 
Última edição:
@Websync o xmr1 rgb ainda está em promo? E compraste a que preço?
Que acham do corsair sabre rgb?
Preciso de um rato novo mas não tenho muita pressa, posso esperar por boas promoções.
 
Última edição:
O sabre é um rato excelente se 100 gramas não incomodar e dado que combine com a tua mao e grip.

A promo do xm1 já acabou mas mesmo a full price tem a minha recomendação total para quem tenha maos medias/grandes e goste de fazer claw.
 
O sabre é um rato excelente se 100 gramas não incomodar e dado que combine com a tua mao e grip.

A promo do xm1 já acabou mas mesmo a full price tem a minha recomendação total para quem tenha maos medias/grandes e goste de fazer claw.

O que me levou mesmo a não comprar o xm1r foi isso mesmo. Mãos médias/grandes, tenho exatamente 18x9cm e o gpw é perfeito para o meu relaxed claw grip e ás vezes um pouco de fingertip.
Não gosto do meu viper mini por não ter suporte atrás, não consigo dar claw em condições, só se for mesmo super agressive claw ou fingertip. Para além disso não gosto do sensor, não é smooth como o meu gpw.

O XM1 é um pouco largo demais atrás para mim, impede-me de fazer pequenos ajustes com os dedos. A melhor shape para mim ainda deve ser o Hati-s ou o starlight 12 M. Mas tendo em conta vários fatores optei por adquirir um GPX para substituir o meu GPW que vou vender.

O meu GPW (batch 2034, omron 20m) tem tiger ICE feet e também tenho tiger arc 1 suplentes. Assim que receber o meu gpx coloco nos classificados.
 
Última edição:
A minha recomendação do xm1 para mãos medias já é um bocado um reach pq verdadeiramente ele é feito para mãos grandes e claw grip, para mãos medias já é preciso um grip mais agressivo para ter o mesmo controlo, acho que nesse sentido a largura das mãos é mais importante que a altura.

A parte de trás do xm1 é realmente larga e alta, no meu caso da-me um suporte tremendo no meio da mão e faz com o que o meu pinky esteja sempre a descansar na parte lateral do rato numa posição muito confortável.

Isto dos ratos, muito pessoal, desde que o sensor seja de topo e bem implementado o mais importante é a forma e tamanho.
 
@Websync
Exato, e nem sempre o tamanho da mão e grip diz tudo. Eu sei o que gosto porque já usei muito rato, tenho de ter obrigatoriamente suporte para claw ou não me sinto tão consistente.
Só tenho pena de o Starlight-12 M não se vender na Europa. Seria o meu endgame. Shape perfeito, ligeiramente mais pequeno e menos alto que o gpw. 3370, 46g wireless... Só não gosto muito dos buracos e do preço. Pior ainda é apanhar em stock.

Não era capaz de dar 200+€ por um rato(alfandega).
 
Última edição:
Back
Topo