Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

O naga para MMO's e difícil de bater.
Mas se não precisares de tantos botões o g502 é boa opção, são baratos e provados para esse tipo de uso. E para MMO's/singpleplayers peso não é fator, se a forma agradar é das melhores escolhas.
Já este X plus, estão a pedir 150€, um bocado puxado, mas os switches novos despertaram interesse "Logitech Lightforce", os clicks da logi sempre foram um ponto fraco, pode ser um ponto de mudança.
Uma release do superlight ainda mais leve com estes switches melhorados vendia como pães quentes. 40G wireless? :D

E já agora, o que já falei aqui sobre tech wireless, de não achar que todas as marcas tem a mesma performance/pedigree, mesmo a comparar os dois grandes no meio há diferenças:


Eu nunca usaria um rato wireless da glorius/xtrfy/hyperx e esses marcas que se estão a tentar provar por exemplo. Ou mesmo as provadas como a SS.

Um exemplo é a endgamegear, eles já estão com um modelo solido wired há mais de 2 anos no mercado, e já estão há quase dois anos a prometer um modelo wireless, finalmente este ano parece que vai sair. Eu acredito quando vir.
Com isto quero dizer que mesmo uma empresa que só se foca a fazer ratos não está confortável a lancar um produto wireless, a tech existe, a pixart vende 3770 a quem quiser comprar, porque estao a demorar tanto tempo? Era fácil imprimir dinheiro.
Porque, tendo eles a reputação de terem das melhores ofertas do mercado (sem mods é difícil de bater um xm1), querem lançar o wireless num estado ideal, ou secalhar até o melhor que há, e isso não é fácil, a implementação de wireless não é fácil e a diferença até se vê entre razer/logi.

Por exemplo o keris, rato excelente, acho que dava para 99% das pessoas mas há momentos em swipes grandes que sinto uma inconsistência no tracking, é quase subconsciente, mas está lá, mudo para qualquer rato wired e essa inconsistência desaparece. Mesmo na logi, já experimentei um g305 e sinto isso tambem, nao é o 1:1 que sinto com wired.
É por isso que um rato wireless nunca vai ser o meu main durante uns bons tempos ainda, vou deixar a tech amadurecer ainda mais e possivelmente vou escolher razer quando pensar seriamente deixar o fio de lado.
 
O naga para MMO's e difícil de bater.
Mas se não precisares de tantos botões o g502 é boa opção, são baratos e provados para esse tipo de uso. E para MMO's/singpleplayers peso não é fator, se a forma agradar é das melhores escolhas.
Já este X plus, estão a pedir 150€, um bocado puxado, mas os switches novos despertaram interesse "Logitech Lightforce", os clicks da logi sempre foram um ponto fraco, pode ser um ponto de mudança.
Uma release do superlight ainda mais leve com estes switches melhorados vendia como pães quentes. 40G wireless? :D

E já agora, o que já falei aqui sobre tech wireless, de não achar que todas as marcas tem a mesma performance/pedigree, mesmo a comparar os dois grandes no meio há diferenças:


Eu nunca usaria um rato wireless da glorius/xtrfy/hyperx e esses marcas que se estão a tentar provar por exemplo. Ou mesmo as provadas como a SS.

Um exemplo é a endgamegear, eles já estão com um modelo solido wired há mais de 2 anos no mercado, e já estão há quase dois anos a prometer um modelo wireless, finalmente este ano parece que vai sair. Eu acredito quando vir.
Com isto quero dizer que mesmo uma empresa que só se foca a fazer ratos não está confortável a lancar um produto wireless, a tech existe, a pixart vende 3770 a quem quiser comprar, porque estao a demorar tanto tempo? Era fácil imprimir dinheiro.
Porque, tendo eles a reputação de terem das melhores ofertas do mercado (sem mods é difícil de bater um xm1), querem lançar o wireless num estado ideal, ou secalhar até o melhor que há, e isso não é fácil, a implementação de wireless não é fácil e a diferença até se vê entre razer/logi.

Por exemplo o keris, rato excelente, acho que dava para 99% das pessoas mas há momentos em swipes grandes que sinto uma inconsistência no tracking, é quase subconsciente, mas está lá, mudo para qualquer rato wired e essa inconsistência desaparece. Mesmo na logi, já experimentei um g305 e sinto isso tambem, nao é o 1:1 que sinto com wired.
É por isso que um rato wireless nunca vai ser o meu main durante uns bons tempos ainda, vou deixar a tech amadurecer ainda mais e possivelmente vou escolher razer quando pensar seriamente deixar o fio de lado.
Eu de momento wireless também não é para mim...

O que achas deste? https://eu.roccat.com/products/kone-xp?variant=41807363506329

Está no price range do logitech G502 X

Edit: Curiosamente na amazon está em pré venda o G502 X ... é lançado amanhã dia 5 de Setembro
 
Última edição:
Para ser sincero, nessa gama de ratos compra o que achares melhor, os sensores são todos "perfeitos" e não tens que estar a olhar para specs como peso e posição/implementação do sensor etc.
Qualquer compra duma marca conhecida é segura, tens é que ver quantos botões realmente precisas e a forma que procuras.
Dito isto esse da roccat é tao boa escolha como o g502, tudo depende do que procuras, o g502 também é mais barato.
 
Para ser sincero, nessa gama de ratos compra o que achares melhor, os sensores são todos "perfeitos" e não tens que estar a olhar para specs como peso e posição/implementação do sensor etc.
Qualquer compra duma marca conhecida é segura, tens é que ver quantos botões realmente precisas e a forma que procuras.
Dito isto esse da roccat é tao boa escolha como o g502, tudo depende do que procuras, o g502 também é mais barato.

Desperta me mais interesse o G502X. Deve ser bem maior que o Xm1 😂

Edit: Já há algo no G502X que me deixa meio de pé atrás... o cabo.
 
Última edição:
Apenas curiosidade minha, descobri há pouco o tempo os Zaunkoenig M2K e a versão anterior M1K, por um colega meu que só joga FPS e que quer comprar um.

É feito em fibra de carbono e a versão atual pesa 24 gramas e custa 300 €

Alguém aqui tem ou pensa em comprar? É um rato que vale realmente a pena para quem FPS é uma paixão ou joga de forma competitiva?

Nunca iria comprar, porque FPS não é a minha onda e porque nunca iria gastar 300 € num rato. Mas fiquei bastante curioso com o rato e para saber se o pessoal por aqui usa e se é de facto conceituado pelo pessoal do FPS.

Edit:
Correção feita ao material de construção.
 
Última edição:
Esse rato tem reviews excelentes. Sem duvida um rato unico, só para fingertip e quem o compra tem mesmo que saber o que procura.

O optimus ficou deslumbrado com ele. Vale a pena ver a review.
De notar que ele superou o best score to kovaks com ele, a performance a 24g parece ser incrível.
 
E o preço. 😅 Debativel se um rato vale tanto. Mas depois também há o viper ultimate perto disso..
Sim é verdade, mas aquele cabo para mim é um deal breaker.

Andei a pesquisar mais alternativas dentro do gênero e ando a ver reviews do Glorious Model I e do Razer Basilisk V3 que até está a 50€ em várias lojas nacionais.
 
Tenho um Steelseries Sensei (versão RAW, rubberized) há bastantes anos. Adoro o rato, é ótimo para mim, mas apesar de ainda funcionar perfeitamente, já tem algum desgaste exterior próprio do tempo e do uso.

Alguém que seja familiar com o que era o formato do Sensei consegue indicar algo parecido?
 
Procuras a mesma forma, que estou a deduzir que sim porque dizes que o adoras.
O sensei tem uma forma muito unica, é tipo o xm1 mas sem um "lump" tão agressivo.

A melhor opcao que tens se peso nao é fato é o SteelSeries Sensei Ten, exatamente a mesma forma, refresh do teu modelo.
Outra opcao seria o ENDGAME GEAR XM1r, a forma é familiar, mas nao mao vais sentir diferencas, por todo, é um rato mais solido. Melhores materias, melhor qualidade de construcao, melhores cliques e melhor peso.

Dito isto, shape acaba mais importante, o ten pode ser muito melhor para ti pessoalmente.
 
Já sei o que me vou dar no natal. Mas acredito quando vir, eles já andam nesta conversa há mais de 1 ano. :wvsore:

Tenho usado o keris wireless com main na última semana, pus o receiver com uma extensão para estar mesmo em frente ao rato, parece ter resolvido todas as "inconsistências" do ‘wireless’.
Como também é uma instalação nova do windows e tinha os perfil guardados na memória do rato não precisei de usar o armory crate. Quando está a 20% começa a piscar e preciso de o carregar, não preciso de nenhum tipo de software instalado felizmente.

Tenho gostado muito dele, troquei o left switch para o rog switch e deixei o direito omron, os cliques são excelentes. E dá para trocar switches em 10 segundos se tanto rog/omron nao agradarem.
O keris também tem uma coisa boa, que é o cabo de carregamento, é um paracord muito bom, dá para usar o rato em carregamento, é tão bom como o cabo do xm1 por exemplo, e usb-c.

Depois também tem uma forma que se aproxima ao xtfy m4, que por vezes sentia ser grande demais, claw grip com o meu tamanho de mãos é excelente no keris, até tentei voltar ao xtrfy e sinto que é gigante agora, em comparação.

Em suma, o meu problema com o wireless devia-se ao receiver nao estar perto suficiente, a experiência depois de usar a extensão tem sido excelente. É mesmo uma pena que se tenha que instalar o armory crate para o configurar inicialmente.
E também cheguei a outra conclusão, que é por o receiver de wireless o mais perto possível do rato, fazendo isso resolve todas as inconsistências que o wireless pode introduzir. Acho que é dai que vem a minha adversidade de wireless, user error? Usava sempre o receiver no front IO. :p Também deve depender de marca para marca, e do "poder" do sinal do receiver.

E não sei até que ponto consigo voltar ao xm1, porque gosto muito mais das formas do keris/xtrfy... Agora pego no xm1 e não me encaixa na mão como quero...
 
No meio disto só vinha informar que pus o Logitech Mx Master 2s a descansar e aproveitei uma promo e fiquei com um Master 3.

Até agora, só pontos positivos.
O scroll muito silencioso, o rato mais leve, parece um pouco mais preciso ( escritório apenas, claro).
 
Última edição:
Back
Topo