Guia Guia dos Tapetes de Rato

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
[Em contrução]

Os tapetes de Rato ou mouse pads como são conhecidos em inglês são uma superfície que se coloca por baixo do rato que visa melhorar a precisão e controlo do rato. É importante para todos os utilizadores, desde o utilizador menos exigente que não quer riscar a mesa e quer apenas que o rato deslize melhor até ao designer que necessita de ter o controlo até ao último pixel ou o jogador cuja rapidez e precisão é a diferença entre ganhar ou perder o jogo.

Os materiais dos tapetes de rato são muito diversos e os preços também variam bastante. A base tem que ser antiderrapante de modo a que o tapete não se desloque. Por melhor que o tapete possa ser se a base deslizar arruína completamente a experiência. A superfície que contacta com o rato pode ser de tecido, plástico, borracha, metal ou vidro.

Este guia é apenas o início da discussão que seguramente irá ter contributos e deve-se em particular à ajuda do @askan7.
Não temos dúvida que este guia vai evoluir rapidamente para outras sugestões diferentes das iniciais e para começar temos algumas escolhas muito difíceis de encontrar no mercado. Mas a culpa é de sabermos duas ou três coisas do assunto, ou melhor, termos uma comunidade que sabe e que apontará outros caminhos também.
Os gamers serão porventura os mais exigentes ou quem sente mais necessidade de ter um bom tapete de rato e dificilmente não ficamos bem servidos com o que é bom para eles com algumas nuances como iremos ver.

O que devem considerar quando escolhem um Tapete de Rato

Dimensão do Tapete
Os tapetes de rato existem em todas as dimensões, desde pequeno, médio, grande e extra grande. Nesta altura já todos descobriram o espaço que necessitam de "navegar" com o rato pelo devem comprar um tapete que abranja a área em questão. Os gamers normalmente não compram abaixo de grande e de referir uma nota apenas para o extra grande que normalmente são utilizados para tapete de rato e para apoio do teclado. É uma imagem muito comum e além da questão estética tem a vantagem que não é imediatamente óbvia de manter o teclado e o rato ao mesmo nível.

No caso de transportarem o tapete de rato com frequência pensem onde é que o vão levar. Provavelmente um maleável é mais simples. Mas já nos estamos a adiantar.


Maleáveis versus Rígidos

Os tapetes de rato maleáveis são os mais comuns e devem a sua popularidade ao seu conforto. Normalmente são um pouco esponjosos, oferecem algum almofadamento pelo que quando se coloca o pulso e o ante-braço sobre o mesmo é bastante confortável.

Em particular no inverno os tapetes maleáveis devido ao seu material termicamente são também mais confortáveis do que os de metal ou vidro quando em contacto com a pele.

Em termos de transporte, como já referimos acima, em particular quando as dimensões são maiores, os maleáveis são mais fáceis de transportar atendendo que se podem dobrar.

Os tapetes maleáveis tendencialmente são mais precisos porque oferecem mais resistência ao deslizamento, logo mais controle e são menos barulhentos do que os rígidos. Ao oferecerem mais resistência isso implica que são mais lentos do que os tapetes rígidos, pelo que quem quer rapidez fica mais bem servido com estes últimos.

Em termos de desgaste dos skates dos ratos e duração da vida, os tapetes rígidos são os claros vencidos.

No que se refere à limpeza, atendendo à popularidade dos tapetes maleáveis não deve haver dúvida quem ganha neste campo, os tapetes rígidos ganham por larga margem.


Cuidados com os tapetes

Com o tempo os tapetes vão acumulando sujidade. No caso dos maleáveis que são de tecido, são mais difíceis de limpar e podem ser lavados. Lavem à mão com um sabão neutro sem esfregar vigorosamente. Passem abundantemente por água de modo a eliminar todo o detergente e deixem secar no estendal na horizontal. Assim não vão ter vincos. Quando lavarem o tapete vão reparar, se não o tinham já feito, que o acabamento é importante.

Os rígidos podem facilmente ser lavados com uma esponja não abrasiva que suportam sem problema. Secam muito mais rapidamente depois da lavagem também. Mas vão ver sinais de desgaste em alguns com o tempo dependendo do material.

Conclusão

Se chegaram aqui devem estar a pensar como é que se pode ter tanto a dizer de um acessório tantas vezes negligenciado. Seguramente que não pretendemos que passe a ser o equipamento mais importante no arsenal de cada um, como sempre, o nosso objectivo é que comprem os produtos com a máxima informação possível e independentemente do produto que escolham seja um bom produto.

Como sempre não há uma solução universal pelo que em caso de dúvida não deixem de colocar as vossas questões ou sugerir alterações às sugestões apresentadas.


Passemos então às sugestões que como sabem não estão fechadas e esperamos contributos para serem melhoradas. Mesmo que não coloquemos, é frequente haver dimensões diferentes para os vários modelos e normalmente as características do tapete não são diferentes no mesmo modelo.


Speed - Quando a prioridade é que o rato deslize o mais rápido possível

ENDGAMEGEARMPC450.jpg


ENDGAME GEAR MPC450 Azul
Dimensões: 450x400x3mm
Material: Pano / Borracha
Côr: Azul





ENDGAMEGEARMPC900Azul.jpg


ENDGAME GEAR MPC900 Azul





GigabyteAorusAMP500.jpg


Gigabyte Aorus AMP500

Superfície otimizada para precisão do rato.
Lavável e resistente a salpicos
Dimensões: 430mm x 370mm x 1,8mm





BenQZOWIEGTFX.jpg


BenQ ZOWIE GTF-X






Speed/Control - Tapetes de rato que ainda são bastante rapidos mas com mais controlo.

CoolerMasterMasterAccessoryMP510.jpg


Cooler Master MasterAccessory MP510





FnaticDASHLPro.jpg


Fnatic DASH L Pro





GloriousPCGamingRaceElementsFire.jpg


Glorious PC Gaming Race Elements Fire






Control

XtrfyGP4Large.jpg


Xtrfy GP4 Large



BenQZOWIEGSRLarge.jpg




BenQ ZOWIE G-SR Large






Premium Speed


ArtisanRaiden.jpg


Artisan Raiden





SkypadGlasXLGaming.jpg


Skypad Glas XL Gaming





Premium speed/control

ArtisanHien.jpg


Artisan Hien





Uma opção acabada de lançar e que será fácil de encontrar em breve no mercado é o Razer Strider L e o Razer Strider XXL.



ArtisanHayateOtsu.jpg


Artisan Hayate Otsu





Premium Control

ArtisanZero.jpg


Artisan Zero




 
Última edição:
A Steelseries tem uma linha com bastante variedade e em particular a começar abaixo dos 10€ o explica em parte o seu sucesso. A outra explicação é um grnde investimento em patrocínios de muitas equipas de gaming profissionais. No nosso caso o que nos interessa é ver as várias opções e que as comparem para ver o que é mais interessante enquanto não alinhamos melhor as propostas.


qck.jpg


Steelseries QCK Preto

Tapete em tecido micro-fibra para controlo máximo.
Durável e lavável para facilitar a limpeza.
Dimensões. Na imagem abaixo é possível ver em pormenor todas as dimensões. A espessura é de 2mm até ao tamanho largo, passando para 3mm para os tamanhos superiores.
qck_allsizes.jpg

A recomendação é simples por terem qualidade e um preço bastante reduzido em particular quando combinamos a durabilidade e com a facilidade da limpeza (lavar à mão) quando efectuada com o mínimo de cuidado.

Tamanho Pequeno (S)
Tamanho Médio (M)
Tamanho Largo (L)
Tamanho 3XL
Tamanho 4XL
Tamanho 5XL


qck-heavy.jpg


Steelseries QCK HEAVY Preto

Este modelo é produzido no mesmo material do modelo anterior mas não está disponível no tamanho mais pequeno nem nos tamanhos maiores. Além disso a sua espessura varia entre 4mm e 6mm.

Tamanho Médio (M)
Tamanho Largo (L)
Tamanho Extra Largo
Tamanho XXL


qck-edge.jpg


Steelseries QCK EDGE Preto

Este modelo é produzido em micro-fibra.
A sua espessura é de 2mm.
Tem costuras nas laterais que reforçam a sua estrutura.

Tamanho Médio (M)
Tamanho Largo
Tamanho Extra Largo


qck-hard_pad.jpg


Steelseries QCK HARD PAD Preto

Este modelo é produzido em Polietileno. É rígido o que o torna mais rápido mas mais sujeito a desgaste.
A sua espessura é de 3mm.

Tamanho Médio (M)


qck-prism_xl.jpg


Steelseries QCK PRISM TECIDO Preto

Este modelo é produzido em tecido micro-fibra e apresenta LEDs RGB.
Tem costuras nas laterais que reforçam a sua estrutura.
A sua espessura é de 4mm.

Tamanho M
Tamanho XL
Tamanho 3XL
Tamanho 4XL
Tamanho 5XL
 
Última edição:
Skates para os Ratos

Inicialmente não era para incluirmos esta informação, mas faz sentido referir aqui.
A experiência de funcionamento do rato sobre o tapete depende dos dois, e no caso do rato, ele toca no tapete de rato através dos pontos mais salientes para o efeito que em vez do termo "deslizadores" é quase universalmente referido por skates. Se utilizarem um tapete de rato rígido os skates vão ter um desgaste mais rápido e quando isso acontecer não há nada que possa ser feito, a não ser mudar de rato ou substituir os skates. A segunda opção é muito mais barata e ficam com um rato novo. O guia dos ratos está muito bem tratado noutro tópico. Aqui vamos colocar uma lista de skates dividido por podemos. Há uma marca que praticamente se especializou nisso que é a COREPAD mas como sempre se tiverem experiência ou conhecerem outros produtos não deixem de partilhar.

Cooler Master
Skates para CM Storm Spawn

Endgame Gear
Skates para XM1

Logitech
Skates para Logitech G502 Wireless
Skates para Logitech G Pro Wireless
Skates para Logitech G304
Skates para Logitech G305
Skates para Logitech MX Master 3

Razer
Skates para Razer Basilisk X HyperSpeed
Skates para Razer Basilisk V2
Skates para Razer Basilisk Ultimate
Skates para Razer DeathAdder V2
Skates para Razer Viper
Skates para Razer Viper Mini
Skates para Razer Viper Ultimate


SteelSeries
SteelSeries Ikari

Xtrfy
Skates para Xtrfy M4
 
Última edição:
A razer lançou agora um novo hybrid para fazer concorrência ao artisan hien e a pads semelhantes como o aqua control+.

Razer strider, deve ser fácil arranjar em Portugal, parece de boa qualidade mas é mais para o speed do que Control.
 
Adicionada a informação do Razer Strider no primeiro post e removido o Artisan shidenkai também por recomendação do @askan7 a quem mais uma vez agradeço a enorme ajuda. O elevado preço aliado ao desgaste muito rápido faz com que não faça sentido recomendar. É provável que haja gamers que o comprem pelas suas qualidades mas esses sabem ao que vão e não se devem importar com o investimento. Mas para estar a recomendar de forma geral não faz sentido.

@askan7 concordas?
 
Ora aqui esta uma coisinha interessannte e que muitas vezes nao se dá valor.
Investimos em ratos xpto e depois se for preciso temos um tapete manhoso que nem deixa tirar 100% de proveito do mesmo.
Ja agora, aproveito uma ajudinha, de que forma se pode ter "melhor" nocao de qual seria a melhor configuracao para o nosso uso? Certamebte apenas comprando 1 de cada tipo e testar e realmente tirar as duvidas de qual o melhor se pode aplicar ao nosso uso, nao?
Pergunto pois a unica experiencia que tive foram 1 tapetes qck e agora um xxl da amazon. Nao que nao funcionem bem, mas por vezes nao e o mais confortavel quer para jogar ou entao para trabalhar (sempre relativo, claro).
 
Ora aqui esta uma coisinha interessannte e que muitas vezes nao se dá valor.
Investimos em ratos xpto e depois se for preciso temos um tapete manhoso que nem deixa tirar 100% de proveito do mesmo.
Ja agora, aproveito uma ajudinha, de que forma se pode ter "melhor" nocao de qual seria a melhor configuracao para o nosso uso? Certamebte apenas comprando 1 de cada tipo e testar e realmente tirar as duvidas de qual o melhor se pode aplicar ao nosso uso, nao?
Pergunto pois a unica experiencia que tive foram 1 tapetes qck e agora um xxl da amazon. Nao que nao funcionem bem, mas por vezes nao e o mais confortavel quer para jogar ou entao para trabalhar (sempre relativo, claro).

Sim, o melhor mesmo é comprar algo rápido, intermédio e mais lento. É muito pessoal, há gostos para tudo. Mas no geral tapetes mais rápidos são melhores para tracking e micro ajustes, é mais fácil ser suave. Tapetes mais lentos dão mais sensação de confiança e são melhores para jogos mais lentos, cs go/valorant/r6 siege.

Pessoalmente recomendo: endgame gear mpc450, x-raypad aqua control+ e xtrfy gp4. Do mais rápido para mais lento, mas são pads relativamente baratos e bons. Mesmo assim o GP4 deve ser ligeiramente mais rápido que o teu qck.
 
Última edição:
@askan7 obrigado pela info e dicas.
Eu usei ate a 3 anos os Qck.
Agora estou com este, que comprei na amazon, o qck estava ja gasto depois de quase 7 anos.
https://www.amazon.es/dp/B01IR2UYTE/ref=nosim?tag=zwame00-21
Lá está, não e mau, e serve para mim. Mas por vezes sinto que em termos de trabalho (cad 3d) tao depressa nao sinto controlo nem precisao, assim como as vezes sinto que a trabalhar o rato "nao desliza".
Estou actualmente com o razer basilisk hyperspeed e gosto dele.
Eu gosto de usar os tapetes grandes (900*400) e comprar 3 assim ainda sai caro.
A unica hipoteses seria via amazon (ex) mas pequenos para ver o conportamento de cada um deles, e depois pedir a devolucao deles e comprar um Xxl do que mais gostar.. mas confesso que nao e o meu tipo de comportamento.. :/
 
@VrumVrum Como é que esses mousepads te duram tanto tempo? Eu quando usava QCK tinha que trocar passado 1 ano para manter consistência. E não aplico pressão nenhuma no rato, grip leve. Claw/fingertip.
Os jogos que jogo ultimamente são mais fast paced, nem jogo com sensibilidade baixa, 1600dpi 0.75sens no Apex(34cm/360). Quando jogava pubg usava 800dpi com 37-38 no jogo(40-45cm/360, se não estou em erro).

Edit: Sentes o rato preso porque o pad é uma ****. Não jogas competitivos pois não? É mais para trabalhar com sensibilidade muito alta, mal mexes o rato, é a única forma que vejo para te durar tanto tempo.

Se queres algo grande com qualidade vai para o aqua control+, não é muito rápido nem muito lento. Mas sinceramente para uso casual qualquer coisa de uma marca conhecida serve. Estas recomendações são para quem está à procura de pads para jogos competitivos.

O endgame gear mpc também é excelente e é barato. Mas pode ser demasiado rápido para ti.
 
Última edição:
@askan7 obrigado pelo teu input e dicas ;)
Maioritariamente usava para trabalho sim, nesses 7 anos usei 2. Mas sim, notei imenso quando troquei do usado para o novo.
Eu uso o rato mais em palm para trabalho e para jogo e um mix de palm e claw, conforme o jogo.
Usava antes logitech g500 / g400 e agora a alguns meses o razer.
Em termos de sensibilidade quer para trabalhar quer para jogos uso nos 1400dpi@1000hz, mas ainda ando a passear um bocado o rato pelo tapede, principalmente em zoom e pan.
En relacao a jogos sim, e tudo casual, para distrair do dia de trabalho, e jogo um bocado de tudo, conforme o mood. Desde coisas calmitas ate fps , mas tuso sem stress, ja chega o dia a dia. ;)
Ok, vou dar uma espreitadela ao que recomendas ;) . Ceetamente o ideal sera um intermedio, para nao ser muito rapido e nqo sentir "sensibilidade e controlo" mas tambem com alguma velocidade para nao sentir o "arranhar" de deslocacar devagar .
O aqua+ nao entendo. Funciona tanto no branco como no preto, ou apenas no branco?
Tnx ;)
 
@VrumVrum o AC+ preto é o mais rápido, mas a diferença é pouca entre eles. Compra o que gostares mais.
Também podes sempre comprar o mpc890(preto ou azul) já que tem disponível em várias lojas nacionais e amazon. É mais fácil devolver se não gostares.

Edit: Para jogar casual e trabalhar, em principio não vais ter problemas com ser rápido demais. Tendo em conta que está disponível em Portugal e amazon a bom preço talvez seja melhor compra que o aqua control+
Não te enganes e não compres o mpj-890, é completamente diferente do mpc.
 
Última edição:
@askan7 obrigado.
Estou a espreitar os da endgame. Vejo que ha os MPC e os MPJ. Alguma diferenca em especial?
O aqua control vi pela recomendacao, mas apenas vejo em branco e nao vejo a venda com facilidade e se os endgame sao melhores, fica ja descartado. Lol
Estou a espreitar tamb o mp510, aparentemente e bem cotacao e bastante recomendado.
 
@askan7 obrigado.
Estou a espreitar os da endgame. Vejo que ha os MPC e os MPJ. Alguma diferenca em especial?
O aqua control vi pela recomendacao, mas apenas vejo em branco e nao vejo a venda com facilidade e se os endgame sao melhores, fica ja descartado. Lol
Estou a espreitar tamb o mp510, aparentemente e bem cotacao e bastante recomendado.

o mpc é feito de cordura, o mesmo material do mp510, mas é menos abrasivo e mais confortável que o mp510. Também é bem mais rápido que o mp510.
O mpj é feito de cloth normal.

o mpc e mp510 são tanques de guerra. Cordura é muito resistente.
 
@askan7 obrigado por tudo.
Entao basicamente sao os 2 melhores, sendo o mpc mais para o rapido e menos abrasivo, e o mp510 num intermedio e um pouco mais "rugoso".
No tema intermedio, sera melhor o mp510 ou o aqua control+?
A ver se consigo entao testar e/ou encomendar para testar e depois devolver o que nao me convencer tanto. Obrigado ;)
 
@askan7 obrigado por tudo.
Entao basicamente sao os 2 melhores, sendo o mpc mais para o rapido e menos abrasivo, e o mp510 num intermedio e um pouco mais "rugoso".
No tema intermedio, sera melhor o mp510 ou o aqua control+?
A ver se consigo entao testar e/ou encomendar para testar e depois devolver o que nao me convencer tanto. Obrigado ;)

Eu tenho um mp510 e não recomendo quando existe o AC+. Em termos de speed/controlo é muito equilibrado, semelhante ao ac+, mas o ac+ é mais confortável. O material do ac+ também é muito resistente.

Sinceramente, para jogos casuais e trabalho acho que não o pad ser rápido não é problema. Pode ser problema para jogos como valorant e cs go que envolvem muito flicking, é mais fácil ser consistente com pads mais lentos nesses jogos/cenários.
 
Última edição:
@askan7 Okapa. Obrigado pelas dicas e informacoes (a ver se nao chateio mais).
Entao posso descartar antes o mp510, ou recomendas tentar mesmo assim testar?
O ac+ e que nao e facil de encontrar.. apenas vejo na europa vindo de fora de portugal.. :( vejo que a versao preta é o aqua control 2.
Estou a ver que com tudo isto apenas o mpc seja "a solucao".
Para trabalho nao faz grande diferenca (penso eu) mas em jogos apenas pode fazer eventualmente alguma diferenca em jogos rapidos/fps, pois em casos de uso normal sera mais do mesmo.
 
@VrumVrum o AC+ preto é o mais rápido, mas a diferença é pouca entre eles. Compra o que gostares mais.
Também podes sempre comprar o mpc890(preto ou azul) já que tem disponível em várias lojas nacionais e amazon. É mais fácil devolver se não gostares.

Edit: Para jogar casual e trabalhar, em principio não vais ter problemas com ser rápido demais. Tendo em conta que está disponível em Portugal e amazon a bom preço talvez seja melhor compra que o aqua control+
Não te enganes e não compres o mpj-890, é completamente diferente do mpc.

Obrigado pelo input. Estou a pensar adquirir o mpc890 em Preto para competitivos como CSGO
Em termos de limpeza, é um íman de dedadas e sujidade ou nem por isso? Pelo que tenho lido tudo o que é cloth tende a sujar mais, como esse não é...
 
Obrigado pelo input. Estou a pensar adquirir o mpc890 em Preto para competitivos como CSGO
Em termos de limpeza, é um íman de dedadas e sujidade ou nem por isso? Pelo que tenho lido tudo o que é cloth tende a sujar mais, como esse não é...

cordura não se suja facilmente, mas quando estiver sujo é só ir ao chuveiro e passar um pouco de sabão e limpar com uma esponja.
Se bem que para o csgo se calhar seria melhor algo com mais controlo. Como o xtrfy gp4 ou o novo vaxee PA.
Mas mesmo assim há quem prefira pads mais rápidos, mesmo para csgo/valorant, vai depender de pessoa para pessoa.
 
Back
Topo