[Guia] Instalando o Nagios em Linux

APLinhares

OpenSource
Este artigo, bem documentado, indica todos os passos para instalação do Nagios.

Instalando o Nagios no Ubuntu Linux
A escolha do método de instalação é muito importante, pois cada método oferece vantagens e desvantagens e o leitor precisa entender bem os recursos oferecidos por cada um para poder escolher a forma de instalação que melhor se adéqua às suas necessidades. Este artigo foi escrito para ser instalado na distribuição Ubuntu Linux, devido a sua grande popularidade.


Navegação
1. Instalando dependências
2. Preparando e compilando o Nagios
3. Plugins do Nagios
 
O nagios é exelente mesmo. E com os Plugins NSCA e NRPE faço a monitorização de servidores remotos todos na mesma máquina :)
 
Só consegui meter a funcionar em condições o Munin aqui em 2 servers que controlo, e por falar nisso ha ja muito tempo que não dou uma vista de olhos nos gráficos...

ahhh..., 1 ano sem falhas :x2:
 
Boas People!

Estou a tentar instalar o nagios para fazer monitorização de um server onde preciso sabes qual o estado do disco e do mysql. actualmente ja tenho o nagios a funcionar mas não consigo configurar o remotehosts.cg para fazer isto... Alguém me podia dar um exemplo?
 
remotehost.cfg é o ficheiro de cada Host ? Já tive que configurar o nagios e zabbix, o nagios mais trabalho porque tem que ser a mão na linha de comandos, mas é só seguir o que já lá tem. Crias os serviços de cada host, no meu caso para cada host está num ficheiro configurar aparte.
 
Back
Topo