1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Guia] O basico do Dry Ice (Gelo Seco)

Discussão em 'Cooling' iniciada por Guga, 29 de Abril de 2008. (Respostas: 37; Visualizações: 3351)

1. Guga

Guga Power Member

Bem ppl aqui fica o meu primeiro contributo nesta area :D Espero que seja util e esteja claro, tentei ser o mais sintetico e directo possivel.

Requisitos:
    ·Container (roubado do site dos ZDB, espero que nao fiquem chateados :D)

· Gelo seco

· Neoprene

·Massa dielectrica\vaselina pura

·Acetona (ou outro liquido, pessoalmente este parece me o mais adequado e simples de encontrar. Agua nao serve!)

Procedimentos para o isolamento do hardware\container:

Selar o socket com vaselina\massa dielectrica. Colocar neoprene atras do socket (por tras da board) e a volta do socket
    (Socket ja com neoprene e com a vaselina por baixo)
    (Aqui a parte de tras da board ja com neoprene)

Por neoprene a volta do container

Colocar o container na board e prender, começar a encher o container ate meio com acetona (ou outro liquido se quiserem).
    (Exemplo de board com o container montado)

Adiconar gelo seco sem deixar o liquido chegar perto do limite do container, para nao transbordar.

Ligar o pc e ver temps.

Tomar conta da condensação e ir abastecendo com gelo seco.

Precauções a tomar com o Gelo Seco:

Cuidado com as queimaduras: Se por acaso manusear gelo seco não deixe de utilizar luvas apropriadas. A baixa temperatura do gelo seco pode facilmente provocar queimaduras de frio na pele. Pela mesma razão, nunca engula ou ponha gelo seco na boca.

O gelo seco pode asfixiar: Em concentrações elevadas o gelo seco pode provocar asfixia, pelo que não deve ser transportado juntamente com os passageiros ou o condutor num veículo fechado. Tenha também cuidado para que este não seja guardado num local sem ventilação exterior onde estejam pessoas ou animais.

Guarde com toda a segurança: Devido ao seu aspecto, facilmente pode ser confundido com o gelo hídrico. Guarde-o fora do alcance de crianças, elas podem engoli-lo, queimar-se ou asfixiar-se. Evite também fechá-lo em recipientes herméticos ou em caves onde os vapores de gelo seco se podem acumular.

in AirLiquide

Cumps :D

Última edição: 3 de Maio de 2008
  2. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Bom tópico, a acetona é para o neoprene sair bem depois, não é? Limpar a board é que é chato! Não sabia que era preciso meter acetona, pensava que era só botar lá para dentro... Quais as diferenças?

3. Guga

Guga Power Member

Nepia a acetona nem entra em contacto com o neoprene, o objectivo da acetona é fazer com que o gelo tenha o maximo contacto com o container, se pensares por quadrados de gelo seco pa dentro do container nao vai haver muito contacto né? Acetona é para "Encher as folgas" entre os cubos de gelo seco :D
    Cumps

EDIT: Sim ja li que limpar a board e muito complicado, mas isso so e preciso se for para RMA\Troca...
    É a vantagem da massa dielectrica, sai facilmente com um produto que nao me lembro do nome, mas ja li que e complicado encontrar cá em portugal disso :l

4. techno_17

techno_17 What is folding?

Deixo aqui umas dicas, que faltam, que me lembrei á primeira vista...

Pode-se usar LET(Liquid Electric Tape) no lugar da massa dialéctica.

Um ponto bastante importante é a realização da sessão de bench, ser num sitio muito bem ventilado.

cumpzz

5. KingjacK

KingjacK What is folding?

Ou então vaselina não é?

6. Guga

Guga Power Member

Sim, mas depois prepara-te para muito trabalho a limpar :D

7. techno_17

techno_17 What is folding?

Sim, mas como já foi referido, é mais fácil limpar a massa dialéctica. Eu pessoalmente nunca usei LET, não sei como é no aspecto de limpar, mas já ouvi dizer que sai bem, vem logo agarrado ao neoprene.

cumpzz

8. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Já percebi, mas abocado eu ao inicio não queria dizer acetona, mas sim vaselina ou massa dieléctrica... Mas isto ainda não é para mim (15 anos). O meu pai se me visse com um daqueles containers de cobre (outra, preço do cobre) e o pc desmanchado, benzia-se todo :lol:

P.S. Tou a ver o tópico do stelbalzz fez... Bom tópico, keep going...

9. Guga

Guga Power Member

Que topico do steelballzz?
    Lol a vaselina é para nao passar condensaçao para a board...porque a vaselina nao é condutora...

10. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Não é por ser condutora, apenas vai tapar os buracos de ar na mobo onde se possa formar condensação , é como a pasta térmica que vai tapar os micro-buracos nas superfícies para uma melhor transferência de calor e penso que também o facto de as duas superfícies não estarem juntas ajuda à "união" das duas impedindo que se crie bolsas de ar que impessa a melhor transferência. Eu quando removo o meu cooler parece que estava sob vácuo.
    Cumps

11. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Sticky.
    Muito bom,
    parabés,uma das coisas que aprendi já a algum tempo foi isso :D
    O mesmo se aplica ao LN2,mas é preciso mais cuidado e mais isolação.
    Cumps

12. Guga

Guga Power Member

Obrigado :)

13. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Alcóol limpa tudo sem deixar rasto,não aconselho vaselina,mas os mais exprientes que o diga,
    Btw,
    Já te decidiste do Container Guga?
    Cumps.

14. Guga

Guga Power Member

Sim já :) Vai ser um de aluminio feito plo PPInDaHouse...Segundo consta a diferença de performance do aluminio para o cobre nao compensa a (grande) diferença de preços. Foi o que sempre pensei...
    Agora ando mm mm mm empenhado em aprender o max sobre isolamento pa nao fazer esterco, dp inda vo tentar com uma board velha primeiro...

15. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Eu tenho exactamente a mesma opinião,Board Velha :002:
    E ALU para para cobre,humm,penso que só na capacidade de Condutividade(Que é minima)
    E no peso :D
    Cumps

16. Guga

Guga Power Member

Eu tambem apesar de ter de pagar uma board e um cpu, talvez la po fim do mes...
    Vamos ver

17. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

A diferença entre um pot de alumínio de um de cobre para um casual bencher não justifica a diferença de preço claro, mas o cobre é claramente melhor pois permite uma condutividade maior e permite aguentar bem melhor o load de um CPU/GPU.

18. MARTAKIS

MARTAKIS Power Member

A acetona é utilizada porque não congela até aos -80~-90.
    Deve se usar aproximadamente 10% do container cheio de acetona.Tipo um copo de shoot.
    Depois é só manter o nivel à medida que vai evaporando.

19. Guga

Guga Power Member

Onde eu li falava em cerca de metade, mas nao duvido da tua palavra :P
    Cumps :D

20. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Não acredites em tudo o que lês:P:P:P

Aliás, não deves fazer guias sem teres a experiência. Podes induzir em erro os leitores, tal como o estavas a fazer

Partilhar esta Página